Bagaço na Fervura do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mashuca

New Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Bom dia Galera...

Sou iniciante no forum e desculpe-me pela pergunta que pode ser bem ignorante.

montei um equipamento com uma resistente e um cesto.

Fui fazer uma brassagem no final de semana e após terminar a brassagem e quando fui lavar o bagaço, parte deste bagaço caiu do cesto e eu continuei com o processo da fervura e terminei a cerveja. Filtrei antes de mandar pro fermentador e agora ela está na geladeira.

Ela ficou bem mais escura do que o esperado, entretanto queria saber quais os outros problemas que vou encontrar por ter fervido este bagaço.

Abraços a todos

Cheers
 
Também sou iniciante, mas, pelo que já li por aqui, conforme a quantidade de bagaço que foi para a fervura você pode ter problemas com a liberação de taninos presentes na casca do malte, deixando sua cerveja com o mesmo efeito da amarra do caqui! Por isso, durante a mosturação não se deve passar dos 80°C!
 
fora esse efeito dos taninos deve ter também uma caramelização não esperada, mas tudo depende também da quantidade de malte que havia. Conte depois o que aconteceu, por que agora é esperar o resultado.
 
Back
Top