Bombona alimentícia para microcervejaria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

André1001

Well-Known Member
Joined
May 22, 2015
Messages
89
Reaction score
2
Galera, se alguém souber gostaria de saber se é permitida a fermentação/maturação de cerveja em bombonas alimentícias, no caso, se a vigilância sanitária permite ou não, ou se o inox é insubstituível.

vlw moçada!
 
Permitido até acho que é se for material alimentício (ou seja, se tu tiver como provar que é de polipropileno, por exemplo).

Recomendável? Cara... sei lá, pra uma cervejaria, me passa uma mensagem muito amadora. Ou seja, numa cervejaria minha, eu nunca faria isso.

Abraço,
 
Isso é um tópico interessante.
Aproveitando a resposta do Guenther, costumo dizer que não existe cervejaria artesanal no Brasil, porque as exigências para se abrir uma micro tornam ela uma indústria, ou seja, processo industrial. E essa questão de passar uma sensação de amadorismo talvez tenha relação com essa cultura industrial que temos.
 
É que um dos principais méritos pra uma cervejaria é ter repetibilidade da receita. Como a fermentação é a parte que mais vai afetar isso (se sempre os mesmos ingredientes forem utilizados), ela é fundamental. E pra ela ocorrer bem, sabemos que temos que manter a taxa de inoculação e as temperaturas dentro do adequado.

Caseiramente, geralmente se faz isso com balde/bombona + controlador de temperatura + geladeira/freezer e lâmpada, com o termostato grudado na parede do balde ou da bombona e isolado do ar externo, ou em poço termométrico.
A questão é: como tu faria pra controlar efetivamente a temperatura de fermentação de diversas bombonas? Não vale colocar todas dentro de uma câmara fria só, pois este não é um controle efetivo...

só se bolasse um esquema DIY de auto refrigerar uma a uma, com serpentinas ou algo do gênero.

é aí que entram os fermentadores em inox. Eles são auto refrigerados. Sem contar que já vem esquematizados pras trasfegas, com válvulas reguladoras de pressão pra já aproveitarem o CO2 da fermentação, etc...
 
Penso também na visão de indústria de longo prazo, acho que não se torna muito viável. O inox dura praticamente pra sempre, e pra limpar é só tocar quimica pra dentro que ta tranquilo. Agora quanto tempo vai durar um fermentador plástico? E se ele começa a ficar meio manchado, feio, que aparência da pra cervejaria, como limpa uma sujeira dessas.
 
Isso é um tópico interessante.
Aproveitando a resposta do Guenther, costumo dizer que não existe cervejaria artesanal no Brasil, porque as exigências para se abrir uma micro tornam ela uma indústria, ou seja, processo industrial. E essa questão de passar uma sensação de amadorismo talvez tenha relação com essa cultura industrial que temos.
A minha visão é que "Artesanal" não tem nada a ver com o tipo de equipamento ou precariedade do mesmo.

Abraço,
 
Quando o colega cervejeiro fala em "Cervejaria" imagina-se que a intenção seria de venda. Para vender um produto é preciso manter um padrão. Imagina que cada vez que você compra um rótulo X esperando um sabor ele está com outro.

Portanto, concordo com o @tiefensee quando ele diz que os fermentadores em inox auto refrigerados são facilitadores para a repetibilidade.

Quanto ao termo artesanal, na minha opinião, indica uma menor sofisticação como um todo. Menor automação e maior envolvimento do produtor no processo. Nunca precariedade da produção ou dos equipamentos.
Porém, a forma como o nosso governo vê e trata as Cervejarias Artesanais faz com que, de fato, tudo fique mais industrializado.
 
Opa, eu também não falo em precariedade. Mas posso citar aqueles tanques de fermentação aberta que parecem piscinas onde são feitas cervejas de trigo em algumas cervejarias alemãs. Há controle da qualidade do ar, calhas para coleta e drenagem do kräusen entre outras características. Aquilo permite repetibilidade, mas foge do padrão cilindro-cônico.
 
Então, gostaria de saber pois penso em empreender legalmente com a cerveja, e com fermentadores/maturadores em inox inviabilizaria o projeto, já que um de 50 L custa em torno de 4500 com frete, e fazendo Geladeira+termostato+Poço térmico+bombona 50L, conseguiria 250L ao preço de 4500. Farei toda em inox somente a parte da brassagem, futuramente e de acordo com os resultados, fermentadores em inox seriam sim uma ótima idéia, mas isso irá depender, pois se realmente os de PP forem aceitos irei calcular o custo x benefício (tempo e alterações na cerveja) deles, já que compro quase 60 bombonas com o preço de um fermentador cônico de 50L. Para 800-1000L por mes inicialmente gastaria quase 30000 em parte fria contra 12000 com bombonas, pelos meu cálculos esses 18000 seriam para parte estrutural (adaptações necessárias no local) e parte do equipamento de brassagem. Para mim as bombonas, após usadas, também serviriam para armazenagem do bagaço, pois irei aproveitá-lo para alimentação animal. Vale ressaltar que não sou a favor das bombonas de PP, a questão é toda o investimento inicial do projeto, que não seria possível com fermentadores cônicos refrigerados em Inox.
Estou montando ainda o projeto e a medida que tiver dúvidas como essa postarei aqui para ver se alguém sabe, já fui ao MAPA mas quem resolve isso está de férias até dia 5/8. vlw galera abraço
 
