Atenuação maior que a esperada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Coloquei para fermentar domingo uma English IPA, com uma OG de 1.061.
Hoje, sexta feira, pela leitura do refratômetro (com as devidas correções do beersmith) e está em 1.007.

Fiz uma rampa só de 67Cº e fermentei a 18Cº

Segundo o Beersmith, ela deveria ter atenuado até 1.018 na fermentação primária e 1.008 na fermentação secundária.

Onde posso ter falhado para ter atenuado além da conta o mosto? Estou considerando que o refratometro pode estar descalibrado, mas queria saber o que faz a cerveja atenuar "demais"
 
Coloquei para fermentar domingo uma English IPA, com uma OG de 1.061.
Hoje, sexta feira, pela leitura do refratômetro (com as devidas correções do beersmith) e está em 1.007.

Fiz uma rampa só de 67Cº e fermentei a 18Cº

Segundo o Beersmith, ela deveria ter atenuado até 1.018 na fermentação primária e 1.008 na fermentação secundária.

Onde posso ter falhado para ter atenuado além da conta o mosto? Estou considerando que o refratometro pode estar descalibrado, mas queria saber o que faz a cerveja atenuar "demais"

Não saberia responder, porém estou curioso e acompanharei o tópico.
Parece que em uma semana aconteceu toda fermentação, talvez a temperatura de fermentação tenha sido bem superior à 18°.
Calibre o refratômetro com água destilada e confirme a atenuação.
Que grãos usou?
Quantos minutos à 67°?
Que fermento usou?
Temperatura controlada?
Tens densimetro? Tire a leitura da cerveja pronta com refratômetro (sem correção) e uma leitura com densimetro, pra saber se a estimativa de ABV bate com esta atenuação de OG/FG (7.1%).
 
Maltes: pilsen, munich e melanoidina
Fermento: s04
Temperatura controlada de fermentação (sonda colada no balde e isolada do ambiente da geladeira)
Tenho um densímetro mas não fiz a medição com ele ainda, vou fazer para conferir.

Não sei se isso influenciou mas eu reidratei bem o fermento antes é a fermentação começou depois de minutos de colocar o fermento do mosto
 
Se as medidas (OG-FG) estão corretas e houve controle de temperatura (18°C), houve uma baita atenuação!
A fermentação parou? Parou quando?
A hidratação é importante para uma boa fermentação mas essa foi braba! Hehehe
Ao menos pra mim foi fora do comum e eu não saberia dizer o que houve.
Esperemos pra ver o que os feras têm a dizer.
 
Eu estou com um caso parecido.
Inclusive eu entrei na área de fermentação do fórum para escrever uma pergunta praticamente igual.

Eu fiz 20 litros de Belgian Blond Ale com OG de 1.052 e coloquei para fermentar no freezer dedicado a cerveja com termostato colado e isolado na parede do balde, deu certo em todas as outras anteriores, e usei um fermento seco da mangrove, o belgian ale.

5 dias depois eu fiz a medição e está em 1.003...

Não faço idéia do que fazer agora... e o airlock ainda está borbulhando.
 
Impossivel, sua cerveja vai ficar menos densa que aguá..... algo está errado....
 
Coloquei para fermentar domingo uma English IPA, com uma OG de 1.061.
Hoje, sexta feira, pela leitura do refratômetro (com as devidas correções do beersmith) e está em 1.007.

Fiz uma rampa só de 67Cº e fermentei a 18Cº

Segundo o Beersmith, ela deveria ter atenuado até 1.018 na fermentação primária e 1.008 na fermentação secundária.

Onde posso ter falhado para ter atenuado além da conta o mosto? Estou considerando que o refratometro pode estar descalibrado, mas queria saber o que faz a cerveja atenuar "demais"
Henrique, como assim disse que ia ficar em 1018 na primária e 1008 na secundária? De quais campos está falando?

Esse tipo de atenuação me parece razoavelmente normal, dependendo dos maltes que usou.
 
Eu estou com um caso parecido.
Inclusive eu entrei na área de fermentação do fórum para escrever uma pergunta praticamente igual.

Eu fiz 20 litros de Belgian Blond Ale com OG de 1.052 e coloquei para fermentar no freezer dedicado a cerveja com termostato colado e isolado na parede do balde, deu certo em todas as outras anteriores, e usei um fermento seco da mangrove, o belgian ale.

5 dias depois eu fiz a medição e está em 1.003...

Não faço idéia do que fazer agora... e o airlock ainda está borbulhando.
Dependendo do fermento até pode chegar nisso, mas eu sinceramente iria conferir a calibração do densímetro.
 
Impossivel, sua cerveja vai ficar menos densa que aguá..... algo está errado....
Defler, eu não vi ninguém citar DF abaixo de 1000 aqui (densidade da água), mas de qualquer forma, é possível sim fazer uma bebida alcoólica com densidade mais leve que a água (já que o álcool tem densidade menor que a água), basta ver o caso dos vinhos, que tem densidade final em torno de 998 pontos, por exemplo.

Abraço,
 
Sério?!? Nao sabia... vivendo e aprendendo... pensei q pela quantidade de açucar residual que nao consegue ser fermentada ae proteinas e tal achei q era impossivel ficar abaixo de 1000, fica o aprendizado.... falei na densidade da agua pq a do nosso amigo ja esta em 1003 segundo o relato e ele falou q ainda borbulha o airlock... desse jeito chega facil no 1000 vlw Guenther!
 
