Camera fria com Geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

trindade

Well-Known Member
Joined
Oct 11, 2013
Messages
308
Reaction score
74

Attachments

  • IMG_5742.jpg
    IMG_5742.jpg
    164.6 KB · Views: 576
  • IMG_5744.jpg
    IMG_5744.jpg
    140.2 KB · Views: 519
  • IMG_5745.jpg
    IMG_5745.jpg
    198 KB · Views: 486
Já vi uns projetos assim tb, pra manter temperatura de fermentação deve dar certo, mas não deve baixar lá pros 0 graus(talvez se usar um freezer ao invés de geladeira?). E fermentar duas ao mesmo tempo já não é ideal, então pra que o espaço extra?
 
Não é ideal, mas dizer que fermentar cervejas com dois baldes diferentes controlando apenas a temperatura de 1 deles e usar um fermento que suporte esse esquema..... por ex. um fermento Ale que fermente mais frio..... aplicando o pitch rate certo...... -> produzirá cervejas ruins é mentira.
Pode não ser ideal pra você.... mas pra muitos pode ser uma excelente alternativa pra fermentações simultâneas



Já vi uns projetos assim tb, pra manter temperatura de fermentação deve dar certo, mas não deve baixar lá pros 0 graus(talvez se usar um freezer ao invés de geladeira?). E fermentar duas ao mesmo tempo já não é ideal, então pra que o espaço extra?
 
Ideia original é somente para refrigeração de post-mix, barris e garrafas e não utilizar para fermentação, deixando o freezer com o dobro do tamanho original.
 
show a ideia... dá pra fazer o mesmo esquema da com ar condicionado, fazer uma repartição com um cooler no meio pra ter temperaturas diferentes acionando com um TIC creio eu.
 
Mas será que aguenta? Se a geladeira é dimensionada pra um volume, será que aguenta gelar esse espaço todo? Um freezer talvez seria melhor já que é feito pra chegar em temperaturas bem baixas.

Não é ideal, mas dizer que fermentar cervejas com dois baldes diferentes controlando apenas a temperatura de 1 deles e usar um fermento que suporte esse esquema..... por ex. um fermento Ale que fermente mais frio..... aplicando o pitch rate certo...... -> produzirá cervejas ruins é mentira.
Pode não ser ideal pra você.... mas pra muitos pode ser uma excelente alternativa pra fermentações simultâneas

Nao é só pra mim, é também pro Jamil e pro Chris White como consta no livro Yeast.
 
Concordo com vc que a melhor opção seria um freezer mesmo!
Mas imagina aumentar a capacidade de fermentação de um freezer pequeno.... pode ser uma boa!

Sei que essa informação vem dos grandes estudiosos, mas pode ser uma excelente opção pro paladar de muita gente com experiência em identificação de off-flavors e que tolera alguma coisa ou outra, em prol da possibilidade de diversidade e flexibilidade de estilos e tal.....

Afinal, quem não gostaria de ter 4 ou 5 fermentadores de aço inox com controle preciso de temp, 0,1oC de histerese, pra fermentar varios estilos, experimentar, e tal.... esse é o cenário ideal né? mas não é a nossa realidade

Mas será que aguenta? Se a geladeira é dimensionada pra um volume, será que aguenta gelar esse espaço todo? Um freezer talvez seria melhor já que é feito pra chegar em temperaturas bem baixas.



Nao é só pra mim, é também pro Jamil e pro Chris White como consta no livro Yeast.
 
será que daria boa?

só fazer um furo no freezer e fazer uma espécie de caixa térmica e passar o ar por um duto com cooler nas pontas... (não sei é necessário um cooler em cada ponta ou se só um dá conta). A ideia é que o ar frio sendo mais pesado vai ficar embaixo, e se o duto ficar na mesma altura tenderiam as temperaturas a se igualar, assim não tem esse problema.

Um tic com o sensor na caixa térmica controlaria os coolers.
 

