Braumeister clone

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kleyton

New Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
1
Reaction score
0
Olá.
Estou estudando a montagem de braumeister com panelas de aluminio.
Seria interessante se quem montou podesse passar dicas.
Equipamentos, valores, sites e soluções.

Att;
Kleyton
 
Tem novidade no mercado que são equipamentos da Mybeer. Vi somente por fotos, não fui no lançamento nda BrasilBrau. Não sei de valores e também não são de alumínio e sim de inox.

Abs
 
Já viu esse aqui?
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=aG00X4iMHbw[/ame]
 
Outro video:

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=jqDpkszUtIE[/ame]
 
Puts... show de bola esse que o cara fez!! Do primeiro video....Com esse video morreu minha duvida de como fazer um esquema para o encaixe ficar vedado para agua subir o malte ...

Alguém sabe algum modelo de controlador estilo esse que o cara usou?

Diogo, não captei o esquema de vedação do cara. Podes explicar?

Valeus
 
Esta vedação pode ser feita apenas com uma tira de silicone (formato em U, vendida em casa especializadas em borrachas e silicones), pois com o próprio peso do cesto a agua acaba fluindo através do malte, pelo menos no meu equipamento funcionou bem.
 
Esta vedação pode ser feita apenas com uma tira de silicone (formato em U, vendida em casa especializadas em borrachas e silicones), pois com o próprio peso do cesto a água acaba fluindo através do malte, pelo menos no meu equipamento funcionou bem.

O do segundo vídeo eu já sabia como era. Mas o do primeiro vídeo não está claro.

Na hora que o sujeito vai retirar a panela interna parece que ele dá uma desrosqueada ou algo assim. Não dá pra ver direito pois o vídeo está acelerado.
 
Diogo, não captei o esquema de vedação do cara. Podes explicar?

Valeus

Eu entendi que ele pega uma panela com fundo faz um furo no meio e coloca uma união. Nessa panela ele deve colocar uma porca e talvez soldar para não soltar. A parte que sai da bomba e fica preso na panela de fervura deve ter uma luva também rosqueada em uma união assim ele ao inves de fazer com oring ou borracha ele apenas rosqueia. E tb dependendo do tamanho da suas panelas vai ter que colocar um cano para a panela ficar mais alta e o volume de agua fique correto. Ai tem que fazer algumas experiencias. (Espero ter conseguido me fazer entender..rsrs)
Mas acho que a opção ao contrario ao inves da bomba empurrar no malte o cesto fica em suspensão e a bomba recircula soltando em cima do malte é bem mais simples de fazer.
 
Valeu Diogo. Eu tb imaginava algo do tipo, só não sabia exatamente quais os tipos de conexão que ele tinha usado.
 
cara, não quero ser chato, mas se for pra gastar dinheiro, já gasta direito. vai acabar economizando 500 reais para mais tarde gastar mais 20 horas de trabalho refazendo tudo em uma panela melhor
 
Concordo. Estou fazendo uma semelhante ao segundo video, mas totalmente em Inox. Pelos meus cálculos, vou gastar uns 1200,00. Capacidade de 50 lts.... mas dá trabalho pesquisar tudo isso... Consegui uma panela em Inox nova no ferro velho com 77 lts de capacidade por 120 pila...e assim vai. Quando tiver pronta posto ai;
 
cara, não quero ser chato, mas se for pra gastar dinheiro, já gasta direito. vai acabar economizando 500 reais para mais tarde gastar mais 20 horas de trabalho refazendo tudo em uma panela melhor

Eu já acho que é questão de escolha de processo! E também fazer contas! Tem gente que gosta do estilo braumeister e outros do estilo da mec bier ... ambos são bons mas um empurra e o outro volta a agua por cima.
Pensando por um lado do tipo, "melhor gastar uma vez do que 10x até acertar" eu resolvi comprar uma pronta, de uma empresa que já fabrica essas panelas. Assim espero não correr o risco de ficar gastando até chegar em um equipamento bom, pois fiz as contas da seguinte maneira:

- Panelas boas de Inox = + - R$1.200,00 (feitas sob medidas para encaixes ou não )
- resistencia elétrica = +- R$300,00
- bomba = + - R$700,00
- conexões inox, caixa, controlador e peças pequenas = + - R$700,00

R$2.900,00 ... logico que pode ser que consigam por menor custo, pois tem gente que mora em grandes cidades ( eu moro em uma cidade de 10mil habitantes) não se encontra nada por aqui, mal acha quem faz solda em inox..rsrsrs.

