Barril ou Post-mix?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Pessoal,
Acho que me rendi ao CO2.
Dai me veio um questionamento.
O que é melhor e mais prático? Barril de Chopp ou post-mix?
 
Pessoal,
Acho que me rendi ao CO2.
Dai me veio um questionamento.
O que é melhor e mais prático? Barril de Chopp ou post-mix?

É um tópico que surge frequentemente... tanto no fórum quanto em grupos de discussão...

Não dá pra responder qual é o melhor, ambos tem suas vantagens e desvantagens... de acordo com a minha experiência com os dois, posso citar as seguintes:

Vantagens do postmix:
-Fácil limpeza mecânica. Dá pra colocar o braço inteiro pelo buraco da tampa e lavar com esponja e detergente, sem necessidade de usar outros químicos.
-Fácil sanitização. Abrir e fechar a tampa (acessar o interior) é muito prático.
-Conexões pequenas.
-É menos pesado que barril.
-Tende a caber mais dentro de geladeiras convencionais por causa do formato (existem também kegs slim no mesmo formato).
-Custo muito mais baixo comparado à barril keg.
-É possível fazer transferências fechadas do fermentador pro postmix com muita facilidade.


Desvantagens do postmix:
-Manutenção maior. Existe maior numero de peças e maior número de engates. As peças são frágeis do que as do keg.
-Há alguns tipos diferentes de padrões de peça pra postmix.
-A compra de um postmix (usado) tende a contar com a sorte, ele pode vir em ótimo estado, ou em estado mais ou menos.
-Se o estado dele nao veio ótimo, há grandes chances de haver má vedação em diversas partes, principalmente na tampa.
-A alça da tampa pode já estar ou pode vir a folgar com o tempo, prejudicando a vedação. obs: isso não inutiliza a tampa ou o postmix, apenas dá mais trabalho de ajeitar, verificar e manter vedado com a pressão.
-Peças de reposição nem sempre são baratas, considerando que normalmente tem que comprar de fora do país.

Vantagens do barril KEG:
-É robusto, tanto o corpo quanto as peças do tubo sifão, não tem peças expostas, ou de fácil acesso.
-O engate é um só.
-Manutenção baixa. Muito difícil dar problemas.
-Padrão de engate nacional, peças nacionais.
-Facil manuesio, extração, etc. Isso pode ser interessante na hora de considerar deixar um barril nas mãos de um leigo, para consumo.
-Muito dificil dar problemas de vazamento

Desvantagens do barril KEG:
-Custo muito mais elevado pra adquirir um, comparado ao postmix.
-Falta de opções de tamanho de barris usados, normalmente limitado a 30 ou 50 litros.
-Barris usados podem vir com trava, o que pode ser um saco de tirar.
-Abrir um keg pode ser algo perigoso caso não se tome os devidos cuidados de aliviar corretamente toda a pressão primeiro. Há histórias de pessoas destraídas que já se machucaram, ou até morreram por causa disso (verdade ou não, é plausível).
-Não dá pra efetuar limpeza mecânica, apenas química.
-É preciso fazer força para desrosquear o tubo sifão.
-Peças de reposição podem custar caro.
-Existem alguns fabricantes de barris no país, alguns são confiáveis, outros não, às vezes o mais 'barato' pode custar mais caro.

Essas são algumas questões que lembrei agora, da minha experiência com os dois tipos de barril. Podemos continuar adicionando itens nas 4 seções, ou até remover algum, caso esteja errado...

Gostaria ainda de adicionar, pra quem considera utilizar um barril, que leia esse tópico do Guenther a respeito de cuidados a serem tomados com cilindro de CO2 e barris:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402633

Abraço!
 
Salve Tiago!
Levando em consideração que segundo vc o custo do Postmix é mais barato que o do Keg e que pessoas já morreram aml usando um Keg, não tenho mais dúvidas!...hehehe
Vou de Postmix!
 
Gostaria apenas de relatar uma experiência que tive com barril keg, que se insere no último item citado, da confiabilidade do fabricante.

Tive um stress enorme com a empresa tecprimmus. Comprei 2 barris deles um tempo atrás. Houve grande demora no envio e súbita lentidão na comunicação, depois que efetuei o pagamento, mas isso é o de menos.

Quando recebi os barris, imediatamente fui testá-los com água. Tive grande surpresa em perceber que os barris vazavam, fiz uma comparação e vi que tinha grande folga no engate dos tubos sifão. Fazia agua jorrar por baixo da extratora para fora, quando injetava gás.

