Câmara fria e de fermentação com ar-condicionado

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Felipe meu xará, to precisando de uma força. Estou montando a câmara fria com o mesmo ar que o teu e tb estou utilizando o TC900Ri...mas não consigo entender a ligação dele com a fiação do ar. Seguem algumas fotos que fiz...se puder me auxilar, ficarei muito agradecido. Gostaria de saber se posso abrir a fiação da tomada do ar e ligar o TC900 juntamente.

Fala aí meu caro!

Voce vai ter que retirar esse comando original do ar e conseguir acionar individualmente cada equipamento que compoe o todo: compressor, ventiladores e solenoide. Pelo que vejo na foto, são cinco fios que saem da placa de comando e vão para o interior do ar. Via de regra há um deles que funciona como "comum", é um fio que vai direto ao capacitor. Pra fazer o teste, vc pluga esse fio na tomada em conjunto com um dos outros fios. Os outros quatro fios vão acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador forte e ventilador fraco. Olhando assim não sei te dizer qual é qual, mas fatalmente o fio do compressor tem bitola um pouco maior. E os fios preto e vermelho, nos equipamentos que abri, acionavam o ventilador (forte e fraco).
Identificado isso, faz-se a conexão no TC. O único segredo da ligação no controlador é que ele funciona apenas como interruptor, ou seja, voce energiza os equipamentos e faz o circuito passar pelos bornes do controlador para que ele funcione como interruptor. Os bornes não "enviam" energia.
E obviamente vc tem que energizar tambem o próprio controlador, nos bornes 4 e 5, salvo engano.
E lembre-se que o ciclo quente de ar se atinge ligando o compressor + solenoide. Bom, se houver dúvidas na conectorização dos bornes, avisa aqui que faço um esquemático elétrico.

Boa sorte
 
Fala aí meu caro!

Voce vai ter que retirar esse comando original do ar e conseguir acionar individualmente cada equipamento que compoe o todo: compressor, ventiladores e solenoide. Pelo que vejo na foto, são cinco fios que saem da placa de comando e vão para o interior do ar. Via de regra há um deles que funciona como "comum", é um fio que vai direto ao capacitor. Pra fazer o teste, vc pluga esse fio na tomada em conjunto com um dos outros fios. Os outros quatro fios vão acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador forte e ventilador fraco. Olhando assim não sei te dizer qual é qual, mas fatalmente o fio do compressor tem bitola um pouco maior. E os fios preto e vermelho, nos equipamentos que abri, acionavam o ventilador (forte e fraco).
Identificado isso, faz-se a conexão no TC. O único segredo da ligação no controlador é que ele funciona apenas como interruptor, ou seja, voce energiza os equipamentos e faz o circuito passar pelos bornes do controlador para que ele funcione como interruptor. Os bornes não "enviam" energia.
E obviamente vc tem que energizar tambem o próprio controlador, nos bornes 4 e 5, salvo engano.
E lembre-se que o ciclo quente de ar se atinge ligando o compressor + solenoide. Bom, se houver dúvidas na conectorização dos bornes, avisa aqui que faço um esquemático elétrico.

Boa sorte

Fala Felipe ! Desde já quero lhe agradecer a atenção.
Acontece que sou um completo retardado no que diz respeito a elétrica/eletrônica rs apesar dos meus esforços em entender a situação, buscando vídeos e manuais. Sendo assim, serei novamente grato se você puder fazer o esquemático elétrico que ofereceu. Me preocupa a montagem elétrica da câmara (claro) e tento de alguma forma desvendar o projeto do Ghenter rs. Em uma das fotos disponibilizadas por ele, parece haver uma fonte ou estabilizador ligando alguma coisa...além disso estou pensando ainda nas canaletas que levam o ar frio de baixo para cima, aquelas com cooler de PC (como ligá-los é algo que tb estou pesquisando). Pretendo fazer uma + ou - do tamanho da sua tb.

Abraço.
 

