Avaliação de Receita - Imperial Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Pessoal, depois de quase 2 anos e meio, resolvi fazer minha primeira imperial stout...mas resolvi fazer isso com o pé na porta!

Basicamente queria realizar a adição de lascas de coco torrado e baunilha no final da maturação aliada a um grain bill complexo deixando a cerveja com corpo (floco de aveia), notas de caramelo (caramel malt), nozes (caraaroma) e chocolate (carafa I)...a cevada torrada seria adicionada só na hora do sparge para ajustar a cor...o quê acham?

Já usei também o lúpulo fantasia que dá um gosto de caramelo diferenciado na cerveja...

Gostaria da avaliação da receita por vocês...

-----------------------------------------------------------------------------

Dados:
Original Gravity: 1.085
Final Gravity: 1.014
ABV (standard): 9.26%
IBU (tinseth): 69.38
SRM (morey): 33.93

Maltes:
9 kg - American - Pale Ale (83.7%)
0.25 kg - American - Caramel / Crystal 30L (2.3%)
0.5 kg - American - Roasted Barley (4.7%)
0.25 kg - German - CaraAroma (2.3%)
0.25 kg - German - Carafa I (2.3%)
0.5 kg - Flaked Oats (4.7%)

Lúpulos:
50 g - Magnum, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 60 min, IBU: 58.12
50 g - Fantasia, Type: Pellet, AA: 4.8, Use: Boil for 20 min, IBU: 11.26

Mostura:
1) Infusão, Temp: 65 C, Time: 60 min

Fermento:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05

Adição no final da secundária:
1,0 Kg de Coco Torrado na maturação e 02 favas de baunilha.

-----------------------------------------------------------------------------

:mug::mug::mug::tank::tank::tank:
 
Pessoal, depois de quase 2 anos e meio, resolvi fazer minha primeira imperial stout...mas resolvi fazer isso com o pé na porta!

Basicamente queria realizar a adição de lascas de coco torrado e baunilha no final da maturação aliada a um grain bill complexo deixando a cerveja com corpo (floco de aveia), notas de caramelo (caramel malt), nozes (caraaroma) e chocolate (carafa I)...a cevada torrada seria adicionada só na hora do sparge para ajustar a cor...o quê acham?

Já usei também o lúpulo fantasia que dá um gosto de caramelo diferenciado na cerveja...

Gostaria da avaliação da receita por vocês...

-----------------------------------------------------------------------------

Dados:
Original Gravity: 1.085
Final Gravity: 1.014
ABV (standard): 9.26%
IBU (tinseth): 69.38
SRM (morey): 33.93

Maltes:
9 kg - American - Pale Ale (83.7%)
0.25 kg - American - Caramel / Crystal 30L (2.3%)
0.5 kg - American - Roasted Barley (4.7%)
0.25 kg - German - CaraAroma (2.3%)
0.25 kg - German - Carafa I (2.3%)
0.5 kg - Flaked Oats (4.7%)

Lúpulos:
50 g - Magnum, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 60 min, IBU: 58.12
50 g - Fantasia, Type: Pellet, AA: 4.8, Use: Boil for 20 min, IBU: 11.26

Mostura:
1) Infusão, Temp: 65 C, Time: 60 min

Fermento:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05

Adição no final da secundária:
1,0 Kg de Coco Torrado na maturação e 02 favas de baunilha.

-----------------------------------------------------------------------------

:mug::mug::mug::tank::tank::tank:
Parece boa a receita. Parabéns. Só acerta a quantidade de fermento e a temperatura de fermentação nos primeiros dias para não dar muito álcool superior.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
65°C me parece meio baixo para uma Imperial Stout, mesmo com o uso da aveia.

Mas a receita é sua, testa aí e manda o resultado pra gente depois. :mug:
 
65°C me parece meio baixo para uma Imperial Stout, mesmo com o uso da aveia.