Foi difícil conseguir contato com a empresa, me enrolaram, mas consegui tubos sifão novos. Bom, resumindo toda a história, tenho no total 6 tubos sifão da tecprimmus aqui em casa, que vieram como reposição daqueles com defeito. Nenhum deles funciona, todos apresentam o mesmo defeito, ou seja, nem testam os barris na fábrica, porque se testassem veriam, ou se testam e vêem pior, porque vendem assim mesmo.

Tive que recorrer à WE, onde fizeram a comparação daquele tubo sifão com o deles, ficaram espantados com a baixa qualidade do produto e eu, quando vi o tubo sifão deles, também. Tentaram substituir algumas peças internas, testaram na minha frente, nada resolveu. Finalmente, tive que comprar 2 tubos sifão novos, que não custam barato mesmo e, 3 ou 4 meses depois de pagar pelos barris, consegui fazer eles funcionarem.

Por isso digo, cuidado com o fabricante...
 
Salve Tiago!
Levando em consideração que segundo vc o custo do Postmix é mais barato que o do Keg e que pessoas já morreram aml usando um Keg, não tenho mais dúvidas!...hehehe
Vou de Postmix!

Ambos são potencialmente perigosos quando vc considera a pressão que há dentro deles.
A diferença é que a tampa do posmix nao vai sair voando, caso acidentalmente a alça da tampa seja levantada com ele pressurizado. Isso pode acontecer com o keg, porque o sifão é preso com rosca ao barril, se vc desroqueá-lo com pressão, vai ser projetado e pode acertar vc.

Foi mais na intenção de apavorar quem for usar, pra que lembre e nunca faça cagada com eles, sempre manuseando ambos com muito cuidado. Não creio que seja fator determinante na escolha, pois nunca ouvi falar de alguém fazendo isso, embora já tenha escutado histórias... que não sei se são verdadeiras ou não, mas são plausiveis.

abraço
 
Hehehe....não tenho dúvidas! Vou de Postmix da Agavic.....conhece?

Já vi um de 10 litros em funcionamento, era bonito. Já vi barril keg deles também, muito bom... parece ser uma empresa confiável, embora nunca tenha comprado com eles.
 
Estou com um keg de 30 litros e pronto para fazer minha primeira carbonatação forçada. Nesses dias vi que um americano perdeu um braço ao abrir um barril e fiquei com bastante receio(medo!)...tenho a chave da we que empurra aquela esfera antes de desrosquear o sifão...somente este procedimento já despressurizaria o barril seguramente? há uma forma mais segura de despressurização?
Abraço
 
Tiago, explica como fazes esta transferência fechada, é com o postmix pressurizado?

Não... sem pressão porque o fermentador caseiro também está sem pressão interna. Acredito ser possível fazer com keg também, pois fazem em cervejarias, só nao sei como, minha extratora é unidirecional.

Pra fazer a transferência, vc sanitiza normal, fecha a tampa, purga o ar com CO2, despressuriza, conecta a saída de líquido do postmix na torneira do fermentador e a entrada de gás do posmix tem que estar conectada também, a nada, só como alívio. Se o fermentador estiver em desnível suficiente, pode transferir por gravidade (mais seguro), se não estiver (faço assim) vou empurrando a cerveja pra dentro do postmix com CO2, ligado ao fermentador (torneira do airlock). Tem q ter cuidado com essa pratica, pq é uma pressão mínima, uma leve brisa, muita pressão pode estourar o fermentador.

Eu desenvolvi essa forma de fazer transferências porque além de evitar contato com o oxigênio devido ao barril purgado, no meu apartamento meus fermentadores ficam no quarto dos gatos, ou seja, está sempre cheio de pelo no ar, como é tudo fechado, não tem risco de cair sujeira dentro.

Se necessitar maiores explicações abro um tópico pra isso...

abraço
 
Não... sem pressão porque o fermentador caseiro também está sem pressão interna. Acredito ser possível fazer com keg também, pois fazem em cervejarias, só nao sei como, minha extratora é unidirecional.

