BrewDog Punk IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulohnf

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2015
Messages
59
Reaction score
18
Bom dia Senhores.



Estou planejando uma brassagem de um pseudo clone da PUNK IPA.

Com uma pesquisa rápida, cheguei a receita:





Tenho quase todos os ingredientes em mãos, menos o Nelson Sauvin.... Mas tenho Amarillo e pensei em substituir e ajustar para meu gosto. Outro detalhe é fermento, como não tenho pratica com fermento líquido, usaria o S05.. que tb tenho em mãos... por isso seria um pseudo clone.



Vi em algumas receitas a utilização de 1 colher de chá de irish moss faltando 15´ de fervura.


O que acham?
 

Attachments

  • Captura de tela 2015-08-06 12.26.58.png
    Captura de tela 2015-08-06 12.26.58.png
    248 KB · Views: 459
Cara,

não tem problema em substituir o Nelson por Amarillo, a Punk IPA já teve umas 4 receitas diferentes, e as mais recentes não tinha Nelson (pela dificuldade em encontrá-lo em escala comercial/industrial). O Nelson é mais "doce" do que o Amarillo, mas o Amarillo se encaixa perfeitamente com os outros lúpulos da receita.

Quanto ao Malte, Marris Otter é o que eles utilizam porém o preço é salgado, se quiser pode substituir por um Pale comum e mais um pouco de Crystal para ajustar a cor..

A Punk é uma English IPA, então se quer um resultado mais próximo use o S-04 e não o US-05.
 
Vlw Ipera.


O maris otter eu já comprei, então vai com ele mesmo...


Quanto ao fermento, vou ver se pego uns pacotes S-04 também... Pensei no S-05 por ser mais neutro, e o lúpulo se sobressair nesta receita.


Mosturação a 65C, durante 90 mín, mashout a 76C durante 10min.
 
Com certeza com o S-05 vai ficar muito boa. Eu na verdade fiz algumas IPAs com US-05 e outras com S-04 e particularmente prefiro o US-05. Porém a Punk usa English Ale. Você percebe que ela não é tão seca quanto as AIPAs e tem um leve caráter de ésteres.

Aproveitando esse comentário, a Punk tem um pouco de corpo, eu faria uma mosturação entre 67-68 para ficar mais com o perfil dela. Mas se preferir ficar com 65c vai ficar boa do mesmo jeito!
 
Devidamente anotado.

Percebo mesmo o corpo na Punk.. achava que 68 ela ficaria muito "cheia".. Mas vou tentar assim... e também meu controle de temperatura não é lá essas coisas pra manter certinho.


E quanto ao IRISH MOSS, já usou? Pelo que entendi tem basicamente a função do whirfloc, ou estou enganado?
 
Irish Moss é a mesma coisa que whirlfloc, é questao de gosto.
 
Parabéns pelo post!
Estou para iniciar a minha primeira brassagem e será um clone da PUNK IPA.
Não deixe de relatar o processo de produção da cerveja.

Cheers!! e boa brasssagem
 
Parabéns pelo post!
Estou para iniciar a minha primeira brassagem e será um clone da PUNK IPA.
Não deixe de relatar o processo de produção da cerveja.

Cheers!! e boa brasssagem

Cara, sem querer te desanimar, mas os insumos da Punk são caros, eu faria uma outra cerveja na sua primeira brassagem, apenas para te deixar mais familiarizado com o processo, e depois sim faria esse clone.

Mas se você se sente bem confortável com todo o processo segue em frente.
 
Cara, sem querer te desanimar, mas os insumos da Punk são caros, eu faria uma outra cerveja na sua primeira brassagem, apenas para te deixar mais familiarizado com o processo, e depois sim faria esse clone.

Mas se você se sente bem confortável com todo o processo segue em frente.

Pois é, já me falaram isso. Você poderia me responder sobre os lúpulos lá no meu post né? hahahaahaha... Estava querendo comprar alguns lúpulos na Amazon, mas não sei qual trazer.
 
Cara,

não tem problema em substituir o Nelson por Amarillo, a Punk IPA já teve umas 4 receitas diferentes, e as mais recentes não tinha Nelson (pela dificuldade em encontrá-lo em escala comercial/industrial). O Nelson é mais "doce" do que o Amarillo, mas o Amarillo se encaixa perfeitamente com os outros lúpulos da receita.

Quanto ao Malte, Marris Otter é o que eles utilizam porém o preço é salgado, se quiser pode substituir por um Pale comum e mais um pouco de Crystal para ajustar a cor..

A Punk é uma English IPA, então se quer um resultado mais próximo use o S-04 e não o US-05.