Então, gostaria de saber pois penso em empreender legalmente com a cerveja, e com fermentadores/maturadores em inox inviabilizaria o projeto, já que um de 50 L custa em torno de 4500 com frete, e fazendo Geladeira+termostato+Poço térmico+bombona 50L, conseguiria 250L ao preço de 4500. Farei toda em inox somente a parte da brassagem, futuramente e de acordo com os resultados, fermentadores em inox seriam sim uma ótima idéia, mas isso irá depender, pois se realmente os de PP forem aceitos irei calcular o custo x benefício (tempo e alterações na cerveja) deles, já que compro quase 60 bombonas com o preço de um fermentador cônico de 50L. Para 800-1000L por mes inicialmente gastaria quase 30000 em parte fria contra 12000 com bombonas, pelos meu cálculos esses 18000 seriam para parte estrutural (adaptações necessárias no local) e parte do equipamento de brassagem. Para mim as bombonas, após usadas, também serviriam para armazenagem do bagaço, pois irei aproveitá-lo para alimentação animal. Vale ressaltar que não sou a favor das bombonas de PP, a questão é toda o investimento inicial do projeto, que não seria possível com fermentadores cônicos refrigerados em Inox.
Estou montando ainda o projeto e a medida que tiver dúvidas como essa postarei aqui para ver se alguém sabe, já fui ao MAPA mas quem resolve isso está de férias até dia 5/8. vlw galera abraço

Esse post me ajudou um bom tanto ja, tambem preciso de algo viavel, quando tiver mais noticias avise, valeu.
 
Já passei por esse processo de registro da minha cervejaria então vou dizer mais ou menos como foi. Primeiro definir o local onde será a empresa e após registro na junta comercial e criação de um CNPJ onde a função social seja a fabricação de cerveja nesse local já definido. Depois registro da marca junto ao INPI. Seguindo, licença dos bombeiros onde tu vai ter contratar alguém para fazer um PPCI. Dai licença da prefeitura, onde também precisara de uma licença ambiental, vai precisar de plantas e de um arquiteto. O próximo passo é o registro no conselho de química, onde tu vai pagar uma anuidade para o conselho que é uma porcentagem do teu capital social. Após tua empresa estar registrada no conselho de química tu vais ter que contratar um químico que será responsável pelo produto e emitir um AFT em nome desse químico. Depois vem o registro no MAPA, eles vão pedir um memorial descritivo da empresa, uma análise da água, plantas baixas, manual de boas praticas, e varias copias de todos esse documentos que tu já fez… Por cima é mais ou menos isso, demora entre 1 a 2 anos e também não sai muito barato.
 
Ae, vlw pela ajuda, esse caminho que vc descreveu esta completo e muito bem explicado, terei alguns problemas principalmente com arquiteto, de acordo com o que vc disse, sou eng de alimentos e possuo inscricao no CRQ, isso me ajuda em varias etapas em que eu mesmo posso fazer.

mas estou correndo atras, e a medida que for tendo alteraoes, evolucoes, ou novas duvidas eu posto aqui.

vlw mocada abraco.
 
Alexandrepaz, quanto ficou mais ou menos? Só por curiosidade... Um amigo meu que tem um bar, cotou apenas licenças para fabricar gelo e saíram em 15.000, mais caro que todos equipamentos juntos, pra cervejaria deve ser muito mais!
 
Alexandrepaz, quanto ficou mais ou menos? Só por curiosidade... Um amigo meu que tem um bar, cotou apenas licenças para fabricar gelo e saíram em 15.000, mais caro que todos equipamentos juntos, pra cervejaria deve ser muito mais!

Gastei em torno de 20mil entre taxas e custos com contador, arquiteto, engenheiro e químico.
 
São de PP de parede dupla fabricados pela indupropil, com refrigeração por banco de gelo.
 
Gastei em torno de 20mil entre taxas e custos com contador, arquiteto, engenheiro e químico.

Alexandre, muito boa suas informações. Se não for pedir demais, poderia dizer o volume de sua produção e quanto gastou em equipamentos?

Obrigado
 
Alexandre, muito boa suas informações. Se não for pedir demais, poderia dizer o volume de sua produção e quanto gastou em equipamentos?

Obrigado

Edu, brassagem 60l e fermentadores 120l. O custo algo perto dos 20mil.
Da uma olhada no face "cervejariasagrada" que tem fotos.

Abraços
 
Edu, brassagem 60l e fermentadores 120l. O custo algo perto dos 20mil.
Da uma olhada no face "cervejariasagrada" que tem fotos.

Abraços

Agradeço a informação Alexandre. Aliás, vi suas instalações no face... Show demais! Parabéns!

Abraço!
 
Alexandre, poderia me informar o nome comercial daquele tanque branco retangular que aparece nas fotos?
Obrigado!
 

Latest posts

Back
Top