La mia Fantasy

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 22, 2020
Messages
24
Reaction score
13
Location
Arraial D'Ajuda
Esta é a receita de um "capricho" meu, que sofreu muitas vicissitudes negativas, mas agora finalmente chegou ao fim. É inspirado no estilo belga que tanto amo, mas não encontra lugar em nenhum estilo oficial do BJCP, é apenas minha própria "Fantasia", e sem qualquer presunção, digo que vale a pena degustar.

Belgian Fantasy
Por Domenico Braione, também conhecido como Miomao_Felix

Valores calculados:
OG 1.062 - FG 1.016 - IBU 23,5 Tinseth - EBC 39,9 - A.A 74,19 - ABV. 6,13%
Valores medidos:
OG 1.064 - FG 1.016 - IBU 23,5 Tinseth - EBC 39,9 - A.A 75% - ABV. 6,4%

Produtor Miomao_Felix
Data 2021
Software BeerSmith 3
Tamanho do banho 30 lt
Efeito. 70%
Fervura 60'

Tot. fermentáveis: Kg 8.900
Pilsner 3.000 Kg 33.7% EBC 4
Pale ale 3.000 33.7 EBC 4 Mais caramelizado
Viena 0,600 6.7 EBC 7 Notas de mel, amêndoa e avelã
Munique 0,600 6.7 EBC 17 Caramelo e sabores de torradas
Bisquit 0,600 6.7 EBC 50 Sabores e aromas de pão e biscoitos
Especial B 0,600 6.7 EBC 320 De cor, sabor a caramelo muito forte
Melanoidina 0.500 5.6 EBC 36 Melhora o rendimento, dicas de frutas secas

Lúpulo:
Magnum a.a% 14,5 10gr 60' 11,7 IBUs
Saaz 3,75 40 60' 10,7
Alert. Mittelflush 4 50 1' 0,7
E.K.Golding 7,8 30 1' 0,4
Canela 0,65gr/lt 19,5 Decocção adicionada na fase de engarrafamento.

Levedura:
3X T58 20°C a 22°C

Perfil do mosto:
α-amilase 67 °C 70' para conversão
Mash out 78 °C 10'.
Sparge 78 °C

Priming:
Vol. de CO2 desejado 2,4 T. referência 22°C açúcar comum 6,4gr/lt.

Meu Fantasy é de inspiração belga, agradavelmente de corpo médio-alto, seco no ponto certo que não danifica o corpo que eu queria. As notas meladas e agradavelmente intensas de caramelo e avelã são agradavelmente integradas por uma delicada pitada de canela.
A amargura é muito equilibrada graças ao excelente lúpulo Saaz e Magnum.
Os aromas de lúpulo estão muito presentes, agradáveis, não adstringentes, devido aos dois maravilhosos aromas de lúpulo, Allertauer Mittelflush e East Kent Golding, adicionados quase no final da fervura para não "perturbar" o amargor limpo do Magnum e Saaz. Não queria acrescentar outros aromas de lúpulo, para não cobrir os delicados aromas florais devido ao excelente Teutonic Mittelflush, e o aroma doce, delicado e ligeiramente picante de E.K.Goldin, um excelente lúpulo inglês.
Em resumo, depois das vicissitudes desagradáveis que me acompanharam em minhas tentativas anteriores, posso agora dizer que "criei" uma cerveja, não no sentido clássico da palavra, mas de inspiração belga, agradável, fácil de beber, e com o teor alcoólico adequado.

Espero ter o prazer de apresentá-lo no próximo concurso Brasseria Veneta, na categoria de Cervejas Personalizadas, para ser julgado pelos juízes.
 
Last edited:
Back
Top