Aveia na fervura??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Buenas amigos...

Li algo que se colocarmos aveia no final da fervura do mosto, numa porter ou stout, estas ficariam mais cremosas e densas.

Procede? o que vcs acham?

Att

Alecx Pellin
 
Essa é exatamente a minha dúvida atual. Eu adiciono aveia na cerveja para favorecer a retenção de espuma e se faço a parada proteica, entendo que a proteína seria quebrada. Por outro lado, as proteínas maiores são melhores para a retenção de espuma.

A minha dúvida é: o processo de extração da proteína da aveia é um processo físico ou bioquímico? Explicando melhor, se for físico, que necessita apenas de calor para ser extraído, não farei a parada proteica para manter as proteínas maiores possível. Porém, se for bioquímica, que necessite da protease para fazer a extração, então é imperativo a parada entre 45-55ºC.

Alguém poderia ajudar?

P.S.: é para utilização em uma oatmeal stout, que requer uma espuma cremosa.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Rescuscitando o tópico. Pretendo fazer uma Weiss e acrescentar aveia na receita.
Vou fazer 20 litros, qual seria a medida ideal e, principalmente, qual seria o momento ideal de acrescentar a aveia?
:mug:
 
Sempre coloquei a aveia na panela junto com os maltes e sempre fiz a parada proteica.

E se usar melanoidina para melhorar a espuma não resolve? não sei se a melanoidina deixa aveludada como você quer.
 
Mosturação.

A extração é tal qual a que ocorre no malte, só que a aveia tem muito mais proteínas, o que ajuda na retenção de espuma. Melanoidina já não muda muito nisso. CaraPils já é outra história pela grande quantidade de dextrinas, o que também aumenta o corpo.

Abraço,
 
Mas não respondeu a questão do Fdamata: precisa realmente a parada proteica ou colocar junto com o malte a 67 da o mesmo resultado? Tenho usado a aveia processada Geração Saúde Flocos Finos :) com parada proteica e até estou satisfeito com os resultados, mas se não precisar fazer a parada melhor ainda.

Abraço,
Athos
 
Mas não respondeu a questão do Fdamata: precisa realmente a parada proteica ou colocar junto com o malte a 67 da o mesmo resultado? Tenho usado a aveia processada Geração Saúde Flocos Finos :) com parada proteica e até estou satisfeito com os resultados, mas se não precisar fazer a parada melhor ainda.

Abraço,
Athos
Athos, não existe uma regra, tipo, PRECISA ou NÃO PRECISA.

Isso, basicamente, depende muito da quantidade de cereais não maltados que se usa. How to brew por exemplo recomenda fazer se usar 25% ou mais desses cereais (com o a aveia).

Essas paradas proteicas tem várias funções, desde melhorar a consistência da cama grãos pela quebra dos Beta-Glucans (or beta-glucans que dão aquela consistência de pasta na cama de grãos quando usamos cereais não maltados, entupindo tudo), como também quebrar proteínas grandes em médias (o que melhora a retenção de espuma) e também liberar FAN (free-amino-nitrogen) que são usados pelo fermento.

Não tem regra... é uma escolha do cervejeiro que está fazendo avaliar se fica melhor fazendo ou não. Pra pequenas quantidades, talvez não valha a panela, mas para quantidades maiores, tipo, 15 ou 20% pra cima, eu já recomendaria... no geral... pra evitar problemas de filtragem.

Abraço,
 
Certo. O "precisa" foi forma de expressão.. tipo "é recomendado". A quantidade que eu uso são 250g p 5kg de malte (5%), portanto na teoria não vale a pena.



Nas minhas duas últimas levas fiquei sem aveia e não fiz parada. Senti muito a diferença! Mas aí fiquei na dúvida se a maior diferença foi na falta da aveia ou da parada ou das duas.



Na próxima vou adicionar aveia e não fazer a parada pra ver como fica.



Meu maior problema é a memória. :) Eu ja devo ter lido e consultado o How to Brew umas mil vezes, mas cada vez alguém me lembra ou descubro uma coisa nova nele. É fascinante!



Valeu Guenther!



Abraço,

Athos
 
Boa tarde.

Vi algumas postagens sobre adição de aveia em que ferve-se a aveia por 30min antes de adicionar a braçagem.
Gostaria de saber se está correto.
Obrigado....
 
Boa tarde.

Vi algumas postagens sobre adição de aveia em que ferve-se a aveia por 30min antes de adicionar a braçagem.
Gostaria de saber se está correto.
Obrigado....

Não, o correto seria "brassagem".

Perdoe a zueira!
 
Boa tarde.

Vi algumas postagens sobre adição de aveia em que ferve-se a aveia por 30min antes de adicionar a braçagem.
Gostaria de saber se está correto.
Obrigado....

Se for usar a aveia em flocos não precisa fazer nada. Só usar na mostura junto com os outros grãos. Pode "dourar" no forno antes de usar, se quiser, mas não precisa ferver/cozinhar a aveia em flocos.
 
O ferver só teria sentido no caso de aveia em natura, pois dai gelatinizaria os amidos. Os flocos já está prontos.

Quanto a parada proteica, só funciona se colocar a aveia e os maltes junto pois precisa de enzimas do malte para a quebra das proteínas, se não é basicamente fazer um mingau.
 
Back
Top