Attachments

  • IMG_2606.JPG
    IMG_2606.JPG
    101.2 KB · Views: 367
Se vc retirar o termostato da geladeira ... Ligar os 2 fios que entram no termostato ... A geladeira vai gelar abaixo dos 0 graus tranquilamente como um freezer ... Ai vc coloca um TIC com a sonda colada no seu fermentador ou maturador e pronto ...
Eu uso dessa forma e funciona muito bem
 
So mais uma nota ... Basicamente o que diferencia o freezer da geladeira é o termostato ... Que é programado pra desligar o compressor do condensador quando atinge uma temperatura X ... Que no caso da geladeira é uma temperatura mais alta que a do freezer ... Se vc remove esse "interruptor" que é o termostato e coloca o seu, vc consegue chegar a praticamente qualquer temperatura.
Eu tenho uma geladeira consul de 280 litros que fiz essa alteracao e consigo chegar a -15 graus com ela
 
So mais uma nota ... Basicamente o que diferencia o freezer da geladeira é o termostato ... Que é programado pra desligar o compressor do condensador quando atinge uma temperatura X ... Que no caso da geladeira é uma temperatura mais alta que a do freezer ... Se vc remove esse "interruptor" que é o termostato e coloca o seu, vc consegue chegar a praticamente qualquer temperatura.
Eu tenho uma geladeira consul de 280 litros que fiz essa alteracao e consigo chegar a -15 graus com ela

Também já fiz isso com duas geladeiras com refrigerador que tenho, desliguei o termostato e retirei a tampa do refrigerado, chega tranquilamente a -2, só não testei ainda a minima que pode alcançar.
 
Sempre assumi que o motor de um freezer é projetado pra aguentar trabalhar mais que o de uma geladeira, isso não procede?
 
Show de bola esse post e gostei da ideia de fazer um duto para refrigerar uma outra caixa com uma temperatura diferente.
 
Sempre assumi que o motor de um freezer é projetado pra aguentar trabalhar mais que o de uma geladeira, isso não procede?

Não conheço a construção dos compressores, mas a diferença mais evidente de um freezer pra uma geladeira é a potência do motor, o de freezer é bem mais potente, normalmente tem uma tubulação do evaporador muito mais extensa também (várias placas internas pra refrigerar)... Agora sobre "tempo de trabalho" não me parece que eles diferenciem significativamente.
 
O compressor e mais potente porque a serpentina do evaporador do freezer e maior que da geladeira. Um freezer horizontal comum troca calor por contato ... Uma geladeira funciona por convecção, o elemento gelado fica na parte de cima e o ar mais frio desce, gelando o que estiver na parte de baixo ... Realmente o freezer gela mais rapido, mas para efeitos praticos eu acho q nao da mta diferença no nosso caso ...
 
Sempre assumi que o motor de um freezer é projetado pra aguentar trabalhar mais que o de uma geladeira, isso não procede?

Não conheço a construção dos compressores, mas a diferença mais evidente de um freezer pra uma geladeira é a potência do motor, o de freezer é bem mais potente, normalmente tem uma tubulação do evaporador muito mais extensa também (várias placas internas pra refrigerar)... Agora sobre "tempo de trabalho" não me parece que eles diferenciem significativamente.

O compressor e mais potente porque a serpentina do evaporador do freezer e maior que da geladeira. Um freezer horizontal comum troca calor por contato ... Uma geladeira funciona por convecção, o elemento gelado fica na parte de cima e o ar mais frio desce, gelando o que estiver na parte de baixo ... Realmente o freezer gela mais rapido, mas para efeitos praticos eu acho q nao da mta diferença no nosso caso ...

não necessariamente, a potencia do motor vai depender do tipo de sistema de refrigeração, sendo ele LBP,MBP ou HBP (existem variações desses tres). E tambem do tipo de refrigerante que é usado no sistema, cada um tem uma temperatura de evaporação diferente, logicamente sendo mais indicado para determinada aplicação. Sistemas HBP exigem compressores com potencia maior do que os sistemas LBP. E sistemas com valvula de expansão precisam de compressores com maior torque de arranque, porque diferente do sistema com tubo capilar, a pressão da parte de alta nao se equaliza com a de baixa no sistema em repouso.

Claro que, quanto maior a capacidade de refrigeração, maior a potencia do compressor, maior o condensador etc.. Porem o compressor não é escolhido pelo tamanho dos mesmos, e sim pelo sistema como um todo. Por exemplo, se tu pegar um sistema que usa refrigerante R12 e colocar um R22 por achar que o sistema ira ter maior capacidade de refrigeração porque o R22 tem uma temperatura de evaporação menor não seria verdade, muito provavelmente ira estragar o compressor, porque irá voltar refrigerente liquido para o compressor, o lubrificante do compressor tambem deve ser compativel com o gás.. São inumeros fatores que influenciam no projeto, entao não podemos apenas considerar que o compressor de um freezer seja mais potente do que o de uma geladeira.

