Braumeister clone

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu pretendo usar algumas conexões a mais do que o projeto do Matho. Duas entradas de liquido (uma da panela e ontra com espigao para uma mangueira) e tres saídas (uma para dentro do tubo de malte, uma para o wirepool na lateral e uma com espigão para mangueira).

Todas fechadas com registros de esfera... assim posso fazer o trabalho normal, trasfegar, fazer o wirepool, adicionar agua por baixo ou mesmo fazer uma lavagem de grãos...


Esse teu amigo tem um mail para contato? O que fez os fundos?

Eu estou pensando na possibilidade de fazer uma entrada para o wirlpool tambem....
Não entendi muito bem como seriam as outras entradas/saidas que vc. mencionou..... tem como detalhar ???

Sobre as peças de inox, a pessoa que fez não é amigo meu não..... é um cara que trabalha com inox e que descobri nas "andanças" aqui em Goiania. Acredito que ele não tenha e-mail não...... Mas posso confirmar na próxima vez que for lá..... possivelmente no outro final de semana
 
Basicamente, com legenda:

EA - entrada de liquido de dentro da panela
EB - entrada auxiliar com mangueira
SA - saída para dentro do tubo de malte
SB - saída para wirepool
SC - saída auxiliar com mangueira
M1 e M2 - respectivamente mangueira de entrada da bomba e de saída da bomba...

As elipses pretas na foto são as válvulas de esfera, que ainda não chegaram...

Assim, fechando as válvulas, eu posso ter os seguintes movimentos:

EA >> SA - movimento normal da panela durante a brassagem
EA >> SB - wirepool
EA >> SC - trasfega para fermentador, limpeza da panela, etc;
EB >> SA - enchimento da panela para iniciar o trabalho, realizar limpeza, etc, através da bomba, sem precisar erguer galão, etc;
EB >> SC - fazer a lavagem dos grãos, tirando agua de outra panela ou de um galão;
Ainda posso usar uma outra saída, sem bomba:
SB >> SC - como vai ficar ligeiramento mais alta a saída sc, posso utilizar para a trasfega por gravidade, protegendo o trub...


Estou fazendo um projeto piloto, tudo em alumínio e latão, com uma bomba do aliexpress igual a que o Lamas vende mas está em falta...

Se der tudo certo, faço depois em aço inox...
 

Attachments

  • projeto panela.jpg
    projeto panela.jpg
    31.8 KB · Views: 377
Basicamente, com legenda:

EB >> SA - enchimento da panela para iniciar o trabalho, realizar limpeza, etc, através da bomba, sem precisar erguer galão, etc;

...

Alan,

Muito interessante !!!!! Vc. Faz praticamente TUDO sem precisar de outra bomba nem de ficar trocando conexoes.....

Porem, em função do fluxo que citei acima, vc vai precisar de uma bomba que faça sucção, ja que o galao ou panela auxiliar muito possivelmente estariam abaixo do nivel da bomba........ Essa que vc. comprou trabalha succionando ???

Abraço,
Silvio Finotti
 
Silvio. .. Não sei ainda. .. o bicho não chegou... a idéia eh essa. Após chegar e testar eu conto rsrsrsrs.
 
O meu estou terminando. Amanhã farei uma brassagem teste e aviso como ficou. .. se der mando fotos e vídeo.
 
O meu estou terminando. Amanhã farei uma brassagem teste e aviso como ficou. .. se der mando fotos e vídeo.


Opa !!!!

Poste fotos Alan !!! Se nao der pra tirar do durante, tira depois pra gente ver como ficou a panela !!!


O meu projeto esta em ritmo lento...... Comprei o sendor de temperatura errado...... Esperando agora chegar o novo.....

Abracos !!
 
Bom, usei minha Clone...

Usei o projeto de válvulas que está acima, de forma a poder operar todas as entradas e saídas de líquidos por válvulas...

Fiz uma Tripel, segundo o BS tive eficiência de 68%... nada mal pois meu malte já não era novo...