Mas a receita é sua, testa aí e manda o resultado pra gente depois. :mug:

Sim, vi que fica com a densidade final um pouco menor e to pensando em subir a temperatura de mostura para 68C...ai a densidade final fica 1.017...o quê acham?

Quanto ao grain bill? Acham que é isso mesmo?
 
Sim, vi que fica com a densidade final um pouco menor e to pensando em subir a temperatura de mostura para 68C...ai a densidade final fica 1.017...o quê acham?

Quanto ao grain bill? Acham que é isso mesmo?

Acho que ficaria melhor assim. Quantidade de malte caramelo está dentro do limite também, só tomar cuidado de jogar a cevada torrada apenas nos 5 minutos finais da mostura para evitar adstringência.
 
Acho que ficaria melhor assim. Quantidade de malte caramelo está dentro do limite também, só tomar cuidado de jogar a cevada torrada apenas nos 5 minutos finais da mostura para evitar adstringência.



Eu só vou jogar a cevada torrada na recirculacao do mosto mesmo p evitar a adstringencia...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
a receita é para 40l ?

2 favas me parece pouco se tu quiser que a baunilha seja facilmente perceptível.

Tentei uma imperial Stout com baunilha uma vez, mas como faço BIAB acabei não conseguindo chegar a OG desejada, que se tornou uma robust porter. Usei 2 favas em 20 l. No fundo se percebe a baunilha.
 
a receita é para 40l ?

2 favas me parece pouco se tu quiser que a baunilha seja facilmente perceptível.

Tentei uma imperial Stout com baunilha uma vez, mas como faço BIAB acabei não conseguindo chegar a OG desejada, que se tornou uma robust porter. Usei 2 favas em 20 l. No fundo se percebe a baunilha.

São 27/30 litros...não quero que a baunilha se torne evidente...quero ela aparecendo ao fundo, pq to pensando em ter um equilíbrio com todas as outras variáveis como maltes especiais e o coco torrado, além da baunilha...de qualquer forma, obrigado!
 
São 27/30 litros...não quero que a baunilha se torne evidente...quero ela aparecendo ao fundo, pq to pensando em ter um equilíbrio com todas as outras variáveis como maltes especiais e o coco torrado, além da baunilha...de qualquer forma, obrigado!

o que eu fiz foi preparar uma essência de baunilha com vodka e adicionar em algumas garrafas para avaliar.

Da minha Robust Porter posso dizer que ele só começou a ficar realmente interessante depois de 7 meses na garrafa. Tenho agora 6 garrafas para tomar quando completarem 1 ano, dia 30/março.

Sugiro fortemente que guarde uma boa parte para tomar daqui algum tempo.
 
o que eu fiz foi preparar uma essência de baunilha com vodka e adicionar em algumas garrafas para avaliar.

Da minha Robust Porter posso dizer que ele só começou a ficar realmente interessante depois de 7 meses na garrafa. Tenho agora 6 garrafas para tomar quando completarem 1 ano, dia 30/março.

Sugiro fortemente que guarde uma boa parte para tomar daqui algum tempo.

@jeanpaullolopes , essa é a intenção! Guardar bastante dela para frente a espera de evolução! Dos 27/30 Litros, quero consumir uns 5, 10 litros no MÁXIMO nos primeiros 6 meses e deixar o resto guardadinho...Tenho 2 versões de uma barley wine, 2 versões de saisons diferentes guardadas, além de uma american wheatwine nesta situação de guarda....logo, estou fazendo mais uma cerveja para momentos especiais!
 
Cuidado com a fermentação... mesmo fazendo o mas a 67ºC e adicionando 500g de açúcar mascavo na fervura, minha atenuação foi muito abaixo do esperado... com OG de 1.090, acabei atingindo a FG de 1.030 (previsto era 1.018)!!! ficou bem fora do estilo..
Inclusive não consegui achar o meu erro... adicionei 2 pacotes de Notingham reidratados para 17L de mosto!

Porém a adição de lascas de coco na maturação foi uma maravilha!
 
