Brassagem com toda a água em OG alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Já vi que algumas pessoas utilizam de uma brassagem sem lavagem, colocando toda a água desde o começo do processo, mas geralmente utilizam esse processo com cervejas de og baixa, alguém por aqui já teve essa experiência com cervejas de og alta? Sabem me dizer quais poderiam ser os problemas ocasionados?
 
A cerveja fica melhor, mas gasta mais malte pra obter a mesma OG que com lavagem.
 
Problema não tem nenhum, mas tu limitaria bastante a tua quantidade de cerveja produzida, imagina vários quilos de malte mais toda a água da brassagem na mesma panela, se normalmente tu faz 40 litros tu acabaria fazendo 20 litros por exemplo... e diminui a tua eficiência também, mas pra esse método isso é normal tanto og baixa quanto alta...
 
Eu fiz umas 5 brassagens nesse método, curiosamente as minhas 5 últimas.

A dica é voce calcular a eficiencia um pouco abaixo da sua eficiencia normal.

eu atingia por volta de 70%-75% geralmente.

a primeira fez que fiz sem lavagem(com a água total) tomei algumas acoes:

1. Calculei a eficiencia para 55%
2. aumentei as rampas de sacarificacao em cerca de 40 minutos.

curiosamente na minha primeira tentativa tive eficiencia de 65%

Gostei tanto da facilidade de nao ter que esquentar mais agua e lavar que passei a fazer só assim.
 
É possivel eu configurar o BeerSmith para não fazer a lavagem?

Estou interessado em fazer com toda a água, mas queria confirmar qual o volume de água necessário e também se irei precisar aumentar a quantidade de malte para atingir o mesmo OG.
 
O que voce pode fazer também é uma conta, que foi o jeito que eu fiz.

Queria engarrafar(embarrilar na verdade) 19 litros, partindo desse número fiz assim:

Volume final = 19l
Volume fermentador = 21l = 19l + 2l(perda da lama)
Volume de fervura = 26l = 21l + 5l(Minha perda de evaporacao em uma hora de fervura e trub)
Volume de mosturacao = 33l = 26l + 7l(Utilizei 5 kg de malte, ou seja perdemos 1l para cada kg de malte e na minha panela perco cerca de 2l de espaco morto, aquele liquido que mesmo inclinando a panela nao conseguimos drenar)

Ou seja, comecei a minha brassagem com 33 litros de água e 5kg de malte.

atingi todos os volumes como calculei e minha OG ficou maior do que esperava, pois inicialmente me baseei em 55% e alcancei 65%.

Se nao me engano foi de 1044 para 1048.

Mas para tudo isso são necessárias duas coisas:

1. você precisa ter uma panela com bastante espaco de sobra, no meu caso a minha panela é um keg.
2. você precisa saber todos esses volumes de perdas, especialmente o da fervura e trub e o do espaco morto da panela.
 
Cara eu gostei bastante, tenho 25 brassagens até agora.

nas 20 primeiras tentei todos os métodos, batch sparge, double batch sparge, continuous sparge e geralmente ia no double batch sparge que era o que me dava a maior eficiencia, no entanto era muito demorado e trabalhoso... drenar a panela 3 vezes, recircular 3 vezes...

fui tentar o no sparge na minha 21 brassagem e mantive ele nas 5 ultimas...

além da economia de tempo e trabalho senti que o corpo das cervejas melhorou consideravelmente...

Agora to morando fora e devo voltar daqui com uma braumeister, mas se alguma vez fosse utilizar meu antigo equipamento com certeza faria o no sparge.

facam o teste ai e digam o que acharam...
 
A técnica antiga é de fazer uma cerveja forte com a primeira quantidade de mosto e uma cerveja leve com a segunda, fermentadas separadamente, é claro. Mais trabalho que vocês estão falando, mas mais cerveja e mais variedade.
 
Realmente um bom teste para complementar isso seria depois de extrair o seu volume alvo, lavar os grãos e ver quanto acucar ainda resta neles.
 
Para quem tiver interesse em pesquisar mais, a técnica que eu postei se chama "Parti-Gyle"
 
Eu tb venho fazendo brassagem sem lavagem a um bom tempo. A vantagem é a economia de tempo e só usar uma panela. A desvantagem é perder um pouco de eficiência. Além disso eu uso um grain bag o que economiza tb um pouco de tempo.

Em reação a agua, tem que tomar cuidado para não deixar o mosto muito diluido. Isso faz a conversão ficar mais lenta, já que as enzimas estão muito dispersas. Além disso, o mosto pode acabar ficando com um PH alto o que pode contribuir para a extração de taninos.