A aparelhagem, que é só um protótipo, todo em alumínio, ficou composta da seguinte forma:
- Panela externa nr 36, com conexões 1/2, resistência de volta dupla de 2kw, 220v e bomba de aquecedor solar (MercadoLivre) de 12v;
- Panela nr 32 toda furada, para utilização em sistema single vessel com circulação descendende com lavagem do grão suspensa; permite até 23l de cerveja de og normal, uns 5kg de malte;
- fundo falso para apoio de sistema BIAB, com circulação descendente para cerveja com maior OG, como a Tripel;
- panela nr 24 com dois "fundos" furados, com eixo central para fixação para circulação ascendente, estilo Braumeister (essa peça ainda preciso terminar), para levas de até 15 litros e menores og (até uns 3,5kg de malte);
- o meu controlador eu deixei movel, é um Coel que uso tanto na brassagem quanto no controle da fermentação...

Erros de projeto:
1) os furos da panela, e consequentemente as conexões ficaram mais para o centro da panela do que eu gostaria;
2) a resistência veio em tamanho diferente do solicitado 30 em vez de 26cm de diâmetro, o que me obrigou a usar uma panela menor por dentro da resistência do que uma maior por fora;
3) o motor é muito fraco para o wirepool e para o estilo de circulação "para cima", o que obrigará uma atualização posterior;
4) ainda não criei uma base decente para a panela, que me possibilite mobilidade e limpeza posteriora...

A pergunta é: porque eu fiz um sistema hibrido, que pode ser utilizado de várias formas? Resposta simples... como estou iniciando, quero testar, acertar e errar em diversos estilos, e depois analisar, na minha opinião, qual o modelo que me adapto mais...

A brassagem que fiz foi bastante positiva, sem problemas seja para a mostura (muito tranquila apesar da panela ter ficado "pela boca" de grão; quanto para a fervura dos 26l de mosto (o que ficou um pouco fraca pela força da resistÊncia). A transferência posterior para o fermentador pela válvula de saída também foi bem tranquila...

Para um projeto futuro, mais bem acabado, colocaria todas as válvulas num controle frontal da panela, com uma pequena mangueira em cada uma ligando ao fundo... o custo ficou em aproximadamente R$ 1000 reais no projeto todo em aluminio, considerando preço de panelas novas. Um projeto semelhante para 50 litros subiria para R$ 1,5 mil considerando tb uma bomba mais forte...

Em seguida edito aqui e posto as fotos, estão no celular que não está conectando...
 

Attachments

  • 20140914_164258.jpg
    20140914_164258.jpg
    164.2 KB · Views: 410
  • 20140914_182328.jpg
    20140914_182328.jpg
    157.4 KB · Views: 356
  • 20140913_163753.jpg
    20140913_163753.jpg
    210.5 KB · Views: 335
  • 20140914_182855.jpg
    20140914_182855.jpg
    173.7 KB · Views: 339
  • 20140914_203806.jpg
    20140914_203806.jpg
    136.6 KB · Views: 328
Mais algumas fotos, inclusive o destino do bagaço. .. biscoitos para o cusco...
 

Attachments

  • 10 - 20140914_164303.jpg
    10 - 20140914_164303.jpg
    157.6 KB · Views: 308
  • 9 - 20140914_173147.jpg
    9 - 20140914_173147.jpg
    156.2 KB · Views: 291
  • 2 - 20140914_233221.jpg
    2 - 20140914_233221.jpg
    191.2 KB · Views: 286
  • 1 - 20140915_005035.jpg
    1 - 20140915_005035.jpg
    217.8 KB · Views: 308
Ola,

Aguem tem o volume ou as medidas da braumeister 20 e 50 litros, da panela e do cesto? estou fazendo um clone mas estou em duvida do tamanho útil da panela e dos cestos.

Obrigado.
 