Pra fazer a transferência, vc sanitiza normal, fecha a tampa, purga o ar com CO2, despressuriza, conecta a saída de líquido do postmix na torneira do fermentador e a entrada de gás do posmix tem que estar conectada também, a nada, só como alívio. Se o fermentador estiver em desnível suficiente, pode transferir por gravidade (mais seguro), se não estiver (faço assim) vou empurrando a cerveja pra dentro do postmix com CO2, ligado ao fermentador (torneira do airlock). Tem q ter cuidado com essa pratica, pq é uma pressão mínima, uma leve brisa, muita pressão pode estourar o fermentador.

Eu desenvolvi essa forma de fazer transferências porque além de evitar contato com o oxigênio devido ao barril purgado, no meu apartamento meus fermentadores ficam no quarto dos gatos, ou seja, está sempre cheio de pelo no ar, como é tudo fechado, não tem risco de cair sujeira dentro.

Se necessitar maiores explicações abro um tópico pra isso...

abraço

Show Tiago, entendi perfeitamente. Problema é saber quando o líquido está chegando no nível certo. Como sabe quando fechar a saída do fermentador quando tiver 50 litros lá dentro por exemplo.
 
Show Tiago, entendi perfeitamente. Problema é saber quando o líquido está chegando no nível certo. Como sabe quando fechar a saída do fermentador quando tiver 50 litros lá dentro por exemplo.

Se o fermentador tiver gelado, como normalmente ocorre, durante a transferência o barril vai suando no nivel onde está o líquido e vc consegue "ver" o nível subindo.

Já aconteceu comigo de na falta de cuidado,deixar sair liquido pela entrada de gás, o que não é nenhuma tragédia tambem...

Sugiro não só deixar o conector de gás, mas ligar uma mangueira nele e botar dentro de um recipiente, caso ocorra isso, nao vai dar sujeira.
 
Se o fermentador tiver gelado, como normalmente ocorre, durante a transferência o barril vai suando no nivel onde está o líquido e vc consegue "ver" o nível subindo.

Já aconteceu comigo de na falta de cuidado,deixar sair liquido pela entrada de gás, o que não é nenhuma tragédia tambem...

Sugiro não só deixar o conector de gás, mas ligar uma mangueira nele e botar dentro de um recipiente, caso ocorra isso, nao vai dar sujeira.

Foi exatamente o que imaginei. Já tentou ligar a saída do gás na entrada do líquido de outro postmix? Será que funcionaria encher 2 em linha?
 
Foi exatamente o que imaginei. Já tentou ligar a saída do gás na entrada do líquido de outro postmix? Será que funcionaria encher 2 em linha?

Nunca fiz assim... acho que pode funcionar, só teria que ver se ele iria empurrar com a baixissima pressão ou se precisaria mais, nesse caso não arriscaria botar mais...
 
É um tópico que surge frequentemente... tanto no fórum quanto em grupos de discussão...

Não dá pra responder qual é o melhor, ambos tem suas vantagens e desvantagens... de acordo com a minha experiência com os dois, posso citar as seguintes:

Vantagens do postmix:
-Fácil limpeza mecânica. Dá pra colocar o braço inteiro pelo buraco da tampa e lavar com esponja e detergente, sem necessidade de usar outros químicos.
-Fácil sanitização. Abrir e fechar a tampa (acessar o interior) é muito prático.
-Conexões pequenas.
-É menos pesado que barril.
-Tende a caber mais dentro de geladeiras convencionais por causa do formato (existem também kegs slim no mesmo formato).
-Custo muito mais baixo comparado à barril keg.
-É possível fazer transferências fechadas do fermentador pro postmix com muita facilidade.


Desvantagens do postmix:
-Manutenção maior. Existe maior numero de peças e maior número de engates. As peças são frágeis do que as do keg.
-Há alguns tipos diferentes de padrões de peça pra postmix.
-A compra de um postmix (usado) tende a contar com a sorte, ele pode vir em ótimo estado, ou em estado mais ou menos.
-Se o estado dele nao veio ótimo, há grandes chances de haver má vedação em diversas partes, principalmente na tampa.
-A alça da tampa pode já estar ou pode vir a folgar com o tempo, prejudicando a vedação. obs: isso não inutiliza a tampa ou o postmix, apenas dá mais trabalho de ajeitar, verificar e manter vedado com a pressão.
-Peças de reposição nem sempre são baratas, considerando que normalmente tem que comprar de fora do país.

