Bombonas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 26, 2015
Messages
13
Reaction score
0
Bom dia galera

Estou querendo sair fora dos baldes e ir para bombonas de 40 ou 50 litros, e sempre vejo os com tampas rosqueadas e com a trava lateral. Minha dúvida é a seguinte:
O sistema de travamento realmente é 100%?
Em qualidade de vedação, qual seria o ideal? Rosca ou Trava lateral?

Muito obrigado pela atenção.
 
Bom dia galera

Estou querendo sair fora dos baldes e ir para bombonas de 40 ou 50 litros, e sempre vejo os com tampas rosqueadas e com a trava lateral. Minha dúvida é a seguinte:
O sistema de travamento realmente é 100%?
Em qualidade de vedação, qual seria o ideal? Rosca ou Trava lateral?

Muito obrigado pela atenção.

Trava lateral vc quer dizer aquelas que tem um anel de plástico pro fechamento da tampa, daquelas bombonas meio retangulares? Se for, a vedação é 100% sim.
 
Funcionam muito bem.

O problema delas é somente a altura para instalar a torneira, pois as paredes inferiores são arredondadas.

Instalei um torneira na tampa para fazer as vezes de air-lock. Adapto uma manqueira de 3/8 na torneira e coloco em uma garrafa pet de 500ml com água e álcool. Quando tenho que mover o fermentador, fecho a torneira, desligo a mangueira e pronto. Também é bom para ver o final da fermentação, fecho a torneira por 15 min e abro, se tiver gás sendo produzido, mesmo em pouca quantidade o acumulo faz-se notar com bolhas.

Junto vai as fotos (ruins)
 

Attachments

  • IMG-20160513-WA0014.jpg
    IMG-20160513-WA0014.jpg
    96.9 KB · Views: 159
  • IMG-20160604-WA0026 1.jpg
    IMG-20160604-WA0026 1.jpg
    93.4 KB · Views: 153
na primeira olhada nessa tua foto fiquei bem confuso com essa torneira deslocada para o lado no fundo do fermentador, mas depois meio que entendi a logica de que assim você pode tombar ele e concentrar mais facilmente no canto.

de qualquer modo como tenho toc prefiro manter a minha na parte central :mug:

e sobre a duvida do amigo da trava, bom antes de pensar na trava eu penso no friso e na borracha de vedação que tem na tampa assim percebo que a vedação é bem considerável. Normalmente qando eu abro meu fermentador noto que há formação de carunjo na borda ao redor da tampa porém nunca chega a borracha de vedação
 
e sobre a duvida do amigo da trava, bom antes de pensar na trava eu penso no friso e na borracha de vedação que tem na tampa assim percebo que a vedação é bem considerável. Normalmente qando eu abro meu fermentador noto que há formação de carunjo na borda ao redor da tampa porém nunca chega a borracha de vedação

Sim. a limpeza da tampa e do bocal tem que ser rigorosa e imediata.

Quanto a torneira em cima, ou air-lock, quando colocados na tampa tira a possibilidade de empilhar mais bombonas.

O fundo, por conta do engate para o empilhamento, retém muito do fermento no centro do mesmo. um wirlpol seria interessante (nunca fiz nem sugiro) ...
 

Attachments

  • IMG-20160619-WA0012.jpg
    IMG-20160619-WA0012.jpg
    118 KB · Views: 130
Eu uso essa torneira na minha bombona: http://loja.weconsultoria.com.br/to...iametro-3-4-para-fermentador-vermelha-p45137/

Tenho duas...a primeira furei de modo q a torneira não encostasse no chão, mas na segunda furei mais pra baixo, pois essa torneira tem um mecanismo que pode ser virada em 360o sem desrosqueá-la...sendo assim só deixo pra baixo no momento da transfega e aproveito um maior volume de cerveja.

A primeira chega a perder entre 4 a 5 litros...

Aí usei o redutor de sedimentos: http://loja.weconsultoria.com.br/redutor-de-sedimento-para-torneira-modelo-28e-vermelho-p45128/ onde posso inclinar a bombona para não ter desperdício
 
Alguém tem experiencia do bombonas de rosca? É confiavel?

Acredito que não haja problemas de vedação a princípio. Mas como elas não possuem silicone na tampa, provavelmente o desgaste mecânico pode gerar problemas com vedação ao longo do tempo.

Eu tenho dessas e recomendo muito: http://loja.lamasbrewshop.com.br/bombona-fermentador-lamas

É fácil de fechar e abrir, protege bem da luz e é bem resistente o plástico deve ter uns 2mm de espessura.

A tampa dela tem borracha ou silicone, não sei ao certo e é lacrada com um anel plástico tipo presilha.
 
Acredito que não haja problemas de vedação a princípio. Mas como elas não possuem silicone na tampa, provavelmente o desgaste mecânico pode gerar problemas com vedação ao longo do tempo.

Eu tenho dessas e recomendo muito: http://loja.lamasbrewshop.com.br/bombona-fermentador-lamas

É fácil de fechar e abrir, protege bem da luz e é bem resistente o plástico deve ter uns 2mm de espessura.

A tampa dela tem borracha ou silicone, não sei ao certo e é lacrada com um anel plástico tipo presilha.

Essas do site são todas de trava e não rosca....
 
O problema que minha bombona ta com algum vazamento, pequeno mais tem.
Mesmo assim fiz uma brassagem e ate agora não contaminou. Creio que pequenos vazamento ao ponto do airlock nem mexer cause alguma contaminhação.
Vamos ver....
 
Galera.. Seguinte, Produzimos em média 35 litros finais de ceva toda vez que fazemos.
Gostaria de comprar uma bombona de 60 litros. Não teria problema se fermentasse 35 ou 40 litros numa bombona de 60?
E sobre a colocação da torneira, quantos centímetros do fundo?
Ps.:Vou usar na torneira o redutor de sedimento.
 
Se for bombona, a altura em que ela começa a ficar reta, após a correção do fundo, já é altura suficiente, ainda mais para 35 l e a lama que está quantidade produz.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Se for bombona, a altura em que ela começa a ficar reta, após a correção do fundo, já é altura suficiente, ainda mais para 35 l e a lama que está quantidade produz.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Me desculpa, mas não entendi. Como assim ficar reta? Está se referindo pra por a torneira?
E sobre o tamanho pra quantidade de cerveja, ha algum problema?


Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Me desculpa, mas não entendi. Como assim ficar reta? Está se referindo pra por a torneira?
E sobre o tamanho pra quantidade de cerveja, ha algum problema?


Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Olhe a foto na página anterior.
A base das bombona é arredondada. Colocar nesta parte redonda é um convite a um vazamento.

Sim, é viável fermentar 30l em uma bombona de 60l sem problemas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Olhe a foto na página anterior.
A base das bombona é arredondada. Colocar nesta parte redonda é um convite a um vazamento.

Sim, é viável fermentar 30l em uma bombona de 60l sem problemas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Opa... Beleza. Agradeço o help. Valeu.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Back
Top