Boas dicas,mas a Punk IPA não é uma English IPA apesar de ser britânica,é uma American IPA.Por isso eu iria de US-05.
 
Pois é, já me falaram isso. Você poderia me responder sobre os lúpulos lá no meu post né? hahahaahaha... Estava querendo comprar alguns lúpulos na Amazon, mas não sei qual trazer.

Já eu te incentivo a já fazer esse clone,principalmente porque essa é a motivação de se fazer cerveja:reproduzir o que gostamos.
E também porque acho que mesmo que se for sua primeira brassagem é muito difícil não sair num nível aceitável,com tantos lúpulos aromáticos como nesse clone ,entãoaí que é mais difícil!

Boa sorte e nos conte como saiu,

Abraço!
 
Boas dicas,mas a Punk IPA não é uma English IPA apesar de ser britânica,é uma American IPA.Por isso eu iria de US-05.

Cara, pior que a Punk é dificil de enquadrar. Lupulagem indiscutivelmente americana, mas o fermento é inglês. Dá uma lida no artigo da BYO sobre eles. É antigo, de 2010, mas de lá pra cá o que mudou nas receitas foram os lúpulos apenas:
http://byo.com/stories/issue/item/1970-brewing-with-brewdog

Ai ainda tem duas receitas clones (de 2010): a Punk e a Hardcore IPA. A Punk usa Dry English Yeast e a Hard Core usa American Ale Yeast.

Abraços!
 
Boas dicas,mas a Punk IPA não é uma English IPA apesar de ser britânica,é uma American IPA.Por isso eu iria de US-05.

Com que base você classifica ela como uma AIPA? Os maltes são ingleses, o fermento é inglês também. Lúpulos na sua maioria americanos mas não todos...

Se quiser ser fiel a receita vá de S-04, que é o que eles utilizam. Porém ficará também muito boa se utilizar o US-05.
 
Com que base você classifica ela como uma AIPA? Os maltes são ingleses, o fermento é inglês também. Lúpulos na sua maioria americanos mas não todos...

Se quiser ser fiel a receita vá de S-04, que é o que eles utilizam. Porém ficará também muito boa se utilizar o US-05.

Principalmente pelos lúpulos que são cítricos,bem ao estilo americano,e IPA é um estilo cujo destaque são os lúpulos.Por possuir só Maris Otter,o que é típico também da escola americana que usa pouco ou nenhum malte crystal em suas ipas,principalmente no estilo west coast.

Quanto ao fermento,o US-04 é inglês,mas é moderadamente frutado,nada como um fermento burton ale.

Inclusive algumas cervejarias americanas usam essa combinação de maris otter e english ale yeast em suas ipas,como a stone brewing co.
 
Principalmente pelos lúpulos que são cítricos,bem ao estilo americano.Por possuir só Maris Otter,o que é típico também da escola americana que usa pouco ou nenhum malte crystal em suas ipas,principalmente no estilo west coast.

Quanto o fermento,o US-04 é inglês,mas é moderadamente frutado,nada como um fermento burton ale.

Inclusive algumas cervejarias americanas usam essa combinação de maris otter e english ale yeast em suas ipas,como a stone brewing co.

Aí que está meu ponto. Não dá para dizer que é uma AIPA clássica.

Quanto a combinação de MO e dry english, quase todas as cervejarias americanas famosas tem pelo menos uma cerveja assim (stone, russian river a three floyds), mas quando perguntados sobre fermentos eles mencionam que a cepa "oficial" da cervejaria é uma american yeast ale ou alguma variação, sempre bem secas e sem ésteres.

De qualquer forma, como eu disse antes, para a Punk IPA a BD usa Dry English. Eu particularmente prefiro o S-05 exatamente pelo fato de gostar de IPAs bem secas, sem nada que minimamente possa interferir com o lúpulo. Mas se ele quiser ser fiel, manda um S-04 e conta pro pessoal como foi.
 
Aí que está meu ponto. Não dá para dizer que é uma AIPA clássica.

Quanto a combinação de MO e dry english, quase todas as cervejarias americanas famosas tem pelo menos uma cerveja assim (stone, russian river a three floyds), mas quando perguntados sobre fermentos eles mencionam que a cepa "oficial" da cervejaria é uma american yeast ale ou alguma variação, sempre bem secas e sem ésteres.

De qualquer forma, como eu disse antes, para a Punk IPA a BD usa Dry English. Eu particularmente prefiro o S-05 exatamente pelo fato de gostar de IPAs bem secas, sem nada que minimamente possa interferir com o lúpulo. Mas se ele quiser ser fiel, manda um S-04 e conta pro pessoal como foi.

