BIAB: volume de agua

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rabello

Well-Known Member
Joined
Oct 12, 2014
Messages
194
Reaction score
39
mestres,

1) ao fazer uma brassagem no sistema BIAB vcs usam sempre o volume total de água de uma única vez? Os costumam separar uma parte para uma "lavagem"?

2) Na experiência pratica de vcs, há algum ganho de eficiência "mensurável" se optarmos separar parte da agua e fazermos uma lavagem?
 
1) Em BIAB clássico não se faz lavagem. Eu opto por fazer uma mosturação com 3,5-4l/kg e antes da fervura completo o volume que qeuro atingir - sem fazer lavagem, apenas jogo a água na panela

2) Sim, com lavagem você consegue uma eficiência maior, diria que na casa de uns 5% (minha experiência) pelo menos - uma lavagem bem feita, para 20 litros, vai te tomar pelo menos uma hora a mais na brassagem...aí você é quem julga se os 5% de eficiência valem esse tempo a mais, sendo que você já optou pelo BIAB pela praticidade....
 
mestres,

1) ao fazer uma brassagem no sistema BIAB vcs usam sempre o volume total de água de uma única vez? Os costumam separar uma parte para uma "lavagem"?

2) Na experiência pratica de vcs, há algum ganho de eficiência "mensurável" se optarmos separar parte da agua e fazermos uma lavagem?
1) Infelizmente, muita gente confunde BIAB (equipamento) com No-Sparge (tecnica de lavagem que pode ser usada em qualquer equipamento). BIAB não tem nada a ver com quanta água vai usar. Você não precisa mudar proporção nenhuma pra usar BIAB. Ou seja, pode colocar a mesma quantidade de água na panela com os grãos... mosturar do mesmo jeito como qualquer outro equipamento normal, etc... a única diferença é que os grãos estarão dentro de um saco para remoção mais fácil. Depois vc pode simplesmente removê-lo e adicionar água diretamente na panela até atingir o volume pré-fervura. Essa é a maneira mais fácil que existe.

Ocorre que muita gente, resolve tentar "lavar" o grão pra perder menos açúcar, o que é algo totalmente pessoal, não uma regra.

2) Pode haver, ou não. Eu, Guenther...... acho isso com contra-senso completo. BIAB é feito pra ser fácil, rápido.... ficar fazendo 1001 coisas pra ter um pouco mais de eficiência gera mais trabalho, mais esforço, mais equipamento. Se é pra conseguir mais eficiência...... use um equipamento normal, fundo-falso, etc. :)

O que eu noto muitas vezes é o instinto clássico do "ganha-ganha"... ou seja, a galera quer algo mais fácil, barato, rápido, e ainda assim quer eficiência alta... só que muitos não se dão conta do nível de complexidade e tempo que adicionam no processo em troca de uma quantidade ridícula de eficiência.... 2, 3, 4%.

Abraço,
 
valeu gente!

Depois de muito tempo brassando no método usual (e trabalhoso) com varias panelas, resolvi aderir ao BIAB para levas de teste...

Minha duvida surgiu ao inserir na receita o perfil de mostura BIAB que existe no BS.
O que observei é que ele indica o uso de TODA a agua de uma única vez na mostura... Sem lavagem ou adição posterior. Assim, ao retirar o bag já teríamos o volume pré-fervura todo na panela...

O ponto é que tudo que já li indica que um mosto "ralo" (relação "litros de agua/kg de malta" elevada) prejudicaria a eficiência por conta da menor concentração das enzimas, etc... daí pintou esta dúvida minha de usar (ou não) toda agua de uma única vez como o BS indica...

Mas vou fazer a experiência e ver no que dá hehe.

Quanto seria uma estimativa razoável para a eficiência neste caso? Configurei meu caso para 60%. Acham que pode ser menor do que isso?
 
valeu gente!

Depois de muito tempo brassando no método usual (e trabalhoso) com varias panelas, resolvi aderir ao BIAB para levas de teste...

