BIAB - Eficiência do equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MBraga

Active Member
Joined
Sep 21, 2016
Messages
32
Reaction score
7
Fala, galera. Utilizo o método BIAB e tenho achado que a eficiência do meu equipamento está muito baixa. Vi um vídeo daquele canal "Cerveja Fácil" e notei que o cara faz levas de 10 litros (volume levado para o fermentador) em uma panela de 15 litros. Ele não faz a mosturação com o volume completo, já que faz uma lavagem dos grãos antes da fervura.

Enfim, o meu quadro é o seguinte:

1) Minha panela é de 32 litros (panela do kit lamas para produção de 20 litros).
2) Taxa de evaporação com o fogareiro que uso está em torno de 4,9 litros por hora.
3) Perco 3 litros de mosto no final da panela em função da altura da torneira.
4) Faço levas para atingir o volume de 12 litros no fermentador, já que assim, considerando perdas na hora de trasfegar para engarrafar e dry hopping, consigo efetivamente engarrafar 10 litros de cerveja.
5) Apenas exemplificando: última receita que fiz foi uma IPA com OG de 1068. Usei 22,5 litros da água na panela e 4,92 kg de malte.

Qual seria o melhor jeito de melhorar essa eficiência do sistema? Ou está numa faixa normal para BIAB e sem lavagem? Pelo Beersmith a brewhouse efficiency está em 52,5%. Na brassagem de uma IPA que fiz no fds passado a eficiencia foi de 57,5%.
 
Pelo relato tua baixa brew house efficiency não tem a ver com BIAB ou lavagem.

Pelo volume que você faz tua taxa de evaporação tá absurda de alta. Tem que entender o porquê de tá evaporando tanto assim.

E 3 L de perda da panela pro fermentador é uma quantidade alta também, isso pode ser melhorado (inclinar a panela, por exemplo, sem ter muito medo de levar trub junto).

Resolvendo esses dois pontos, aí sim eu consideraria ver eficiência de conversão, que pode ter a ver com o método de sacarificação.
 
Qual seria uma taxa de evaporação adequada? A minha está beirando uns 25%. Quanto a inclinar a panela, acho que se eu fizer isso vai só passar trub mesmo. Nessa última brassagem eu só parei quando já tava praticamente apenas "lama" no fundo da panela. Será que as dminsões da panela podem estar afetando essa perda no fundo? Digo, como ela é de 32 litros e estou fazendo levas de 12 litros, seria melhor arrumar uma panela com uma litragem total menor?

Depois dessa última brassagem tenho considerado sifonar com um mini-sifão que tenho aqui para ver se consigo diminuir essa perda no fundo da panela. Será que é uma boa?
 
Sifonar é sucesso! Eu faria um teste com certeza.

Minha evaporação fica em torno de 7%, mas algo em torno de 10-15% é mais comum.

Uma coisa que pensei depois da primeira resposta é que seria bem interessante vc medir a SG antes de ferver, pra ver sua eficiência de conversão. Se você tiver evaporando tanto assim pra compensar dificuldades na conversão, aí o método BIAB pode estar influenciando.
 
Pois é, acho que vou testar o mini-sifão na próxima vez. A eficiência de conversão, segundo o Beersmith, foi de 69% nessa última brassagem.
 
Pois é, acho que vou testar o mini-sifão na próxima vez. A eficiência de conversão, segundo o Beersmith, foi de 69% nessa última brassagem.
Essa dá pra melhorar até. Eu moo bem fino e mexo o mosto a cada 20 minutos na sacarificação, até porque moer fino faz com que apareçam mais bolotas que o normal.

Eficiência de conversão (sacarificação sempre de 90 minutos) em 77-80%.

Brew house efficiency de 70%.
 
Opa. Pq não lava? Acho que sem isso fica complicado...
Faço biab 10L.
Na última foram 17 litros 3K de grãos final 9 fermentando.
Og esperada 1055 atingida 1048/1050 ali no meio da fervura... Acho que deveria lavar.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Para não perder os 3l da panela, use um joelho na entrada da torneira (niple) virado para baixo, o que deixará a entrada quase encostando no fundo. Um pescador.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Boa dica do @jeanpaullopes

E sobre lavagem, eu não vejo sentido, a não ser que o volume total não caiba na tua panela (não é o caso).

