Borbulhador Transbordou / Dúvidas de Atenuação com Refratômetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marceloforpresident

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
88
Reaction score
58
Bom dia, pessoal

Postei recentemente uma dúvida sobre a quantidade de utilização de fermento:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5139576#post5139576

O aconselhado foi usar mais fermento, caso houvesse pouca atenuação.

- A cerveja foi pro fermentador com OG 1.082, no dia 28/11 à meia noite.
- Verifiquei ontem (30/11) com o Refratômetro e deu ~11.5 Brix.

https://www.northernbrewer.com/learn/resources/refractometer-calculator/
Fazendo a conversão, com a calculadora acima, mostrou que a FG é de 1.023 e que teria ~7.27% ABV.

Dúvidas:
1. Está boa esta atenuação? Pelos meus cálculos foi por volta de 70% - entre 1.082 e 1.023.

2. É normal cheiro de pão? É este o cheiro característico do fermento? (US-05)

3. O Borbulhador transbordou.
Retirei a mangueira e tapei o buraco do fermentado com um prato.
Lavei a mangueira e o frasco do borbulhador e coloquei novamente.
- Este processo pode vir a contaminar a cerveja?
- Eu poderia ter deixado o borbulhador transbordado até o fim do processo?

Desde já, agradeço

Marcelo Gonçalves
 
A que temperatura tu estás fermentando?



Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Dúvidas:
1. Está boa esta atenuação? Pelos meus cálculos foi por volta de 70% - entre 1.082 e 1.023.

2. É normal cheiro de pão? É este o cheiro característico do fermento? (US-05)

3. O Borbulhador transbordou.
Retirei a mangueira e tapei o buraco do fermentado com um prato.
Lavei a mangueira e o frasco do borbulhador e coloquei novamente.
- Este processo pode vir a contaminar a cerveja?
- Eu poderia ter deixado o borbulhador transbordado até o fim do processo?

Desde já, agradeço

Marcelo Gonçalves

1 - Depende da receita, mosturação, atenuação da cepa, pitch rate, temperatura de fermentação...
Enfim... Com essa graduação, o fermento fica um pouco mais lento. Recomendo fortemente uns 15 dias de maturação entre 20 ~25ºC, mas quem decide é você. Veja qual é a FG prevista pelo beersmith e segue o plano.
Eu, quando faço cervejas com essa OG, costumo deixar no fermentador por uns 20 dias em 25ºC para só depois pensar em colocar na garrafa.
Se tu botar essa cerveja na garrafa e ainda tiver fermentáveis, tu corre o risco de conhecer a famigerada garrafa bomba.

2 - Sim, deve ser cheiro de fermento.

3 - Abre o fermentador, lava a tampa, airlock, etc, sanitiza tudo e toca o barco, e faça um tubo blow off e/ou compre fermcap pra próxima vez que quiser brincar de "big beer". Fermento perde a linha com essa OG.

Não convém deixar coisas na area de fermentação. Moscas são ótimos vetores de contaminação.
 
@jeanpaullopes

Fermentando entre 18ºC e 20ºC, controlando com TIC-17RGTI

@jalexandre
O Beersmith recomenta 1.010, mas isto se o OG fosse 1.065 hehehe, eu que viajei na hora de ferver, deveria ter diluído o mosto com água.
Antes da fervura já estava em 1.075.
Pra mim, essa atenuação que deu já está boa, se for 7% de ABV já fico feliz.

- Planejo deixar maturando nesta temperatura mesmo (entre 20 e 25), aumento 1ºC por dia até atingir 25ºC e vou conferindo, a diminuição ou não, dos Off-flavors.

Só espero que não contamine esta primeira leva. Deveria ter sanitizado tudo mesmo, na hora de lavar a sujeira. Fiquei nervoso na hora.

Obrigado pelas dicas.
 
@jeanpaullopes

Fermentando entre 18ºC e 20ºC, controlando com TIC-17RGTI

@jalexandre
O Beersmith recomenta 1.010, mas isto se o OG fosse 1.065 hehehe, eu que viajei na hora de ferver, deveria ter diluído o mosto com água.
Antes da fervura já estava em 1.075.
Pra mim, essa atenuação que deu já está boa, se for 7% de ABV já fico feliz.

