Brassagem e Sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sagui_surfista

New Member
Joined
Jul 10, 2015
Messages
3
Reaction score
0
Galera, sou novato no assunto e amanhã vou fazer minha primeira cerveja, estou tomando todas as precauções, lendo e estudando bastante foruns e livros porém tenho algumas duvidas relacionadas a brassagem e esparge, dúvida que para vocês é bem simples de me responderem, então aí vai:

1 - As receitas dizem que devo usar em média de 2 a 3 litros de água para cada Kg de malte. Quanto do total da água devo separar para fazer o mosto e quanto para o sparge?

2 - Durante a brassagem é necessário que o fogo permaneça aceso para que a temperatura se mantenha entre 64 e 68 graus durante 1 hora? Ou posso apenas aquecer a águar a 70 graus desligar o fogo, jogar o malte nesta água, tampar e extrair após 60 minutos?

2 - Após os 60 minutos da brassagem, o mosto deverá desncançar por algum tempo? se sim, quanto tempo? Ou posso já iniciar a recircularização e sparge?

3 - No sparge após extrair o primeiro mosto e coloca-lo em um galão devo jogar agua quente sobre os grão que ficaram na panela e extrair novo mosto
correto? este segundo mosto extraido devo misturar com o primeiro?

Valeu
 
Fala Sagui, bem vindo! Vou tentar te ajudar:

1. Essa proporção entre 2 e 3 litros por quilo é para a mostura. Para sparge você usa em média 1,5 litros pra cada litro da mostura. Ex: Se tem 5 kg de malte e usou 2,5l/kg de água, você vai usar 12,5l na mostura e mais 18,75 para sparge.
* Essa é uma "média", eu prefiro fazer o sparge até atingir a quantidade de mosto pré-fervura estabelecido pela receita, mas isso você vai pegar com a prática.

2. Não, aqueça até a temperatura desejada, adicione os grãos e verifique a temperatura. Se estiver um pouco abaixo mantenha até o desejado. Aí pode desligar o fogo e ir acompanhando a temperatura. Se mantiver ligado continuará aquecendo.

3. Após os 60 minutos de mostura, você faz o mash-out, aquecendo o mosto com os grãos para 76º e mentendo assim por 10/15min. Lembrando que sempre que aquecer precisa mexer os grãos pra não queimar.

4. Sim, você vai tirar o primeiro mosto, fazer o sparge e "juntar" os dois para partir para a fervura.
 
Olá,


1 - A medida de 2 a 3 litros é a que você vai utilizar na brassagem junto com os grãos sem contar a água para lavar o malte, aí a quantidade total de água vai depender da meta final que você quer atingir.
Exemplo: recentemente eu fiz uma Weiss com O.G. de 1.048, 70% de eficiência, 6 kg de malte e uma meta de 25 litros ao final da fervura, então só na brassagem foram 18 litros (6 kg X 3). Cada quilo de malte suga mais ou menos 1 litro de água, na fervura minha panela de 50 litros evapora aproximadamente 10 litros por hora, precisei atingir 35 litros de mosto antes da fervura, contando com os 6 litros absorvidos pelo malte, mais 4 litros que ficam no fundo da panela de brassagem, foram ao todo 45 litros de água (18 litros na brassagem + 27 litros de água quente).
Mas isso varia de equipamento para equipamento e nada com a prática pra você refinar o seu próprio cálculo.

2 - O malte segura bem o calor, eu sempre elevo a água até a temperatura de meta (67º por exemplo) depois de colocar todo o malte, se a temperatura tiver caído, eu ligo o fogo mais uma vez para acertar ela e desligo em seguida. No muito eu ligo o fogo de novo uma vez só e se a temperatura tiver caído.
 
Davipetry e Renan, muito obrigado, as respostas vão me ajudar muito assim como me permitir ganhar prática neste assunto. Um abraço
 
Back
Top