[Beersmith] FG estimada x Temperatura de mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gill

Well-Known Member
Joined
Jul 14, 2014
Messages
203
Reaction score
53
Bom dia, galera. Tenho uma dúvida sobre a FG estimada no Beermith com base nas temperaturas de mosturação. Vamos ver se alguém consegue me ajudar :)

Em praticamente todas minhas cervejas eu faço infusão única, com a mosturação iniciando em 68C e a deixando a temperatura cair naturalmente. Depois de 80 minutos entre alfa e beta eu procedo com o mashout até 76C, o que leva de 15 a 20 minutos.

Na configuração do perfil de mosturação do meu Beersmith eu seto as rampas assim: Sacarificação por 80min a 68C + mashout até 76C.

Acredito eu que o problema dessa configuração é que o software vai considerar que eu estou mosturando por 80min SEMPRE a 68C e vai me dar determinada FG. Só que essa não é a FG real daquela cerveja, já que eu não corrijo a temperatura de mosturação em nenhum momento - a temperatura cai de forma natural e isso depende da temperatura ambiente no dia da brassagem (em dias mais frios cai mais).

Eu devo alterar o perfil de mosturação considerando , por exemplo 30min a 68C (alfa) e 50min a 64C (beta)? Isso me daria uma FG estimada mais perto do real? Pergunto isso pois percebi que minhas últimas cervejas tem atenuado mais do que o estimado pela ferramenta.
 
Se você tiver as receitas todas anotadas, com a estimada e a real, vai testando mudar as temperaturas.

De repente você encontra um "padrão", por exemplo: é sempre o equivalente a 1 grau abaixo da temperatura inicial, é equivalente à média da inicial e final... etc.

O beersmith as vezes coloca uns padrões pra gente, pra ter um ponto de partida, mas tem muita coisa que tem que ser mudada de acordo com nossos equipamentos e processos específicos.
 
Entendi a questão.

Se você optar por caçar um padrão, creio que seja possível encontrar uma temperatura de compromisso, enganando o software, ou compensar a previsão final colocando um "-X" quando for fazer a receita. Se você calcular a perda, pode criar as rampas de acordo. Nos dias muito frios, você pode 'embrulhar' a panela para diminuir a troca de calorias entre a panela e o meio.

Ou você pode corrigir a temperatura. Eu uso BIAB e corrijo a cada 30 minutos, numa mosturação de 90 minutos.

Ando pensando muito no brewtroller para controlar a brassagem com resistências, mas é só um pensamento por hora.

Fora essas alternativas, eu não vejo muito o que fazer, mas devo confessar que não conheço o BS a fundo.
 
Você pode criar um perfil de mosturação com vários passos de temperatura tentando aproximar a atenuação que você está tendo. Começa em 68 e vai baixando em cada passo conforme o teu caso. Para cada etapa coloca a temperatura, o tempo que vai ficar nela e 0min de subida. Testei aqui no meu computador e tem como fazer. Deve resolver o teu problema, mas eu tentaria manter a temperatura mais próximo dos 68, com uma manta térmica ou re-aquecendo a cada 30min.
 
Back
Top