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Aquela fonte é, de fato, uma fonte de computador. Usava ela para ter uma alimentação 12v para ligar/desligar os ventiladores 12v que sopravam ar frio da parte de baixo (que ficava sempre bem fria) para cima na área de fermentação, quando necessário.

Abraço,
 
Fala Felipe ! Desde já quero lhe agradecer a atenção.
Acontece que sou um completo retardado no que diz respeito a elétrica/eletrônica rs apesar dos meus esforços em entender a situação, buscando vídeos e manuais. Sendo assim, serei novamente grato se você puder fazer o esquemático elétrico que ofereceu. Me preocupa a montagem elétrica da câmara (claro) e tento de alguma forma desvendar o projeto do Ghenter rs. Em uma das fotos disponibilizadas por ele, parece haver uma fonte ou estabilizador ligando alguma coisa...além disso estou pensando ainda nas canaletas que levam o ar frio de baixo para cima, aquelas com cooler de PC (como ligá-los é algo que tb estou pesquisando). Pretendo fazer uma + ou - do tamanho da sua tb.

Abraço.



Ok, faço um esquemático elétrico e posto aqui amanha.
Vc já identificou os fios de forma individual?
Para a camara fria, vc precisa apenas do TC900. Para fazer um espaço separado, para maturação, como o Guenter, entao vc utiliza um TIC17 para o cooler que vai soprar ar frio conforme necessidade.
A minha camara ficou com algo como 18 m³ e esta funcionando bem com um ar de 7500. Pro verao vou ter que revisar as vedações.
Ressalto que só consegui desenvolver o projeto por conta da colaboração deste forum.:tank:
 
Guenther, quero aproveitar a oportunidade para agradecer também, assim como o Felipe fez, a disponibilização do projeto, o fórum, todo o apoio que recebemos por aqui e no que também colaboramos naquilo que sabemos.
Obrigado.
 
Ok, faço um esquemático elétrico e posto aqui amanha.
Vc já identificou os fios de forma individual?
Para a camara fria, vc precisa apenas do TC900. Para fazer um espaço separado, para maturação, como o Guenter, entao vc utiliza um TIC17 para o cooler que vai soprar ar frio conforme necessidade.
A minha camara ficou com algo como 18 m³ e esta funcionando bem com um ar de 7500. Pro verao vou ter que revisar as vedações.
Ressalto que só consegui desenvolver o projeto por conta da colaboração deste forum.:tank:

Já identifiquei alguns dos fios sim. Aprendi que a função deles (vermelho e laranja) é basicamente variar entre uma potência alta da ventilação e uma mais baixa. Alguns ainda estou em dúvida mas tenho certeza que vou descobrir, como por exemplo o fio que ligava o termostato do ar e o responsável pelo aquecimento. Isso em relação ao modelo do ar que usamos né (que no caso é o mesmo aparelho Consul, CCS07DBBNA). Estou inseguro para testar, receio que posso danificar o equipamento e não achei nenhum manual técnico do ar na net.

Eu andei brincando de desenhar como que ficaria a minha camara rs...ficou dividida para a maturação, fermentação e inventei de fazer um lugar para dispor algumas garrafas, como um frigobar (copiei as dimensões da cervejeira da Consul). Dessa forma terei no centro da camara uma coluna de ar ( 2 coolers para jogar o ar para cima, um na parte de baixo e um no final do duto) e na lateral um outro cooler que alimente o "frigobar". Quanto a altura, devo ficar com os 1,80 padrão do compensado. Largura eu teria cerca de 2 metros (ou 1,80 também, como a sua Felipe) mais as medidas do "frigobar". Profundidade ficarei com 80 cm, com exceção, novamente do "frigobar".
 