Minha duvida surgiu ao inserir na receita o perfil de mostura BIAB que existe no BS.
O que observei é que ele indica o uso de TODA a agua de uma única vez na mostura... Sem lavagem ou adição posterior. Assim, ao retirar o bag já teríamos o volume pré-fervura todo na panela...

O ponto é que tudo que já li indica que um mosto "ralo" (relação "litros de agua/kg de malta" elevada) prejudicaria a eficiência por conta da menor concentração das enzimas, etc... daí pintou esta dúvida minha de usar (ou não) toda agua de uma única vez como o BS indica...

Mas vou fazer a experiência e ver no que dá hehe.

Quanto seria uma estimativa razoável para a eficiência neste caso? Configurei meu caso para 60%. Acham que pode ser menor do que isso?

Cara eu diria que 60% está bom para um primeiro BIAB. Você só vai acertar depois que conhecer seus equipamentos, perdas, etc.

Se quiser ser mais conservador coloque 55%.

Faça medições em todos os processos.
 
No meu caso, como minha panela cabe 15l, e faço levas de 10l, coloco 10 litros pra mostura, aqueço e ponho os grãos na temperatura de mostura. Aí a panela fica quase cheia e não dá pra colocar os 15 litros aproximados com que inicio a fervura.

Então, pra acelerar o processo, ao invés de acrescentar a água direto no final da mostura, tava deixando um pequeno caldeirão esquentando uns 5 litros de água pra chegar a temperatura do mash out. Quando terminava a mostura, ia pro mash out. Finalizado, aproveitava que tinha essa água a parte, tirava o saco e colocava ele no caldeirão, mexendo os grãos normalmente com a colher, fazendo uma espécie de "lavagem". Então tirava o saco do caldeirão e colocava pra escorrer no fermentador. Depois, jogando tudo na panela de brassagem, mandava bala pra fervura.

Na última brassagem mudei: depois dessa (meia) "lavagem", ao invés de colocar toda a água pra ir pra fervura numa única panela, mantive as panelas uma em cada tremp pra agilizar também a fervura. Numa tremp só tava levando uns 40min pra abrir fervura. Isso foi uma mão na roda pra adiantar as coisas aqui...

Detalhe que não tô buscando o "ganha-ganha": só adaptei o processo pra meu equipamento e devido a conveniência. Isso não acrescenta 5min a mais... Mas claro, com um dedo pra ganhar eficiência (e um pouquinho a mais do que escorre no fermentando, que jogo também pra ferver, rs). Com isso tenho conseguido eficiência de uns 70%.

Até fico em dúvida se tem algum erro nisso que faço, que possa de algum modo prejudicar a cerveja...
 
Cara eu diria que 60% está bom para um primeiro BIAB. Você só vai acertar depois que conhecer seus equipamentos, perdas, etc.

Se quiser ser mais conservador coloque 55%.

Faça medições em todos os processos.

Então gente...

brassei no sabado estimando uma eficiência de 55%. Isso dava uma densidade pre-fervura de 1,032. O valor real medido foi de 1,046.
Fiquei surpreso com o alto valor... Mas foi de fato o valor medido.

Pergunta:
Neste caso qual terá sido a eficiência real na mostura? Esta proporção é linear? Faço uma regra de três direto? Isso daria uns 79%....
No BS fui aumentando manualmente o campo da eficiência até chegar na SG que medi (1,046) e a eficiência neste caso também teria sido de 79%...


É possível ter sido alta assim mesmo?
Única coisa que fiz diferente foi ter mosturado com 10L (e não com a agua toda sugerida pelo BS). Além disso, depois de suspender o bag e colocar num "cesto" para escorrer, usei os outros 9L (a 76º) para lavar os grãos no BAG Este mosto de lavagem teve uma densidade de 1,020 (só ele, antes de juntar com o principal).
 
Na minha última brassagem em BIAB, calculei com 65% de eficiência, usando panelas de 60l e um lote de 40l. Acabei com mais de 5l de sobra, já descontado trub e perda da panela.

