Atenuação extrapolou muito, FG muito menor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rochaff

Member
Joined
Nov 17, 2017
Messages
18
Reaction score
2
Bom dia, pessoal.
Ontem engarrafei uma weiss e fiquei com uma pulga atrás da orelha. Existiu alguns erros nessa leva, pretendo detalhar bem.

Fiz a receita de 17L com OG 1.045 e FG 1.011, mas quando levei para o fermentador, calculei errado a água para corrigir a densidade e acabou ficando com 1.042 (um erro primário que foi necessário para que eu nunca mais o cometesse).

Para a fermentação utilizei 1 pct de WB06 com starter de 24h agitando com a mão de 1 em 1h. Temperatura de fermentação foi 17º com controle de temperatura. A densidade cravou em 1.012 por 3x (no 5º, 6º e 7º dia), então decidi levar para maturar em 10ºC por 6 dias e, 24 antes de engarrafar, levei para 4ºC para dar uma pequena clarificada. Durante a maturação não me preocupei em medir densidade em nenhum dia. Estava certo de que já tinha atenuado ao máximo (ok, teor alcoolico ficaria super baixo, deu ruim).
Bom, ontem antes de engarrafar tirei uma amostra para medir a densidade e deu estranhos 1.005 (??????) medi várias vezes, de 3 alíquotas diferentes, e todas deram 1.005 (corrigindo a temperatura, e mesmo depois de alcançar a temperatura ambiente continuou marcando os malditos 1.005). Não sei se isso é bom ou ruim (pelo menos o teor alcoolico agora subiu bem).
Nota: no aroma e paladar está tudo certo, cravo acentuado, banana presente, ficou até que bem legal, tomei muito a breja ontem ainda sem gás. Só estava parecendo um pouco diluida (ah vá?).

Algumas informações:
- Foi por BIAB, normalmente alcanço 64% de eficiencia, dessa vez ainda não vi quanto deu.

- Rampas utilizadas:
43º por 15m (usando só os 51% de malte de trigo)
55º por 15m (usando só os 51% de malte de trigo)
65º por 50m (aqui somei os 49% de pilsen no mosto)
76º por 5m de mash out

Parei 10m depois de o teste de iodo parecer ok.

Fiz uma breve lavagem dos grãos na bag com 2L de agua e a densidade ficou em 1.053 nesse momento após essa lavagem.
Após a fervura a densidade foi para 1.059

Detalhe importante: eu ia brassar outra weiss no proximo fds usando a mesma levedura do fermentador. Então coletei a levedura em uma garrafa estéril de 1,5L e deixei decantar por 2h. Quando abri a tampa da garrafa para descartar a cerveja da parte de cima, fez um barulho forte de gás e começou a subir e borbulhar tudo, como se estivesse fermentado por essas 2h. Decidi descartar a levedura para começar do 0 na proxima leva.
Como poderia ter ficado FG 1.005 e ainda ter açucar ali? Sera que errei algo na hora de medir o densímetro ontem (teria q ter errado sistematicamente pois medi várias vezes em 3 alíquotas diferentes)?

To meio perdido, nao sei o que pensar. Pelo menos a cerveja parece boa, mas se ainda tiver algum açucar ali, terei problemas explosivos no priming.

Fico ansioso por uma luz!
Valeu!
____
Felipe
 
Bom dia, pessoal.
Ontem engarrafei uma weiss e fiquei com uma pulga atrás da orelha. Existiu alguns erros nessa leva, pretendo detalhar bem.

Fiz a receita de 17L com OG 1.045 e FG 1.011, mas quando levei para o fermentador, calculei errado a água para corrigir a densidade e acabou ficando com 1.042 (um erro primário que foi necessário para que eu nunca mais o cometesse).

