Carbonatação fraca

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Stefano Bispo

Member
Joined
May 19, 2020
Messages
5
Reaction score
1
Location
Recife
Boa tarde amigos cervejeiros. Sou iniciante na área e estou na minha segunda leva de cerveja faltando 7 dias para começar a envasar (completando o ciclo de 14 dias de maturação).

Minha dúvida é a seguinte: Eu acho que minha cerveja não está com leveduras suficientes para uma boa carbonatação e queria saber se posso colocar fermento de pão para solucionar isso.

Irei explicar direitinho o que aconteceu: Como eu não tenho manômetro, eu peguei uma garrafinha PET de coca cola de 250ml limpei e esterelizei devidamente (água quente, álcool 70, etc) e fiz 2 testes. Logo após 7 dias de fermentação eu fiz a trasfega do galão de água (fermentador) para um balde fermentador que uso como maturador (daqueles com torneira) e nisso 95% do trub ficou no galão. Após a transfega e vedar o maturador coloquei 250ml de cerveja e 2 gramas de açúcar dentro da garrafinha, e conforme o tempo foi passando fui sentindo a pressão ser criada dando leves apertos nas laterais da garrafinha para ver se estava ficando dura (e foi ficando). Depois de 5 dias eu abri para fazer um teste sensorial. Como tinha partículas em suspensão logo após a transfega, criou-se uma borra em baixo da garrafinha o gosto no final do gole estava amargo, era de se esperar. E então refiz o teste. Depois de 7 dias de maturação no balde coloquei 250ml de cerveja e coloquei açúcar invertido (proporção de 8g/L e fiz o cálculo para apenas 250ml). Hoje se completam 3 dias de envase dessa garrafinha e reparei que não criou quase nenhum gás e não criou nenhuma borra em baixo da garrafinha então estou achando que não há leveduras o suficiente pois tenho certeza que os cálculos de açúcar invertido estavam certos. E estou nesse dilema se boto uma colherzinha de levedura na breja ou não? E nem sei quantas gramas devo colocar e SE devo colocar.
 
Stefano.

Não coloque fermento de pão, se colocar provavelmente vai prejudicar a cerveja, alterando o sabor e aroma.
Por mais tempo que você deixe a cerveja maturando, por mais tempo que faça clarificação e por mais trasfegas que faça, sempre vai haver leveduras suficientes para o priming.

Três dias apenas é muito pouco para tirar alguma conclusão.

Sobre a sua cerveja, ela atenuou direito, a fermentação foi saudável?
 
Deste já, obrigado @AntonioMartins

Eu acredito que a fermentação ocorreu de forma regular. Como eu não tenho muitos equipamentos, na brassagem, eu fiz um saco para fazer o método BIAB com um tecido de cortina que tenho aqui em casa e apesar da OG da receita (1050) ter batido eu acredito que ficou muitas partículas sólidas no mosto pq não ficou abaixo de 1020 depois de 7 dias, acho que foi pq não fiz a recirculação direito ou pelo fato de ter espremido um pouco o saco e pode ter ido muitas partículas sólidas. Foi 16 litros de mosto colocados no galão para um saquinho de levedura US-33 (li que esse saquinho era o suficiente para 20L). Hidratei a levedura antes de jogar dentro e pronto, só não lembro de ter chacoalhado o galão de agua para arear bem, mas de qualquer forma a queda do mosto causada pelo funil no galão deve ter sido no mínimo suficiente para arear regularmente. E depois de vedado e feito o airlock coloquei em um isopor fechado com placas de gelo e fui controlando a temperatura através de um termômetro sempre mantendo na janela entre 16º á 20º.

Eu anotei os pontos que preciso melhorar e já providenciei alguns equipamentos:

- Cesto Inox da 2brew (Melhorar a eficiência)
- Panela com válvula (As 2 primeiras brassagens eu fiz em uma panela Inox média de 20L sem válvula e tive que ir colhendo o mosto com uma jarrinha de inox)
- Tampão de Silicone para galão (Estou usando uma luva daquelas de médicos com um elástico para vedar)
- Whirfloc
- DME (Se faltar OG nas receitas, eu complementarei com isso com algumas gramas disso para não comprometer o volume)
 
Last edited:
Deste já, obrigado @AntonioMartins

Eu acredito que a fermentação ocorreu de forma regular. Como eu não tenho muitos equipamentos, na brassagem, eu fiz um saco para fazer o método BIAB com um tecido de cortina que tenho aqui em casa e apesar da OG da receita (1050) ter batido eu acredito que ficou muitas partículas sólidas no mosto pq não ficou abaixo de 1020 depois de 7 dias, acho que foi pq não fiz a recirculação direito ou pelo fato de ter espremido um pouco o saco e pode ter ido muitas partículas sólidas. Foi 16 litros de mosto colocados no galão para um saquinho de levedura US-33 (li que esse saquinho era o suficiente para 20L). Hidratei a levedura antes de jogar dentro e pronto, só não lembro de ter chacoalhado o galão de agua para arear bem, mas de qualquer forma a queda do mosto causada pelo funil no galão deve ter sido no mínimo suficiente para arear regularmente. E depois de vedado e feito o airlock coloquei em um isopor fechado com placas de gelo e fui controlando a temperatura através de um termômetro sempre mantendo na janela entre 16º á 20º.

