Cálculo de água Beersmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scarabelli

Member
Joined
Apr 9, 2015
Messages
24
Reaction score
0
Bom dia a todos.

Estou tendo problema com o cálculo da água feito pelo Beersmith nas minhas duas últimas brassagens.

É o seguinte, meu equipamento é um kit de 40 litros comprado em uma loja aqui de BH. Esta loja me forneceu um arquivo com o setup do equipamento para que eu configurasse o Beeersmith. Chequei a configuração e está ok com o equipamento. Só que o volume de água calculado para a mosturação junto com o malte moído está ultrapassando a capacidade da panela. Nas duas últimas brassagens tive que retirar uns 3 litros de mosto para caber o resto dos grãos moídos. Estou também terminando com um volume final maior que 40 litros (44 litros) e OG medida mais baixa do que a calculada pelo programa. Qual os parâmetros devo verificar para que isso não ocorra mais?

Obrigado.
 
Procura no youtube uns videos sobre BS da acerva pantaneira, são dois vídeos que ensinam muito bem a configurar o equipamento no BS.
 
Mais precisamente são esses os links

video 1 - Configuração
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=0iAUsBkPdio[/ame]

video 2 - receita
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=_Ce9blR7ksU[/ame]
 
Bom dia,
No meu ver, tu tem um problema na configuração das suas receitas. Esta terminando com um volume maior, porém com og menor. Lavando menos o malte não resolveria?

Outra coisa, quanto a falta de espaço na panela de mostura, nas receitas do beer Smith tu pode configurar a relação água/grãos, diminuindo o volume na panela, que normalmente é menor que a da fervura.. Faz um mosto mais "Grosso", com menos água, e completa o volume na lavagem ou adiciona na fervura. Lembrando que existem limites práticos para isso, e que essa relação afeta a ação enzimática..

O próprio software trabalha com essas opções! Da uma fuçada

Um abraço
 
Qual a quantidade de litros de água por kg de malte tu está usando na mostura? Pode estar colocando em excesso. Eu costumo utilizar entre 2,6 e 3L por kg de malte.
 
Valeu djfelipe2004 ! Vou assistir os videos.

Berneza, poderia sim lavar menos o mosto, mas o volume da água da lavagem também está sendo calculado pelo Beersmith. Eu sigo rigorosamente o que o programa calcula. Se eu lavar menos por conta própria estaria dispensando os cálculos do programa e aí o mesmo perderia o sentido. O que eu quero é configurá-lo para que ele calcule certo. Vou dar uma fuçada para ver se acho onde posso adequar essa relação água/grãos.

Derek, não me atentei para isso pois, como disse, é calculado pelo programa que por sua vez deve estar calculando essa relação de água/grãos errada. Vou verificar. Mas lembrando aqui a última receita o beersmith calculou 11,5 kg de malte e 35 litros de água para a mostura. Mas não coube na minha panela, tive que tirar 3 litros.

O cálculo da última receita foi assim:
Grãos: 11,5 kg
Água para mostura: 35 l
Água para lavagem: 33 l
OG esperada: 1062
OG obtida: 1053
Volume final esperado: 40 l
Volume final obtido: 43 l

Obs: os 35 litros mais os 11,5 kg de grãos não couberam na panela de mostura, tive que tirar 3 litros e jogar na panela de água para a lavagem.
 
Scarabelli, tu pode mudar esses volumes no beersmith, isso que eu quis dizer! Tu pode usar por exemplo 20l de água para mostura e 10 para lavagem, ou 15 para mostura e 15 para lavagem..