Para a fermentação utilizei 1 pct de WB06 com starter de 24h agitando com a mão de 1 em 1h. Temperatura de fermentação foi 17º com controle de temperatura. A densidade cravou em 1.012 por 3x (no 5º, 6º e 7º dia), então decidi levar para maturar em 10ºC por 6 dias e, 24 antes de engarrafar, levei para 4ºC para dar uma pequena clarificada. Durante a maturação não me preocupei em medir densidade em nenhum dia. Estava certo de que já tinha atenuado ao máximo (ok, teor alcoolico ficaria super baixo, deu ruim).
Bom, ontem antes de engarrafar tirei uma amostra para medir a densidade e deu estranhos 1.005 (??????) medi várias vezes, de 3 alíquotas diferentes, e todas deram 1.005 (corrigindo a temperatura, e mesmo depois de alcançar a temperatura ambiente continuou marcando os malditos 1.005). Não sei se isso é bom ou ruim (pelo menos o teor alcoolico agora subiu bem).
Nota: no aroma e paladar está tudo certo, cravo acentuado, banana presente, ficou até que bem legal, tomei muito a breja ontem ainda sem gás. Só estava parecendo um pouco diluida (ah vá?).

Algumas informações:
- Foi por BIAB, normalmente alcanço 64% de eficiencia, dessa vez ainda não vi quanto deu.

- Rampas utilizadas:
43º por 15m (usando só os 51% de malte de trigo)
55º por 15m (usando só os 51% de malte de trigo)
65º por 50m (aqui somei os 49% de pilsen no mosto)
76º por 5m de mash out

Parei 10m depois de o teste de iodo parecer ok.

Fiz uma breve lavagem dos grãos na bag com 2L de agua e a densidade ficou em 1.053 nesse momento após essa lavagem.
Após a fervura a densidade foi para 1.059

Detalhe importante: eu ia brassar outra weiss no proximo fds usando a mesma levedura do fermentador. Então coletei a levedura em uma garrafa estéril de 1,5L e deixei decantar por 2h. Quando abri a tampa da garrafa para descartar a cerveja da parte de cima, fez um barulho forte de gás e começou a subir e borbulhar tudo, como se estivesse fermentado por essas 2h. Decidi descartar a levedura para começar do 0 na proxima leva.
Como poderia ter ficado FG 1.005 e ainda ter açucar ali? Sera que errei algo na hora de medir o densímetro ontem (teria q ter errado sistematicamente pois medi várias vezes em 3 alíquotas diferentes)?

To meio perdido, nao sei o que pensar. Pelo menos a cerveja parece boa, mas se ainda tiver algum açucar ali, terei problemas explosivos no priming.

Fico ansioso por uma luz!
Valeu!
____
Felipe

Cara o WB-06 atenua pra kct...

65c de mostura então , nem se fale...

Nas minhas eu mosturava a 69c e a OG alvo era 1054, justamente por achar que o corpo ficava mt abaixo do que eu esperava.

Você pode usar malte CaraPils tb para que não atenue tanto.

Outra sugestão é usar o Bavarian Wheet da Mangrove Jacks, que é muito bom...Hj só uso ele.
 
Com 65oC de mosturação deve fornecer um corpo baixíssimo. Como o @tomazela disse, este fermento atenua nervosamente.
O que suspeitaria, é que, pelo fato da atenuação ser mais vigorosa nos primeiros dias, nos dias em que realizou as medições a densidade não variou tanto e isto somado a falhas durante a medição (esquecido de corrigir temperatura, densímetro em contato com a parede do recipiente e até mesmo, e mais provável, paralaxe), não permitira notar variação da densidade. Acredito que teria sido mais visível se tivesse medido alternadamente (dia sim, dia não).
Acredito que não irá secar mais. Ainda assim, diante disto, espero que tenha usado o mínimo de volumes de CO2 que o estilo pede, para não ter problemas com as garrafas.
 