Eu anotei os pontos que preciso melhorar e já providenciei alguns equipamentos:

- Cesto Inox da 2brew (Melhorar a eficiência)
- Panela com válvula (As 2 primeiras brassagens eu fiz em uma panela Inox média de 20L sem válvula e tive que ir colhendo o mosto com uma jarrinha de inox)
- Tampão de Silicone para galão (Estou usando uma luva daquelas de médicos com um elástico para vedar)
- Whirfloc
- DME (Se faltar OG nas receitas, eu complementarei com isso com algumas gramas disso para não comprometer o volume)

Fala Stefano,

Nas minhas primeiras brassagens também fiquei com toda essa euforia e também apreensivo. O airlock borbulhava pouco, o sabor do mosto não parecia legal e outras coisas mais que nem me lembro. Isso é normal.

Sobre a OG você mediu com densímetro ou com refratômetro? O Refratômetro após a fermentação não dá o resultado correto, pois tem a presença de álcool, por isso é importante ter um densímetro.

E como o @AntonioMartins disse, sempre vai ficar levedura no seu mosto, portanto esqueça a opção de colocar mais fermento, qualquer que seja, pois isso pode te levar a outro problema futuro, o de supercabonatação e explosão de garrafas.

Poste os resultados aqui.

Abc.
 
Então... a questão da supercarbonatação e eventual explosão de garrafas não depende da quantidade de fermento, mas sim dos fermentáveis (açúcares).

Se não tiver açúcar, pode ter a quantidade de fermento que for, que não vai ter material para ser transformado em álcool e gerar volume de CO2 como resíduo.

Essa FG de 1020 sim, pode dar problema. Qual era a FG esperada? 1020 de densidade final indica que ficou açúcar sem fermentar, que juntando com o priming pode gerar supercarbonatação com o tempo.
 
Fala Stefano,

Nas minhas primeiras brassagens também fiquei com toda essa euforia e também apreensivo. O airlock borbulhava pouco, o sabor do mosto não parecia legal e outras coisas mais que nem me lembro. Isso é normal.

Sobre a OG você mediu com densímetro ou com refratômetro? O Refratômetro após a fermentação não dá o resultado correto, pois tem a presença de álcool, por isso é importante ter um densímetro.

E como o @AntonioMartins disse, sempre vai ficar levedura no seu mosto, portanto esqueça a opção de colocar mais fermento, qualquer que seja, pois isso pode te levar a outro problema futuro, o de supercabonatação e explosão de garrafas.

Poste os resultados aqui.

Abc.

Grande @rscri! Tudo jóia?

Cara eu usei densímetro para medir OG sim, não tenho refratômetro. A FG esperada era para ser 1010. Mas tipo, ela passou 7 dias de fermentação, e está maturando á 2-5º faz uns 6 dias e a densidade não baixa mais... Acredito que o que tenha lá dentro são mais partículas sólidas do que açúcar. Como são apenas 16L eu usei 6g de gelatina para clarificar faz 3 dias e fui tirar uma prova pela torneira e ainda está um pouco turva mas o sabor está ótimo. Amanhã irei medir a densidade novamente para ver se baixou mais, amanhã completa-se 8 dias de maturação.

E realmente era euforia minha sobre a carbonatação na garrafinha, ela criou gás e está ficando dura (inclusive começou a formar a borra em baixo) hehehe...

Mas essa FG de 1020 pode dar algum problema se não baixar mais? Como ter a certeza se são partículas sólidas ou se são açúcares? Sensorialmente ela não tem nenhum sabor doce, não que eu tenha reparado...
 
É que partículas sólidas não alteram a medida da densidade desta forma, a não ser que tenha tantos sólidos que eles impeçam o densímetro de afundar, o que creio não ser o caso.

O que pode ter alterado a medida é a temperatura do líquido, que altera a densidade (o densímetro é calibrado para ler a 20ºC, se a temperatura for diferente disso, tem que usar uma tabela para converter. Temperatura mais baixa indica densidade maior), mas não muito. A carbonatação também, mesmo sem priming fica um pouco de gás dissolvido, e esse gás pode gerar micro bolhas que aderem ao densímetro e podem levantar ele um pouco.

