Bacia de Plástico - Processo de Lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gualvim

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
63
Reaction score
17
Tudo bem pessoal?

Estou com uma dúvida, atualmente faço BIAB 10 litros e irei aumentar a produção para 20 litros. No processo de 10 litros após a mostura e levanto o bag e coloco em escorredor de macarrão apoiado na boca da panela, com isso jogo a água aquecida por cima dos grãos para realizar a lavagem e obter a quantidade desejada para fervura.
Para o processo de 20 litros adquiri um panela bem maior, com isso fica inviável usar o escorredor de macarrão (o bag não caberia). Pensei em comprar aquelas bacias de plástico grande (no tamanho do diâmetro da panela), e fazer os furos, para que eu possa fazer a lavagem.

Posso usar essas bacias de plástico? lembrando que a água de lavagem deve passar por ela a uns 70 gruas. Soltaria algum resíduo?

Como ainda terá o processo de fervura talvez não tenha problema.

Dei uma pesquisada na internet sobre o assunto mas não achei nada conclusivo.

Obrigado!!!!
 
Dependendo do tipo de plástico, pode liberar bisfenol A ao ser aquecido, uma substância que pode causar câncer e infertilidade.
 
A questão da bacia de plástico é por causa do valor ser bem mais em conta. Dei uma olhada em algumas lojas e tem bacia de alumínio, que não são tão caras...acho que vou fazer o suporte pro bag com uma dessas.

Valeu!
 
Cara, eu nunca usaria uma bacia de plástico comum pra esse fim. O mosto quente em contato por algum tempo com o plástico comum faz liberar o temido BPA (ou bisfenol A, já dito acima), esse composto é grande prejuízo pra saúde a longo prazo, principalmente para homens. Fuja disso.

Uma alternativa seria algum plástico com garantia BPA-FREE. Mas eu no seu lugar optaria por alumínio ou aço inox, com toda certeza. Busque no Mercado Livre por cestos de inox que encontrará alguma coisa.
 

Latest posts

Back
Top