Carbonatação Muito Rapida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Schafer

New Member
Joined
Apr 11, 2014
Messages
3
Reaction score
0
Prezados

Gostaria do auxílio dos mais experientes.
Fiz uma Stout (a minha primeira neste estilo) e com apenas um dia de envase/carbonatação a garrafa piloto já estava com pressão de 2,3 kg/cm2 (recomendado é de 2,5 kg/cm2).

Achei estranho pois as outras demoravam em torno de 5 dias para atingir o valor.

Dados da Cerveja: Stout

Temperatura de fermentação e carbonatação: 23 C
OG: 1.056
FG: 1.030 (medido com refratômetro)
Álcool 5,6%
Tempo de fermentação: 11 dias

Primming: 7 g/L de açúcar (açúcar fervido e colocado garrafa por garrafa - não coloco no volume todo para não precisar misturar e para ter certeza de ter colocado)

Isto é normal ou pode ser algum problema na garrafa piloto/manômetro?
Devo diminuir a temperatura ou esperar mais um pouco?
Alguma dica?

Obrigado!

Obrigado
 
Esse FG de 1.030 me parece um pouco alta para a fermentação ter de fato terminado. Ou seja é possivel que tenha muito açúcar residual + o priming. De qualquer forma vale checar o manometro ou apenas abrir uma garrafa e ver como está.
 
Prezado Bruno

Esta FG é medida com refratômetro (tem o erro com a presença do álcool). Calculando o % de álcool em volume (usei este local para calcular: http://onebeer.net/refractometer.shtml) fica dentro do normal (5,5%).
Mas tens razão, acho que a única forma de saber é abrindo uma.
Vou fazer isso hoje de noite (que tristeza....).
Ai ficam 4 dias. Espero não ter feito uma champanhe...kkkkk

Obrigado pela resposta.

flw
 
Prezados

Só para dar um retorno e ficar o registro para futuras consultas.
No segundo dia eu acabei abrindo a garrafa controle para ver se tinha algo de errado com o manômetro. Não havia nada de errado e logo em seguida (mais um dia) a pressão voltou ao que estava antes.
Passados 3 dias da carbonatação, com medo de ter uma super carbonatação, eu resolvi abrir uma das garrafas. Verifiquei que a carbonatação ainda não estava boa, formando pouca "espuma" e vendo pouca liberação de gás depois de servido.
Então resolvi deixar mais dois dias para começar a maturação.
Bem moral da história: Como diz um amigo, deixa que os bichinhos (leveduras) sabem resolver o problema.
 
Back
Top