Balancear receita em que errei os ingredientes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala Pesssoal!

Seguinte: ia fazer uma schwarzbier e preparei a receita no beersmith. Fui na loja de insumos aqui em bh (Casa Olec) e comprei os maltes. Na montagem da receita, pra 13 litros, ficou o seguinte:
OG 1048
FG 1011
5% alcool
25 IBU

Ingredientes:
2kg de pilsen
1kg de munich
180g de carafa 2 especial
100g de cararoma

10 magnum 60m
10 magnum 15min

Só que... Ai vem o problema...

Na hora de moer (moi na loja) coloque todo o pacote de carafa e cararoma (mínimo que eles vendem é 250g). Que pega: ebc foi quase o dobro do planejado e o sabor maltado (tofee, chocolate e café) vai explodir, com certeza!

Pergunta: que vocês sugerem que eu faça pra equilibrar e balancear essa receita? Tenho sobra de magnum (comprei um pacote de 50g) e tenho um pacote fechado de El dorado. Fermentos na geladeira tenho o s-05, o weiss da bio4 e w-34 que planejava usar. Maltes, so da receita mesmo.

Alguma dica? Diminuo a leva pra elevar og e fg, aumentando amargor? Faço uma black ipa? Busco uma stout picareta? Mantenho o planejado e deixo o pau quebrar?
 
Fala Pesssoal!

Seguinte: ia fazer uma schwarzbier e preparei a receita no beersmith. Fui na loja de insumos aqui em bh (Casa Olec) e comprei os maltes. Na montagem da receita, pra 13 litros, ficou o seguinte:
OG 1048
FG 1011
5% alcool
25 IBU

Ingredientes:
2kg de pilsen
1kg de munich
180g de carafa 2 especial
100g de cararoma

10 magnum 60m
10 magnum 15min

Só que... Ai vem o problema...

Na hora de moer (moi na loja) coloque todo o pacote de carafa e cararoma (mínimo que eles vendem é 250g). Que pega: ebc foi quase o dobro do planejado e o sabor maltado (tofee, chocolate e café) vai explodir, com certeza!

Pergunta: que vocês sugerem que eu faça pra equilibrar e balancear essa receita? Tenho sobra de magnum (comprei um pacote de 50g) e tenho um pacote fechado de El dorado. Fermentos na geladeira tenho o s-05, o weiss da bio4 e w-34 que planejava usar. Maltes, so da receita mesmo.

Alguma dica? Diminuo a leva pra elevar og e fg, aumentando amargor? Faço uma black ipa? Busco uma stout picareta? Mantenho o planejado e deixo o pau quebrar?

Voce poderia ter comprado 250g e ter divido na hora, pessoal da casa olec aqui de Petropolis faria isso de boa poderia ate olhar a moagem deles rsrs, levava o resto que sobrou para casa sem moer.

Mas agora ja foi então... a dica padrão para quem não tem muita experiencia é seguir o barco manter a leva, mas pelo seu perfil vc tem experiencia então vamos arriscar kkkk, tem espaço no fermentador? faz outra brassagem de pilsen para diluir o carafa/cararoma e faz um blend na fermentação, ou para economizar tempo faz com DME mesmo para aumentar o volume.

Poderia diluir ela so com agua para tentar amenizar o torrado mas iria amenizar tudo então nao sei se é uma boa.

Curiosamente to fazendo uma black ipa agora, mas acho que no seu caso o sabor dos maltes torrados seria um problema.
 
Last edited:
Uma opção seria aumentar o IBU para balancear. Joga lá para 45. Não vai se enquadrar num determinado estilo mas vai ficar boa.
 
Gostei das duas dicas. Tinha mais ou menos pensado nelas.

Rodrigo, aqui também é possivel fazer isso, pesar e colocar so o que vc precisa, levando o restante. Vacilei na hora, tava viajando... rs. Pensei em fazer duas levas, indo na Olec e comprando mais malte base e repartindo a receita que tenho aqui. Não tinha pensado no blend...

Osternack, vi que entre 45-50 sai uma american stout. Pode ser por ai mesmo...

Vou brassar amanha. Até lá decido.

E aceito mais dicas, rs.

Obrigado.
 
Putz... já dei esse vacilo também. rsrs
No meu caso eu paguei pra ver. Não tentei corrigir nada.
Não se enquadrou em nenhum estilo, mas deu cerveja... e eu bebi.
 
Back
Top