Atenuação extra após dry hopping?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexrnbr

Well-Known Member
Joined
Sep 21, 2015
Messages
225
Reaction score
61
Oi pessoal,

Alguém já teve caso de uma atenuação extra após dry hopping? Explico.

Estou com 20 litros de uma cerva levinha, OG 1037, fermentação iniciada a 18ºC e terminada em 20ºC. Densidade estabilizou em 1012, medida com refratômetro no 5º dia, novamente no 6º dia, e no 7º dia (quando confirmei a mesma medida com densímetro).

Aí no dia 7 joguei 50g de cascade (embalagem vedada da Barth-Haas), mantive a 20ºC por 3 dias, abaixei a temperatura pra 15ºC e mantive mais dois dias. Hoje, finalizou esse processo, tirei uma amostra e quando a amostra atingiu 20ºC medi novamente a densidade com densímetro e deu 1008.

Há alguma justificativa para essa diminuição da densidade após o dry hopping? Ou será que a cerva não tinha realmente estabilizado a densidade em 1012 mesmo após 3 dias com a mesma medida?
 
Oi pessoal,

Alguém já teve caso de uma atenuação extra após dry hopping? Explico.

Estou com 20 litros de uma cerva levinha, OG 1037, fermentação iniciada a 18ºC e terminada em 20ºC. Densidade estabilizou em 1012, medida com refratômetro no 5º dia, novamente no 6º dia, e no 7º dia (quando confirmei a mesma medida com densímetro).

Aí no dia 7 joguei 50g de cascade (embalagem vedada da Barth-Haas), mantive a 20ºC por 3 dias, abaixei a temperatura pra 15ºC e mantive mais dois dias. Hoje, finalizou esse processo, tirei uma amostra e quando a amostra atingiu 20ºC medi novamente a densidade com densímetro e deu 1008.

Há alguma justificativa para essa diminuição da densidade após o dry hopping? Ou será que a cerva não tinha realmente estabilizado a densidade em 1012 mesmo após 3 dias com a mesma medida?

Olha, eu acredito muito mais que pode ter havido uma não homogeneização na retirada da amostra...mas os mais experientes podem dizer melhor!
 
Você falou que primeiro fez a leitura com o Refratometro e depois com o densímetro.

Você fez os cálculos de conversão de Brix para densidade de forma correta?

Nao creio em fenômeno tipo "abiogenese", mas sim em uma erro na leitura.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Você falou que primeiro fez a leitura com o Refratometro e depois com o densímetro.

Você fez os cálculos de conversão de Brix para densidade de forma correta?

Nao creio em fenômeno tipo "abiogenese", mas sim em uma erro na leitura.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Oi Felipe,

Fiz o cálculo sim, via Beersmith. Tanto que na medição do 7º dia obtive os mesmos 1012 com refratômetro (já corrigido de brix para SG com beersmith) e no densímetro.
 
Opa, acompanhando!
Fiz o mesmo processo do Dry Hop e percebi que a cerveja voltou, após o dry hop, a borbulhar pelo air lock.
 
Você usa controle de temperatura?
Usou a tabela pra corrigir a FG de acordo com a temperatura?
 
Eu acredito que a temperatura usada no DH ainda favorece a atividade da levedura, que continuou a trabalhar nesses dias reduzido a FG.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Atividade no airlock depois de movimentar o fermentador é normal. Tem muito co2 preso e qq movimento vai ajudará desencadear esse processo.

O dryhop também moveu a Ceva deixando tudo mais homogêneo, mas não quer dizer que entre fundo e topo tenha tantos graus de diferença. Mas agora entra a teoria de que se tivesse misturado (sacudindo o fermentador sem abrir) para medir depois de 1 ou 2 dias poderia ter tido isso de resultado na leitura. Pois botar o fermento em suspensão outra vez vai fazer com que ele de mais um jeito nuns açúcares que possam ter ficado perdidos por ali.

Quando uma vez uma leva "empacou" fiz um shake na bombona 2x ao dia enquanto fermentava e isso fez com que o fermento decantado voltasse a ativa e tudo terminasse bem.
 

Latest posts

Back
Top