Baixa Eficiencia após troca de Panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rins

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
690
Reaction score
225
Pessoal bom dia.
Fiz a troca de um equipamento que tinha de 20 litros para 2 barris de 50 litros que transformei em panelas.
Até aí tudo tranquilo, montei ele todinho, comprei fundo falso. Mas aí começaram alguns problemas.
Faço a brassagem com recirculação com bomba e uso como metodo de lavagem o fly sparge. Porém minha eficiencia está um lixo, em torno de 60 a no maximo 65 %. No meu antigo setup que era uma bazzoka com batch sparge, eu conseguia 80 a 85.
Uma coisa que reparei no meu setup atual é que do fundo da panela até o fundo falso é uma profundidade muito grande, coisa de 8 litros. Então sempre que vou brassar, adiciono a agua de brassagem + 8 litros.
Seria isso que estaria influenciando nessa minha eficiencia tão baixa?
 
Pessoal bom dia.
Fiz a troca de um equipamento que tinha de 20 litros para 2 barris de 50 litros que transformei em panelas.
Até aí tudo tranquilo, montei ele todinho, comprei fundo falso. Mas aí começaram alguns problemas.
Faço a brassagem com recirculação com bomba e uso como metodo de lavagem o fly sparge. Porém minha eficiencia está um lixo, em torno de 60 a no maximo 65 %. No meu antigo setup que era uma bazzoka com batch sparge, eu conseguia 80 a 85.
Uma coisa que reparei no meu setup atual é que do fundo da panela até o fundo falso é uma profundidade muito grande, coisa de 8 litros. Então sempre que vou brassar, adiciono a agua de brassagem + 8 litros.
Seria isso que estaria influenciando nessa minha eficiencia tão baixa?

Dae.
Acredito que esses 8 litros não são os causadores da baixa eficiência.
Ao meu ver, o que está causando a baixa eficiência é a lavagem.
O fly sparge deve ser feito beeeeeeeeeeeeeeem devagar, para que a água consiga remover os açúcares residuais nos grãos.
Fly sparge rápido = baixa eficiência na certa.
Abraço!
 
Dae.
Acredito que esses 8 litros não são os causadores da baixa eficiência.
Ao meu ver, o que está causando a baixa eficiência é a lavagem.
O fly sparge deve ser feito beeeeeeeeeeeeeeem devagar, para que a água consiga remover os açúcares residuais nos grãos.
Fly sparge rápido = baixa eficiência na certa.
Abraço!
Opa, beeeeeeem devagar você quer dizer o que?
 
Opa, beeeeeeem devagar você quer dizer o que?

John Palmer - How To Brew: "Mais ou menos 1L/Minuto".

Outra coisa. Mantenha sempre entre 2,5 a 3cm de altura de água de lavagem, acima da cama de grãos.

Verifique se entre a parede da panela e a cama, não está formando um vão de canal preferencial. Eu resolvi isso na minha, cortando uma mangueira de forma longitudinal e encaixando na circunferência do meu fundo falso, que agora passou a entrar bastante justo.

Verifique também a moagem dos grãos e a temperatura da água de lavagem, que deve estar entre 72C a 76C

Outra coisa importante que Palmer cita é: A cama de grãos deve ter pelo menos 10cm de altura, onde o ideal é entre 20cm a 45 cm.

Recomendo a leitura do livro

Fora os processos de lavagem com baixa eficiência, você pode, usando o Beersmith, reduzir a água de mosturação, deixando o mosto bem denso...consequentemente sua água de lavagem será maior e os grãos serão mais lavados, melhorando a extração.

Porém cuidado com ótimas extrações, pois nem sempre significam uma ótima cerveja, visto que podem extrair taninos...

Eu consigo entre 75% a 79% de eficiência e estou satisfeito...

Recomendo ler esse post do Ricardo: http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/

[ ]´s
 
John Palmer - How To Brew: "Mais ou menos 1L/Minuto".