Eu tento não ter uma razao H20/Malte maior que 3. A ideia é fazer um mosto mais concentrado e adicionar a agua depois na fervura para chegar na OG desejada.

Abraço
 
Eu tb venho fazendo brassagem sem lavagem a um bom tempo. A vantagem é a economia de tempo e só usar uma panela. A desvantagem é perder um pouco de eficiência. Além disso eu uso um grain bag o que economiza tb um pouco de tempo.

Em reação a agua, tem que tomar cuidado para não deixar o mosto muito diluido. Isso faz a conversão ficar mais lenta, já que as enzimas estão muito dispersas. Além disso, o mosto pode acabar ficando com um PH alto o que pode contribuir para a extração de taninos.

Eu tento não ter uma razao H20/Malte maior que 3. A ideia é fazer um mosto mais concentrado e adicionar a agua depois na fervura para chegar na OG desejada. (Naõ confundir com o part Gyle mencionado, onde vc faz duas cervejas com OG diferentes. Aqui é uma cerveja só)

Abraço
 
oi pessoal

tenho algumas dúvidas sobre este assunto vendo vocês falarem aí. Pelo que li, a braumeister, por exemplo, que não utiliza sparge no método de produção dela, tem uma razão de água/grão por volta de 4,5 a 5 l/kg no equipamento menor.

algumas pessoas dizem que ela tem limitação com altas OGs, mas é basicamente pela quantidade de malte que cabe no equipamento, que é limitado pela construção do tubo interno. (quem não conhece dá uma pesquisada no youtube).

outras pessoas que tem já me falaram que não há limitação no equipamento. Juram de pés juntos.

além disso, este equipamento tem alta eficiência. O pessoal trabalha com faixas de 70 até 80%. para o menor, achei alguns perfis configurados para o BeerSmith utilizando 72%, sempre com no sparge.

utilizando equipamento tradicional - aquecimento por fogareiro e sem recirculação - acredito que a eficiência seja menor mesmo, mas estas características na minha opinião humilde compensam e até melhoram a eficiência do sistema, no caso da braumeister.

vocês concordam comigo nestes pontos?

:mug:
 
Lucas,

Curiosamente eu acabei de comprar uma Braumeister.

Já li muito sobre ela e usuários dela e sim, existe limitacao para operacao normal dela.

Mas existem formas de conseguir maiores OGs, com brassagens duplas, usando extrato de malte ou usando um pouco menos de agua.

O que faz ela ter uma eficiencia maior é a lavagem costante que ela faz dos graos.
 
exatamente léo, a recirculação constante.

andei montando umas receitas pra ela no beersmith utilizando este perfil que eu comentei antes (não sou experiente nisso, portanto, teria que pegar alguém pra validar a receita), e consegui, no papel, OGs altas (no início de faixa) que daria para alguns estilos como imperial IPA e até barleywine.

No caso desta última, certamente teria que reduzir a quantidade final do produto, pois excedeu em 0,5 litro a capacidade total o equipamento, e no momento da introdução do malte acredito que haveria transbordamento. Então com a água toda não seria possível, exceto se reduzíssemos a quantidade de produto final. Assim foi também pra uma russian imperial stout.

No caso da Imperial IPA, pelo menos no papel, daria pra seguir em frente.

Lembrando também que usei maltes que estavam disponíveis lá, nem me preocupei em saber se conseguimos encontrá-los aqui no Brasil. Tenho o conjunto dos maltes da WE então tentei ficar com eles o tempo todo.

Conclusão: se você procura sempre a capacidade máxima do equipamento em produto final, há limitação. Se você pode deixar 1 ou 2 litros de lado pra obter sua cerveja, provavelmente vai conseguir.

:tank:

Lucas,

Curiosamente eu acabei de comprar uma Braumeister.

Já li muito sobre ela e usuários dela e sim, existe limitacao para operacao normal dela.

Mas existem formas de conseguir maiores OGs, com brassagens duplas, usando extrato de malte ou usando um pouco menos de agua.

O que faz ela ter uma eficiencia maior é a lavagem costante que ela faz dos graos.
 
Leosardinha......
Nestas brassagens sem lavagem... vou usou bag ou só o filtro da panela mesmo? Se usou o bag, qual melhor tecido pra fazer um?
Adquiri recentemente uma Mec Beer 50 Plus e estava pensando em fazer as minhas brassagem no método sem lavagem. Poderia expor mais suas experiencias com o caso.
Abraços
Junior
 
Back
Top