Isso é verdade,se ele quer clonar o certo é o US-04 mesmo.
 
Então, recentemente tentei um clone da Punk IPA e estou aguardando o resultado final. Até agora achei menos aromática, mas a base maltada ficou bem parecida. Ela é uma IPA fora de estilo, começando pela cor. Se formos realmente analisar pelo BJCP ela está fora na cor e amargor. Segue a receita que fizemos:

ClonIPA (English IPA)
Mecbier 50 litros
OG: 1,054
IBU 44,4
Cor: 5 SRM
ABV: 5,7

13kg Maris Otter Pale Malt (100%)

60min - 30g Chinook

15min - 2 tabletes de whirfloc
15min - 60g Ahtanum
15min - 32g Nelson Salvin

10min - 32g Simcoe

0min (whirpool) - 64g Nelson Salvin
0min (whirpool) - 64g Simcoe
0min (whirpool) - 32g Chinook

Levedura: Dry English Ale (WLP007)

Dry-hop - 83g Nelson Salvin
Dry-hop - 83g Chinook
Dry-hop - 83g Simcoe

Essa semana envasarei e contarei a experiência. Até agora ficou bem parecida, mas como já disse, faltou aroma na minha opinião. E olha que só no dry-hop foi 250g de lúpulo.

Outra questão levantada, sim, é uma receita CARA. Além do MO, a levedura líquida é cara e requer paciência (starter de 3 etapas).
 
Bem legal,cara!

Talvez tenha menos aroma pela qualidade dos lúpulos que temos acesso aqui...
Quanto ao custo eu sempre acho que vale a pena,porque certamente sairá mais em conta que uma IPA comercial,sem falar na brewdog punk ipa que é super cara aqui.

Abraço!
 
Neste fim de semana experimentei o meu clone da Punk IPA, carinhosamente chamada de ClonIPA.

Impressões:
Mesmo depois do dry-hop de 7 dias faltou um pouco de aroma. Por ter sido o lúpulo antigo.
Senti que faltou um pouco de corpo e ela ficou bem seca. Mas creio que esse é o perfil da Punk mesmo.
Tomamos ela no post-mix e em Goiânia estava fazendo uns 33 graus na sombra. Resultado: em duas horas secamos o bariil (eramos umas 7 pessoas).

Uma receita que repetirei com certeza, mas aumentando o dry-hop para 10 dias.
 

Attachments

  • AhpSL34ZeHGTdWDFDnU6njuu34LxlKXL9pBRvXSJbiEH.jpg
    AhpSL34ZeHGTdWDFDnU6njuu34LxlKXL9pBRvXSJbiEH.jpg
    341.1 KB · Views: 198
Muito Bom Ike!

Infelizmente a disponibilidade de lúpulos frescos sempre será uma dificuldade no aroma.

Vou ter que arrumar um tempo pra fazer essa receita, fiquei com água na boca.


Abraço!
 
Bom dia Senhores.



Estou planejando uma brassagem de um pseudo clone da PUNK IPA.

Com uma pesquisa rápida, cheguei a receita:





Tenho quase todos os ingredientes em mãos, menos o Nelson Sauvin.... Mas tenho Amarillo e pensei em substituir e ajustar para meu gosto. Outro detalhe é fermento, como não tenho pratica com fermento líquido, usaria o S05.. que tb tenho em mãos... por isso seria um pseudo clone.



Vi em algumas receitas a utilização de 1 colher de chá de irish moss faltando 15´ de fervura.


O que acham?

Paulo
Eu também estou querendo fazer um clone da Punk IPA e vi que o lúpulo mais próximo do Nelson Salvin é o TNT e tem no site Lamas, mas o Amarillo é uma boa opção tbm. Deixo a dica para uma próxima receita!

Ronan
 
Muito Bom Ike!

Infelizmente a disponibilidade de lúpulos frescos sempre será uma dificuldade no aroma.

Vou ter que arrumar um tempo pra fazer essa receita, fiquei com água na boca.


Abraço!
Galera, lúpulo em flor não fica melhor para Dry hop? Tem lojas comercializando por aqui...

Abs

Fabio
 
Galera, lúpulo em flor não fica melhor para Dry hop? Tem lojas comercializando por aqui...

Abs

Fabio

Segundo o Leo da Seasons, lúpulo em flor só vale a pena se tiver certeza da procedência e for realmente fresco. Do contrário em pellet sempre será mais eficiente e mais fresco pois pellet é muito mais fácil de armazenar e de estar em boas condições. Nunca vale a pena pegar uma flor safra 2014 por exemplo que é mais fácil você ter cheiro de queijo na sua cerveja do que cheiro de lúpulo.
 
Back
Top