BIAB elétrico / problemas com dimmer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marco_SP

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2018
Messages
51
Reaction score
5
Salve pessoal

Montei uma panela elétrica nova ( 85 L / 6500 W), com capacidade para produzir até ~ 45 L finais pelo BIAB clássico (no sparge, no squeeze), para otimizar o tempo total da brassagem. Meu fermentador comporta até 30 L por enquanto, esse upgrade virá depois.

Para poder produzir uma qde menor, coloquei um dimmer para controlar a potência da resistência.

Ai começou a encrenca... por algum motivo, qdo coloco o dimmer, a panela dá choque. Sem o dimmer, tudo certo. Mas aí a potência fica claro "no talo".

Tô com a brasagem planejada pra amanhã, starter no jeito, tudo em cima. Menos essa jabiraca dando pau. Para a mostura tá fácil resolver, esquento a água até a temperatura de infusão, desligo a resistência, ponho os grãos, tampo a panela e dou um jeito de isolar termicamente com Mylar reflexivo e deixo lá por 90 min.

Mas com a fervura... será q dá algum problema se eu ferver 35~40 L à 6500 W ?

Sei q poderia usar o dimmer e tomar cuidado com o choque, mas tenho receio de acabar zoando a resistência, uma vez q ainda não sei direito o q está provocando o problema...
 
Salve pessoal

Montei uma panela elétrica nova ( 85 L / 6500 W), com capacidade para produzir até ~ 45 L finais pelo BIAB clássico (no sparge, no squeeze), para otimizar o tempo total da brassagem. Meu fermentador comporta até 30 L por enquanto, esse upgrade virá depois.

Para poder produzir uma qde menor, coloquei um dimmer para controlar a potência da resistência.

Ai começou a encrenca... por algum motivo, qdo coloco o dimmer, a panela dá choque. Sem o dimmer, tudo certo. Mas aí a potência fica claro "no talo".

Tô com a brasagem planejada pra amanhã, starter no jeito, tudo em cima. Menos essa jabiraca dando pau. Para a mostura tá fácil resolver, esquento a água até a temperatura de infusão, desligo a resistência, ponho os grãos, tampo a panela e dou um jeito de isolar termicamente com Mylar reflexivo e deixo lá por 90 min.

Mas com a fervura... será q dá algum problema se eu ferver 35~40 L à 6500 W ?

Sei q poderia usar o dimmer e tomar cuidado com o choque, mas tenho receio de acabar zoando a resistência, uma vez q ainda não sei direito o q está provocando o problema...

Oi Marco,

Que pena.. eu não sei qual o motivo disso, talvez algum colega mais experiente em elétrica do fórum possa responder, mas uma alternativa que considero viável pro seu problema seria usar um controlador PID com SSR no lugar do dimmer.

Nesse caso o controlador deve possuir um ajuste de ciclo manual (duty cycle), que dá pra ajustar frequência de pulsação... 100% seria a resistência sempre ligada, aí ajustes de porcentagem mais baixa vão fazer a resistência ligar em "pulsos". Se não me engano o modelo Mypin TD4 chinês tem essa função. Tem um outro Mypin que não tem. Procurando deve encontrar outros modelos também.

Abraço
 
Para uma brassagem amanhã, vejo 2 alternativa:
1) se notar que está evaporando demais, vai completando aos poucos com água, para não interromper a ebulição mas garantindo que atinja o volume desejado.
2) Coloca um fio conectado a panela (na alça, por exemplo), isola por cima do fio, no local onde ele toca a panela, e a outra ponta do fio, amarra numa janela de metal, ou numa torneira de metal que esteja conectada a uma tubulação metálica. Ah, é claro, não toque na janela ou na torneira enquanto a resistência estiver ligada. Desta forma, estará criando um terra para dissipar a fuga da corrente. Se na sua casa ou apto, sua instalação for aterrada, pode também encaixar o fio no pino terra e colocar na tomada, junto dos demais fios.
A longo prazo, recomendo revisar toda a instalação, pois não é normal dar choque.
 
