Broca escalonada para furar panela e painel de brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Pessoal,

Estou montando um painel de brassagem como o do the Eletric Brewery. Vou precisar furar não só a caixa de comando como depois também 3 kegs que vou comprar para montar meu herms.

Estava querendo comprar uma broca escalonada de até 22mm mas o preço é beeeeemmmm salgado na leroy ou lojas similares por volta de $160 temers

Encontrei no MercadoLivre algumas com preço bem convidativo $40 a $60 que dizem ser revestidas ou de titânio.

Alguém já comprou uma dessa lá do ml? Não quero arriscar comprar algo que fique cego no primeiro uso.


Abs,
Rodrigo
 
Boa noite amigo
Pois então, certa feita me senti na necessidade de comprar uma broca escalonada. Fui direto ao AliExpress e comprei um jogo de 3 brocas banhadas em titânio. Em torno de 30 dias chegou muito boas para furar plástico (baldes e fermentadores) bem como caldeirões de alumínio, porém ela não suportou furar barris de inox.

Espero ter ajudado.

Att.
 
Cara, as panelas de 60l de alumínio que eu uso, furei com uma serra copo para metal normal.
Por por que elas sejam, será para poucos furos e depois ficará em desuso.
Para os furos dá panelas usei a broca dá foto (o diâmetro um pouco menor que a rosca das torneiras de 1/2", ficando praticamente vedado sem o uso de anéis).
Para o baldes uso uma broca chata de 5/8".
aa7bbd563ec0340161c7c9c08c561f04.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Eu comprei uma dessas brocas escalonadas com titânio no ML. São uma porcaria para furar aço inox. Até consegui fazer alguns poucos furos na minha panela, para colocar as válvulas, mas a broca cegou rapidamente e não consegui terminar todos. Acabei fazendo alguns furos com uma broca de 10mm e alargando com uma lima redonda.

Serra copo HSS funciona bem para alumínio, mas não rola para aço inox também.
Para plástico, qualquer coisa vai servir. Eu tenho um jogo de serra copo chinês barato que serviu tranquilamente.

Agora estou penando para furar outra panela, também de inox, que vai servir como filtro, dentro da outra. Minha ideia era fazer diversos furos de 10mm no fundo, mas tá muito difícil. Esse fundo, teoricamente tem 3mm.
Já gastei várias brocas e ainda não consegui terminar; tentei brocas de diversos diâmetros e marcas. Consigo fazer alguns poucos furos e a broca fica cega. O melhor resultado que consegui foi fazer 6 ou 7 furos com uma broca HSS de 8mm da Bosch de 8mm. Também tentei brocas com cobalto e o resultado foi muito pior, apenas uns 2 ou 3 furos.

Se alguém tiver alguma dica para fazer esses furos em inox, ficarei feliz. Ou se puderem indicar algum lugar com preço justo que faça esse tipo de serviço no Rio, pode ser também.
 
Eliseu. Comprei uma no mercado livre e consegui furar meu painel de Brassagem tranquilamente (aço 0,9mm). Paguei por volta de 80 no jogo com frete aqui pra SP.
7adc367838f0b899b9040999c18eacd2.jpg
96f1b31375a9ffe1163954c2522bc1d5.jpg
 
Esse aço aí do painel é bem mais tranquilo mesmo. Se conseguir o mesmo resultado nos kegs de aço inox, avise aqui, por favor.

Minhas panelas, onde essa broca não funcionou a contento, são de inox 201, com paredes de 1,0mm e o fundo, se não me engano, é de 3mm.

Como você fez esses cortes quadrados no seu painel?
 
Abri um buraco com o disco diamantado da micro retifica (somente para entrar a lâmina da tico tico), terminei o corte com a tico tico e finalizei com a ponta montada e lima nos cantos
97b13bd751ce3d6f8565de457aacba5b.jpg


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Comprei no Aliexpress esses dias um conjunto com 4 brocas escalonadas, paguei por volta de R$ 60, não sei da qualidade, provavelmente não é das melhores, mas como minha ideia inicial é só alumínio mesmo acho q vai ser de bom.
Uma ideia boa para quem precisa usar pouco é, procure um torneiro na Cidade, não deve cobrar muito para abrir esses furos.
Mas se for bastante, procure em loja especializada em ferramentaria de torno, o preço é mais alto, mas para nós hobistas, as ferramentas vão durar uma vida, e veja tbm ferramentas especificas para inox, por tem diferença das ferramentas para aço ou alumínio.

Abraços.
 
Back
Top