Batch Sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Welley_Alves

New Member
Joined
Aug 30, 2014
Messages
4
Reaction score
0
Olá amigos

Realizei algumas brassagens utilizando a técnica do Batch Sparge e fiquei bem satisfeito com o resultado, apesar de saber que perdi um pouco da eficiência. Entretanto, lendo artigos sobre batch sparging, vi alguns que orientavam abrir a válvula extratora no fluxo máximo na hora de drenar o mosto já recirculado. Isso não diminuiria ainda mais a eficiência do processo? Se a válvula extratora for aberta em um fluxo menor, não ganharia uns pontinhos na eficiência? Como vcs fazem?
Segue abaixo o link do site BYO sobre o processo. No finalzinho do text, onde o autor mostra o passo-a-passo, ele deixa claro para abrir a tina de mostura o mais rápido possível.

https://byo.com/stories/issue/item/448-cheap-and-easy-batch-sparging
 
Não sei exatamente o quanto a abertura da torneira afeta a eficiência nessa etapa, acho que a recomendação de drenar o mais rápido que o sistema permite é mais para manter a temperatura e assim tornar o mosto menos denso e mais solúvel do que qualquer outra coisa.

As vezes que eu fiz batch sparge, depois de recircular, eu drenei abrindo tudo de uma vez mesmo. Somente na vez que fiz continuous sparge que eu abri só um pouco da torneira pra drenar bem lentamente.

Abraços!
 
O que o dryfon diz faz bastante sentido, a respeito de manter a temperatura e o açucar mais solúvel.

Abrir menos a torneira resulta em maior eficiencia em sparge contínuo, porque daí ele se torna mais lento, no batch sparge realmente não vejo motivos pra segurar o fluxo.

Abç
 
Um dos grandes motivos pelo qual deve-se abrir totalmente a torneira é para que isso estimule a cama de grãos a se compactar.

Batch basicamente é:
- drenar tudo
- adiciona água
- mexe bem
- recircula

E aí começa novamente.. drena, etc.

Bom, umas coisas mais importantes para uma lavagem homogênea dos grãos é a boa formação da cama de grãos. Bom, com batch sparge.... a gente simplesmente destrói a cama de grãos cada vez que adicionamos água e mexemos. Se logo depois de mexer, a gente não recircular nem abrir a torneira no máximo, ocorre que provavelmente ficariam alguns pontos com buracos ou rachaduras na cama de grãos, um lugar onde o líquido fluiria muito mais fácil.

Nesse caso, se a gente mexer bastante, e então recircular (já vai ajudar a assentar o malte na forma correta) e depois abrir a torneira toda... isso faz com que a cama de grãos fique compactada e estimule menos caminhos preferenciais. Além disso.... normalmente se utiliza Batch Sparge com bazooka.... (bazooka = filtro em formato de.......... BAZOOKA... não é circular, quadrado, etc)...... se abríssemos a válvula somente um pouco... a bazooka, que é um coletor de ponto único (diferente do fundo falso, que abrange todo o fundo) iria sugar somente o líquido que fica logo acima dela, num formato de cone. Já se abrir bastante, ela TENDE a puxar mais líquido dos lados também, melhorando a lavagem.

Abraço,
 
No batch sparge eu adiciono água e mexo e já dreno em seguida? Não aguardo um tempo para cama de grãos se formar novamente?
 
No batch sparge eu adiciono água e mexo e já dreno em seguida? Não aguardo um tempo para cama de grãos se formar novamente?

Adiciona água, mexe e recircula. Qdo estiver clarificado, drena.
 
Após a adição de água e misturar bem, não devo descansar o mosto antes de recircular, clarificar e drenar?
Outra dúvida: o meu sistema é o de bazooka (simples mesmo, sem ser circular ou quadrada). O método batch sparge, no meu caso, é mais eficiente do que o fly sparge pelos motivos que o Guenher apontou?
 
Encontrei um artigo do John Palmer fuçando na net bastante interesante, que explica mais ou menos o que o Guenther falou antes. Segue o link abaixo:

http://morebeer.com/brewingtechniques/library/backissues/issue3.4/palmer.html

Pretendo fazer minha proxima brassagem prox semana, e testarei o batch sparge novamente, dessa vez abrindo a valvula totalmente a cada drenagem.
Obrigado a todos pelas valiosas dicas!
 
Eu faço batch sparge com fundo falso.

Dreno todo o mosto com a válvula toda aberta, encho de água em temperatura de mashout novamente, mexo bastante para misturar bem, deixo recirculando mais uns 15 minutos com a válvula toda aberta e a temperatura caindo naturalmente (uso bomba para recircular), depois dreno tudo de novo pra panela de fervura.

Acho que funciona muito bem. Geralmente a água do batch sparge sai com uns 8 ou 9 pontos de gravidade abaixo do primeiro mosto.
 
E com a "bazooka" (que não é bazooka) circular (a clássica malha de mangueira de gás), qual a melhor técnica? Sempre fiz continous sparge, pelos cálculos do beersmith consigo entre 70 e 75% de eficiência. Mas sempre demoro horrores pra lavar, com medo de que, se lavar rápido demais, vou obter baixa eficiência. Tento regular a vazão pra extrair 1 litro a cada 2 minutos. Como colho 30 litros para levar à fervura, demoro então 1 hora colhendo (mais o tempo da recirculação). Quero experimentar o batch sparge na próxima leva!

Eu também, depois do mash out, sempre deixava uns 10 a 20min descansando, pra formar a cama de grãos. Após isso, vou abrindo a válvula bem devagar, pq tinha a ideia que se abrisse rápido demais ia dar um chupão nos grãos e fazer entupir. Não lembro onde li isso, Palmer talvez?
 
E com a "bazooka" (que não é bazooka) circular (a clássica malha de mangueira de gás), qual a melhor técnica? Sempre fiz continous sparge, pelos cálculos do beersmith consigo entre 70 e 75% de eficiência. Mas sempre demoro horrores pra lavar, com medo de que, se lavar rápido demais, vou obter baixa eficiência. Tento regular a vazão pra extrair 1 litro a cada 2 minutos. Como colho 30 litros para levar à fervura, demoro então 1 hora colhendo (mais o tempo da recirculação). Quero experimentar o batch sparge na próxima leva!

Eu também, depois do mash out, sempre deixava uns 10 a 20min descansando, pra formar a cama de grãos. Após isso, vou abrindo a válvula bem devagar, pq tinha a ideia que se abrisse rápido demais ia dar um chupão nos grãos e fazer entupir. Não lembro onde li isso, Palmer talvez?

Tenho exatamente essa dúvida, minha bazooka tem o tal formato circular, então fica na dúvida de qual técnica usar, seria o batch sparge o mais indicado ? Aguardo os mais experientes.

Obrigado!
 

Latest posts

Back
Top