Ai coloca horas trabalhadas e muito gasolina correndo atras das coisas .. nas minhas contas não compensou por isso escolhi comprar direto da Mec Bier, uma de 30 litros de cerveja pronta fica em R$3.300,00... 50l R$4.800,00 ... as duas já vem com o moinho de rolo manual, com apoio e funil de inox.

Agora se pegar as minhas panelas de aluminio, mais conexões sem ser de inox, usar meu TIC, bomba de lavadora e só minha m.o. ... vou gastar bem menos, mas terei apenas um protótipo.. que com certeza vou querer gastar para deixa-lo melhor.

Na minha opinião é que tem que fazer contas e mais contas, colocar tudo na balança e ver oque vai melhor servir para seu caso.

Abraço
 
Bom dia a todos.
Sou o Alexandre do segundo vídeo.
Me coloco a disposição para tirar qualquer dúvida sobre a montagem e orientar no que eu puder sobre o assunto.

Um abraço a todos.
 
Eu já penso que não vale a pena investir alto em um sistema automatizado para a produção se não houver um sistema igualmente bom para fermentação e envase. Querendo ou não, a limitação na produção é o volume/número de fermentadores, e isso ocupa um espaço maior e muito mais cuidados que a produção per se.
 
Eu acho automação muito interessante porque isso permite repetibilidade do meu processo. Ou seja, nos meus projetos de automação, eu procuro automatizar algo que eu faria exatamente daquele jeito se estivesse fazendo tudo no braço, tentando simular o processo que eu julgo ser o melhor possível.

Pensando friamente, pessoal, Braumeister ou os clones que estamos vendo no mercado, na MINHA concepção, não tem NADA de automação fora do usual que muitos aqui tem nas suas panelinhas.

A grande vantagem deles é ser em uma panela só, pouco espaço, etc, agora.. aquecer a água a determinada temperatura, ou controlar a mosturação, isso qualquer equipamento caseiro faz, basta instalar uma resistência, uma bombinha, um controlador e pronto. Qualquer BIAB com saco de voil faz exatamente a mesma coisa.

Agora, se esses equipamentos aí automaticamente começassem a mosturar em horário X sem precisar estar junto das panelas, fizesse a filtragem ou lavagem sozinhos (erguendo o malte ou coisa do tipo), aí a gente começaria a falar realmente em automação, algo que diminuiria em muito o tempo pra fazer cerveja pois bastaria deixar tudo montado na noite anterior, e colocar no timer "começar a fazer a cerveja as 15hs de amanhã", e então chegar do trabalho as 19 e só ter que prosseguir com a fervura e limpeza.

Abraço!
 
Bom dia a todos.
Concordo em parte com você, Guenther.
Na minha forma de ver, existem vários níveis de automação. Não podemos dizer que um portão de carro não é automático porque precisamos apertar um botão para ele abrir e apertar novamente para ele fechar. Nesse exemplo, o ideal para isso seria que a central eletrônica soubesse a hora que a gente chega em casa e nessa hora abrisse o portão e 30 segundos depois fechasse, por exemplo.
Outro nível seria a gente apertar um botão quando chega e o portão fechar sozinho e o menor nível seria apertar o botão duas vezes. É automação, porque você não precisa sair do carro para empurrar o portão. Ele abre e fecha motorizadamente.
Indo para as panelas, ditas automáticas, elas tem um nível de automação quando tiram a necessidade do usuário ficar mexendo malte com colher e ligando e desligando o fogão. Essa situação seria não automação, ou a maior necessidade de interação do usuário.
A vantagem desses sistemas, ditos automáticos, ou se você preferir, semi automáticos, é que em alguma parte do processo, você não precisa fazer uma tarefa, que é necessária de ser feita e que todos fazem, que é mexer o malte e ligar e desligar a fonte de calor para manter a temperatura constante por determinado tempo.
Pelo que consigo imaginar, não seria difícil criar um processo que ligasse em determinada hora e comessasse e terminasse esse processo por inteiro, já existem maquinas de fazer pão, que custam menos de 400 reais, que fazem isso direitinho. Só acho que para alguns isso não seria possível por uma questão de logistica. Por exemplo comigo isso não seria possível por uma questão de espaço e porque minha esposa me mataria se eu montasse uma parafernalha dessa na cozinha. Uma panela semi automática já está passando atravessado na garganta dela!
Queria me desculpar por postar esse texto, já que entrei a pouco no grupo e venho querendo bater de frente com ideias postadas aqui, mas creio que um olhar diferente é sempre bom. Acho que aprendemos mais quando as coisas não andam 100% tranquilas. Aprendemos muito mais nas adversidades. O legal disso tudo é que não existe o certo e o errado, existe a forma de um e de outro ver a mesma coisa.