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Bald

Lembre-se que vc tem que identificar cinco fios. Dois vc ja conseguiu.
Vc não precisa se atentar aos fios que vão do seletor de temperatura até a boneira, pois é só adiante da borneira que vc vai cortar os fios para ligá-los no controlador.
Entao a sua frase "ainda estou tentando entender a função do branco" nao precisa ser resolvida.
Do plugue na tomada, saem dois condutores, sendo que um deles vai para algum borne do comando e o outro condutor vai direto para o interior do equipamento, alcaçnando um grande capacitor cilindrico. Este último condutor vamos chamá-lo de "comum". O outro condutor não será usado, por óbvio.
Os testes que entao vc deve fazer são a ligação elétrica direta de:

comum + vermelho = verntilador
comum + laranja = ventilador em outra potencia
comum + compressor = vai ligar apenas o compressor, na função de gelar
comum + compressor + solenoide = vai ligar o compressor no ciclo de aquecimento

O solenoide é acionado em conjunto com o compressor para inverter o ciclo.

Identificados esses cinco fios e feito esses quatro testes, está tudo pronto.



Já identifiquei alguns dos fios sim. Aprendi que a função deles (vermelho e laranja) é basicamente variar entre uma potência alta da ventilação e uma mais baixa. Alguns ainda estou em dúvida mas tenho certeza que vou descobrir, como por exemplo o fio que ligava o termostato do ar e o responsável pelo aquecimento. Isso em relação ao modelo do ar que usamos né (que no caso é o mesmo aparelho Consul, CCS07DBBNA). Estou inseguro para testar, receio que posso danificar o equipamento e não achei nenhum manual técnico do ar na net.

Eu andei brincando de desenhar como que ficaria a minha camara rs...ficou dividida para a maturação, fermentação e inventei de fazer um lugar para dispor algumas garrafas, como um frigobar (copiei as dimensões da cervejeira da Consul). Dessa forma terei no centro da camara uma coluna de ar ( 2 coolers para jogar o ar para cima, um na parte de baixo e um no final do duto) e na lateral um outro cooler que alimente o "frigobar". Quanto a altura, devo ficar com os 1,80 padrão do compensado. Largura eu teria cerca de 2 metros (ou 1,80 também, como a sua Felipe) mais as medidas do "frigobar". Profundidade ficarei com 80 cm, com exceção, novamente do "frigobar".
 
Parabêns Guenther Sehn.... muito top a câmara fria. Uma questão surgiu aqui. Não seria mais interessante fazer a fermentação em baixo, já que a possibilidade de vazamento é maior e a maturação em cima ai o "mai frio" que tende a descer sozinho seria mais fácil deslocado para baixo?
 
Parabêns Guenther Sehn.... muito top a câmara fria. Uma questão surgiu aqui. Não seria mais interessante fazer a fermentação em baixo, já que a possibilidade de vazamento é maior e a maturação em cima ai o "mai frio" que tende a descer sozinho seria mais fácil deslocado para baixo?
Deslocar o ar de propósito de um lugar pra outro não é um problema, e é fácil.

O problema é lidar com um frio que você não quer que saia de um lugar e vá pro outro.

Mantendo a parte fria embaixo, é como se a parte inteira de baixo fosse uma "piscina" de ar frio, ou seja, quando eu não tenho que refrigerar a parte de cima, não preciso me preocupar com fechar hermeticamente a ligação entre eles, porque o ar-frio da parte de baixo não vai "escapar" pra parte de cima.

Se eu fizesse o contrário e mantivesse a parte de cima fria, e a parte de baixo quente........ quando não quisesse resfriar a parte de baixo, teria que fechar completamente a ligação entre duas partes........... pois o ar quente iria tender a subir, e iria empurrar ar frio pra baixo que tende a descer, etc.

Resumindo, seria uma luta pra manter as coisas onde eles devem ficar ao natural, um contra-senso. Ou seja, ao projetar algo assim, a gente deve sempre ser amigo da física natural, e simplesmente moldá-la só o necessário para atingir nosso objetivo.

Abraço,
 
Uma câmara fria dessa caseira, gasta MAIS ou a MESMA quantidade de energia que a tua câmara fria convencional?
 
Esquece esse tipo de comparação, isso não existe.

O que existe é comparar eficiência de isolamento, etc.

Resumindo, uma caixa térmica com 100mm de parede isola mais que uma de 50mm de parede.