A diferença de eficiência vai ser mínima (se houver). Tem um podcast inteiro do Brulosophy (em inglês) só sobre isso (no sparge): http://brulosophy.com/2017/04/06/the-brulosophy-podcast-episode-002-no-sparge-brewing/

@matozo, exato.

Se é BIAB e tu a panela aceita toda a água, não lave e ganhe tempo (perdendo um pouco de eficiência, dai é colocar mais R$ 5,00 de pilsen que vale a pena).

Quanto ao uso de joelho/pescador, uso panelas de ~60l e deixar 2-5 cm de líquido no fundo é uma diferença para minhas levas de 20~25l. Agora tenho uma perda mínima para o tamanho da panela.
 
Fazendo BIAB sem lavagem dos grãos minha eficiência fica na casa de 65%, com a lavagem dos grãos vai pra 75%.
E como o colega falou ali em cima, mexo a cada 20min!

Tá mais eficiente que meu sistema de 3 panelas!
 
Fazendo BIAB sem lavagem dos grãos minha eficiência fica na casa de 65%, com a lavagem dos grãos vai pra 75%.
E como o colega falou ali em cima, mexo a cada 20min!

Tá mais eficiente que meu sistema de 3 panelas!

Bem, se está lavando, está fazendo de certa forma o sistema de 3 panelas :D.

Mexer não aumenta em muito a eficiência e pode ser um precursor de oxidação a quente (estás incorporando mais O2 a mistura quente, que por estar quente tem as reações de oxidação aceleradas e facilitadas). Cuidado.

A ideia do BIAB é ser simples, sem recirculação, sem lavagem; Mostura, tira o saco e parte para a fervura. Todo o resto é "invencionice" para tirar uns 5 a 10% mais de eficiência, não que eu não o faça.

Comecei com BIAB clássico em uma panela de 23l e engarrafando 12~14l.

Hoje uso 2 panelas de 65l e o saco como elemento filtrante somente. Ainda fico nos lotes de 20l, mas 20~28l no fermentador.
 
Bom, vou tentar usar o fogareiro no mínimo quando o mosto atingir a temperatura de fervura pra ver o quanto consigo diminuir essa taxa de evaporação. Vou colocar uns 10 litros de água na panela e fazer uns testes.

Não faço lavagem pq quero deixar o procedimento o mais simples possível, sem ter de me preocupar em corrigir o ph da água de lavagem, etc (até pq onde eu faço as brassagens seria bem pouco prático ter de esquentar outra panela com água).

Só não acho que vou conseguir diminuir muito essa perda no fundo da panela, até pq até hoje não consegui aquele cone certinho de trub. Nas 4 brassagens que fiz o trub ficou basicamente por toda a superfície do fundo.
 
Corrigir o pH da mostura não é tão complicado e com certeza te traria benefícios, incluindo eficiência.

E de verdade, a não ser q seu fermentador seja bem restrito quanto ao tamanho, não se preocupe tanto assim con trub. Na verdade um pouco de trub é bom pra fermentação.
 
Corrigir o pH da mostura não é tão complicado e com certeza te traria benefícios, incluindo eficiência.

E de verdade, a não ser q seu fermentador seja bem restrito quanto ao tamanho, não se preocupe tanto assim con trub. Na verdade um pouco de trub é bom pra fermentação.

Acabei de ler os dois experimentos do Brulosophy aqui sobre trub no fermentador e acho que vou deixar de me preocupar com isso na próxima brassagem haha
 
Eu estou Usando BIAB" com um escorredor inox terminou a brassagem ponho o saco dentro dele sobre a panela água de lavagem já aquecida vou lavando e já partindo pra fervura.

Consigo quase sempre og desejada, na última 1051 de 1053, e foi pra fermentar 9l de 10l. Já usei 3 panelas com circulação e etc. não troco o "biab" nem a pau.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Fala, galera. Utilizo o método BIAB e tenho achado que a eficiência do meu equipamento está muito baixa. Vi um vídeo daquele canal "Cerveja Fácil" e notei que o cara faz levas de 10 litros (volume levado para o fermentador) em uma panela de 15 litros. Ele não faz a mosturação com o volume completo, já que faz uma lavagem dos grãos antes da fervura.

