Bomba Chugger e resfriamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Bom dia meus queridos,


Esse final de semana fiz uma brassagem com equipamentos novos, inclusive bombas chugger e chinesa, e um resfriador de 24 placas da SWEP e percebi algumas coisas relacionadas a vazão:

1 - A vazão da chugger para a recirculação e filtragem do mosto foi muito boa, deu conta do recado para uma leva de 20 litros e acredito que dê pra 40 fácil.

2 - Ao utilizar no resfriamento, a chugger bombeando o mosto para o chiller de placas e retornando para a panela na tangente para fazer whirpool, notei que a vazão foi diminuindo e não ficou tão vigorosa para fazer o redemoinho. Acredito que por causa do lúpulo que passa pelo chiller e fica lá dentro.

3 - Fiz o resfriamento com banco de água gelada, e uma bombinha chinesa e também achei a vazão de saída do chiller bem fraca.


A pergunta que faço é a seguinte: Coloquei ambas as bombas ANTES do chiller de placas, está correto ou devo instalá-las DEPOIS deles?

Dá pra melhorar essa vazão ou só com bombas mais fortes? A bitola das mangueiras interna é de 1/2''.

Abraço a todos
 
@jonnes não sei te dizer a perda de carga dentro do chiller de placas, mas deve ser bastante pelo conhecimento em instalações hidráulicas que tenho. Tente instalar as bombas após os chillers. Tenha cuidado apenas para não faltar mosto dentro das bombas para elas não funcionarem a seco como já foi relatados por vários usuários aqui no fórum.
 
O mais indicado sempre é fazer a instalação da bomba ANTES das perdas de carga. Não se deve restringir o fluxo da bomba.
Pra instalar depois, só se tu medir a vazão que tá passando e verificar na especificação da bomba as vazões de trabalho indicada. Parece um trabalho complicado, parece que tu vai ter que comprar um medidor de vazão ou algo do gênero, mas é bem simples:
- pegue o fermentador e jogue uma parcela de mosto direto pro fermentador, cronometrando o tempo (1 minuto).
- Depois de 1 minuto, interrompa o fluxo para o fermentador
- meça o volume de mosto no fermentador. O volume será a vazão/min do sistema com esta configuração. Se estiver dentro das especificações de trabalho da bomba, ok!

Assim tu pode testar das 2 formas e ver qual a mais eficiente, lembrando que se ficar fora da faixa de trabalho da bomba, com a bomba após o chiller, não se recomenda este tipo de instalação.
 
Se tu colocar depois do chiller corre o risco de perder a bomba, pq a vazão do mosto pelo chiller não vai ser suficiente para manter a bomba sempre cheia.
 
Fora o que já disseram, que deve ser antes do chiller, vc considerou que pode estar entupindo o chiller de placas?

Eu tenho pouca experiencia com esse equipamento, mas sei que lupulo pode trancar total ou parcialmente os canais do chiller de placas, por isso normalmente vemos a realização de um whirpool anterior ao resfriamento, pra que o lúpulo se acumule num cone no centro da panela, pra então iniciar a passagem do mosto pelo chiller, evitando que toda a carga de lúpulo passe por ele.

Abraço
 
Fora o que já disseram, que deve ser antes do chiller, vc considerou que pode estar entupindo o chiller de placas?

Eu tenho pouca experiencia com esse equipamento, mas sei que lupulo pode trancar total ou parcialmente os canais do chiller de placas, por isso normalmente vemos a realização de um whirpool anterior ao resfriamento, pra que o lúpulo se acumule num cone no centro da panela, pra então iniciar a passagem do mosto pelo chiller, evitando que toda a carga de lúpulo passe por ele.

Abraço



Li aqui no forum que em cervejas mais lupuladas (as que estou brassando) recomenda-se fazer o whirpool depois do resfriamento, para se conservar os aromas das últimas adições de lupulo... Porém desta forma vai continuar indo lupulo pro resfriador de placas.

visto isso, vou ter que me acostumar com a limpeza do chiller pois dependendo do tipo de cerva, farei antes ou depois do resfriamento.

