Câmara fria e de fermentação com ar-condicionado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Realmente faz mais sentido!

é aconselhável uma chapa de quantos mm de alumínio?

Obrigado!
 
Não entendi. Tu falou "nesse esquema", mas está usando um freezer?
 
Bah muito legal esse projeto!

Guenther, chegaste a fazer uma média do consumo?

A minha maior curiosidade é se vale a pena montar uma camara homemade como esta ou comprar uma camara fria, isto a longo prazo.
Pois estou pensando em fazer uma coisa assim ou comprar a camara fria usada (meu sogro trabalhava em montagem de frigorífico), só teria que ver qual tem o menor consumo pra valer a pena.

No mais, muito legal o projeto e obrigado pelo compartilhamento!


Edit: Acho que minha pergunta ja foi respondida páginas atrás hehe, demorei pra postar.
Valeu.
 
Não entendi. Tu falou "nesse esquema", mas está usando um freezer?

Me expressei errado, hoje eu fermento em um freezer horizontal, e esse freezer é revestido com chapa galvanizada.

Então fiquei em dúvida sobre o material para revestir a câmara fria que vou fazer, se seria viável usar chapa galvanizada, ou alumínio, ou alguma manta...
 
Cara, sinceramente, qualquer um desses vai funcionar. Eu tentaria usar alumínio.

Na minha tentei usar mantas.. mas com o tempo elas descolaram e deixei assim mesmo.
 
não daria pra usar aqueles forros PVC?

Eu acho que até funcionaria, mas o grande problema é que tem que ser vedado em todos os encaixes, daria muuuuuito trabalho, e no "ch]ao" da câmara, acho que não daria pra colocar PVC, imagina colocar um fermentador de 100L, acho que iria rachar.
 
Cara, depende de diversos fatores... sinceramente não me lembro mais, não tenho mais a câmara. De qualquer forma, me lembro que no inverno, gastava menos que R$ 100 por mês, e no verão uns R$ 150,00.

Abraço,


Guenther, Tenho um frezer horizontal em inox que comprei de um camarada meu que faz esse tipo de coisa, sobe medida, bem legal. Mas tenho dificuldade de baixar essa temperatura para 0c

Pergunto: 110 minutos funcionando e 10 minutos para degelo. Está coerente este tempo? Outro ponto para observar seria a vedação da camara então? Tem que ser absolutamente Perfeita? Teria outro ponto a ser observado?
 
Guenther, Tenho um frezer horizontal em inox que comprei de um camarada meu que faz esse tipo de coisa, sobe medida, bem legal. Mas tenho dificuldade de baixar essa temperatura para 0c

Pergunto: 110 minutos funcionando e 10 minutos para degelo. Está coerente este tempo? Outro ponto para observar seria a vedação da camara então? Tem que ser absolutamente Perfeita? Teria outro ponto a ser observado?
Isso é um freezer normal?
 
Isso é um freezer normal?

Como preferir chamar, um freezer horizontal em inox de 1,5m larg, 80 prof, 1,05 alt. Só que as paredes são seladas com poliuretano e chapa inox apenas, sem refrigeração nelas, e o sistema de refrigeração é através de ar que entra por uma das laterais. Como um ar condicionado.
 
Tenho intenção de montar algo semelhante mas fica a dúvida, usar o sistema de refrigeração de geladeiras normais não funcionaria? Um sistema para cada câmara, um para fermentação e outro para temperaturas próximas de 0º.
 
Como preferir chamar, um freezer horizontal em inox de 1,5m larg, 80 prof, 1,05 alt. Só que as paredes são seladas com poliuretano e chapa inox apenas, sem refrigeração nelas, e o sistema de refrigeração é através de ar que entra por uma das laterais. Como um ar condicionado.
Certo, e que potência é o ar? Como está fazendo o degelo? Qual temperatura o evaporador chega?
 
Guenther, estava pensando aqui sobre fermentação e estes ambientes para fermentação controlado.

Em outros topicos ja comentamos que a fermentação gera calor, e que cada fermentador pode ter uma temperatura diferente um do outro, por isto devemos colar o sensor do TIC na parede do fermentador e isolar, OU fazer uso de um poço.