Enfim, o meu quadro é o seguinte:

1) Minha panela é de 32 litros (panela do kit lamas para produção de 20 litros).
2) Taxa de evaporação com o fogareiro que uso está em torno de 4,9 litros por hora.
3) Perco 3 litros de mosto no final da panela em função da altura da torneira.
4) Faço levas para atingir o volume de 12 litros no fermentador, já que assim, considerando perdas na hora de trasfegar para engarrafar e dry hopping, consigo efetivamente engarrafar 10 litros de cerveja.
5) Apenas exemplificando: última receita que fiz foi uma IPA com OG de 1068. Usei 22,5 litros da água na panela e 4,92 kg de malte.

Qual seria o melhor jeito de melhorar essa eficiência do sistema? Ou está numa faixa normal para BIAB e sem lavagem? Pelo Beersmith a brewhouse efficiency está em 52,5%. Na brassagem de uma IPA que fiz no fds passado a eficiencia foi de 57,5%.
O volume evaporado sempre vai ser mais ou menos esses 4,9L
O tamanho da panela influencia muito nisso. Colocando 10l ou 30l vai evaporar os mesmos 4,9 se mantido o mesmo vigor da fervura.
Uso uma panela de 40l e independente do volume de mosto a evaporação e sempre em torno de 5l.

André Wenderosck
 
Faço BIAB e tenho levado para fervura quase 28L de mosto para fervura. Consigo facilmente boa eficiência + 19~20L de cerveja para o fermentador. Para a panela de 32L levar apenas 12L é muito pouco.
 
Faço BIAB e tenho levado para fervura quase 28L de mosto para fervura. Consigo facilmente boa eficiência + 19~20L de cerveja para o fermentador. Para a panela de 32L levar apenas 12L é muito pouco.
Vc tá levando 28 pra fervura ou utilizando 28l de agua no total?
O @MBraga está usando 22.5l no TOTAL e perdendo 5l na fervura menos 3l pro trub menos 2~3l da absorção dos grãos.
Levar os 12l pro fermentado está correto, o que ele poderia fazer e virar a panela pra diminuir a perda no trub.

André Wenderosck
 
Faço BIAB também e tive um ganho bastante significativo na eficiência quando comecei a ajustar a minha água com sais.
 
galera, sou iniciante e vou perguntar aqui pois procurei feito louco e não achei.

acho que pra gente que é Noob , essa parada de eficiência fica um pouco confusa.

tem outro tópico explicando detalhadamente o que é eficiência?

porque as vezes me parece que tem a ver com a extração de açúcares , e as vezes parece quantidade pretendida X quantidade que vai pro fermentador.
 
imagine que o seu malte (tipos e qtds) tem um limite teórico chamado "potencial de extração", obtido em laboratório em condições ideias.

Imagine também que o seu equipamento e processo sejam capazes de se aproximar dessa mesma extração, mas nunca serão iguais (pois as condições não são ideais) ou maiores.

Comparando essas duas coisas, você tem a sua eficiência, ou seja, dado um limite máximo teórico (100%), quanto você consegue de fato no seu equipamento e processo (em geral entre 60 e 80%).

E o volume?
Para atingir um volume desenhado em uma receita e uma determinada OG, determinar a sua eficiência é importante pois, caso contrário, você acabará com um mosto mais ou menos diluído, alterando parâmetros finais como abv, por exemplo , o que em pequenas alterações é totalmente negligenciável, dado que dificilmente será percebido sensorialmente.

Dicas:
1) eficiências gigantescas são importantes apenas pra grandes cervejarias, onde qualquer centavo por hL conta;
2) melhor eficiência não significa melhor qualidade final;
3) se está começando, tente obter algo em torno de 65% e foque em melhorar coisas mais relevantes pro resultado final como condiçoes de fermentação (pitch rate, controle temperatura, oxigenação);
4) os fatores mais relevante pra melhor eficiência estão na moagem, exposição (não formar "bolotas" de malte seco no mash) , temperatura de mash e ph;
5) se quiser se aprofundar, esse artigo é bom:
https://rotenfussbier.com/2012/08/28/eficiencia/
 
Last edited:
imagine que o seu malte (tipos e qtds) tem um limite teórico chamado "potencial de extração", obtido em laboratório em condições ideias.