Outra coisa. Mantenha sempre entre 2,5 a 3cm de altura de água de lavagem, acima da cama de grãos.

Verifique se entre a parede da panela e a cama, não está formando um vão de canal preferencial. Eu resolvi isso na minha, cortando uma mangueira de forma longitudinal e encaixando na circunferência do meu fundo falso, que agora passou a entrar bastante justo.

Verifique também a moagem dos grãos e a temperatura da água de lavagem, que deve estar entre 72C a 76C

Outra coisa importante que Palmer cita é: A cama de grãos deve ter pelo menos 10cm de altura, onde o ideal é entre 20cm a 45 cm.

Recomendo a leitura do livro

[ ]´s

Valeu Tomazela. Esse esquema da mangueira no fundo falso não entendi muito bem, como seria?
 
Valeu Tomazela. Esse esquema da mangueira no fundo falso não entendi muito bem, como seria?

Tem toda a circunferência do fundo falso certo?

Eu corto a mangueira no comprimento que envolva todo o fundo falso e então corto ela no meio, abrindo ela, para que encaixe na volta toda do fundo falso.

Uma foto seria melhor, mas não estou em casa...tipo essa foto, porém no meu caso a mangueira se encaixa.
 

Attachments

  • Mang_FF.jpg
    Mang_FF.jpg
    100.6 KB · Views: 61
Agora entendi.
Não sei se no meu fundo falso isso será possivel pq ele é dobravel pra entrar no barril keggle, mas to achando que o problema pode ser exatamente esse, o líquido escorre rapido de mais pelas laterais...
Se for isso to lascado...
 
Agora entendi.
Não sei se no meu fundo falso isso será possivel pq ele é dobravel pra entrar no barril keggle, mas to achando que o problema pode ser exatamente esse, o líquido escorre rapido de mais pelas laterais...
Se for isso to lascado...

A imagem da foto é tipo uma fita de silicone...
Se você encontrar uma nas suas medidas, poderia usar...

Até achar uma, vc pode tentar compactar as laterais, usando a pá.
 
A imagem da foto é tipo uma fita de silicone...
Se você encontrar uma nas suas medidas, poderia usar...

Até achar uma, vc pode tentar compactar as laterais, usando a pá.

Entendi. Mas tipo, compacto as laterais durante o sparge?
Eu faço recirculação continua com o fundo falso e com uma bomba, acho que seria melhor fazer isso não?
 
Entendi. Mas tipo, compacto as laterais durante o sparge?
Eu faço recirculação continua com o fundo falso e com uma bomba, acho que seria melhor fazer isso não?

Antes de começar o sparge, tenta preencher as valetas que aparecem entre a lateral da panela e o grãos, pq a água naturalmente vai pelo caminho mais fácil de escoamento...
 
Antes de começar o sparge, tenta preencher as valetas que aparecem entre a lateral da panela e o grãos, pq a água naturalmente vai pelo caminho mais fácil de escoamento...
Entendi.
Hoje eu faço aquecimento com fogo usando fundo falso e uma bomba pra recircular enquanto faço a brassagem. Nesse momento vou fica ligado pra ver se pode ser esse o problema.
Confesso que tbm sempre fiz batch sparge, então meu fly sparge acho que ta sendo feito muito rapido. Preciso fazer mais devagar então....
 
Entendi.
Hoje eu faço aquecimento com fogo usando fundo falso e uma bomba pra recircular enquanto faço a brassagem. Nesse momento vou fica ligado pra ver se pode ser esse o problema.
Confesso que tbm sempre fiz batch sparge, então meu fly sparge acho que ta sendo feito muito rapido. Preciso fazer mais devagar então....

Pois é...apesar de todas as possíveis causas que o Palmer relata, a que ele diz ser a de maior incidência é a velocidade de drenagem...
 
Pois é...apesar de todas as possíveis causas que o Palmer relata, a que ele diz ser a de maior incidência é a velocidade de drenagem...