Comecei com 5l/kg e uma pequena lavagem com 18l dos grãos drenados.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Então gente...

brassei no sabado estimando uma eficiência de 55%. Isso dava uma densidade pre-fervura de 1,032. O valor real medido foi de 1,046.
Fiquei surpreso com o alto valor... Mas foi de fato o valor medido.

Pergunta:
Neste caso qual terá sido a eficiência real na mostura? Esta proporção é linear? Faço uma regra de três direto? Isso daria uns 79%....
No BS fui aumentando manualmente o campo da eficiência até chegar na SG que medi (1,046) e a eficiência neste caso também teria sido de 79%...


É possível ter sido alta assim mesmo?
Única coisa que fiz diferente foi ter mosturado com 10L (e não com a agua toda sugerida pelo BS). Além disso, depois de suspender o bag e colocar num "cesto" para escorrer, usei os outros 9L (a 76º) para lavar os grãos no BAG Este mosto de lavagem teve uma densidade de 1,020 (só ele, antes de juntar com o principal).

Mas sua leva foi de quanto? Porque vc fala que usou 19 litros de água.

Em todo caso, se não me engano, o beersmith faz esse cálculo de eficiência levando em conta diversos outros fatores como volume medido pre fervura, o valor levado para fermentação, volume do lote etc., além da conversão.

Eu, pelo menos até agora, não consegui ir no programa e fazer o cálculo só da mostura e conversão. Não sei se tem jeito. Bom que alguém responde pra gente.
 
Mas sua leva foi de quanto? Porque vc fala que usou 19 litros de água.

Em todo caso, se não me engano, o beersmith faz esse cálculo de eficiência levando em conta diversos outros fatores como volume medido pre fervura, o valor levado para fermentação, volume do lote etc., além da conversão.

Eu, pelo menos até agora, não consegui ir no programa e fazer o cálculo só da mostura e conversão. Não sei se tem jeito. Bom que alguém responde pra gente.

Minha receita previa uma leva de 12L no fermentador. Isso dava 19L de água total na mostura, considerando absorção dos grãos, evaporação na fervura de 90min e volume morto na panela.

Mas acabei com uns 16L pois precisei adicionar mais água por conta da densidade ter ficado muito elevada.

Confesso que ainda estou com duvidas sobre como calcular o valor correto da eficiência que devo colocar no BS na próxima brassagem. O valor de 55% eu já sei que foi um chute muito baixo...
 
Então gente...

brassei no sabado estimando uma eficiência de 55%. Isso dava uma densidade pre-fervura de 1,032. O valor real medido foi de 1,046.
Fiquei surpreso com o alto valor... Mas foi de fato o valor medido.

Pergunta:
Neste caso qual terá sido a eficiência real na mostura? Esta proporção é linear? Faço uma regra de três direto? Isso daria uns 79%....
No BS fui aumentando manualmente o campo da eficiência até chegar na SG que medi (1,046) e a eficiência neste caso também teria sido de 79%...


É possível ter sido alta assim mesmo?
Única coisa que fiz diferente foi ter mosturado com 10L (e não com a agua toda sugerida pelo BS). Além disso, depois de suspender o bag e colocar num "cesto" para escorrer, usei os outros 9L (a 76º) para lavar os grãos no BAG Este mosto de lavagem teve uma densidade de 1,020 (só ele, antes de juntar com o principal).

@rabello,

Fazendo uma regra de 3 básica, deu 55,75% de eficiência no meu cálculo.
Mas já que você fez o teste no Beersmith também, obtendo 79%, fiquei na dúvida de qual estaria correto.

55 - 1.032
X - 1.046
 
@rabello,

Fazendo uma regra de 3 básica, deu 55,75% de eficiência no meu cálculo.
Mas já que você fez o teste no Beersmith também, obtendo 79%, fiquei na dúvida de qual estaria correto.

55 - 1.032
X - 1.046

Ignora o 1:

32 - 55%
46 - X

46*55 = 2530
2530/32 = 79,06%
 
São vários os fatores que influenciam na eficiência...mas sendo bem sincero acho muito difícil 80% de eficiência em um BIAB clássico (sem lavagem dos grãos), ainda mais para um iniciante, por isso acho que deva ter outro erro aí.