Imagine também que o seu equipamento e processo sejam capazes de se aproximar dessa mesma extração, mas nunca serão iguais (pois as condições não são ideais) ou maiores.

Comparando essas duas coisas, você tem a sua eficiência, ou seja, dado um limite máximo teórico (100%), quanto você consegue de fato no seu equipamento e processo (em geral entre 60 e 80%).

E o volume?
Para atingir um volume desenhado em uma receita e uma determinada OG, determinar a sua eficiência é importante pois, caso contrário, você acabará com um mosto mais ou menos diluído, alterando parâmetros finais como abv, por exemplo , o que em pequenas alterações é totalmente negligenciável, dado que dificilmente será percebido sensorialmente.

Dicas:
1) eficiências gigantescas são importantes apenas pra grandes cervejarias, onde qualquer centavo por hL conta;
2) melhor eficiência não significa melhor qualidade final;
3) se está começando, tente obter algo em torno de 65% e foque em melhorar coisas mais relevantes pro resultado final como condiçoes de fermentação (pitch rate, controle temperatura, oxigenação);
4) os fatores mais relevante pra melhor eficiência estão na moagem, exposição (não formar "bolotas" de malte seco no mash) , temperatura de mash e ph;
5) se quiser se aprofundar, esse artigo é bom:
https://rotenfussbier.com/2012/08/28/eficiencia/

show, brigado irmao!
eu tô devorando tudo que posso sobre as técnicas antes da minha primeira brassagem sozinho. acho que nunca li tanto na minha vida.
isso quer dizer que pra cozimentos de 20L, (nesse método) eu dificilmente vou envazar mais que 15l?

ajudou muito, obrigado
abraço
 
show, brigado irmao!
eu tô devorando tudo que posso sobre as técnicas antes da minha primeira brassagem sozinho. acho que nunca li tanto na minha vida.
isso quer dizer que pra cozimentos de 20L, (nesse método) eu dificilmente vou envazar mais que 15l?

ajudou muito, obrigado
abraço

Brewhouse efficiency is defined as the percent of potential grain sugars that are converted into sugar in the wort.

Traduzindo:
A eficiência do seu equipamento cervejeiro é definido como a porcentagem de açúcares em grãos potenciais que são convertidos em açúcar no mosto.

Fonte: http://beersmith.com/blog/2008/10/26/brewhouse-efficiency-for-all-grain-beer-brewing/

Ou seja, comparando dois equipamentos fazendo a mesma receita e obtendo o mesmo volume final. O equipamento que gerar a OG mais alta terá maior eficiência.

Mas relaxa com essa questão da eficiência, o importante é você adaptar a quantidade de grãos para o seu equipamento e assim obter o volume e OG desejada no final. Por exemplo, se você fizer uma receita com biab, e no final der o volume desejado mas com a OG baixa, quer dizer que na próxima vez você vai ter de aumentar a quantidade de grãos, ou realizar uma lavagem para aumentar um pouco a OG.
 
Olá Leonardo,
sem conhecer o seu equipamento ou processo, se entendi bem a pergunta, chutaria o seguinte.

Se você levar 20l para a Brassagem, presumindo que usará algo como 4kg de grãos:

- Perderá 4 litros por absorção dos grãos;
- Levará 16 litros para fervura;
- Perderá algo 15% na fervura (1 hora);
- Terminará a fervura com algo próximo de 13,6 litros;
- Perderá algo próximo de 1,5 l no trub (dependendo do grist , da quantidade de lúpulo, da altura da sua torneira, de quanto aceita levar de trub pro fermentador);
- Levará algo próximo a 12,1 litros pro Fermentador;
- Envasará algo próximo de 10 ou 11 litros, pra não levar lama pras garrafas / barril.

Abs
 
Olá Leonardo,
sem conhecer o seu equipamento ou processo, se entendi bem a pergunta, chutaria o seguinte.