Outra coisa, se atenta na moagem do teu grão, se estiver passando inteiro pode baixar tua eficiência. Outra coisa é que talvez o vendedor te passou uma eficiência errada do equipamento, aí não vai bater os números mesmo hehe, um abraço
 
Para vcs terem uma ideia do que estou falando:



IPA SIngle 100

American IPA (14 B)

Type: 100% Grão
Batch Size: 40,01 l
Boil Size: 51,19 l
Boil Time: 60 min
End of Boil Vol: 43,70 l
Final Bottling Vol: 38,01 l
Fermentation: Ale, Two Stage


Date: 13/08/15
Brewer: Scarabelli
Asst Brewer:
Equipment: Olec 40L
Efficiency: 70,00 %
Est Mash Efficiency: 73,5 %
Taste Rating: 30,0


Taste Notes:

Prepare for Brewing

◯ Clean and Prepare Brewing Equipment
◯ Total Water Needed: 68,20 l


Mash or Steep Grains

Ingredientes Mostura


9,00 kg Pale Malt (2 Row) US (3,9 EBC) Grão 1 78,3 %
2,50 kg Munich I (Weyermann) (14,0 EBC) Grão 2 21,7 %

Passos da Mostura

Mash In Adicionar 35,48 l de água até 72,0 C 65,6 C 75 min
◯ Fly sparge com 32,72 l de água a 75,6 C

◯ Add water to achieve boil volume of 51,19 l
◯ Estimated pre-boil gravity is 1,051 SG

Ingredientes Fervura

40,00 g Centennial [10,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 3 24,0 IBUs
30,00 g Centennial [10,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 18,0 IBUs
30,00 g Centennial [10,00 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 5 13,8 IBUs
◯ Estimated Post Boil Vol: 43,70 l and Est Post Boil Gravity: 1,062 SG

Cool and Transfer Wort
◯ Cool wort to fermentation temperature
◯ Transfer wort to fermenter
◯ Add water if needed to achieve final volume of 40,01 l

Pitch Yeast and Measure Gravity and Volume
◯ Measure Actual Original Gravity _______ (Target: 1,062 SG)
◯ Measure Actual Batch Volume _______ (Target: 40,01 l)
◯ Add water if needed to achieve final volume of 40,01 l

Fermentation
◯ 13/08/15 - Fermentação Primária (4,00 dias a 19,4 C terminando em 19,4 C)
◯ 17/08/15 - Fermentação Secundária (10,00 dias a 19,4 C terminando em 19,4 C)


Dry Hop and Bottle/Keg
◯ Measure Final Gravity: _________ (Estimate: 1,014 SG)
◯ Date Bottled/Kegged: 27/08/15 - Carbonation: Engarrafar com 223,55 g Corn Sugar
◯ Age beer for 30,00 days at 18,3 C
◯ 26/09/15 - Drink and enjoy!

Notes
 
Observem que 11,5 kg de grãos mais 35,48 litros de água não cabem na minha panela de mostura que tem capacidade de 45 litros.
 
Usa menos água na mostura ou lava com mais água/adiciona água na fervura/fermentadores ou faz menos cerveja..
 
Usa menos água na mostura ou lava com mais água/adiciona água na fervura/fermentadores ou faz menos cerveja..

Berneza, o beersmith não teria que já fazer esse cálculo certo pra mim? Já foi informado para o programa a capacidade da minha panela de mostura !!! E mesmo assim o programa tá mandando eu colocar mais água do que cabe !!!
Isso que eu gostaria de acertar: O Beersmith.
O programa deveria levar em consideração o tamanho da panela. É básico isso !
 
Berneza, o beersmith não teria que já fazer esse cálculo certo pra mim? Já foi informado para o programa a capacidade da minha panela de mostura !!! E mesmo assim o programa tá mandando eu colocar mais água do que cabe !!!
Isso que eu gostaria de acertar: O Beersmith.
O programa deveria levar em consideração o tamanho da panela. É básico isso !

Ignore o perfil que te mandaram e crie um novo.

Não é a primeira vez que vejo isso acontecer.

Conselho prático:

Ajuste o perfil para 20 litros, faça, anote, ajuste
Aumente pra 30, faça, anote, ajuste.
Aumente pra 40, faça, anote, ajuste, e seja feliz.

Confie na sua experiência. Já cansei de ver vendedor passar instrução errada/genérica por falta de especialização.
 
Back
Top