Amigo, eu comprei uma "jacaré" pequeno... Tipo daqueles de dar carga em.bateria de caro, e fiz um fio terra... Na verdade, esse fio terá está ligado junto aos fios da resistencia, então o terra ficou ligado direto ao terra da tomada... Solucionou perfeitamente. Veja meu jacaré... Vermelho com fio branco. IMG_20180205_153347615.jpg

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Hey Guys

Fui para a brassagem da Black IPA aumentando o volume de água inicial (total) para compensar a maior evaporação da fervura provocada pela resistência em 100% da potência (sem o dimmer). Para mostura, apenas adicionei os 10,8 Kg de grãos em 48 L de água na temperatura de infusão (69) para atingir 65 graus, tampei e embrulhei a panela com Mylar reflexivo. 90 min depois, a temperatura do mosto estava em 59 graus (-6 graus em 90 minutos portanto). Subi um pouco o GrainBag, segui para o mashout durante a recirculação com bomba, depois fervura com a resistência de 6500 W (o wattimetro lia 5000 W contudo). À princípio deu tudo certo, eficência medida em 65%. Vamos ver como se desenrola a fermentação.

Sobre o problema em sí, algumas considerações:

- Está praticamente certo para mim que o choque na panela estava sendo provocado por indução. Eu achava que não era possível indução em alumínio, até que pesquisando encontrei esse vídeo:

Fundindo alumínio por indução

- O dimmer que usei provavelmente não possui um filtro na saída (choque RF), de modo que a deformação na senóide 60 Hz causa espúrios e harmônicas em frequências mais altas; qdo o dimmer era usado, era possível inclusive ouvir o tal "dimmer buz" :

Dimmer buzz and interferences

- SE o único impacto de usar a potência full da resistência for maior evaporação na fervura, basta ajustar a qde total de água e pronto, não precisaria controlar a potência

O que vcs acham?

Cheers ! :mug:
 
Para uma brassagem amanhã, vejo 2 alternativa:
1) se notar que está evaporando demais, vai completando aos poucos com água, para não interromper a ebulição mas garantindo que atinja o volume desejado.
2) Coloca um fio conectado a panela (na alça, por exemplo), isola por cima do fio, no local onde ele toca a panela, e a outra ponta do fio, amarra numa janela de metal, ou numa torneira de metal que esteja conectada a uma tubulação metálica. Ah, é claro, não toque na janela ou na torneira enquanto a resistência estiver ligada. Desta forma, estará criando um terra para dissipar a fuga da corrente. Se na sua casa ou apto, sua instalação for aterrada, pode também encaixar o fio no pino terra e colocar na tomada, junto dos demais fios.
A longo prazo, recomendo revisar toda a instalação, pois não é normal dar choque.
Fica com o numero 1. O número 2 é passível de acusação de tentativa de assassinato. Manda um desenho ou foto do seu circuito para entendermos melhor e poder ajudar nas próximas passagens.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Amigo, eu comprei uma "jacaré" pequeno... Tipo daqueles de dar carga em.bateria de caro, e fiz um fio terra... Na verdade, esse fio terá está ligado junto aos fios da resistencia, então o terra ficou ligado direto ao terra da tomada... Solucionou perfeitamente. Veja meu jacaré... Vermelho com fio branco.

OLá SouzaAS

Dá pra ver q vc tem um dimmer instalado... vc chegou a verificar sem o dimmer se a panela dava choque?

Eu suspeito que essa história da indução é mais comum do que se pensa

Abraço
 
OLá SouzaAS

Dá pra ver q vc tem um dimmer instalado... vc chegou a verificar sem o dimmer se a panela dava choque?

Eu suspeito que essa história da indução é mais comum do que se pensa

Abraço
Desculpe a demora. Dava sim. Fiz um fio terra com um pequeno jacaré e resolvi o problema. Abç

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
fala @souzaas

então seu caso foi diferente... comigo, retirando o dimmer, a panela pára de dar choque, por isso acredito que esteja havendo indução como escrevi no post anterior.

:mug:
 
Back
Top