Café na maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neudson

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2012
Messages
61
Reaction score
12
Galera, um amigo está trazendo uns cafés especiais, produzidos na Chapada Diamantina, e eu estou pensando em encarar fazer uma stout ou uma porter usando eles.

Qual é a melhor maneira de adicionar café na cerveja?
 
"Sugestão,

1kg/100 litros no Mash (brassagem)
100gr/100 litros no final da Fervura (5 minutos finais) só.

Se vc quer um pouco mais ... aumenta a dose em 50%."

Obs: Sugestão extraída das ideias do Samuel da BodeBrown. Eu nunca usei, mas estou estudando para tal.

Na Colorado também vi que eles passam a cerveja na maturação pelo filtro com café. No método caseiro você poderia colocar café na maturação. ( mas não me pergunte o quanto .. rsrs ) .. já li algumas pessoas que usaram 400ml para 40 litros.
 
A extração do café tbm é um ponto a considerar. Alguns dizem que tem que ser a frio.
Parece que a Colorado Demoiselle e a Seasons Cirillo usam o café da extração a frio. E parece que é na maturação.
Agora nao sei se extraem com a cerveja (pelo % alcoólico) ou com água fria ou com pressão....

Fiz uns testes com extração a frio e o café parece ficar menos adstringente. Mas não testei em cerveja ainda.

Quanto a extração do café, o pH influencia tbm na questão da adstringência. Mas nao tenho informações quanto a isso.

Abraço
 

Latest posts

Back
Top