Se você levar 20l para a Brassagem, presumindo que usará algo como 4kg de grãos:

- Perderá 4 litros por absorção dos grãos;
- Levará 16 litros para fervura;
- Perderá algo 15% na fervura (1 hora);
- Terminará a fervura com algo próximo de 13,6 litros;
- Perderá algo próximo de 1,5 l no trub (dependendo do grist , da quantidade de lúpulo, da altura da sua torneira, de quanto aceita levar de trub pro fermentador);
- Levará algo próximo a 12,1 litros pro Fermentador;
- Envasará algo próximo de 10 ou 11 litros, pra não levar lama pras garrafas / barril.

Abs

pretendo nas próximas brassagens, usar receitas prontas, que vem com o kit pronto de lúpulos e etc. nao tenho nada a granel ainda. geralmente vem 5kg de malte. então eu não tenho a liberdade de adaptar quantidade de grãos entende?

por isso muito se fala em aumentar eficiência do biab, mas eu nao imaginava que era tão difícil passar de 65% de eficiência
 
pretendo nas próximas brassagens, usar receitas prontas, que vem com o kit pronto de lúpulos e etc. nao tenho nada a granel ainda. geralmente vem 5kg de malte. então eu não tenho a liberdade de adaptar quantidade de grãos entende?

por isso muito se fala em aumentar eficiência do biab, mas eu nao imaginava que era tão difícil passar de 65% de eficiência
Eficiência é um parâmetro personalizado do equipamento / insumo.
Minha última brassagem (duas simultâneas) troquei de fornecedor e de maltearia, fazendo receitas corriqueiras nos mesmos equipamentos minha SG foi 0.009 menor do que o projetado. Aposto muito na moagem.
 
Fala, galera. Utilizo o método BIAB e tenho achado que a eficiência do meu equipamento está muito baixa. Vi um vídeo daquele canal "Cerveja Fácil" e notei que o cara faz levas de 10 litros (volume levado para o fermentador) em uma panela de 15 litros. Ele não faz a mosturação com o volume completo, já que faz uma lavagem dos grãos antes da fervura.

Enfim, o meu quadro é o seguinte:

1) Minha panela é de 32 litros (panela do kit lamas para produção de 20 litros).
2) Taxa de evaporação com o fogareiro que uso está em torno de 4,9 litros por hora.
3) Perco 3 litros de mosto no final da panela em função da altura da torneira.
4) Faço levas para atingir o volume de 12 litros no fermentador, já que assim, considerando perdas na hora de trasfegar para engarrafar e dry hopping, consigo efetivamente engarrafar 10 litros de cerveja.
5) Apenas exemplificando: última receita que fiz foi uma IPA com OG de 1068. Usei 22,5 litros da água na panela e 4,92 kg de malte.

Qual seria o melhor jeito de melhorar essa eficiência do sistema? Ou está numa faixa normal para BIAB e sem lavagem? Pelo Beersmith a brewhouse efficiency está em 52,5%. Na brassagem de uma IPA que fiz no fds passado a eficiencia foi de 57,5%.
Uso o mesmo equipamento que você da lamas também, mas o meu trub fica em torno de 1,5 litros na panela.
 
Pessoal passei vergonha na minha ultima brassagem com o BIAB a eficiencia ficou em torno de 62%, fiz uma anterior funcionou belezinha perto dos 78%, o que aprendi deste vez:
1 - Na anterior estava na marcação certinha da temperatura sempre no ideal da receita, na atual desleixei um pouco.
2 - Na anterior a cada 15/20 minutos estava mexendo o mosto, e ligando o fogo sempre que necessário. Na atual deixei ela quietinha e fui fazer outras coisas.
3 - Uma coisa que fiz nas duas e achei bem interessante a lavagem dos grão, vi um video apartir dos 2:48 minutos como ele faz a lavagem dos grão com o próprio fermentador é muito pratico, realmente sai muito açúcar ainda na lavagem, achei que fez muita diferença.

Anteriormente utilizava a bazooca, mas no momento pretendo ainda utilizar o BIAB por ser muito pratico, achei que a cerveja não ficou turva apesar de utilizar os métodos de clarificação.
 

Latest posts

Back
Top