Alan,

Muito bom seus experimentos !!!! Vou relatar algumas conclusões que cheguei com o uso do meu equipamento (postei fotos em msgs anteriores):

1) inicialmente meu sistema era com circulação ascendente. As conclusões para este sistema:

- a vedação entre as panelas (o fundo da panela menor e fundo da maior) é bem complicado. Por mais que eu tenha tentado, nunca consegui uma vedação completa, o que acabava ocasionando fluxo entre as panelas, indesejado;
- A bomba trabalha HIPER forçada. Torrei uma bomba de aquecimento solar e mesma a minha CHUGGER trabalhava muito (mas MUITO MESMO) quente neste sistema. E olha que a relação agua/grãos que usei foi no minimo 3;
- capacidade final do sistema acaba sendo menor - consegui fazer no máximo 12 litros de uma cerveja com baixa OG e ainda assim com acréscimo de agua pre fervura.
- melhor eficiencia na casa dos 60-62%


2) acabei, como vc, fazendo umas alterações para testar o sistema com fluxo descendente, aproveitando a bendita gravidade..... rsrsrs

- não tem o problema de vedação entre as panelas;
- a bomba CHUGGER está trabalhando agora tranquilinha.... mal esquenta;
- capacidade do sistema subiu para 20 litros (mais ou menos 4,2 kg no cesto de malte);
- eficiencia subiu, no primeiro teste, para 76% !!!!

Conclusão: não volto mais para o sistema de circulação ascendente.

O que preciso fazer:
1) um "chuveirinho" para o retorno do mosto recirculado no topo da panela. Por enquanto estou fazendo como vc: mangueira encostada na lateral da panela (tubo de malte);
2) colocar algumas opções de valvulas a mais para fazer pelo menos o whirflow com a bomba...


É isso ai !!! Abaixo algumas fotos no "novo" tubo de malte para o fluxo descendente:




Silvio Finotti
 

Attachments

  • IMG_9185.JPG
    IMG_9185.JPG
    118.8 KB · Views: 220
  • IMG_9187.JPG
    IMG_9187.JPG
    108 KB · Views: 201
  • IMG_9189.JPG
    IMG_9189.JPG
    170.4 KB · Views: 213
  • IMG_9190.JPG
    IMG_9190.JPG
    165.1 KB · Views: 200
Alan,

Muito bom seus experimentos !!!! Vou relatar algumas conclusões que cheguei com o uso do meu equipamento (postei fotos em msgs anteriores):

1) inicialmente meu sistema era com circulação ascendente. As conclusões para este sistema:

- a vedação entre as panelas (o fundo da panela menor e fundo da maior) é bem complicado. Por mais que eu tenha tentado, nunca consegui uma vedação completa, o que acabava ocasionando fluxo entre as panelas, indesejado;
- A bomba trabalha HIPER forçada. Torrei uma bomba de aquecimento solar e mesma a minha CHUGGER trabalhava muito (mas MUITO MESMO) quente neste sistema. E olha que a relação agua/grãos que usei foi no minimo 3;
- capacidade final do sistema acaba sendo menor - consegui fazer no máximo 12 litros de uma cerveja com baixa OG e ainda assim com acréscimo de agua pre fervura.
- melhor eficiencia na casa dos 60-62%


2) acabei, como vc, fazendo umas alterações para testar o sistema com fluxo descendente, aproveitando a bendita gravidade..... rsrsrs

- não tem o problema de vedação entre as panelas;
- a bomba CHUGGER está trabalhando agora tranquilinha.... mal esquenta;
- capacidade do sistema subiu para 20 litros (mais ou menos 4,2 kg no cesto de malte);
- eficiencia subiu, no primeiro teste, para 76% !!!!

Conclusão: não volto mais para o sistema de circulação ascendente.

O que preciso fazer:
1) um "chuveirinho" para o retorno do mosto recirculado no topo da panela. Por enquanto estou fazendo como vc: mangueira encostada na lateral da panela (tubo de malte);
2) colocar algumas opções de valvulas a mais para fazer pelo menos o whirflow com a bomba...


É isso ai !!! Abaixo algumas fotos no "novo" tubo de malte para o fluxo descendente:




Silvio Finotti

Monsterbash,

Muito legal seu feedback! Não sei ainda porque insistem em clonar as panelas com fluxo ascendente, até nas "profissionais" existe uma diferença respeitável de eficiência. Tem um vídeo que compara a Braumeister X Grainfather, e o desempenho da Grainfather é claramente superior.


Abraços!
 