Como fica a fermentação das cervejas em uma estrutura como esta camara que montastes? Acredito que a camara vá manter a temperatura com base em 1 fermentador ou com base na temperatura do ar no interior do ambiente. Assim, se controlar a 18º no ambiente, cervejas que estão no inicio da fermentação podem chegar a uns 25º enquanto outras que estão no final estarão a 18 +-
 
Exatamente... mas nesse caso, eu nunca controlei a temperatura ambiente, eu controlava a temperatura da cerveja.... e a temperatura ambiente ficava na temperatura que fosse necessária pra isso. O sensor que eu tinha na temperatura ambiente era simplesmente pra saber qual era a temperatura ambiente por curiosidade, mas o que realmente controlava a temperatura de fermentação estava no fermentador.

Depois que a fermentação primária acabava, eu movia os fermentadores para a câmara de fermentação lateral, que eu controlava separado (aí sim, temperatura ambiente mais alta, pelos 25 graus, por exemplo).

Abraço,
 
Mas e no caso de fazer uma cerveja na segunda e outra na quarta, esta variação de temperatura entre um fermentador e outro nao prejudica?

ou ignora esta diferença?
 
Guenther, eu tenho umas perguntas que talvez sejam bem toscas, mas não consegui encontrar em nenhum outro lugar da internet um projeto como o seu, com câmara de fermentação e e maturação na mesma geringonça, então só posso perguntar para você mesmo.
1) O ar frio fica em baixo e o ar quente em cima e você traz ar frio para cima utilizando um cooler de computador, quando a câmara de fermentação esquenta demais, certo? Mas o cooler é vazado. Não há troca de calor por aqueles espacinhos nas hélices do ventiladorzinho?
2) Há um outro cooler na posição inversa, jogando ar quente para baixo, quando o resfriamento da câmara de fermentação é acionado, ou é só uma via?
3) Há um sistema de aquecimento da fermentação, caso o cooler jogue muito ar frio na parte de cima? Tipo uma lâmpada?
4) Não entendi como você controla a temperatura nos dois ambientes com um único sensor. Ou não é isso e eu estou viajando?

Estou quebrando a cabeça aqui para montar algo similar, com maturação e fermentação na mesma peça, para deixar a geladeira extra da minha esposa em paz, mas estou com uma porção de dúvidas, até porque a minha é bem menor e vou usar um frigobar.
 
Guenther,

Nós montamos uma câmara baseado no teu sistema em um banheiro antigo (que ninguém usava) 3x2. Revestimos tudo com isopor e por cima uma manta metálica. Ficou 10. Usamos um Ar de 12.000 btus.

A câmara funciona bem a uns 4 meses. Estou tendo problema agora com o degelo, pois até então não fazia degelo nunca (coloquei uns coolers de computador na frente do evaporador para não congelar).

Ocorre que agora, tem congelado diariamente e quero montar um sistema de degelo. Vi que você falou que usava um controlador para fazer o degelo de 2 em 2h. Fiquei com algumas dúvidas, se puder auxiliar, obrigado:

1. Como é esse controlador? Ele funciona para ligar o frio da camara (para manter a temperatura fria) e ele liga o compressor a cada 2 horas? Como fez essa ligação?

Sei que já migrou de camara, mas se puder auxiliar, obrigado e abraço.
 
Guenther, eu tenho umas perguntas que talvez sejam bem toscas, mas não consegui encontrar em nenhum outro lugar da internet um projeto como o seu, com câmara de fermentação e e maturação na mesma geringonça, então só posso perguntar para você mesmo.
1) O ar frio fica em baixo e o ar quente em cima e você traz ar frio para cima utilizando um cooler de computador, quando a câmara de fermentação esquenta demais, certo? Mas o cooler é vazado. Não há troca de calor por aqueles espacinhos nas hélices do ventiladorzinho?
2) Há um outro cooler na posição inversa, jogando ar quente para baixo, quando o resfriamento da câmara de fermentação é acionado, ou é só uma via?
3) Há um sistema de aquecimento da fermentação, caso o cooler jogue muito ar frio na parte de cima? Tipo uma lâmpada?
4) Não entendi como você controla a temperatura nos dois ambientes com um único sensor. Ou não é isso e eu estou viajando?

Estou quebrando a cabeça aqui para montar algo similar, com maturação e fermentação na mesma peça, para deixar a geladeira extra da minha esposa em paz, mas estou com uma porção de dúvidas, até porque a minha é bem menor e vou usar um frigobar.
@BenedictusBeer

1) Não porque na verdade tanto o cano de entrada de ar quanto o de saída vão até a parte de cima da câmara de fermentação.

2) Não, não há necessidade.

3) Há sistema de aquecimento, mas para dias frios, e não porque o cooler joga muito ar frio pra parte de cima.