A OG também influencia bastante, para OGs altas normalmente a eficiência é menor. Para todas as minhas levas acima de 1.065 eu diminuo minha eficiência de 75% para 70%.
 
Então gente...

brassei no sabado estimando uma eficiência de 55%. Isso dava uma densidade pre-fervura de 1,032. O valor real medido foi de 1,046.
Fiquei surpreso com o alto valor... Mas foi de fato o valor medido.

Pergunta:
Neste caso qual terá sido a eficiência real na mostura? Esta proporção é linear? Faço uma regra de três direto? Isso daria uns 79%....
No BS fui aumentando manualmente o campo da eficiência até chegar na SG que medi (1,046) e a eficiência neste caso também teria sido de 79%...


É possível ter sido alta assim mesmo?
Única coisa que fiz diferente foi ter mosturado com 10L (e não com a agua toda sugerida pelo BS). Além disso, depois de suspender o bag e colocar num "cesto" para escorrer, usei os outros 9L (a 76º) para lavar os grãos no BAG Este mosto de lavagem teve uma densidade de 1,020 (só ele, antes de juntar com o principal).

Quando mediste a densidade, fizeste a correção da temperatura?
 
O primeiro teste que fiz [com BIAB] tambem deu uns 78% de conversão, mas fiz um "dunk sparge" aproveitando que não cabe a água toda na panela, espremendo o saco.

Mas a brewhouse efficiency deu uns 71%, ainda bem acima do que eu havia previsto mas mais realista.

Pelo que vi no HBTus e BIABrewer esta eficiência é bem comum.
 
São vários os fatores que influenciam na eficiência...mas sendo bem sincero acho muito difícil 80% de eficiência em um BIAB clássico (sem lavagem dos grãos), ainda mais para um iniciante, por isso acho que deva ter outro erro aí.

A OG também influencia bastante, para OGs altas normalmente a eficiência é menor. Para todas as minhas levas acima de 1.065 eu diminuo minha eficiência de 75% para 70%.

pois é @Ipera,

Eu venho de 25 brassagens usando panelas distintas para mostura e fervura. Usando bazooka eu conseguia em média 73/75% de eficiência nas minhas brassagens.

Mas cansado de tanto trabalho, e vontade de fazer levas menores, montei uma panela pequena para experimentar o BIAB, que eu nunca tinha usado.

Daí me deparei com esta situação: mirei 55% de eficiência (chutei bem baixo). O que daria uma densidade pré-fervura de 1,032. Mas obtive 1.046. A questão é que a eficiência da minha mostura foi maior que o estimado. Minha curiosidade é saber "quanto". :)

O BS tem várias "eficiências" nos seus formulários.. do equipamento, da mostura, total, etc... e diversos parâmetros/variáveis influenciam na eficiência....

Minha curiosidade é de saber se há alguma forma de obter um valor mais aproximado da eficiência que devo usar na próxima brassagem, em vez de ficar num processo "interativo" (tentativa e erro) hehe.
 
O primeiro teste que fiz [com BIAB] tambem deu uns 78% de conversão, mas fiz um "dunk sparge" aproveitando que não cabe a água toda na panela, espremendo o saco.

Mas a brewhouse efficiency deu uns 71%, ainda bem acima do que eu havia previsto mas mais realista.

Pelo que vi no HBTus e BIABrewer esta eficiência é bem comum.

bacana.

Acredito que na proxima brassagem eu deva começar com um valor entre 65 e 70% mesmo... Na falta de uma forma de estimar com mais precisão o valor que obtive nesta leva. :)
 
Olha aí o que descobri no beersmith. Se fosse uma cobra... rs.
 

Attachments

  • Sem título.jpg
    Sem título.jpg
    315.2 KB · Views: 204
Olha aí o que descobri no beersmith. Se fosse uma cobra... rs.
entao *******,
foi este campo que me mostrou 79℅. Mas desconfio que nao deva ter sido tão alto hehehe

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
Back
Top