Henrique, como assim disse que ia ficar em 1018 na primária e 1008 na secundária? De quais campos está falando?

Esse tipo de atenuação me parece razoavelmente normal, dependendo dos maltes que usou.

No beersmith, em Fermentation / Fermentation and Storage tem dois valores:
  • Gravity after Primary
  • Gravity after Secondary

Estava me baseando nesses valores.

Calibrei o refratometro usando usando água destilada (home made, mas acho que ficou ok) e estabilizou em 1007.

Tu diz que dependendo do malte pode atenuar um pouco mais, o que eu devo verificar nos maltes usados que pode levar a isso?

O que mais me surpreendeu foi a velocidade que isso aconteceu (2 ou 3 dias).
 
Dependendo do fermento até pode chegar nisso, mas eu sinceramente iria conferir a calibração do densímetro.

Então.. Eu pensei nisso...
Peguei água destilada para conferir o refratômetro e marcava 0 brix..
Enfim.. eu regulei tudo certinho e fiz a correção com o beersmith..

OG = 13,25 brix (1.052)
FG = 5,5 brix (1.003)

Fiz essa correções com o beersmith.. sim, eu selecionei as opções de tipo de cálculo: densidade de mostro não fermentado e depois densidade de mostro fermentado.
 
O que eu quero fazer é o seguinte...
Vou ver se hoje ela continua com 5,5 brix, pois estava assim ontem e antes de ontem... apesar do airlock ainda estar borbulhando, não abaixou a densidade do dia 24/06 para 25/06... vou conferir hoje (26/06) se realmente parou de baixar, mesmo que ainda tenha atividade no airlock.

Estou pensando em elevar a temp. por alguns dias e depois já baixar para maturação.
 
Bom dia,

Então.. com a temperatura um pouco mais alta ela atenuou mais ainda.
Claramente deu para ver alteração no refratômetro e pelos calculos a densidade baixou para 1.002..

Regulei o termostato para deixar a temperatura subir mais 2 graus durante todo o dia de hoje e no final da tarde vou conferir a densidade.

se continuar baixando, vou elevar mais um pouco a temperatura, bem devagar para não estressar a levedura.


Apesar da fermentação estar estranha, acho que vai ser umas das melhores blond que eu já fiz... não sou nenhum provador, mas depois que maturar e carbonatar, vai ficar top.. :mug:
 
Também estou com uma questão, estou com uma hop weiss, na geladeira, inuculei o fermento a proximo dos 28 graus, e hoje fazem 4 dias da fermentação e atenuou ao esperado já. Mantive a geladeira a 18 graus nos 2 primeiros dias, e depois mative 20 graus, com o sensor colado no fermentador. ( na receita original o og deveria ser 1050 e deu 1055, e a fg 1013.)
Quais são os fatores que contribuem para a atenuação além da esperada?! vi que o pessoal falou de temperatura, calor, e malte.
Desculpem a minha ignorância, mas como ocorre o processo, o restante de açucar que tem os 1013 pq as leveduras não continuam consumindo? ou melhor, pq elas param?!
 
Bom dia,

Então.. com a temperatura um pouco mais alta ela atenuou mais ainda.
Claramente deu para ver alteração no refratômetro e pelos calculos a densidade baixou para 1.002..

Regulei o termostato para deixar a temperatura subir mais 2 graus durante todo o dia de hoje e no final da tarde vou conferir a densidade.

se continuar baixando, vou elevar mais um pouco a temperatura, bem devagar para não estressar a levedura.


Apesar da fermentação estar estranha, acho que vai ser umas das melhores blond que eu já fiz... não sou nenhum provador, mas depois que maturar e carbonatar, vai ficar top.. :mug:

Cara, por favor me dê mais detalhes de como ficou sua cerveja depois de pronta. Estou com uma situação idêntica a sua, não para de borbulhar e o refratometro com as correções aponta 0.002 estou desconfiando de contaminação.
 
Cara, por favor me dê mais detalhes de como ficou sua cerveja depois de pronta. Estou com uma situação idêntica a sua, não para de borbulhar e o refratometro com as correções aponta 0.002 estou desconfiando de contaminação.

Cara, ficou excelente :)

A única questão é que ela ficou bem alcoolica e precisei deixar maturando por quase 2 meses para diminuir o gosto de alcool que estava sobressaindo.

Agora (3 meses depois) está uma excelente cerveja.
 
Henrique, maturando na garrafa arredondou o álcool?!

Estou com uma leva cheia de álcool superior mas já foi tudo pra garrafa, teu relato me deu esperanças hehe
 
Henrique, maturando na garrafa arredondou o álcool?!

Estou com uma leva cheia de álcool superior mas já foi tudo pra garrafa, teu relato me deu esperanças hehe

Sim, maturando na garrafa o alcool que com a cerveja "nova" (1 semana depois de engarrafar) estava bem forte e pungente, depois de 1 mês e meio estava mais suave. Logico, o álcool ainda estava ali, pois ficou uma cerveja bem alcoólica, mas não mais tomava conta de todo o paladar como se estivesse tomando álcool de cozinha.
 

Latest posts

Back
Top