Vou usar 03 pacotes e vou propagar os pacotes para minimizar tais problemas! Pode deixar!
 
Cuidado com a fermentação... mesmo fazendo o mas a 67ºC e adicionando 500g de açúcar mascavo na fervura, minha atenuação foi muito abaixo do esperado... com OG de 1.090, acabei atingindo a FG de 1.030 (previsto era 1.018)!!! ficou bem fora do estilo..
Inclusive não consegui achar o meu erro... adicionei 2 pacotes de Notingham reidratados para 17L de mosto!

Porém a adição de lascas de coco na maturação foi uma maravilha!

Para esta OG, 2 pacotes são pouco para dar conta bem da empreitada.

Uma coisa que aprendi com uma Belgian Strong Ale foi não colocar todo o açúcar na fervura, e sim adiciona-lo no terço final da fermentação. O açúcar é muito mais fácil de ser metabolizado pelas leveduras do que a maltose. O que pode acontecer é a levedura "comer" rapidamente todo o açúcar e ao encontrar maior dificuldade simplesmente parar de metabolizar e entrar em estado de pausa, mesmo com muito dos açúcares do malte a serem consumidos.

Para high-gravitys tem que se investir em fermentos, principalmente para evitar alcoóis superiores por baixo pitch rate.
 
Para esta OG, 2 pacotes são pouco para dar conta bem da empreitada.

Uma coisa que aprendi com uma Belgian Strong Ale foi não colocar todo o açúcar na fervura, e sim adiciona-lo no terço final da fermentação. O açúcar é muito mais fácil de ser metabolizado pelas leveduras do que a maltose. O que pode acontecer é a levedura "comer" rapidamente todo o açúcar e ao encontrar maior dificuldade simplesmente parar de metabolizar e entrar em estado de pausa, mesmo com muito dos açúcares do malte a serem consumidos.

Para high-gravitys tem que se investir em fermentos, principalmente para evitar alcoóis superiores por baixo pitch rate.

Como faria o cálculo da densidade?
Tenho pensado muito nisso, porque como a fermentação já estaria em andamento, já teria atenuado um pouco e com essa nova adição de açúcar aumentaria novamente eu não imagino como fazer a leitora correta.
 
Para esta OG, 2 pacotes são pouco para dar conta bem da empreitada.

Uma coisa que aprendi com uma Belgian Strong Ale foi não colocar todo o açúcar na fervura, e sim adiciona-lo no terço final da fermentação. O açúcar é muito mais fácil de ser metabolizado pelas leveduras do que a maltose. O que pode acontecer é a levedura "comer" rapidamente todo o açúcar e ao encontrar maior dificuldade simplesmente parar de metabolizar e entrar em estado de pausa, mesmo com muito dos açúcares do malte a serem consumidos.

Para high-gravitys tem que se investir em fermentos, principalmente para evitar alcoóis superiores por baixo pitch rate.

Só complementando:eek: açúcar é um alimento que demanda pouco 'esforço' de ser consumido...pensa você, com fome: o quê é mais fácil? Você fazer uma lasanha de microondas ou fazer uma moqueca?! A levedura é a mesma coisa...ela vai consumir oq é mais simples...
 
Como faria o cálculo da densidade?
Tenho pensado muito nisso, porque como a fermentação já estaria em andamento, já teria atenuado um pouco e com essa nova adição de açúcar aumentaria novamente eu não imagino como fazer a leitora correta.

Calcule com se tivesse colocado todo o açúcar de uma única vez. Terás a gravidade total da receita bem como a FG esperada.
Calcule sem a metade ou todo o açúcar que não vai adicionar, e terás a OG inicial que vai para o fermentador e a FG esperada.
Quando estiver no terço final da atenuação, adicione a calda. Tua gravidade vai aumentar, dai é fica acompanhando.

Será aproximado, mas controlável. Pelo menos é assim que eu faço.
 
Back
Top