Bsmith, ajuste da relação água/grão 2,608 -> 2,7

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Olá pessoal,

Tenho uma panela de 32L onde uso a recirculação contínua nas minhas brassagens. Nas minhas brassagens, notei que a configuração default do bsmith não estava calculando bem o volume de agua para a mosturação e lavagem pois quando eu colocava o malte e iniciava a recirculação contínua notava que a agua ficava bem no limite superior da cama de grãos, deixando assim a camada superior da cama fora dagua. Assim eu adicionava mais uns 300ml -> 500ml de agua a fim de obter uma camada de agua acima dos grãos. recirculação

Estava pesquisando sobre a relação de agua/grão pois achava que essa relação precisava de um ajuste então ajustei essa relação de 2,608 l/kg para 2,700 l/kg. Pesquisei que entre 2,5 e 2,8 seriam o ideal.

Alguem mais já alterou esse valor? O que acham da mudança?


Obrigado,
Rodrigo
 
Olá pessoal,

Tenho uma panela de 32L onde uso a recirculação contínua nas minhas brassagens. Nas minhas brassagens, notei que a configuração default do bsmith não estava calculando bem o volume de agua para a mosturação e lavagem pois quando eu colocava o malte e iniciava a recirculação contínua notava que a agua ficava bem no limite superior da cama de grãos, deixando assim a camada superior da cama fora dagua. Assim eu adicionava mais uns 300ml -> 500ml de agua a fim de obter uma camada de agua acima dos grãos. recirculação

Estava pesquisando sobre a relação de agua/grão pois achava que essa relação precisava de um ajuste então ajustei essa relação de 2,608 l/kg para 2,700 l/kg. Pesquisei que entre 2,5 e 2,8 seriam o ideal.

Alguem mais já alterou esse valor? O que acham da mudança?


Obrigado,
Rodrigo

No how to brew, recomenda-se valores de 2,5 a 4L/kg.. outros artigos aqui no forum já discutiram o que muda num mosto mais denso ou mais diluido..

Se for pensar só no método BIAB, que usa 6-7L/kg, e funcionando bem, poe em xeque esses valores "ideais"que tu comentou

eu recomendo testar o que fica melhor pro seu processo... hoje por exemplo, uso uma quantidade de água de uns 5L/kg, bom rendimento e afins..

se achar conveniente, mude para 3, 3,5L.. e teste os parametros de eficiencia de circulação, conversão, tempo de mosturação.. etc...

abraço!
 
Cara essa diferença não vai mudar em nada no resultado,só uma pergunta, tu usa fundo falso?? (usando o fundo falso tem que descontar o volume de água que fica abaixo do fundo falso)
Abraço
 
Sim, uso fundo falso. Não sabia que tinha que descontar. Teria então que adicionar 2,85L que seria o desconto do meu fundo falso?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Sim, uso fundo falso. Não sabia que tinha que descontar. Teria então que adicionar 2,85L que seria o desconto do meu fundo falso?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Sim, o que importa é o volume d'agua que fica em contato com o grão. Por isso que o volume indicado pelo Beersmith foi insuficiente.
 
Acabei de brassar uma, em tese com o desconto do fundo falso deveria adicionar +2,85L somados aos 2,608 seria 5,458L. Pra fazer um teste resolvi deixar em 3,5L/kg. Notei que o SG bateu exatamente com o esperado no bsmith. Porém o OG foi acima (acho que só falta um ajuste na taxa de evaporação). Bom, vou subindo aos poucos e testando mas já notei uma melhora notável na minha eficiência. Obrigado!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Adicionando mais uma informação. Acabei de assistir a um workshop de água da Brau Akademie (muito bacana) eles comentaram sobre o ajuste de l/kg de malte na mosturação. Comentaram que testes de eficiência foram realizados com base na indicação do Palmer de 2,6L/Kg até 5L/kg e observaram que a melhor eficiência ficou em 4L/Kg. Sinceramente notei uma melhora na minha eficiência que era de 68% usando 2,6L/Kg (default beer smith) para 74% usando 3,5L/Kg. Na minha próxima brassagem vou usar 4L/Kg. Vou postar aqui a eficiência obtida.
 
Back
Top