Ou seja, é relativo, e qualquer resposta que eu te dê seria inútil.

Sistema de refrigeração tem que ser eficiente, e isso se resume em um motor sadio, isolamento, e vedação.... não existe milagre.

Abraço,
 
Topico antigo mas estou pretendendo aumentar a produção e isso me pareceu interessante, uma duvida, com esse sistema é possível fermentar varias cervejas ao mesmo tempo na parte superior? Digo isso pq, o sensor não estaria direto em contato com o balde, ou no maximo estaria em contato com um deles, isso faria com que as outras cervejas perdessem o controle de fermentação? Ou manter a temperatura ambiente de cima a 18 graus conseguiria fazer varios fermentadores estabilizar a 18 graus?
 
Outra possibilidade seria fazer subdivisões na parte de cima...cada região controlada por um tic, mas ai ficaria salgado$$$
 
da pra usar o arduino, vai sair bem mais barato.
Barato "em tese"..... aí você está querendo que o cara saiba programar, que faça os sensores funcionarem juntos de cara, que não dê mal contatos, etc.... e digo isso por experiência.

Ou seja, em casos simples, muito mais negócio usar TICs que são soluções simples e robustas.

Abraço,
 
Barato "em tese"..... aí você está querendo que o cara saiba programar, que faça os sensores funcionarem juntos de cara, que não dê mal contatos, etc.... e digo isso por experiência.

Ou seja, em casos simples, muito mais negócio usar TICs que são soluções simples e robustas.

Abraço,

nao necessariamente, a programação (que é simples) acha pronto na net, e esquemas de ligação tambem, o custo seria apenas do arduino em si e dos sensores e reles, que são baratos. E caso alguem tenha interesse, eu tenho a programação pronta.
 
nao necessariamente, a programação (que é simples) acha pronto na net, e esquemas de ligação tambem, o custo seria apenas do arduino em si e dos sensores e reles, que são baratos. E caso alguem tenha interesse, eu tenho a programação pronta.

opa, tenho interesse. poderia hospedar num dropbox ou similar e divulgar o link pra galera? (se não houver violação de direitos no conteúdo, daí não poderia ser postado no forum) :mug:
 
nao necessariamente, a programação (que é simples) acha pronto na net, e esquemas de ligação tambem, o custo seria apenas do arduino em si e dos sensores e reles, que são baratos. E caso alguem tenha interesse, eu tenho a programação pronta.
Na minha opinião, que programo (e vivo disso) há 16 anos... pra você pode ser facílimo, e pra mim também, e justamente sabendo dos detalhes, eu recomendaria isso pra qualquer pessoa tentar fazer sozinha, mesmo pegando tudo pronto, sem conhecimento de programação, elétrica, etc? De maneira nenhuma.

Agora, pra quem tem curiosidade e não quer a coisa funcionando pra ontem.... e quer aprender, se divertir, etc... aí sim.

90% dos homebrewers tem dificuldade em montar a elétrica de um TIC17, tanto que há tópicos e tópicos do tipo "como instalar TIC???", "como instalar MT-518???".

Abraço,
 
@mazzarotto e @guenther, fácil não é, mesmo para os mais curiosos. Sou um deles e me debato. Com arduino e Raspberry PI estou remando há uma data.

Barato, realmente é, mas como o Guenther falou, requer um HH e um conhecimento prévio. Fica barato para quem gosta, como eu que descobriu hobby do hobby, mas para uma comunidade, que há uma diversidade de conhecimento, é complexo considerar barato, sem estabelecer os critérios, ou considerar apenas a questão relativa a $$$ na aquisição doa equipamentos.

Ah, conectar é até relativamente fácil. E calibrar o PID? Considerar derivativo no controle? On-off com PID (que é diferente de PID discreto)?

Tem muitas questões envolvidas, que não podem ser simplificadas.

Sds,

Fabiano da Mata
 
@Guenther

Você poderia detalhar como vc utiliza sua camara fria? Suponho que vc usa a geladeira para controlar a fermentaçao primaria e secundaria, sendo que esta é dedicada somente para o controle de um fermentador, correto?

