Calcular tempo para atingir volume de CO2 necessário

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Tenho interesse em descobrir uma equação que determina o tempo necessário para que se atinja o volume necessário de CO2 para a devida carbonatação imputando as variáveis como pressão aplicada, temperatura do barril, volume de cerveja, headspace, etc.. Alguém sabe de algo?
Minha intenção é poder planejar uma carbonatação forçada, por exemplo se estou com pressa coloco uma determinada pressão mais alta em relação à meta sabendo quando poderei desligar.
Em todo lugar que procurei não encontrei nada especificamente para esta proposta, apenas quem diz que deixa a pressão fim setada e aguarda uma semana ou discussão sobre chacoalhar pra acelerar, vantagens, desvantagens, perigos, etc.. Não são esses os pontos.
 
Comece estudando equilíbrio de fases, lei de Henry, termodinâmica de soluções...é muito mais complexo do que você imagina. A própria alcalinidade da cerveja tem muita interferência nisso.
Enfim, não é tão simples quanto parece. Você vai achar muita coisa empírica e que funciona bem. Procure no HBT gringo 😉

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Comece estudando equilíbrio de fases, lei de Henry, termodinâmica de soluções...é muito mais complexo do que você imagina. A própria alcalinidade da cerveja tem muita interferência nisso.
Enfim, não é tão simples quanto parece. Você vai achar muita coisa empírica e que funciona bem. Procure no HBT gringo 😉

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
Pra mim não me parece simples não, rsrs. Já procurei no HBT estrangeiro mas cabem mais buscas, claro. Quando fala da alcalinidade creio que se refira ao índice de absorção de CO2 que pode mudar mas suponho que a variação não seria considerável para somente a cerveja, talvez em líquidos diferentes.
Quanto às experiências empíricas estaria valendo mas não encontrei também números empíricos que meçam tempo de carbonatação.
Obrigado.
 
Usa a planilha do carbonator da blichman

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Usa a planilha do carbonator da blichman

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
Se está se referindo ao QuickCarb aquele aparelho usa uma pedra difusora, o que aumenta a absorção do CO2 e também creio que ele funciona variando a pressão para poder chegar na carbonatação desejada. Esse aparelho é legal mas não serve pro que desejo pois minha intenção é deixar o cilindro setado com uma determinada pressão necessária para carbonatar em determinado tempo.
 
Isso. Eles tem um chartzinho. Mas se n serve p vc...

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top