Avaliação de Receita - Saison

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Prezados, estou indo para a minha terceira leva e, atualmente, busco fazer pela primeira vez uma Saison. Nas minhas 02 primeiras brassagens, fiz 02 American Pale Ale com controle de temperatura arcaico e, desta vez, gostaria de fazer uma cerveja sem controle algum de temperatura.

Gostaria da ajuda de vocês tanto na receita quanto nas etapas posteriores para melhorar a receita.

Volume da leva: 8 Litros

---------------------------------------------------------------------------

Grãos:

Pilsen - 1.2 Kg / 67,8%
Vienna - 0.3 Kg / 16,9%
Flocos de Trigo - 25g / 1,1%
Malte Cara Clair - Castle Malting - 0.25 Kg / 14.1%

Lúpulos:

Magnum - 6g - 40 Min
Saaz - 8g - 10 Min

Levedura:

M27 - Mangrove Belgian Ale

---------------------------------------------------------------------------

Infusão simples a 65C por 60 Minutos e Mash-Out a 75C por 10 Minutos.

---------------------------------------------------------------------------

Fermentação a temperatura ambiente (Moro no RJ) - Para evitar problemas associados a mudança de temperatura intensa ao longo do dia, pretendo mergulhar o fermentador em um cooler com água para minimizar este efeito.

---------------------------------------------------------------------------

Tenho várias dúvidas. Que tipo de especiarias podem casar melhor com o estilo desta levedura? Essa pequena quantidade de flocos de trigo é suficiente para aumentar a estabilidade da espuma? Quais são os possíveis efeitos desta alta temperatura de fermentação?
 
Fala
@rodfon

Mergulha o fermentador na água sim e faça de tudo para manter a temperatura da água por volta dos 20 graus pelo menos nos 3 primeiros dias.

Depois, deixar subir. Mas mantenha o fermentador mergulhado.

Sua receita ta legal, só tá faltando mais Saaz pra aroma e sabor. Eu colocaria pelo menos 20 g

Esse fermento é um dragão para atenuar. Dê o tempo necessário a ele.
 
Pq deixar a 20 graus nos primeiros 03 dias?

Mudei a receita e vou reduzir o tempo da levedura de aroma (10min para 05 min) e aumentei a quantidade para 15 gramas do Saaz.

Quanto às especiarias? Quais podem combinar? Pensei em bem pouquinho de pimenta da jamaica...
 
Pq deixar a 20 graus nos primeiros 03 dias?

Mudei a receita e vou reduzir o tempo da levedura de aroma (10min para 05 min) e aumentei a quantidade para 15 gramas do Saaz.

Quanto às especiarias? Quais podem combinar? Pensei em bem pouquinho de pimenta da jamaica...

A pimenta da jamaica é legal, gosto do cardamomo tem um aroma espetacular, mas tem que ter ter cautela com ele senão vai dominar o aroma. No seu volume de 1 a 2 gramas bastam
 
Em qual etapa vocês recomendam que eu adicione as especiarias? No final da fervura ou na fermentação secundária/dry-hopping?
 
Obrigado pela resposta!

Fiz a brassagem ontem e tenho que me atentar, principalmente, a me guiar pela densidade na hora de colocar o mosto no fermentador. Essa mania de 'pobre' de colocar mais um pouquinho de água na feijoada é foda...rs
 
Obrigado pela resposta!

Fiz a brassagem ontem e tenho que me atentar, principalmente, a me guiar pela densidade na hora de colocar o mosto no fermentador. Essa mania de 'pobre' de colocar mais um pouquinho de água na feijoada é foda...rs

Cara, esse é um mal que quase todo cervejeiro tem!

Nas minhas primeiras brassagens eu levava até a última gota da panela pro fermentador, cheio de trub, e daí perdia na hora de engarrafar pois algumas vezes o trub ficava na altura da torneira (depois disso passei a usar sifão, que aliás é uma das melhores dicas do Guenther, na minha opinião).

Depois disso quando drenava o mosto pra fervura eu alcançava a OG pré-fervura mas vi que faltavam 1-2 litros para a quantidade planejada e colocava mais água!

Hoje em dia chegando na densidade desejada eu paro por aí!
 
Essa visão capitalista de fazer mais com o mesmo é foda mesmo! rs
Na próxima usarei o sifão para fazer a transfega de um recipiente para o outro pq acredito que terei menos perdas por trub!

Muito obrigado pela dica!
 
Fiz a leva a alguns dias e já está fermentando.

Aproveitei agorinha e tirei uma prova e tive a seguinte impressão:

Geração de um aroma meio de grama/terra, aroma de álcool pronunciado, um aroma meio herbal com apimentado também foi sentido.

Ainda vou deixar mais um tempo no fermentador para dar uma ajeitada no sabor.

Infelizmente, não senti o cardamomo, devo fazer dry-hopping?
 
Ontem realizei o envase dessa brassagem. Vamos esperar para ver os resultados! :) Realmente, a FG foi muitoooo baixa, foi 1.002! :p
 
Back
Top