Apos o termino da fermentaçao e mover a cerveja para o postmix ou engarrafar, vc faz a maturaçao na camara fria?

Qual é o tamanho ou volume da sua atual camara fria?
 
Guenther, como vc fez a ligação do termostato? como é que eu faço para desabilitar o termostato do compressor como vc fez??
 
1) Acha o termostato.
2) Identifica os fios. Exemplo: fio que liga o compressor... fio que liga o ventilador... fio que liga o solenoide.
3) Corte todos os fios e jogue fora o termostato, termômetros, etc. :)
4) Ligue os fios no controlador de câmara fria que for utilizar.
 
Boa tarde pessoal! Guenther, como você fez para o ar entender que ao invés de acionar o frio vc quer acionar o quente? E como o sistema sabe que o aparelho está congelado?
 
Boa tarde pessoal! Guenther, como você fez para o ar entender que ao invés de acionar o frio vc quer acionar o quente? E como o sistema sabe que o aparelho está congelado?
Desculpe, mas não consegui compreender direito a tua pergunta.
 
Boa tarde pessoal! Guenther, como você fez para o ar entender que ao invés de acionar o frio vc quer acionar o quente? E como o sistema sabe que o aparelho está congelado?

Não sei como é o sistema do Guenther, mas isso geralmente é feito por um controlador de temperatura específico pra isso. Se não me engano, tu programa a temperatura que tu quer atingir, o intervalo que tu quer entre um degelo e outro e o tempo que o degelo deve durar.
Ao menos, é desta forma que funcionam as câmaras frias comerciais (ou pelo menos as que já vi funcionando)
 
Boa tarde pessoal! Guenther, como você fez para o ar entender que ao invés de acionar o frio vc quer acionar o quente? E como o sistema sabe que o aparelho está congelado?

1) Parece que voce quer saber sobre o comando do ar que faz inverter o ciclo do gas e, portanto, aquecer em vez de esfriar. Isso se faz pelo acionamento do solenóide. Voce mantem o compressor ligado e entao aciona tambem o solenoide. Haverá um barulho de um estalo. Você precisa identificar corretamente esses fios para poder conectorizar corretamente no controlador.

2) É bom que voce leia com atenção o manual do controlador; suponho que seja o TC 900. Lá ele indica os degelos por tempo e tambem por temperatura. O controlador possui um sensor de temperatura específico a ser colocado próximo das aletas de dissipação de calor do evaporador. Essa leitura é importante para a programação do degelo. Entretanto, é difícil ter uma solução genérica do tipo: com "x" graus é sinal de fazer o degelo. Voce tem que testar teu sistema, conhecê-lo melhor e ir fazendo ajustes. Pelo menos é assim que fiz com a minha.
 
@Guenther li todo o post agora e fiquei na duvida: pq desistiu da tua câmera fria e partiu pra uma já pronta?

abcs
 
Porque queria uma maior ainda, e surgiu uma oportunidade de comprar uma do jeito que eu queria com preço baixo.
 
Guenther, tu conseguia atingir 10ºC com essa camara fria caseira?
Quero fazer algo pra conservar barris de chopp
 
boa tarde, cara top dmais, nao teria como passar isso por email detalhado para nois nao?
 
Guenther, de que forma é feito o aferimento de temperatura, sendo que o termostato tem apenas um sensor? os demais barris ficam sem monitoramento?

Semelhante a um freezer horizontal?
 
Guenther, muito bacana seu projeto cara. Parabens.

Como isso foi em 2013, tenho algumas perguntas sobre o tema. Se puder ajudar agradeco muito.

1) Essa camara ainda esta funcionando hoje em dia ? Sem sim, como e o gasto energetico dela ? Pergunto pois esse ar de parade costuma gastar muito.
2) Voce mencionou que faz maturacao/estoque na parte de baixo e fermantacao na parte de cima. Na parte de cima voce consegue atingir temperatura pra fermentar lagers tambem (~10c) ?
3) Voce entende que utilizando um ar split inverter (maior eficiencia energetica) com controladores tic/ageon simples, vai funcionar ?
4) Ao inves de madeira, utilizar parede de alvenaria revestida de isopor, ficaria eficiente ?