4) Eram 3 controladores, um MT-900 pra parte de baixo/ar-condicionado/degelo/etc, e 2 outros pra parte de cima.

Abraço,
 
Guenther,

Nós montamos uma câmara baseado no teu sistema em um banheiro antigo (que ninguém usava) 3x2. Revestimos tudo com isopor e por cima uma manta metálica. Ficou 10. Usamos um Ar de 12.000 btus.

A câmara funciona bem a uns 4 meses. Estou tendo problema agora com o degelo, pois até então não fazia degelo nunca (coloquei uns coolers de computador na frente do evaporador para não congelar).

Ocorre que agora, tem congelado diariamente e quero montar um sistema de degelo. Vi que você falou que usava um controlador para fazer o degelo de 2 em 2h. Fiquei com algumas dúvidas, se puder auxiliar, obrigado:

1. Como é esse controlador? Ele funciona para ligar o frio da camara (para manter a temperatura fria) e ele liga o compressor a cada 2 horas? Como fez essa ligação?

Sei que já migrou de camara, mas se puder auxiliar, obrigado e abraço.
@ViniciusR

O Controlador pra fazer isso é o MT-900.

Basicamente, ele tem saída para:

C - Compressor
V - Ventiladores que sopram o ar
D - Acionamento de degelo

Bom, há vários modos de degelo possíveis.

A) Degelo por ventilação, ou seja, tu desliga o compressor, e mantem os ventiladores do ar-condicionado ligado, e o próprio ar descongela o evaporador (a parte que gela no ar-condicionado, cheio de aletas). Nesse caso, durante o degelo, fica somente a saída COMPRESSOR (C) acionada.

B) Degelo forçado por resistência elétrica - quando existe uma resistência elétrica junto ao evaporador. Nesse caso, durante o degelo, fica somente a saída DEGELO (D) acionada.

C) Degelo forçado por inversão de gás - nesse caso, só é possível com ar-condicionados que possuem sistema de ar quente. Nesse caso, o ar-quente é acionado por um solenoide que inverte o fluxo de gás dentro dos tubos do ar-condicionado, assim, o evaporador passa a aquecer, e o condensador que fica na parte de trás, passa a esfriar. Nesse caso, é necessário manter duas saídas acionadas, a COMPRESSOR (C), e também a saída DEGELO (D) que vai acionar o solenoide que inverte o fluxo de gás.

No meu caso, eu utilizava o degelo tipo C de 2 em 2 horas, ou seja, acionando a função de ar-quente do ar-condicionado, PORÉM, sem ligar os ventiladores. Com isso, o evaporador aquece e derrete o gelo, e a água sai lá por trás do ar-condicionado, retirando constantemente umidade de dentro da câmara, tornando-a frost-free.

Abraço,
 
Sim, o funcionamento em nada difere de uma câmara fria.

Perguntei a um técnico aqui se conseguirira baixar a temperatura com o ar-condicionado até uns 6 graus, ele taxativo disse 'não, só até 16'... perguntei a outro, o mesmo, disseram que não é uma questão de espaço, mas o frio gerado pelo aparelho. Desisti da câmara na época e me ferrei com geladeiras.

Você precisou mudar alguma coisa no ar condicionado pra fazer a temperatura descer abaixo dos 16, ou só o uso do TIC resolveu?
 
Cara, isso é uma mistura de falta de conhecimento, e de não considerar possibilidades além do dia a dia de trabalho deles.

O que faz um ar-condicionado não baixar a temperatura de onde ele trabalha abaixo dos 16, 17, é porque o termostato dele fica medindo a temperatura que ele suga......... se a temperatura do ar que entra nele baixa desses patamares, ele desliga o compressor.

O que tu acha que acontece se você isolar esse termostato original e passar a acionar o compressor/ventilador/etc por um controlador (TIC) externo? Simples, o ar-condicionado faz o que você quer, e nesse caso ele não desliga até que a temperatura fique onde você quer.

Adicionando a isso um ambiente corretamente construído (câmara isolada e VEDADA), com sistemas de degelo para que o evaporar não entupa de gelo, pronto.

Abraço,
 
Guenther e como você fez o sistema de degelo para o evaporador não congelar, pois este é meu principal problema
 
Guenther e como você fez o sistema de degelo para o evaporador não congelar, pois este é meu principal problema
Utilizando um ar-condicionado com sistema de ar-quente.

O evaporador é a parte que resfria o ar, e o ventilador suga o ar do ambiente, e força-o através do evaporador para que este ar troque calor com as aletas, e gele.