- Planejo deixar maturando nesta temperatura mesmo (entre 20 e 25), aumento 1ºC por dia até atingir 25ºC e vou conferindo, a diminuição ou não, dos Off-flavors.

Só espero que não contamine esta primeira leva. Deveria ter sanitizado tudo mesmo, na hora de lavar a sujeira. Fiquei nervoso na hora.

Obrigado pelas dicas.

como você está medindo a temperatura ? na geladeira, em poço termométrico, sensor colado no balde ?

Pois para o US05 atenuar 70% assim rápido, acho que estava mais quente que isto.

Como tu mesmo disse que viajou na mosturação, tens como avaliar se todo este OG é de fermentáveis ou não ? Como foi a temperatura de mostura ?

Faça como disse o @jalexandre, deixe um bom tempo no fermentador para ter certeza de uma fermentação completa.
 
como você está medindo a temperatura ? na geladeira, em poço termométrico, sensor colado no balde ?

Pois para o US05 atenuar 70% assim rápido, acho que estava mais quente que isto.

Colei o sensor na parede do balde e fiz uma tentativa de isolar com Papel laminado/aluminio - aqueles de comida :/

Para a próxima leva pretendo isolar com um pedaço de isopor cortado - Ainda não estou pensando em poço térmico... quem sabe mais pra frente, apesar de saber que é mais preciso.

Como tu mesmo disse que viajou na mosturação, tens como avaliar se todo este OG é de fermentáveis ou não ? Como foi a temperatura de mostura ?

Eu relmente achei que não seria tudo fermentável e que a ceva ficaria com muito corpo.

Tive alguns percalços para atingir a temperatura de strike, era pra ser 73, mas no fim das contas foi por volta de 78.8 / 80ºC. Fiquei com MUITO medo de ter fudido as Beta-amilase.
Apesar, tampei a panela e deixei.

O mash durou cerca de 1 hora e 45 minutos, pq com 1 hora e 20min o teste de iodo ainda não tinha me convencido.

Faça como disse o @jalexandre, deixe um bom tempo no fermentador para ter certeza de uma fermentação completa.

Pois é, estava pensando em tirar outra medida hoje, se permanecesse o mesmo BRIX, já começaria a aumentar a temperatura e deixaria quanto tempo fosse necessário, até o gosto agradar meu paladar de principiante.
 
O isolamento com papel alumínio não seria muito eficiente, assim você estaria tendo influência da temperatura do ambiente que usou para a fermentação. O poço termométrico é muito vantajoso para o controle, recomendo, mas caso ainda não seja possível, isole bem com isopor para ter um mínimo de certeza da temperatura do fermentador.

Desculpe-me, não entendi: você conduziu a mosturação a 78ºC? Essa é temperatura de Mash Out.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
O isolamento com papel alumínio não seria muito eficiente, assim você estaria tendo influência da temperatura do ambiente que usou para a fermentação. O poço termométrico é muito vantajoso para o controle, recomendo, mas caso ainda não seja possível, isole bem com isopor para ter um mínimo de certeza da temperatura do fermentador.

Desculpe-me, não entendi: você conduziu a mosturação a 78ºC? Essa é temperatura de Mash Out.

O objetivo era atingir a temperatura de Strike, colocar o malte e colocar a tampa na panela, desligando o fogo.

O aconselhado é atingir 73ºC, colocar o malte e tapar a panela.
Fazendo isto, a temperatura baixa para aproximadamente 68ºC, ao longo das 1h30min essa temperatura vai caindo.


Por descuido/afobação/inexperiência acabei colocando o malte com temperatura = 78/80ºC.
Quando adicionei o malte, a temperatura ficou em torno de 74ºC, tampei e deixei (deveria ter posto agua fria).
 
@jeanpaullopes,

Apenas uma atualização.

Medi ontem, com o Refratômetro e atenuou mais ainda.

Estava 11.5, ontem estava 11.0.
 

Latest posts

Back
Top