Calculo de eficiencia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

General

Well-Known Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
94
Reaction score
11
Gostaria de saber uma maneira de calcular a eficiência da cerveja e não sei como se faz isso. Alguém pode ajudar?

Se precisar de formulas por favor coloque um exemplo pra eu entender ^^


Obrigado
 
Mas, antes de tudo... descartou a idéia de usar um software pra fazer o trabalho pra ti? BeerSmith? BeerTools? Brewer`s Friend? Brewtoad? ProMash?

Eu nunca calculei eficiência no braço nem uma única vez.

Abraço,
 
Mas, antes de tudo... descartou a idéia de usar um software pra fazer o trabalho pra ti? BeerSmith? BeerTools? Brewer`s Friend? Brewtoad? ProMash?

Eu nunca calculei eficiência no braço nem uma única vez.

Abraço,

o BeerSmith tem a opção de por a eficiência la quando monta-se a receita. Me disseram pra sempre deixar na base de 65%. Eu gostaria saber como colocar os meus resultados e saber a eficiência que eu obtive. Se tem essa opção eu não sei como usar.
 
Essa é a eficiência de referência para a receita. Não uso o beersmith, mas com toda certeza o software faz o calculo da eficiência que você obteve na brassagem. Em algum momento você vai inputar quantos litros obteve e a densidade, com isso ele vai te dizer a eficiência medida.
Baseado nas eficiências que obtiver em cada brassagem você poderá ajustar a eficiência de referência das receitas para obter estimativas mais precisas de insumos e resultados.
 
O cálculo, resumidamente, é simples:

Volume_de_mosto x OG x 0,264 x 0,454
----------------------------------------------------
Peso_de_malte x Poder_diastático

O resultado disso é a tua eficiência. A OG tu usa assim: se for 1,050, usa o valor como 50.

O mais complicadinho é o poder diastático, cada malte tem um. Se o teu grist de malte tiver valores diferentes, tens que fazer a média ponderada.

Por exemplo, se eu usar 5kg de malte pilsen, que tem normalmente poder diastático de 35, e obter 15L de mosto (pós fervura e resfriamento, contando o trub) com densidade de 1060, minha eficiência vai ser 61,6%.
 
Back
Top