Atenuação para em 1,020 (segunda leva)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Aquecimento de panela de alumínio abc com fogareiro de alta pressão, sem fundo falso, movimentação manual com pá cervejeira enquanto o fogo está ligado. A filtração e clarificação ocorre em outra panela, com fundo falso e recirculação manual.
 
Hoje fui la olhar as brejas, a wit continua na mesma, mas a IPA, que fiz depois dessa sanitizacao pesada, está fermentado ainda (airlock borbulhando bastante) e está em 1,017 já. Quinta fiz uma White IPA mas da mesma forma da IPA, não usei a pedra difusora, foi aeração manual com o chiller serpentina

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Apenas atualizando...a witbier continua em 1,020 e a ipa foi a 1,010. Realmente acho que foi pouca sanitização. A White IPA (Witbier+IPA) que fiz após a IPA está fermentando e em 1,022 e em andamento ainda, foi a mesma receita da witbier problemática com uma grande carga de lúpulo, us-05 e nutriente para levedura por causa dos 50% de não maltados, vamos ver até onde chega.
 
@vmsouza

ainda não acredito muito em problema de sanitização. Se fosse contaminação poderia ocorrer exatamente ao contrário, um maior consumo de açúcares e uma diminuição da densidade/gravidade ou mesmo aparência ou odor não característicos.

Contaminações com lactobacilos, leveduras selvagens, etc. vão gerar características distintas mas redução da gravidade medida, sem falar no CO2 (air lock borbulhante).

No final é engarrafar e beber assim mesmo, uma wit com mais corpo e menos álcool.
 
É o que vou fazer, Jean.

Hoje conferi novamente e ela baixou para 1,015 (entre segunda e hoje), estava a 15d ou mais sem atenuar. Já tá melhor pra beber, só não consigo entender o que aconteceu.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
É o que vou fazer, Jean.

Hoje conferi novamente e ela baixou para 1,015 (entre segunda e hoje), estava a 15d ou mais sem atenuar. Já tá melhor pra beber, só não consigo entender o que aconteceu.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Se baixou é melhor esperar mais um pouco e ver o que vai acontecer.
Parece ser mesmo um stuck-fermentation.
 
Atualizando...chegou na atenuação prevista, ou seja, 1,011. Fiz cold crash e está maturando a zero grau faz 4 dias.. Hoje devo embarrilar para tomar na sexta/sábado.
 
É o que vou fazer, Jean.

Hoje conferi novamente e ela baixou para 1,015 (entre segunda e hoje), estava a 15d ou mais sem atenuar. Já tá melhor pra beber, só não consigo entender o que aconteceu.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Algumas leveduras belgas podem permanecer dormentes por uma semana e voltar a fermentar mais tarde. Li isso no Yeast
 
Atualizando...chegou na atenuação prevista, ou seja, 1,011. Fiz cold crash e está maturando a zero grau faz 4 dias.. Hoje devo embarrilar para tomar na sexta/sábado.

Você já chegou a considerar o gás da cerveja?

Quando ela tá com gás dissolvido da fermentação, as bolhas tendem a empurrar o densímetro pra cima...

Para ter sempre certeza eu dou uma chacoalhada na proveta e deixo uns 10 min parado.
 
Você já chegou a considerar o gás da cerveja?

Quando ela tá com gás dissolvido da fermentação, as bolhas tendem a empurrar o densímetro pra cima...

Para ter sempre certeza eu dou uma chacoalhada na proveta e deixo uns 10 min parado.
Sim. Coloco na proveta na medida que quero e transfiro para uma garrafa. Sacudo bem tirando todo o gás, deixo descansar já sem gás pra baixar a espuma e transfiro novamente para a proveta e faço a medição a 20C

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
3033021897a192c6cc7ce0e0621ffe6d.jpg


Ficou espetacular, e pensar que não acreditava. Demorou bastante pra finalizar a fermentação mais valeu a pena.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Buenas!!! Depois de quase 2 meses sem fazer cerveja, resolvi intensificar a análise do problema de atenuar até 1,020 apenas, aconteceu em mais duas levas depois dessa wit.

Revisei tudo e todos os processos, chiller, mangueiras etc. Encontrei pequenas microfissuras nos baldes fermentadores, provavelmente geradas pelo uso das esponjas scotch brite, o lado verde. Usei muito tempo assim pra remover o krausen que ficava colado.

Comprei fermentadores novos e fiz todo o processo igual, com os mesmos equipamentos e sanitizei baldes novos com peracético e iodophor, as mangueiras como peracético e recirculação de água fervendo durante 15 minutos.

Fiz duas cervejas, uma weiss no sábado passado e uma red ale no domingo. Como esperado, ontem no feriado medi as duas cervejas, a weiss em 5d atenuou de 1,053 para 1,013 (a 20C), e a red ale, de 1,049 para 1,013 em 4d (a 18C).

Certamente irão atenuar ainda mais, estou satisfeito com o resultado.

O bom foi o aprendizado, acredito que alguma bactéria ou levedura selvagem nessas microfissuras, pois usava apenas esponja com detergente para limpar e borrifava iodofor ao invés de fazer uma solução para cobrir todo o fermentador.

Bom era isso, obrigado a todos pelo o apoio, este aprendizado foi muito importante para evolução pessoal.
 

Latest posts

Back
Top