Um grande abraço a todos.

Alexandre
 
Olá.
Estou estudando a montagem de braumeister com panelas de aluminio.
Seria interessante se quem montou podesse passar dicas.
Equipamentos, valores, sites e soluções.

Att;
Kleyton

Kleyton, eai chegou a montar o clone da braumester? Se sim poderia montar um tutorial, ou dicas importantes pra montar um? Estou muito interessado em fazer a minha.
 
Galera, alguém pode indicar uma bomba para ser utilizada na recirculação dessas panelas?
 
Tenho uma Grande Duvida, em relação a projetos Single Vessel!

Qual a Vantagem ou o pq fazer a circulação Invertida? Forçando o Mosto debaixo para cima?
 
A meu ver a vantagem é manter tudo dentro da panela, sem muitas perdas de calor.
se você quer circular de cima para baixo, tem que pegar o liquido que está em baixo e levar para cima e deixar cair por gravidade. O problema é que nessa levada de baixo para cima, geralmente ela deverá ser feita por fora da panela, causando perda de calor. Fazendo o contrário, tudo fica dentro da panela e não há essa perda.

Basicamente é isso.

Um abraço.

Alexandre

Tenho uma Grande Duvida, em relação a projetos Single Vessel!

Qual a Vantagem ou o pq fazer a circulação Invertida? Forçando o Mosto debaixo para cima?
 
A meu ver a vantagem é manter tudo dentro da panela, sem muitas perdas de calor.
se você quer circular de cima para baixo, tem que pegar o liquido que está em baixo e levar para cima e deixar cair por gravidade. O problema é que nessa levada de baixo para cima, geralmente ela deverá ser feita por fora da panela, causando perda de calor. Fazendo o contrário, tudo fica dentro da panela e não há essa perda.

Basicamente é isso.

Um abraço.

Alexandre

Faz sentido Alexandre, esse é um Bom argumento!

Porem todo sistema HERMS funciona com Mangueiras de silicone, do MT para a serpentina no HLT e volta... Acho que a perda seria similar.

Será que essa perda é muito grande?


Será que esse sistema "Invertido", não seria simplesmente para reduzir o tamanho do equipamento?
 
Acredito que o sistema single vessel resolve, ou tenta, resolver dois problemas: 1) espaço; 2) problemas da circulação por gravidade.

A circulação por gravidade fica sujeita à taxa de filtração das cascas do malte, e algumas vezes pode entupir. A circulação invertida utiliza a força de uma bomba para empurrar o malte através do filtro, além disso aproveita a própria gravidade, que faz com que o malte/casca desça nos pontos onde a força da bomba não os atinge, dificultando assim o entupimento do filtro superior.

Mas um problema que pode ocorrer nesse sistema é o vazamento de mosto por baixo do cesto, já que às vezes o malte fica muito moído e não há forma de filtrar o mosto, mesmo com uma bomba forte, ou também o vazamento pode resultar de um projeto falho de equipamento.

Atualmente existe no mercado sistema single vessel com circulação por gravidade e por circulação invertida (mec hobby e masterbier/braumeister, respectivamente; entre outros). Os dois estão tendo problemas e estão tentando resolver.