Uffaa...terminei...

Muito obrigado pela ajuda de antemao.

Celsimar
 
Com o tempo vou começar a postar fotos de alguns projetos que já fiz. Esse projeto foi de uma câmara fria e câmara de fermentação feito com compensado naval, isopor, e muito trabalho de vedação.

O ar-condicionado utilizado tinha 7500 BTUs, e utilizei um controlador FullGauge TC-900Ri.

É interessante utilizar um ar-condicionado que tenha função quente e frio. O bom disso é que dessa forma você consegue fazer degelos de forma bem eficiente.

Esse controlador da FullGauge sem saídas separadas para os ventiladores, para o compressor, e para ativar o degelo.

Dessa forma, quando a câmara está em função de resfriamento, o compressor e os ventiladores ficam ativados soprando ar frio. Quando é preciso fazer o degelo, então os ventiladores são desligados e a função de ar-quente do aparelho é ligada, ou seja, o evaporador que antes estava gelando, agora esquenta, mas sem os ventiladores ligados, então todo o gelo que se forma é derretido e saí por trás do ar-condicionado, o que constantemente fica tirando umidade de dentro da câmara, tornando-a frost-free. :ban:

O isolamento térmico foi feito com 100mm de isopor, e digo, quem pensa em fazer algo que baixe mesmo a temperatura e não gaste muito não pode economizar em isolamento, nem em cuidados com vedação.

A grande sacada dessa câmara é que a parte de baixo era para maturação e estoque, e se mantinha sempre fria, entre 0 e 2 graus. A parte de cima eu utilizava para fermentação, o controle de temperatura era feito por um TIC que acionava um ventilador de PC soprando ar-frio da parte de baixo para a parte de cima.

Posso estar enganado, mas na época que estava pesquisando sobre o assunto não consegui achar ninguém no Brasil que tinha feito algo parecido. Hoje eu dia eu conheço várias câmaras assim feitas com sucesso.

Bom, seguem as fotos, e qualquer dúvida, perguntem.

Abraço!

Guenther


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E aí Guenther,tudo bem cara? Espero que sim. Rapaz, sua câmara ficou um espetáculo. Parabéns pelo trabalho. Sei que se eu pegar pra fazer, consigo chegar próximo ao seu resultado. Gostaria de saber se tem como vc detalhar o projeto elétrico com o ar condicionado,principalmente o esquema com os tics, pois quero fazer uma câmara dessas justamente para fermentação e maturação,assim como vc fez. Essa parte elétrica está meio confusa pra mim. Você pode me passar onde pesquisou,caso seja muito incômodo você explicar tudo toda hora. Forte abraço.
 
Como construir uma camara fria para açai para resfriar e congelar, uma vez que tenho poucos recursos e preciso urgente,? E li as informações e gostei, gostaria obter seu contato!!
 
Cara, achei muito legal essa camara fria.... acha que eu consigo fazer uma dessa pra maturar 4 bombonas de 70L a zero grau usando um ar condicionado? maturar 4 e fermentar 4 simultaneamente...
 
Guenther, de que forma é feito o aferimento de temperatura, sendo que o termostato tem apenas um sensor? os demais barris ficam sem monitoramento?

Semelhante a um freezer horizontal?
O sensor fica dentro da câmara tal qual qualquer outra... o ar recircula dentro dela e tudo fica homogêneo.

Abraço,

Guenther
 
Guenther, muito bacana seu projeto cara. Parabens.

Como isso foi em 2013, tenho algumas perguntas sobre o tema. Se puder ajudar agradeco muito.