Vantagens do barril KEG:
-É robusto, tanto o corpo quanto as peças do tubo sifão, não tem peças expostas, ou de fácil acesso.
-O engate é um só.
-Manutenção baixa. Muito difícil dar problemas.
-Padrão de engate nacional, peças nacionais.
-Facil manuesio, extração, etc. Isso pode ser interessante na hora de considerar deixar um barril nas mãos de um leigo, para consumo.
-Muito dificil dar problemas de vazamento

Desvantagens do barril KEG:
-Custo muito mais elevado pra adquirir um, comparado ao postmix.
-Falta de opções de tamanho de barris usados, normalmente limitado a 30 ou 50 litros.
-Barris usados podem vir com trava, o que pode ser um saco de tirar.
-Abrir um keg pode ser algo perigoso caso não se tome os devidos cuidados de aliviar corretamente toda a pressão primeiro. Há histórias de pessoas destraídas que já se machucaram, ou até morreram por causa disso (verdade ou não, é plausível).
-Não dá pra efetuar limpeza mecânica, apenas química.
-É preciso fazer força para desrosquear o tubo sifão.
-Peças de reposição podem custar caro.
-Existem alguns fabricantes de barris no país, alguns são confiáveis, outros não, às vezes o mais 'barato' pode custar mais caro.

Essas são algumas questões que lembrei agora, da minha experiência com os dois tipos de barril. Podemos continuar adicionando itens nas 4 seções, ou até remover algum, caso esteja errado...

Gostaria ainda de adicionar, pra quem considera utilizar um barril, que leia esse tópico do Guenther a respeito de cuidados a serem tomados com cilindro de CO2 e barris:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402633

Abraço!

Srs,

Eu ia criar um novo tópico, mas encontrei esse e acho que a pergunta se encaixa aqui.
Minha dúvida também é em relação à KEG x Post MIX.
Ocorre que não pretendo produzir cerveja, mas sim montar um kegerator para usar de chopeira em casa. Pretendo comprar 1 ou 2 barris para levar em cervejaria para enchê-los. Neste caso, acredito que tenha que ser KEG, correto? Ou a cervejaria conseguiria encher um Post MIX?
Outra coisa, eu conseguiria conectar um post mix tranquilamente num cilindro de gás e torre naja para extração em casa no kegerator?
Agora se, por acaso, algum conhecido produzir cerveja homebrew e eu quiser encher um barril, aí só com Post Mix? É isso?
Vi também para vender um barril que tem todas as entradas. Ele tem a alça para abrir por cima, tem as conexões ball lock e tem a rosca de KEG. Já viram? Vale a pena? Pois é bem caro pelo que vi.

Abraço
 
Srs,

Eu ia criar um novo tópico, mas encontrei esse e acho que a pergunta se encaixa aqui.
Minha dúvida também é em relação à KEG x Post MIX.
Ocorre que não pretendo produzir cerveja, mas sim montar um kegerator para usar de chopeira em casa. Pretendo comprar 1 ou 2 barris para levar em cervejaria para enchê-los. Neste caso, acredito que tenha que ser KEG, correto? Ou a cervejaria conseguiria encher um Post MIX?
Outra coisa, eu conseguiria conectar um post mix tranquilamente num cilindro de gás e torre naja para extração em casa no kegerator?
Agora se, por acaso, algum conhecido produzir cerveja homebrew e eu quiser encher um barril, aí só com Post Mix? É isso?
Vi também para vender um barril que tem todas as entradas. Ele tem a alça para abrir por cima, tem as conexões ball lock e tem a rosca de KEG. Já viram? Vale a pena? Pois é bem caro pelo que vi.

Abraço

Oi Fabiano,

Vá de KEG. As cervejarias já tem as conexões pra fazer transferências e tal. Postmix provavelmente vai complicar tua vida nesse caso.

Se teu amigo homebrewer sabe encher um postmix ele sabe encher um KEG tmb, então não faz diferença.

Também não vejo motivo pra comprar o barril cheio de conexões, que é mais caro, talvez seja mais difícil de limpar e dê mais manutenção.

Abraço
 
Oi Fabiano,

Vá de KEG. As cervejarias já tem as conexões pra fazer transferências e tal. Postmix provavelmente vai complicar tua vida nesse caso.

Se teu amigo homebrewer sabe encher um postmix ele sabe encher um KEG tmb, então não faz diferença.

Também não vejo motivo pra comprar o barril cheio de conexões, que é mais caro, talvez seja mais difícil de limpar e dê mais manutenção.

Abraço


Blz Tiago.

Muito obrigado pelas explicações.

Abraço
 
Back
Top