No degelo, você DESLIGA o ventilador, mantem o COMPRESSOR ligado, e aciona o modo QUENTE do ar-condicionado, que normalmente é feito através de um solenoide que inverte o fluxo de gás na tubulação. Fazendo isso com os ventiladores desligados, o evaporador que antes gelava, agora ESQUENTA, só que como não tem vento, ele simplesmente derrete o gelo, que pinga dentro do ar-condicionado e sai lá por trás. Depois disso e de um tempo de gotejamento, o sistema volta ao modo normal de resfriamento com os ventiladores ligado.

Isso faz com que a cada degelo muita umidade seja removida do ar de dentro da câmara, tornando ela um ambiente com baixíssima umidade, o que é ótimo.

Abraço,
 
Pergunta de leigo, dá pra fazer com ar split tb? O trabalho de adaptação é só na condensadora?

Pq eu tenho uma área de alvenaria que eu quero usar, nesse caso não precisaria "quebrar"/abrir o buraco do ar-condicionado.

Valeu, abs!
 
Pergunta de leigo, dá pra fazer com ar split tb? O trabalho de adaptação é só na condensadora?

Pq eu tenho uma área de alvenaria que eu quero usar, nesse caso não precisaria "quebrar"/abrir o buraco do ar-condicionado.

Valeu, abs!

Sim, o sistema vai ser o mesmo.
Inclusive, se tu comprar uma câmara de resfriamento ou congelamento, a unidade condensadora e a evaporadora são separadas, ficando a evaporadora dentro da câmara e a condensadora em área externa.
Também, nelas o controle geralmente é por um quadro automatizado bem simples, com controlador de temperatura tipo esses que usamos.
Na verdade, já vi até sistemas de ar condicionado funcionando desta forma, onde a temperatura é estabelecida em um controlador e ele liga um sistema de climatização com diversas máquinas.
 
Valeu pela - rápida - dica :)

Sim, o sistema vai ser o mesmo.
Inclusive, se tu comprar uma câmara de resfriamento ou congelamento, a unidade condensadora e a evaporadora são separadas, ficando a evaporadora dentro da câmara e a condensadora em área externa.
Também, nelas o controle geralmente é por um quadro automatizado bem simples, com controlador de temperatura tipo esses que usamos.
Na verdade, já vi até sistemas de ar condicionado funcionando desta forma, onde a temperatura é estabelecida em um controlador e ele liga um sistema de climatização com diversas máquinas.
 
guenther em relação ao "chão" do 1 andar e de baixo, não teve nenhum problema com "rebaixamento"do chão ao longo do tempo. o isopor de baixo não foi comprimindo com o tempo cm o peso dos barris ??? fez algum reforço pra o andar de cima sustentar bastante peso ?
 
guenther em relação ao "chão" do 1 andar e de baixo, não teve nenhum problema com "rebaixamento"do chão ao longo do tempo. o isopor de baixo não foi comprimindo com o tempo cm o peso dos barris ??? fez algum reforço pra o andar de cima sustentar bastante peso ?
Não porque tem uma chapa de madeira em cima do isopor.
 
Caros

O TC900Ri tem um sensor cinza que é pra ser colocado no evaporador. O início e o final do degelo é feito com base na leitura dessa temperatura? Ou apenas é estipulado o tempo de degelo, como 10 minutos a cada duas horas?

Muito grato
 
Caros

O TC900Ri tem um sensor cinza que é pra ser colocado no evaporador. O início e o final do degelo é feito com base na leitura dessa temperatura? Ou apenas é estipulado o tempo de degelo, como 10 minutos a cada duas horas?

Muito grato
As duas coisas.

O ideal é estipular por temperatura, e também setar um tempo mínimo e máximo por segurança. Se o sensor falhar ou se soltar do evaporador, tu vais ter certeza que nada drástico vai ocorrer.

Abraço,
 
Ok, obrigado!

Estou tendo uma certa dificuldade em transferir o acionamento do ar condicionado para o controlador, em relação às conexões elétricas, especialmente para o acionamento correto da inversão do ciclo - solenóide. Ja houve algum esquemático sobre isso?
 
Opa Felipe, conta aí pra gente como solucionou :)
Vc chegou a fazer o esquema elétrico dele?

Vou começar a montar a minha agora em Maio.

Abraços e boas fermentadas!



Bom, consegui solucionar a questao.
Estou fazendo uma camara de 1,80 x 1,80, com ar de 7500 e controlador TC900Ri.

Um abraço.
 
