BRASSAGEM - Recircular ou agitar?!?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leoportugal

Well-Known Member
Joined
Oct 22, 2013
Messages
100
Reaction score
13
Boa a noite galera! Estou montando uma panela elétrica e me surgir essa questão. Instalo um motor com uma pá que vá agitar o malte ou faço a recicurlação do líquido através de uma bomba?

Caso eu opte por agitar, vou precisar construir uma pá e comprar um motor para girar essa pá.

Caso eu opte por recircular, vou precisar comprar um fundo falso, pois uso bazooka e já tenho a bomba.

Na ponta do lápis o meu custo vai ser o mesmo. O que me dizem?
Grato
 
Cara o grande problema que vejo de recircular é que eu acho que a perda de calor será um pouco maior do que agitando com a pá.
De resto, acho q são elas por elas....
 
Cada método tem suas vantagens e desvantagens...
Conversando com adeptos dos dois métodos e dois mestres cervejeiros da AMBEV/Sainkt Gallen, tenho mais ou menos isso de dados.

Misturador
Prós:
  • Utilizado pela indústria
  • Garante homogeneidade do mosto. Em temperatura e em ação enzimática
  • Ajuda a solubilizar o amido e os açúcares.

Contra:
  • Demora na formação da cama de grãos
  • Maior perda de temperatura para o ambiente (mas é compensado, seja pelo controlador, seja pelo cervejeiro alterando a chama do fogão)
  • Dificuldade de montagem e ligação elétrica (o motor precisa ter torque suficiente para misturar e é preciso uma fonte com corrente suficiente)
  • Dificuldade de limpeza (desmontar tudo...)
  • Filtragem/lavagem demorada

Bomba
Prós:
  • Formação ótima da cama de grãos (Na lavagem dos grãos, não é necessário recircular)
  • Fácil montagem (pode-se aproveitar a válvula de saída da panela e não é necessário furar para instalar bomba)
  • Teoricamente não precisa ficar agitando a mistura

Contra:
  • Não homogeneidade do mosto (naturalmente há uma diferença de temperatura na parte superior e na parte inferior da panela)
  • Ação enzimática diferente do esperado (causada pela diferença da temperatura)

Em ambos os métodos vejo as pessoas conseguindo eficiências parecidas. Meu projeto usaria bomba, mas depois de analisar tudo isso mudei e coloquei um misturador.
Mas agora eu mudei novamente e uso o misturador e uma bomba para uso do RIMS.

Ajudou? hehehehhe vamos ver a opinião do pessoal!

Abraços!
 
Luis Pedro, sensacional seu post. Eu tô achando mesmo que vou de misturador, só vou de bomba se o custo de fabricar um misturador e comprar um motor não compensar ao meu ver.
Caso eu for recircular tô pensando no seguinte: Eu tenho uma panela de 30L e uma de 32L. A panela de 32 litros cabe dentro da de 38, retirando as alças é claro. Pensei então em fazer "milhões" de furos de 2mm nesta panela, vou coloca pézinho de inox nela tb para que não bata no fundo e reinstalar uma alça tipo de balde!
Dai a recirculação passaria dentro dessa panela de 32l já filtrando a cerva.
O que acha da gambiarra?
E vcs pessoal, o que acham?!?
 
É. nem falei nada de custo pq depende de como for fazer.. se usar um motor de limpador de para-brisa, dá pra conseguir bem barato. Usando com uma fonte de PC. Problema resolvido! hehehe só falta a montagem do misturador e as pás de movimentação
E a bomba tbm varia, pode ser uma "solar project" ou uma March Pump.. não dá pra comparar esses valores, né! hehehe

A ideia das panelas é ótima! Mas você podia testar colocar uma dentro da outra e não tirar as alças... elas serviriam de apoio e de alça pra tirar quando vc acabar a lavagem.

Já vi um sistema montado assim desse tamanho q vc falou, mas não achei aqui na internet....
de qq forma... esse serve de inspiração:
http://vergilio.wordpress.com/2013/02/26/cerveja-de-galao-mais-simples-impossivel/

Abraços!!
 
Luis Pedro, o video é bem bacana, é bem do jeito que eu quero mesmo! Agora o site do virgilio não abre as fotos. Um pena! Mas de qualquer forma obrigado pela ajuda...

Tiago, a bomba eu já tenho, mas pode ser que se eu optar por recircular vou comprar um komeco t80.

Abraço a todos
 
Pessoal, postem como vcs fazem.

Agitação, circulação ou misto?

Sds,

Fabiano da Mata
 

Latest posts

Back
Top