Carbonatação e Manômetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EltonKerber

Member
Joined
Jun 8, 2017
Messages
10
Reaction score
1
Bom dia pessoal,

Fiz uma Black IPA com 7 de ABV e depois de uma boa maturação fiz o priming com 6g de açucar por Litro.

Notei que meu manômetro em 15 dias mal chegou a 0,1.
Mas aí, lembrei que na outra leva que eu fiz eu gelei uma cerveja com o manômetro na garrafa.

Agora a dúvida, é se minha cerveja realmente não está carbonatando (devido ao alto ABV pode levar mais tempo?) ou se estraguei meu manômetro quando botei ele pra gelar junto com a garrafa de cerveja que eu usei na minha outra leva...

Alguém já passou por algo parecido?
Pretendo botar pra gelar uma das garrafas hoje a noite pra testar a carbonatação também.
 
Colocar na geladeira não danifica o manômetro. Pouco provável, mas possível, que ele estivesse entupido por ter entrado alguma partícula no interior e vedado o tubo. Faça o básico:

- Verificar se a conexão do manômetro está bem vedada;
- Dar uma leve agitada na garrafa para acordar o fermento e ver se inicia a carbonatação.

Perguntar não ofende: Não existe a menor possibilidade de você ter errado no cálculo do primming?
 
Colocar na geladeira não danifica o manômetro. Pouco provável, mas possível, que ele estivesse entupido por ter entrado alguma partícula no interior e vedado o tubo. Faça o básico:

- Verificar se a conexão do manômetro está bem vedada;
- Dar uma leve agitada na garrafa para acordar o fermento e ver se inicia a carbonatação.

Perguntar não ofende: Não existe a menor possibilidade de você ter errado no cálculo do primming?

O manometro subiu um pouco quando eu mexi a garrafa ha uns 5-6 dias atras.

O que eu estranhei na época que eu gelei o manômetro, foi que quando ele gelou, a pressão zerou, estava marcando 1kg de pressão para o mesmo priming de 6g/L e após gelar o marcador ficou em 0. Não sei se existe alguma explicação pra isso, se por estar gelada a cerveja reduz a pressao, sei lá.
Até foi por este motivo que comecei a pensar hoje que talvez tivesse estragado ele.

Não descarto de eu ter errado o priming, mas é o que eu sempre faço. Pra 20L de cerveja eu fervo 6gx20L em 400ML de água por uns 3 minutos aproximadamente, resfrio e misturo a cerveja nele.
 
O manometro subiu um pouco quando eu mexi a garrafa ha uns 5-6 dias atras.

O que eu estranhei na época que eu gelei o manômetro, foi que quando ele gelou, a pressão zerou, estava marcando 1kg de pressão para o mesmo priming de 6g/L e após gelar o marcador ficou em 0. Não sei se existe alguma explicação pra isso, se por estar gelada a cerveja reduz a pressao, sei lá.
Até foi por este motivo que comecei a pensar hoje que talvez tivesse estragado ele.

Não descarto de eu ter errado o priming, mas é o que eu sempre faço. Pra 20L de cerveja eu fervo 6gx20L em 400ML de água por uns 3 minutos aproximadamente, resfrio e misturo a cerveja nele.
Sobre o manômetro há uma explicação física: Lei dos gases ideais.

P.V = n.R.T ou (P/T) = (n.R/V).

n e R são constantes. Se o volume não varia e a temperatura está diminuindo, a pressão vão diminuir para manter a mesma razão.
 
Show.Obrigado pela explicação do manômetro.

Bom, testei ontem uma garrafa, talvez o priming não ficou bem distribuído entre as garrafas, pois a garrafa que eu abri estava BEM carbonatada, até acima do que eu esperava e gostaria.

copo.jpg
 
Back
Top