Opa Felipe, conta aí pra gente como solucionou :)
Vc chegou a fazer o esquema elétrico dele?

Vou começar a montar a minha agora em Maio.

Abraços e boas fermentadas!

Kisto, aproveitando, poderia compartilhar as informações da sua? Ainda não tenho previsão de montar a minha, mas seria legal saber que materiais usou e onde comprou, custo, etc, pois também estou em BH e com estas informações eu poderia acelerar a ideia da minha (leia-se convencer a patroa).

Cheers :mug:
 
Ok, obrigado!

Estou tendo uma certa dificuldade em transferir o acionamento do ar condicionado para o controlador, em relação às conexões elétricas, especialmente para o acionamento correto da inversão do ciclo - solenóide. Ja houve algum esquemático sobre isso?
É que não tem como fazer um esquemático pq a elétrica de cada ar-condicionado é diferente.

O fato é que TODOS tem como acionar compressor, ventilador, e solenóide de ar-quente de forma separada.
 
Opa Felipe, conta aí pra gente como solucionou :)
Vc chegou a fazer o esquema elétrico dele?

Vou começar a montar a minha agora em Maio.

Abraços e boas fermentadas!


Kisto

Vou te contar o meu caso, que de repente te ajuda.
Usei um ar consul 7500 mecânico, quente e frio.
Ao desmontar a parte frontal de comando, nota-se que uma das fases vai direto para o capacitor e se ramifica para energizar todos os componentes: compressor, ventilador, etc.
A outra fase vai para em um borne na placa de comando, que é uma chave de 7 posições. Ao girar o botao de comando o circuito é fechado da maneira desejada (quente, frio, etc)
Bom.
Ao se remover a placa de comando, são 4 fios que ficam suspensos. Conectando-se individualmente cada um desses fios com aquele que alimenta o capacitor, consegue-se acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador fraco e ventilador forte.

E então basta organizar isso no TC900.

Espero que ajude.

abraço.
 
Guenther

Pela tua experiência, existe uma forma de operação que conserve o compressor, como por exemploestabelecendo um tempo mínimo de compressor ligado e desligado? Perguntando de outra forma: posso danificar o compressor ao inverter o ciclo com intervalos muito curtos? (Refiro-me a uma máquina como a sua, Consul)

Grato.
 
Guenther

Pela tua experiência, existe uma forma de operação que conserve o compressor, como por exemploestabelecendo um tempo mínimo de compressor ligado e desligado? Perguntando de outra forma: posso danificar o compressor ao inverter o ciclo com intervalos muito curtos? (Refiro-me a uma máquina como a sua, Consul)

Grato.
Existe os dois casos.

O primeiro, pra mim, depende de cada máquina, câmara, etc. Resumindo: eu faço no feeling, amostragem, etc.

O segundo caso, pode, mas nunca vi acontecer, ou seja, não tenho dados pra te dar.
 
Kisto

Vou te contar o meu caso, que de repente te ajuda.
Usei um ar consul 7500 mecânico, quente e frio.
Ao desmontar a parte frontal de comando, nota-se que uma das fases vai direto para o capacitor e se ramifica para energizar todos os componentes: compressor, ventilador, etc.
A outra fase vai para em um borne na placa de comando, que é uma chave de 7 posições. Ao girar o botao de comando o circuito é fechado da maneira desejada (quente, frio, etc)
Bom.
Ao se remover a placa de comando, são 4 fios que ficam suspensos. Conectando-se individualmente cada um desses fios com aquele que alimenta o capacitor, consegue-se acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador fraco e ventilador forte.

E então basta organizar isso no TC900.

Espero que ajude.

abraço.

Felipe meu xará, to precisando de uma força. Estou montando a câmara fria com o mesmo ar que o teu e tb estou utilizando o TC900Ri...mas não consigo entender a ligação dele com a fiação do ar. Seguem algumas fotos que fiz...se puder me auxilar, ficarei muito agradecido. Gostaria de saber se posso abrir a fiação da tomada do ar e ligar o TC900 juntamente.
 

Attachments

  • IMG_20150704_162244.jpg
    IMG_20150704_162244.jpg
    139.3 KB · Views: 270
  • IMG_20150704_152827.jpg
    IMG_20150704_152827.jpg
    317.1 KB · Views: 269
  • IMG_20150704_152831.jpg
    IMG_20150704_152831.jpg
    242.4 KB · Views: 266
  • IMG_20150704_152312.jpg
    IMG_20150704_152312.jpg
    246.8 KB · Views: 266

Latest posts

Back
Top