Acho que, se você optar por um sistema desses, tem de ponderar qual máquina dará mais trabalho para resolver o problema que porventura possa apresentar na hora da brassagem. Você tem que considerar três sujeitos nesse problema: você (que pode ter moído muito o malte), a máquina (cujo o projeto pode ser falho) e o vendedor (que pode ou não dar dor de cabeça pra você).
 
Oi pessoal,

Estou montando minha "panela" baseada no projeto do Matho. Link abaixo de um breve video dela (a do matho).

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=P8CpxtSPGHo[/ame]


Na minha as panelas sao de aluminio, para fazer levas de +- 10 litros. Ainda falta chegar algumas partes. Pretendo colocar um topico em breve sobre a montagem da dita......

Abraços
Silvio Finotti
 
Acreditei q o movimento ascendente pode ter o problema resolvido com um eixo no centro que prenda o tubo ao fundo. ...
 
Cara... tenho lido e participado bastante do fórum... creio que existe um mercado para panelas single vessel, com estrutura de alumínio, com bomba mais reforçada que as de lavadoura... ao custo de uns R$ 2 mil... e creio que ainda dá um bom lucro... mas ninguém se especializa nisso...
 
Bom, como disse minha panela AINDA está em fase de construção......
Seguem algumas fotos dela:
panela1.JPG


panela2.JPG


panela3.JPG


panela4.JPG


panela5.JPG


panela6.JPG


panela7.JPG


panela8.JPG


panela9.JPG


panela10.JPG


panela11.JPG


panela12.JPG


Por enquanto sem "legenda"..... tenho que sair agora....
 
muuuuito semelhante ao projeto que estou desenhando... como vai fazer as conexões embaixo... já orçou?
 
Este projeto é TOTALMENTE baseado naquele que coloquei o link..... tanmbem conhecido como "BRAUMISER".

Eu tive conhecimento dele por um amigo daqui de Goiania. Ele fez um (porem para levas maiores de 30 litros) e ficou ÓTIMO !!! Estou me baseando no projeto dele e pegando a grande maioria das dicas com ele..... Estou iniciando ainda na produção de cervejas..... Mas já estou me divertindo muito..... rsrsrs

Em baixo, pretendo usar conexoes em inox.... estou olhando no dealextreme.... mas ai demoraria muito..... vou olhar tambem nas lojas de conexoes aqui em Goiania.

A resistencia já chegou por aqui, mas ainda não montei na panela.

Falta chegar ainda: a bomba e o sensor de temperatura e olhar as conexões da bomba.

Na parte eletronica falta apenas o display.....

Espero em breve poder termina-la.....
 
me passa onde comprou os fundos falsos... o controle comprei um legal, caixa montada ja... no ml por 200... embaixo vou usar inox tb... bomba mandei vir da china... me passa teu mail por mp para eu te mandar como quero fazer o esquema de baixo no meu...
 
me passa onde comprou os fundos falsos... o controle comprei um legal, caixa montada ja... no ml por 200... embaixo vou usar inox tb... bomba mandei vir da china... me passa teu mail por mp para eu te mandar como quero fazer o esquema de baixo no meu...

Oi Alan,

Quase tudo que é de inox (fundo, base da panela maior, fechamento superior, etc) fiz com um camarada que trabalha com inox aqui em Goiania (ele faz mesas, balcões, etc pra refrigeração, alimentação, etc....). Os fundos por exemplo: as telas usasdas eram restos de materias que ele tinha por lá que foi cortado, furado e soldado aquele tubinho no centro. Se não me falha a memoria, as 2 peças ficaram uns 120,00. Não é "baratinho", mas a chapa é bem espessa e é de inox......
 
Eu pretendo usar algumas conexões a mais do que o projeto do Matho. Duas entradas de liquido (uma da panela e ontra com espigao para uma mangueira) e tres saídas (uma para dentro do tubo de malte, uma para o wirepool na lateral e uma com espigão para mangueira).

Todas fechadas com registros de esfera... assim posso fazer o trabalho normal, trasfegar, fazer o wirepool, adicionar agua por baixo ou mesmo fazer uma lavagem de grãos...


Esse teu amigo tem um mail para contato? O que fez os fundos?
 

Latest posts

Back
Top