Tabela de carbonatação forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduaroeira1

Active Member
Joined
Nov 17, 2016
Messages
28
Reaction score
5
Boa noite!

Montei no começo do ano um kit para carbonatar forçado. Na hora de carbonatar a primeira cerva, segui a tabela de carbonatação. Era uma American Wheat, e eu queria testar ela com uma carbonatação de 2,6 vol. Olhando na tabela, vi que precisava de 0,77 kgf a 2ºC. Comecei com a carbonatação rápida, colocando 1,6 kgf, balançando, esperando estabilizar e injetando mais um pouco por 3 vezes, e depois deixei o gás injetando o 0,77 calculado. Para minha surpresa, 4 dias depois, vi que o gás estava longe de atingir os 2,6 vol esperados.
Conversando em grupos de whatsapp, me disseram que os registros de CO2 que são vendidos no BR são péssimos, e com isso a tabela meio que é inútil. Após essa informação, passei a carbonatar minhas cervejas a 1,6 kgf para cervejas de média carbonatação (IPAs, Kolsch, American Blonde), e 2 kgf para alta carbonatação.

Só que o problema é que assim não consigo saber a quanto carbonatei. Como gosto de ter controle nos mínimos detalhes do processo, queria validar se o problema é geral, e se não for, como faço pra corrigir.

Meu registro de CO2 é esse: FR-420B/FSA da REMAN.. comprei na Maxbeer no Mercado Livre
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-842106430-regulador-presso-premium-co2-dupla-saida-chopp-_JM
 
Irmão, passo exatamente pelo mesmo problema que vc. E corrigi fazendo algo muito próximo às medidas que passou: 1,5~1,6 kgf para médias carbonatações e 2~2,2 para altas carbonatações. Já havia pesquisado sobre a qualidade dos nossos equipamentos aqui no BR e me defrontei com mesma a realidade q vc apresentou e ao invés de investir em coisas confiáveis/boas eu preferi (preguiçosamente) fazer como vc está fazendo, corrigindo "nas coxas". Bom, está dando certo, tenho ficado satisfeito.
 

Latest posts

Back
Top