Alan,



Muito bom seus experimentos !!!! Vou relatar algumas conclusões que cheguei com o uso do meu equipamento (postei fotos em msgs anteriores):



1) inicialmente meu sistema era com circulação ascendente. As conclusões para este sistema:



- a vedação entre as panelas (o fundo da panela menor e fundo da maior) é bem complicado. Por mais que eu tenha tentado, nunca consegui uma vedação completa, o que acabava ocasionando fluxo entre as panelas, indesejado;

- A bomba trabalha HIPER forçada. Torrei uma bomba de aquecimento solar e mesma a minha CHUGGER trabalhava muito (mas MUITO MESMO) quente neste sistema. E olha que a relação agua/grãos que usei foi no minimo 3;

- capacidade final do sistema acaba sendo menor - consegui fazer no máximo 12 litros de uma cerveja com baixa OG e ainda assim com acréscimo de agua pre fervura.

- melhor eficiencia na casa dos 60-62%





2) acabei, como vc, fazendo umas alterações para testar o sistema com fluxo descendente, aproveitando a bendita gravidade..... rsrsrs



- não tem o problema de vedação entre as panelas;

- a bomba CHUGGER está trabalhando agora tranquilinha.... mal esquenta;

- capacidade do sistema subiu para 20 litros (mais ou menos 4,2 kg no cesto de malte);

- eficiencia subiu, no primeiro teste, para 76% !!!!



Conclusão: não volto mais para o sistema de circulação ascendente.



O que preciso fazer:

1) um "chuveirinho" para o retorno do mosto recirculado no topo da panela. Por enquanto estou fazendo como vc: mangueira encostada na lateral da panela (tubo de malte);

2) colocar algumas opções de valvulas a mais para fazer pelo menos o whirflow com a bomba...





É isso ai !!! Abaixo algumas fotos no "novo" tubo de malte para o fluxo descendente:









Silvio Finotti


Poderia detalhar mais de como foi feito essa peneira?!
O melhor que consegui até agora foi improvisar com uma forma toda furada
 
Poderia detalhar mais de como foi feito essa peneira?!
O melhor que consegui até agora foi improvisar com uma forma toda furada

Opa, vamos lá....

O "novo" tubo de malte com fundo furado é todo em inox, feito por um camarada que trabalha neste ramo aqui em Goiânia.

Acompanhei ele na construção do mesmo:
1) primeiro fez o tubo (apenas as paredes laterais, com a chapa mais fina possível (22 se não estou enganado).

2) Para o fundo propriamente dito, ele tinha por lá uma sobra de tela com furos bem fininhos porem com a chapa bem fina, de tal forma que ela não suportaria ser soldada diretamente no tubo.

3) Para fazer a junção tubo / tela foi feito um anel (com a mesma chapa da lateral) de 1 cm de largura, no qual foi soldada a tela (com solda ponto).

4) Finalmente, o anel (com a tela) foi soldado no tubo.

Não sei se ficou claro.... mas foi isso aí. O mais complicado foi encontrar a tal tela em inox com os furos que fossem pequenos o suficientes para servirem de filtro pros grãos....

O meu plano B, caso não tivesse encontrado a tela era usar uma tela moeda mesmo (bem fácil de achar) e soldar (com solda ponto) uma malha de inox que faria a função do filtro (tipo aquelas malhas usadas em bazooka)