Mesmo com essas duas condições, poderia ter variado uns poucos graus, não o suficiente para marcar 1020.

Deve ser açúcar mesmo, e uma parte desse açúcar é fermentável e outra não fermentável, de acordo com a temperatura da sua sacarificação (mostura).

Se tiver açúcar fermentável o que pode acontecer é a sua levedura comer ele com o tempo, de acordo com a temperatura de armazenamento. Se deixar em temperatura ambiente, com o tempo a levedura vai comendo esse açúcar e a sua cerveja vai ficando mais alcoólica um pouco e vai aumentando a carbonatação. Se aumentar muito, pode chegar em um ponto de estourar garrafas, o que é muito perigoso. Alguém pode se machucar feio...

A solução é você fazer o priming e ir experimentando de tempos em tempos, tipo 1 semana abre uma garrafa, 10 dias outra, 2 semanas outra. Quando chegar em um nível de carbonatação que você acha adequado, passe todas as garrafas para a geladeira, e deixe gelada até você beber todas. Com a temperatura baixo a levedura entra em hibernação e para de consumir o açúcar.

Tabela de correção do densímetro x temperatura:

Densidade.jpg
 
É que partículas sólidas não alteram a medida da densidade desta forma, a não ser que tenha tantos sólidos que eles impeçam o densímetro de afundar, o que creio não ser o caso.

O que pode ter alterado a medida é a temperatura do líquido, que altera a densidade (o densímetro é calibrado para ler a 20ºC, se a temperatura for diferente disso, tem que usar uma tabela para converter. Temperatura mais baixa indica densidade maior), mas não muito. A carbonatação também, mesmo sem priming fica um pouco de gás dissolvido, e esse gás pode gerar micro bolhas que aderem ao densímetro e podem levantar ele um pouco.

Mesmo com essas duas condições, poderia ter variado uns poucos graus, não o suficiente para marcar 1020.

Deve ser açúcar mesmo, e uma parte desse açúcar é fermentável e outra não fermentável, de acordo com a temperatura da sua sacarificação (mostura).

Se tiver açúcar fermentável o que pode acontecer é a sua levedura comer ele com o tempo, de acordo com a temperatura de armazenamento. Se deixar em temperatura ambiente, com o tempo a levedura vai comendo esse açúcar e a sua cerveja vai ficando mais alcoólica um pouco e vai aumentando a carbonatação. Se aumentar muito, pode chegar em um ponto de estourar garrafas, o que é muito perigoso. Alguém pode se machucar feio...

A solução é você fazer o priming e ir experimentando de tempos em tempos, tipo 1 semana abre uma garrafa, 10 dias outra, 2 semanas outra. Quando chegar em um nível de carbonatação que você acha adequado, passe todas as garrafas para a geladeira, e deixe gelada até você beber todas. Com a temperatura baixo a levedura entra em hibernação e para de consumir o açúcar.

Tabela de correção do densímetro x temperatura:

Densidade.jpg

Eu comprei garrafas PET para cerveja para envasar então quanto ao perigo de se machucar e tals não é muito alarmante (essas PETs aguentam algo em torno de 55 psi, ao menos o que eu andei pesquisando) mas irei ter cuidado sim para não carbonatar tanto, acho que 7 dias ou 10 estão boas, vou usar uma solução de 6g/L para ficar mais leve.
 
Eu comprei garrafas PET para cerveja para envasar então quanto ao perigo de se machucar e tals não é muito alarmante (essas PETs aguentam algo em torno de 55 psi, ao menos o que eu andei pesquisando) mas irei ter cuidado sim para não carbonatar tanto, acho que 7 dias ou 10 estão boas, vou usar uma solução de 6g/L para ficar mais leve.

Garrafas PET é uma boa mesmo!
 
Eu comprei garrafas PET para cerveja para envasar então quanto ao perigo de se machucar e tals não é muito alarmante (essas PETs aguentam algo em torno de 55 psi, ao menos o que eu andei pesquisando) mas irei ter cuidado sim para não carbonatar tanto, acho que 7 dias ou 10 estão boas, vou usar uma solução de 6g/L para ficar mais leve.
Já tive problemas com carbonatação com açúcar em PETs... Em algumas garrafas havia micro vazamentos que não consegui identificar, e então a cerveja não carbonatava bem (quer dizer, carbonatava mas vazava e daí dava impressão de não estar carbonatando) e olha que usava 10g/l... Já em algumas unidades funcionou lindamente (cerca de 6 de 10)
 
Back
Top