Blonde Ale - 2ª Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VitorHugo

Active Member
Joined
Jan 24, 2016
Messages
43
Reaction score
3
Pessoal,

Amanhã (12/03/2016) farei minha segunda brassagem, uma Blode Ale, que deveria ser uma American Blod Ale mas não vai ser.

Bom... eu errei algumas coisas bobas na minha primeira brassagem e que serviu para o meu aprendizado. Vou colocar abaixo a minha receita da Blonde Ale e gostaria que vocês pudessem me ajudar com algumas dicas e correções em algum processo errado que eu possa vir a fazer. Vamos lá!

American Blonde Ale - 40 Litros

- 8 Kg Pilsen Agrária
- 200g Pilsen Crystal 110
- 50g Lúpulo Tettenanger
- Fermento US West Coast M79 (Eu ia usar o M44, mas não tinha no estoque).

OG: 1.047 - FG: 1.013 - ABV: 4,5% - EBC: 6,6 - IBU: 17,2

BRASSAGEM
Vou aquecer 50 litros de água a 73ºC e colocar o malte devagar. Vou desligar o fogo, tampar a panela e aguardar 90 minutos.

Dúvida:
1 - Essa forma de brassagem que vou fazer é eficiente mesmo? É assim mesmo? É bom fazer o teste do iodo?

2 - Na receita original do Lamas Brew não cita a necessidade de fazer mash out. Apenas a lavagem com água a 78ºC. Para este estilo de cerveja o mash out é indicado? Eu esto pensando em fazer. Posso fazer sem receio?

RECIRCULAÇÃO/LAVAGEM - BACTH SPARGE (Utilizo bazooka)
Vou fazer a lavagem utilizando o batch sparge onde eu dreno todo o mosto e reservo ele em um balde fermentador, fecho a vazão e adiciono água na panela, e misturo todo o grão. Isso faz com que a lavagem seja mais eficiente nos casos de quem utiliza bazooka. Com o mosto misturado eu faço a recirculação até o mosto ficar límpido.

Dúvida: Posso fazer a recirculação antes de esgotar o mosto pela primeira vez para que ele fique límpido.

FERVURA - RESFRIAMENTO
No final da recirculação devo ter um volume de 45 a 48 litros de mosto que levarei para a fervura durante 60 minutos. As 50 gramas de Tettenanger colocarei no início da fervura de uma só vez. Farei o wirpool e resfriamento utilizando chiller até atingir temperatura < 30ºC.

FERMENTAÇÃO
Primária a 18º-19ºC (estimado 5-7 dias)
Secundária a 24º-25º (estimado 5-7 dias)
Cold Crash a 0º-2º (por 7 dias)

Dúvida: A receita original do Lamas Brew diz para fazer maturação a 10ºC após a fermentação. Pelo que eu li posso partir para o cold crash após a secundária. Posso partir para o cold crash direto, após a secundária?

REFERMENTAÇÃO
Refermentação na garrafa com primming por no mínimo 7 dias em temperatura ambiente.

Alguém me ajuda por favor? Rss

Abraços.
 
Pessoal,

Amanhã (12/03/2016) farei minha segunda brassagem, uma Blode Ale, que deveria ser uma American Blod Ale mas não vai ser.

Bom... eu errei algumas coisas bobas na minha primeira brassagem e que serviu para o meu aprendizado. Vou colocar abaixo a minha receita da Blonde Ale e gostaria que vocês pudessem me ajudar com algumas dicas e correções em algum processo errado que eu possa vir a fazer. Vamos lá!

American Blonde Ale - 40 Litros

- 8 Kg Pilsen Agrária
- 200g Pilsen Crystal 110
- 50g Lúpulo Tettenanger
- Fermento US West Coast M79 (Eu ia usar o M44, mas não tinha no estoque).

OG: 1.047 - FG: 1.013 - ABV: 4,5% - EBC: 6,6 - IBU: 17,2

BRASSAGEM
Vou aquecer 50 litros de água a 73ºC e colocar o malte devagar. Vou desligar o fogo, tampar a panela e aguardar 90 minutos.

Dúvida:
1 - Essa forma de brassagem que vou fazer é eficiente mesmo? É assim mesmo? É bom fazer o teste do iodo?

2 - Na receita original do Lamas Brew não cita a necessidade de fazer mash out. Apenas a lavagem com água a 78ºC. Para este estilo de cerveja o mash out é indicado? Eu esto pensando em fazer. Posso fazer sem receio?

RECIRCULAÇÃO/LAVAGEM - BACTH SPARGE (Utilizo bazooka)
Vou fazer a lavagem utilizando o batch sparge onde eu dreno todo o mosto e reservo ele em um balde fermentador, fecho a vazão e adiciono água na panela, e misturo todo o grão. Isso faz com que a lavagem seja mais eficiente nos casos de quem utiliza bazooka. Com o mosto misturado eu faço a recirculação até o mosto ficar límpido.

Dúvida: Posso fazer a recirculação antes de esgotar o mosto pela primeira vez para que ele fique límpido.

FERVURA - RESFRIAMENTO
No final da recirculação devo ter um volume de 45 a 48 litros de mosto que levarei para a fervura durante 60 minutos. As 50 gramas de Tettenanger colocarei no início da fervura de uma só vez. Farei o wirpool e resfriamento utilizando chiller até atingir temperatura < 30ºC.

FERMENTAÇÃO
Primária a 18º-19ºC (estimado 5-7 dias)
Secundária a 24º-25º (estimado 5-7 dias)
Cold Crash a 0º-2º (por 7 dias)

Dúvida: A receita original do Lamas Brew diz para fazer maturação a 10ºC após a fermentação. Pelo que eu li posso partir para o cold crash após a secundária. Posso partir para o cold crash direto, após a secundária?

REFERMENTAÇÃO
Refermentação na garrafa com primming por no mínimo 7 dias em temperatura ambiente.

Alguém me ajuda por favor? Rss

Abraços.

Qual a temperatura alvo na mosturação? Eu faço sempre o teste do iodo!
Eu sempre uso mash out nas minhas levas (6 até o momento), pois ela é importante para inativar as enzimas do mosto.

Quanto ao batch sparge, eu faço do jeito que você comentou. Mesmo assim, uso uma peneira sanitizada com furos pequenos na movimentação do fluido.

Desculpa se falei alguma abobrinha, mas espero ter ajudado.
 
Bah guri, não perdeste tempo, né?
Então vamos lá;

1- Brasse pelos 90 min sem mexer, ser quiser, faça o teste!

2- Faça o Mash out, mas fique de olho para a temperatura não subir além do limite!

3- Vou passar essa pois não faço lavagem...

E quanto a maturação, desça direto para a menor temp possível (0°).

Eu deixo no mínimo 15 dias após a adição do priming...

Boa sorte aí!!!
 

Latest posts

Back
Top