Silvio Finotti
 
Bom dia Silvio.
Normalmente leio as postagens sem me manifestar, mas como posso compartilhar minha experiência sobre o assunto, decidi escrever.
Montei essa panela
http://youtu.be/PZHlH3WOsJU
E não tive esses problemas que vc relatou.
Primeiro, corrigi o problema da vedação do fundo entre as panelas, usando um único furo, onde uma panela se conecta a outra por uma conexão com rosca. Poderia ser de encaixe, mas a rosca não atrapalha tanto.
Essa vedação entre o fundo das panelas é mesmo um problema e a Braumeister tem êxito porque tem aquele anel de vedação de silicone que ninguém tem, por isso os outros fabricantes decidiram não usar esse método, e não porque é mais ou menos eficiente.
Penso que o fluxo invertido garante que a água garante que a água passe por todo malte, já que ele fica imerso nela. Já o fluxo descendente, dependendo de como a coisa for feita pode diminuir a eficiência, por causa do caminho preferencial.
Uma coisa eu posso afirmar por experiência própria, essa ideia do chuveirinho não é boa, porque sempre entope. A bomba circula muito bagaço de malte e isso vai ficando nos furinhos desse chuveirinho e com o passar do tempo eles vão entupindo quase todos. E depois, como a gente lava isso?
Sobre a bomba, eu não vi o seu projeto, mas posso crer que vc deva estar colocando o malte em cima do furo que é a saída da bomba, dificultando a passagem do fluxo de liquido. Eu coloquei um fundo falso, com uns pés que deixam um espaço de uns 2 ou 3 cm entre a saída da bomba e o malte, assim fica uma câmara sem nada para ajudar a desafogar a saída da bomba.
Sobre a bomba esquentar, creio que ela fica na temperatura do liquido. Na verdade ela funciona até 78°C, depois disso a gente tira o malte e não precisa mais ligar a bomba.
O que posso dizer sobre o enrolamento desses motores (trabalhei com isso 28 anos) é que o esmalte desses fios resiste 180ºC. Se a bomba está funcionando sem nada tapando sua saída, não tem porque queimar.
Eu já usei bomba magnética (como essa do vídeo) IWAKI da mais fraca, bomba de circulação de aquecimento solar e até bomba de máquina de lavar louça e nunca nenhuma queimou. Eu já uso essa panela a mais de 1 ano, mas tinha outra que usei mais que isso.
Sobre a capacidade final do sistema, é estranho que vc tenha conseguido apenas 12 litros. Será que usou a quantidade ideal de água. Para uns 5 kg de malte eu começo com uns 28 litros e depois ainda lavo o bagaço com mais uns 6 litros. Consigo sempre mais de 20 litros.
Sobre a eficiência, creio que esse tipo de panela é mesmo menos eficiente que a forma convencional, mas acho que uma lavagem mais atenda do bagaço pode melhorar muito isso. Eu faço assim e consigo números bem melhores que no início. Eu nunca fiz contas para saber quantos % eu consigo, porque faço esses cervejas para meu consumo e não fico muito preocupado com isso.
Bem, espero ter podido ajudar com minha experiência.
Ao meu ver a melhor panela é aquela que nos facilita mais o uso. Para a mim, o jeito que a coisa acontece na minha me é satisfatório, por isso eu não pretendo mudar.
Um abraço a todos.
Alexandre
 
Penso que o fluxo invertido garante que a água garante que a água passe por todo malte, já que ele fica imerso nela. Já o fluxo descendente, dependendo de como a coisa for feita pode diminuir a eficiência, por causa do caminho preferencial.

No caso descendente, vc fala de de diminuir a eficiência no caso dos grãos deixarem de ficar imersos no liquido?

Se não for nesse caso, desconfio que o fluxo ascendente por ter alta pressão na entrada seja até mais susceptível de criar caminhos preferenciais do que o fluxo por gravidade.
 