Ambos, freezer e geladeira trocam calor por convecção, quando se trata de fluidos, a troca termica predominante é a convecção, porem a convecção numa geladeira acaba sendo maior pelo fato de se usar um ventilador no evaporador. Não vou me extender muito no fenomeno da troca termica em si porque se não vai complicar muito..
 
Realmente o freezer gela mais rapido, mas para efeitos praticos eu acho q nao da mta diferença no nosso caso ...

Tem uma grande diferença sim. Como o Freezer gela muito mais rápido, ele tem muito mais inércia térmica. Te darei um exemplo, pra ficar bem claro:
No meu caso, uso geladeira pra fermentar Ales. Geralmente inoculo a uns 24 ~ 25 graus. Em umas 3 horas, a geladeira baixa meus 20 ~ 21 litros pra 18 graus, e acaba descendo alguns décimos a mais. Cada vez que sobe pra 18,2 graus, ela liga e desliga aos 18. O líquido acaba descendo a 17,9 graus geralmente. Um dia, havia deixado minha geladeira já ligada, próximo aos 0 graus, dias antes da fermentação. Quando coloquei o fermentador, como a geladeira já estava a praticamente 0 graus, ela continuou a esta temperatura. Quando o líquido atingiu 18 graus, meu controlador desligou a geladeira, mas o líquido continuou gelando pela inércia térmica (a geladeira estava bem gelada). O líquido acabou indo a 17 graus.

Caso tu use freezer, ele tem uma capacidade de resfriamento muito maior e muito mais rápida que uma geladeira. Então, toda a vez que ele ligar, ele vai fazer baixar rapidamente a temperatura dentro dele, e mesmo que o contato do teu controlador desligue, a tendência é que o líquido continue resfriando, pois o ambiente interno do freezer baixou muito. Quando tem que baixar 0,2 graus, a diferença não vai ser tão grande. Agora, quando a mudança for grande (25 pra 18, na hora da inoculação, ou 18 a 0, na hora da clarificação), a tendência é que ele baixe mais do que o set point, por inércia térmica.
Nestes casos, com freezer, sempre é interessante ficar atento e, ao menos no início, sempre ser conservador nestas mudanças de temperatura (se quiser baixar pra zero, setar pra uns 5 graus e ver até onde baixa, e fazer estes últimos graus aos poucos, até conhecer bem o equipamento)
 
Oi William, você fez esa modificação numa geladeira "frost free"?. Fez a ligação do controlador pela tomada da geladeira oum fez no circuito interno?

So mais uma nota ... Basicamente o que diferencia o freezer da geladeira é o termostato ... Que é programado pra desligar o compressor do condensador quando atinge uma temperatura X ... Que no caso da geladeira é uma temperatura mais alta que a do freezer ... Se vc remove esse "interruptor" que é o termostato e coloca o seu, vc consegue chegar a praticamente qualquer temperatura.
Eu tenho uma geladeira consul de 280 litros que fiz essa alteracao e consigo chegar a -15 graus com ela
 
E uma geladeira daquelas com congelador interno ... Geladeira de 1 porta ... Fiz pela tomada mesmo, mas retirei o termostato dela e fiz ligacao direta. Geralmente nao precisa retirar o termostato, mas a minha ficava desligando depois de 5 minutos funcionando e nunca chegava na temperatura. Liguei direto e esta funcionando a quase 2 anos assim ... Ligada direto
 
So mais uma nota ... Basicamente o que diferencia o freezer da geladeira é o termostato ... Que é programado pra desligar o compressor do condensador quando atinge uma temperatura X ... Que no caso da geladeira é uma temperatura mais alta que a do freezer ... Se vc remove esse "interruptor" que é o termostato e coloca o seu, vc consegue chegar a praticamente qualquer temperatura.
Eu tenho uma geladeira consul de 280 litros que fiz essa alteracao e consigo chegar a -15 graus com ela



Olá William, tudo bem?
Li que voce ligou seu termostato externo TIC diretamente na geladeira para conseguir temperatura de zero grau na mesma.
Poderia me dar uma dica de como isso é feito? Preciso abrir a caixinha do termostato da geladeira e apenas fazer uma emenda para o TIC? Penso que preciso desativar o termostato da geladeira para deixar apenas o TIC fazendo o controle.
Agradeço.
Um abraço,
Daniel
 
Back
Top