Show Tomazela, tu és pyka!
Rsrsrsrs
Abs
 
Show Tomazela, tu és pyka!
Rsrsrsrs
Abs


kkk...que nada...coincidência, pq eu tive os mesmos problemas.

Até maiores. Tive problema de compactação da cama, onde travou a recirculação...foi um puta caos as 2 primeiras brassagens com o fundo falso...kkk

Para regular o fluxo eu estava fechando a válvula antes da bomba, o que por problemas de cavitação, travava tudo.

Depois disso, comprei uma válvula esfera e coloquei na saída da bomba...aí tudo começou a correr perfeitamente...

Fundo falso é bem melhor que bazooka...perdia muito tempo lavando em lotes
 
kkk...que nada...coincidência, pq eu tive os mesmos problemas.

Até maiores. Tive problema de compactação da cama, onde travou a recirculação...foi um puta caos as 2 primeiras brassagens com o fundo falso...kkk

Para regular o fluxo eu estava fechando a válvula antes da bomba, o que por problemas de cavitação, travava tudo.

Depois disso, comprei uma válvula esfera e coloquei na saída da bomba...aí tudo começou a correr perfeitamente...

Fundo falso é bem melhor que bazooka...perdia muito tempo lavando em lotes

Tomazela tu eh pyka mesmo, ontem fiz beem devagar o sparge, demorou em torno de 2hrs pra conseguir 48 litros de cerveja pra fervura, e minha eficiencia foi de 77%.
Antes tava tendo eficiencia de 60%.
Valeu mesmo pela ajuda!:ban::ban::ban::ban:
 
Tomazela tu eh pyka mesmo, ontem fiz beem devagar o sparge, demorou em torno de 2hrs pra conseguir 48 litros de cerveja pra fervura, e minha eficiencia foi de 77%.
Antes tava tendo eficiencia de 60%.
Valeu mesmo pela ajuda!:ban::ban::ban::ban:

Que bom cara!
Sábado brassei uma Dry Sout que bateu 72% de eficiência.
Minha lavagem é mais rápida...em torno de uma hora e normalmente as Stouts tem uma eficiência um pouco mais baixa mesmo. Entre 72 e 75 já fico satistfeito.

Não sei se já postei aqui, mas tem esse post do Ricardo Rosa que faz a gente repensar essa questão de tentar o máximo possível de eficiência: http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/
 
Que bom cara!
Sábado brassei uma Dry Sout que bateu 72% de eficiência.
Minha lavagem é mais rápida...em torno de uma hora e normalmente as Stouts tem uma eficiência um pouco mais baixa mesmo. Entre 72 e 75 já fico satistfeito.

Não sei se já postei aqui, mas tem esse post do Ricardo Rosa que faz a gente repensar essa questão de tentar o máximo possível de eficiência: http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/
Sim já tinha visto.
Mas aí eh diferente eh no sparge. O meu caso era sparge lixo, [emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23]

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Caros,

Fazem 3 levas que a minha eficiência tinha virado lixo.

Não pela eficiência em si, mas conversão de açúcar foi lá pra baixo.
Isso significa cerveja quase sem álcool. Uma mer...

Procurando o porque e lendo este tópico revi meu processo de lavagem e nada....

Sábado fiz um leva de 10l de Weizenbock e por curiosidade resolvi conferir a temperatura nas diversas partes do meu equipamento. Qual minha surpresa....3 termômetros e 3 temperaturas diferentes....

O PID marcava 10-12 graus a menos que o termômetro analógico. 9-10 menos que o TIC.

Feita as devidas compensações a eficiência voltou lá pra cima.

Cerveja decente again.

Cheers
 

Attachments

  • 20170415_113943a.jpg
    20170415_113943a.jpg
    175.9 KB · Views: 34
  • 20170415_113946a.jpg
    20170415_113946a.jpg
    194.9 KB · Views: 29
Back
Top