Penso que o fluxo invertido garante que a água garante que a água passe por todo malte, já que ele fica imerso nela. Já o fluxo descendente, dependendo de como a coisa for feita pode diminuir a eficiência, por causa do caminho preferencial.
Uma coisa eu posso afirmar por experiência própria, essa ideia do chuveirinho não é boa, porque sempre entope. A bomba circula muito bagaço de malte e isso vai ficando nos furinhos desse chuveirinho e com o passar do tempo eles vão entupindo quase todos. E depois, como a gente lava isso?
Sobre a bomba, eu não vi o seu projeto, mas posso crer que vc deva estar colocando o malte em cima do furo que é a saída da bomba, dificultando a passagem do fluxo de liquido. Eu coloquei um fundo falso, com uns pés que deixam um espaço de uns 2 ou 3 cm entre a saída da bomba e o malte, assim fica uma câmara sem nada para ajudar a desafogar a saída da bomba.
Sobre a bomba esquentar, creio que ela fica na temperatura do liquido. Na verdade ela funciona até 78°C, depois disso a gente tira o malte e não precisa mais ligar a bomba.
O que posso dizer sobre o enrolamento desses motores (trabalhei com isso 28 anos) é que o esmalte desses fios resiste 180ºC. Se a bomba está funcionando sem nada tapando sua saída, não tem porque queimar.
Eu já usei bomba magnética (como essa do vídeo) IWAKI da mais fraca, bomba de circulação de aquecimento solar e até bomba de máquina de lavar louça e nunca nenhuma queimou. Eu já uso essa panela a mais de 1 ano, mas tinha outra que usei mais que isso.
Sobre a capacidade final do sistema, é estranho que vc tenha conseguido apenas 12 litros. Será que usou a quantidade ideal de água. Para uns 5 kg de malte eu começo com uns 28 litros e depois ainda lavo o bagaço com mais uns 6 litros. Consigo sempre mais de 20 litros.
Sobre a eficiência, creio que esse tipo de panela é mesmo menos eficiente que a forma convencional, mas acho que uma lavagem mais atenda do bagaço pode melhorar muito isso. Eu faço assim e consigo números bem melhores que no início. Eu nunca fiz contas para saber quantos % eu consigo, porque faço esses cervejas para meu consumo e não fico muito preocupado com isso.
Bem, espero ter podido ajudar com minha experiência.
Ao meu ver a melhor panela é aquela que nos facilita mais o uso. Para a mim, o jeito que a coisa acontece na minha me é satisfatório, por isso eu não pretendo mudar.
Um abraço a todos.
Alexandre

Oi Alexandre, boa tarde !!! Muito bom ouvir as experiencias de cada um com estas panelas automatizadas, só temos a ganhar conhecendo as soluções que cada um arruma !!!


Vamos lá, A minha panela, na versão inicial tem fotos aqui neste tópico mesmo:
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5087758&postcount=32

O filtro de baixo, ficava como um fundo falso, de tal forma que não tampava a saída da bomba. Minha capacidade limitada se dava pelo tamanho útil reduzido do tubo de malte, já que ele tinha que caber inteiro dentro da panela maior, assim, não tinha mesmo como aumentar.... era limite fisico da quantidade de grãos que cabia lá dentro.... Já com a nova solução, ganhei um pouco mais de espaço no tubo de malte que ficou acima da panela maior.

Tinha visto uma solução parecida com a sua (conexao entre as panelas com um furo apenas, esta sim, elimina de vez a questão do vazamento entre as panelas !!!

Sobre eficiencia, também não me estresso muito com isso não Alexandre, mas como tenho colocado tudo no BS, acabo tendo sempre as informações disponiveis, mas não é "meta" para mim.

Caminho preferencial: essa sempre é uma preocupação, por isso neste novo sistema tambem me certifico que a água fique sempre, pelo menos 1 cm, ACIMA da cama de grãos..... então os grãos estão tambem SEMPRE submersos.

A ideia do chuveirinho, ainda vou amadurecer, ele não precisa de furos pequenos, portanto acho que dá pra fazer alguma coisa que não entupa. A ideia é faze-lo desmontável" para poder fazer a limpeza sempre. Vamos ver como vai evoluir !!!

Sim, concordo com vc. A lavagem é essencial independente da forma que vai ser usada (ascendente ou descendente). Fazia no anterior e agora continuo fazendo, neste modelo descendente.

O principal, que tambem concordo com vc. No final das contas, não existe sistema melhor ou pior que outro.... o que vale é o que melhor se adapta as peculiaridades de cada um!!! Eu gosto, por natureza, de testar novas opções e conhecer novos métodos.... acho isso tão divertido quanto fazer cerveja.... rsrsrs


Abraços !!!
Silvio Finotti
 
Bom dia

Alguém teria as medidas da Braumeister 20 e 50 lts?
Medidas internas do cesto e da panela !!!

Desde já agradeço.
 
Ola,

Aguem tem o volume ou as medidas da braumeister 20 e 50 litros, da panela e do cesto? estou fazendo um clone mas estou em duvida do tamanho útil da panela e dos cestos.

Obrigado.

Boa tarde Luiz , por acaso vc ja conseguiu as medidas , eu também estou precisando se vc puder ajudar agradeço.

Valeu
!!!!!!!
 
Back
Top