Blond Ale atenuou 100%, como corrigir?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Joined
Sep 22, 2014
Messages
137
Reaction score
24
Location
Campinas
Olá pessoal,

minha primeira leva usando starter e já vi que preciso calcular melhor o pitching. Fiz uma blond Ale, OG 1061 na segunda-feira passada e hoje estava um sabor de puro álcool. O que pegou dessa vez foi esquecer a distorção do refratômetro com alcool.

Qual a melhor forma de solucionar isso agora? Adicionar um açúcar não fermentável? Vocês já passaram por isso? Qual a dica?

Abraços;
 
Alcool agressivo normalmente é alcool superior,
sem a FG fica dificil saber se é falta de corpo para balancear com o alcool ou só problema de alcool superior.
 
Não entendi nada, 100% de atenuação é FG de 1.000 ou até menos, e você pode usar 2kg de fermento de cepa comumente usada em blonde ales que não vai atenuar isso.

Considerando que vc não confundiu conceitos: contaminação, você usou o fermento errado ou sua receita foi feita com 100% de algum açúcar completamente fermentável(e aí nem é cerveja).
 
Não entendi nada, 100% de atenuação é FG de 1.000 ou até menos, e você pode usar 2kg de fermento de cepa comumente usada em blonde ales que não vai atenuar isso.

Considerando que vc não confundiu conceitos: contaminação, você usou o fermento errado ou sua receita foi feita com 100% de algum açúcar completamente fermentável(e aí nem é cerveja).

Ele nem sabe o quanto atenuou, fez uma medida só, mas com refratometro e não corrigiu, esquece esse titulo, completamente errado :drunk::drunk::drunk:
 
Impossível ao natural.

Tá medindo errado, ou tá contaminada.

Use um densímetro.

Abraço,
 
Galera,

Acho que o que o Ramon quis dizer é que a atenuação APARENTE foi de 100% ,o que acontece sim!Comigo,em particular, usando esse fermento M27 já aconteceu as duas vezes que o usei,fazendo starter ou não.A questão do álcool forte a meu ver é justamente pela ausência de corpo.
 
Realmente o refratometro me trollou. Fiz a medida com densimetro e cheguei a 1.005.

Lembrei esses dias da brassagem, foi apenas de duas rampas, sendo 65C durante 55 minutos e apenas 5 minutos a 78C para mashout. Se eu mudar para a proporção 40 minutos a 65, 20 a 70C e 5 a 78C posso melhorar a proporção de açúcares não fermentáveis, contribuindo para o dulçor e corpo da cerveja?
 
Cara, com esta cepa, quando utilizar novamente, vou manter uma mosturação a temperaturas bem altas. A única vez que usei o M27 cheguou a 1.002 de FG. Mas o perfil do fermento eu achei interessante...
 
Cara, com esta cepa, quando utilizar novamente, vou manter uma mosturação a temperaturas bem altas. A única vez que usei o M27 cheguou a 1.002 de FG. Mas o perfil do fermento eu achei interessante...

Eu também gosto, o frutado é incrível. Eu estava acostumado a fazer belgas com OG de 1.088, nesse aí o fermento era bala.
 
To planejando uma Belgian Golden Strong Ale com essa cepa M27, até então ia fazer a mostura 80 min a 67°C e mash out de 10 min a 79°C.
OG estimada 1,080
Vocês recomendam mudar alguma coisa?
 
To planejando uma Belgian Golden Strong Ale com essa cepa M27, até então ia fazer a mostura 80 min a 67°C e mash out de 10 min a 79°C.
OG estimada 1,080
Vocês recomendam mudar alguma coisa?

Não é necessário mash out a temperatura tão alta. 76ºC é mais recomendado, pois trabalha com uma margem de segurança maior. 79ºC fica muito perto de temperaturas que podem extrair taninos da casca...

É sistema autmatizado pra manter a temperatura em 67ºC?
 
Não é necessário mash out a temperatura tão alta. 76ºC é mais recomendado, pois trabalha com uma margem de segurança maior. 79ºC fica muito perto de temperaturas que podem extrair taninos da casca...

É sistema autmatizado pra manter a temperatura em 67ºC?
Não é não tiefensee, vou circular o mosto continuamente com bomba e panela fechada e tentar manter entre 67 caindo para não menos que 65. Vou brassar 30 litros (duas panelas de 44 mostura/fervura e uma de 30 para sparge por gravidade).

Queria tentar brassar 40 litros, porém o volume pré fervura necessário não caberia na panela... Seria possível adicionar mais água à medida que a fervura for evaporando até completar os 40l finais?

Desculpa o texto grande e um monte de pergunta seguida... To viajando e bebendo umas hahaha
Abraço
 
É melhor voce ferver uma agua a parte e se caso precise, voce acrescenta no final da fervura.
 
Não acho que precise corrigir. Você acabou fazendo uma Saison em vez de uma belgian blonde ale, pelo fermento que você escolheu. Ele tem uma atenuação muito alta mesmo. Agora é só beber!

O off-flavor alcoólico tende a sumir com maturação, certa vez fiz uma stout que estava horrível uma semana depois que engarrafei. Depois de 1 mês ela não tinha gosto nenhum de álcool (mas tinha 10%)
 
E poquê não???

Achei muito estranho só, porque não é nada usual,
normalmente se usa fermento seco porque é mais prático,
se for fazer starter normalmente se usa fermento liquido porque os resultados são melhores.
Lembrando que se fizer o starter com fermento seco é necessario a aeração do mosto.
 
Achei muito estranho só, porque não é nada usual,
normalmente se usa fermento seco porque é mais prático,
se for fazer starter normalmente se usa fermento liquido porque os resultados são melhores.
Lembrando que se fizer o starter com fermento seco é necessario a aeração do mosto.

Será que é necessário mesmo? O fermento seco possui ácidos graxos, o que dispensa o uso de aeração do mosto (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403084)

Mas eu usei stirplate para fazer o starter e calculei o tempo/mosto necessário via calculadora do brewersfriend
 
Será que é necessário mesmo? O fermento seco possui ácidos graxos, o que dispensa o uso de aeração do mosto (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403084)

Mas eu usei stirplate para fazer o starter e calculei o tempo/mosto necessário via calculadora do brewersfriend

Com certeza é necessário, a reserva de ácidos graxos do fermento seco é utilizada pra se multiplicar, se você multiplicou ele no starter você já gastou essa reserva. Pensa que quando você faz starter no fermento seco você praticamente está transformando ele em fermento líquido, e daí pra frente os cuidados devem ser os mesmos.
 
Com certeza é necessário, a reserva de ácidos graxos do fermento seco é utilizada pra se multiplicar, se você multiplicou ele no starter você já gastou essa reserva. Pensa que quando você faz starter no fermento seco você praticamente está transformando ele em fermento líquido, e daí pra frente os cuidados devem ser os mesmos.

Eu li o "mosto" pensando no DME usado no starter. Realmente, os ácidos graxos seriam gastos na duplicação do starter. My fault
 
Back
Top