Pergunto: bombeando agua quente com detergente com bastante força pra passar pelo chiller depois sanitizar e guardar é suficiente? De mes em mes penso em bombear soda caustica com agua quente tb.

E a respeito de DMS: se demorar a resfriar é possivel que se forme na cerva?
 
Li aqui no forum que em cervejas mais lupuladas (as que estou brassando) recomenda-se fazer o whirpool depois do resfriamento, para se conservar os aromas das últimas adições de lupulo... Porém desta forma vai continuar indo lupulo pro resfriador de placas.

visto isso, vou ter que me acostumar com a limpeza do chiller pois dependendo do tipo de cerva, farei antes ou depois do resfriamento.

Pergunto: bombeando agua quente com detergente com bastante força pra passar pelo chiller depois sanitizar e guardar é suficiente? De mes em mes penso em bombear soda caustica com agua quente tb.

E a respeito de DMS: se demorar a resfriar é possivel que se forme na cerva?

Cara, eu acho que isso é uma questão de mudar o regime de adições na fervura, apenas isso... por exemplo ao invés de adicioar aos 5min finais, adicionar no desligamento do fogo, durante o whirpool.

É um caso onde é melhor moldar o processo em relação ao equipamento. Quando o equipamento tem restrições, não adianta usá-lo de uma forma menos eficiente do que a proposta pra ele.

O DMS não se forma se não houver precursor (SMM), ou seja, se a fervura foi feita de forma adequada, por um tempo adequado conforme o malte base que vc tiver usando, não vai ter nada pra ser transformado em DMS depois da fervura.

Abraço
 
Cara, eu acho que isso é uma questão de mudar o regime de adições na fervura, apenas isso... por exemplo ao invés de adicioar aos 5min finais, adicionar no desligamento do fogo, durante o whirpool.

É um caso onde é melhor moldar o processo em relação ao equipamento. Quando o equipamento tem restrições, não adianta usá-lo de uma forma menos eficiente do que a proposta pra ele.

O DMS não se forma se não houver precursor (SMM), ou seja, se a fervura foi feita de forma adequada, por um tempo adequado conforme o malte base que vc tiver usando, não vai ter nada pra ser transformado em DMS depois da fervura.

Abraço


Entendi, mas digo para o caso de eu querer realizar primeiro o resfriamento e depois o whirlpool (whirlpool a frio).
 
Bomba antes do chiller. Bombas centrífugas de rotor aberto tem força de empurrar, não se sugar. Restringindo a entrada dela é pedir pra ocorrer cavitação.

Sobre a vazão final, esquece....... nunca vai ser nada demais com a Chugger.

Entenda...... a Chugger tem 1/20 cavalos de potência........ :)

Abraço,
 
Bomba antes do chiller. Bombas centrífugas de rotor aberto tem força de empurrar, não se sugar. Restringindo a entrada dela é pedir pra ocorrer cavitação.

Sobre a vazão final, esquece....... nunca vai ser nada demais com a Chugger.

Entenda...... a Chugger tem 1/20 cavalos de potência........ :)

Abraço,

Certo, e para aumentar essa força de vazão, somente com bombas maiores?

posso manter a mesma bitola de 1/2" na mangueira?
 
Para aumentar a vazão tem que cuidar pra não restringir o fluxo. Exemplo, qualquer mangueira nesse caminho todo que tenha bitola menor que da saída da bomba já diminui o fluxo, independentemente de onde ela está.
 
Bem, estou optando por fazer o resfriamento antes do whirpool.

O negócio é que acho que vai muito lupulo no resfriador de placas... acho que isso é inevitável pelo jeito.

É prejudicial fazer o processo de resfriamento/whirpool com a tampa fechada?
 
Back
Top