1) Essa camara ainda esta funcionando hoje em dia ? Sem sim, como e o gasto energetico dela ? Pergunto pois esse ar de parade costuma gastar muito.
2) Voce mencionou que faz maturacao/estoque na parte de baixo e fermantacao na parte de cima. Na parte de cima voce consegue atingir temperatura pra fermentar lagers tambem (~10c) ?
3) Voce entende que utilizando um ar split inverter (maior eficiencia energetica) com controladores tic/ageon simples, vai funcionar ?
4) Ao inves de madeira, utilizar parede de alvenaria revestida de isopor, ficaria eficiente ?

Uffaa...terminei...

Muito obrigado pela ajuda de antemao.

Celsimar
1) Sim, funciona, mas vendi há uns 2 anos pois queria uma maior. Esse conceito de "ar de parede gasta muito" é errado. Todo sistema de refrigeração é igual, a parte de fora esquenta e a parte de dentro gela já que é uma transferência de calor de dentro pra fora. Eliminando perdas e entendendo sistemas de refrigeração, não "gasta muito", gasta mais proporcional às perdas. Uma geladeira que tenha uma parede mais fina que outra mais grossa vai gastar "mais", não "muito"... é proporcional à forma com que foi construída.

2) Sim.

3) Sim, não muda nada. Entenda, um ar split é exatamente igual a um ar de parede... só a disposição de suas partes é que é diferente. Se eu pegar um ar de parede, desmontar, estender as tubulações entre o compressor e o evaporador e deixar um separado fisicamente do outro..... eu fiz um "split".... split em inglês = separado/separar.

4) O que interessa é quanto isopor/PUR você usa, não muito o que está por fora dele.

Abraço,

Guenther
 
Olá Guenther e demais seguidores.

Tenho uma pergunta. Vejo que o post eh dedicado Câmara fria e de fermentação com ar-condicionado. Me pergunto se há alguem usando fermentador conico parede dupla. Estou querendo montar um sistema dessa forma pois acho que dá chance de aumentar o sistema sem ter que modificar todo o projeto. Seria algo assim resumindo:

1- um freezer horizontal com um cuba contendo solção de glicol controlado por tic a -1 grau
2 - fermentador conico ao lado, isolado com uma manta de borracha ou ate dentro de um conteiner de isopor (aqui no nordeste eh quente igual inferno) com ligações indo ate a solução de glicol
3 - bomba de imersão controlado por tic.

Dessa forma poderia fazer a fermentação e maturação controlando a bomba.
O sistema se torna facilmente expansível adicionando um fermentador e um tic. A ideia eh chagar ate 4 fermentadores por freezer.

Oque acham da ideia? Por que nao se houve falar nisso?

Grato a todos pelos ensinamentos
 
Olá Guenther e demais seguidores.

Tenho uma pergunta. Vejo que o post eh dedicado Câmara fria e de fermentação com ar-condicionado. Me pergunto se há alguem usando fermentador conico parede dupla. Estou querendo montar um sistema dessa forma pois acho que dá chance de aumentar o sistema sem ter que modificar todo o projeto. Seria algo assim resumindo:

1- um freezer horizontal com um cuba contendo solção de glicol controlado por tic a -1 grau
2 - fermentador conico ao lado, isolado com uma manta de borracha ou ate dentro de um conteiner de isopor (aqui no nordeste eh quente igual inferno) com ligações indo ate a solução de glicol
3 - bomba de imersão controlado por tic.

Dessa forma poderia fazer a fermentação e maturação controlando a bomba.
O sistema se torna facilmente expansível adicionando um fermentador e um tic. A ideia eh chagar ate 4 fermentadores por freezer.

Oque acham da ideia? Por que nao se houve falar nisso?

Grato a todos pelos ensinamentos

Fermentadores encamisados são exatamente para isso, não tem porque não funcionar. Inlcusive eu estou fazendo exatamente isso, porém com fermentadores simples já que os de parede dupla de polipropileno não são rotomoldados e os de inox pra mim são muito caros.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409576
 
E qual o grande bizu de ser rotomoldados ou não?? O que vai interferir isso?? Acha que se houver solda poderá vazar?? Sanitização???
 

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