Caros @tomazela e @Carbobiach
Muito obrigado pelas informações!
Pois é, eu queria uma cerveja bem leve e seca mesmo! Pra beber sem moderação na virada kkkkkkkkkkkk
Então basicamente o que aconteceu foi que quando desci pra 10º para maturar, a fermentação continuou. Ou seja, ter a densidade cravada por 3 dias seguidos (considerando os erros de execução e leitura no densímetro, como o @Carbobiach disse) não foi suficiente para concluir que a atenuação havia acontecido totalmente.
Agora fiquei preocupado com a carbonatação. Mas como dessa vez eu resolvi testar aquelas balas de carbonatação do Lamas (não curti), acho que não teria tantos problemas pq elas tem um pouco menos de açucar que o estilo pede. Mesmo assim já coloquei uns baldes vazios virados de boca pra baixo nas garrafas grandes e uns panos por cima do resto pra amenizar possíveis estragos...rs
Agradeço pelas dicas, vou mais maduro para minha próxima brassagem!
 
Eu já fiz uma Imperial Weizen com o WB-06, pois errei no cálculo da água de lavagem. Essa cepa é altamente atenuativa.

O ideal é você nem usá-la, por motivos que já foram expostos em centenas de tópicos (alta acidez, secura, etc). Se não tiver outra saída, faça uma mosturação em 68º~69°C para evitar que ocorra o acontecido.
 
Eu já fiz uma Imperial Weizen com o WB-06, pois errei no cálculo da água de lavagem. Essa cepa é altamente atenuativa.

O ideal é você nem usá-la, por motivos que já foram expostos em centenas de tópicos (alta acidez, secura, etc). Se não tiver outra saída, faça uma mosturação em 68º~69°C para evitar que ocorra o acontecido.
Discordo do seu posicionamento, sempre usei o WB-06 e nunca tive problemas de acidez a ponto de nunca mais utilizá-la. Um ponto importante é manter a temperatura um pouco menor do que de costume, eu por exemplo fermento a 17°C.

Marcus Vinícius

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Discordo do seu posicionamento, sempre usei o WB-06 e nunca tive problemas de acidez a ponto de nunca mais utilizá-la. Um ponto importante é manter a temperatura um pouco menor do que de costume, eu por exemplo fermento a 17°C.

Marcus Vinícius

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Aí depende do perfil sensorial esperado na cerveja. Eu já tomei mais de 30 rótulos do estilo, sendo mais da metade importado da Alemanha, e os que mais curto são aqueles com aroma e sabor esterificado (banana) bem evidente. Exemplos: Hofbrau, Benediktiner, Schneider, Franziskaner, Licher, Konig, etc.

Fermentando nessa temperatura e com essa cepa, a cerveja vai ser puro cravo. E digo por experiência própria, pois já segui esse perfil para evitar os off flavors que citei.

Outro ponto importante é que uma German Hefeweizen autêntica só pode ser feita utilizando uma cepa líquida. Isso depende do objetivo de cada um quando faz a sua receita (e do orçamento também).

Esse artigo me abriu muito a mente: http://braumagazin.de/article/brewing-bavarian-weissbier-all-you-ever-wanted-to-know/
 
Cara o WB-06 atenua pra kct...



65c de mostura então , nem se fale...



Nas minhas eu mosturava a 69c e a OG alvo era 1054, justamente por achar que o corpo ficava mt abaixo do que eu esperava.



Você pode usar malte CaraPils tb para que não atenue tanto.



Outra sugestão é usar o Bavarian Wheet da Mangrove Jacks, que é muito bom...Hj só uso ele.



Tomazela, tb estou mudando do WB-06 para o Bavarian Wheat. Nessa troca, Você precisou baixar a OG e a temperatura de mosturação na receita para essa nova levedura?? Pergunto pois tb faço minha weiss com OG a 1054 e mosturo a 68ºC, por causa da atenuação do WB. Só trocando a levedura tem risco de ficar com FG muito alta?
 
Back
Top