Aroma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarioMadeira

Member
Joined
Jun 2, 2015
Messages
8
Reaction score
1
Location
Natal
Olá Galera,

Venho fazendo cerveja há pouco mais de um ano, a espuma tá excelente, o corpo também, mas ainda peco muito em aroma, aonde tenho que melhorar para o aroma ficar show?!

Abraços
Mario
 
@MarioMadeira,

Sua pergunta está tão vaga que vai ficar difícil qualquer um te ajudar. Aroma ficar show é algo tão particular, varia tanto de estilo pra estilo, não sabemos quais defeitos está identificando na sua cerva e nem sabemos como são seus processos. É bastante complicado responder isto por fórum, melhor a fazer é pegar sua cerveja e levar em algum encontro ou para cervejeiros mais experientes, bater um papo e explicar todo o seu processo, sua receita, e achar as possíveis falhas.

Abraço e boas cervas!
 
Imagina levar teu carro no mecânico e dizer: Não to gostando do meu carro, arruma ele pra mim.

Precisa descrever muito mais que isso pra poder começar a ajudar em algo.
 
Tu faz dry hop?

Para a grande maioria dos estilos não é recomendado o DH.

Primeiro tem que descobrir o que você está tentando fazer...aroma de lúpulo? de maltes especiais? de fermentação? Qual estilo e técnica que você está utilizando?
 
Para a grande maioria dos estilos não é recomendado o DH.

Primeiro tem que descobrir o que você está tentando fazer...aroma de lúpulo? de maltes especiais? de fermentação? Qual estilo e técnica que você está utilizando?
Então pessoal desculpa a pergunta mal elaborada, faço basicamente 5 estilos Blond, Weiss, Pale Ale, IPA e Stout(quero fazer uma Raunch TB). Não costumo fazer dry hop em nenhuma, o meu processo é all grain, panela de 50litros, faço as rampas bem certo, a espuma das cervejas que faço são sempre muito duradouras, os lúpulos que utilizou são: magnum, galaxy, hallertau, tettnag e tradition. Normalmente nas receitas ponho no início aos 60' os de amargor e ao final a 15' ou 10' os de aroma.

Valeu a ajuda....e vão desculpando a pergunta meio assim...
 
Então pessoal desculpa a pergunta mal elaborada, faço basicamente 5 estilos Blond, Weiss, Pale Ale, IPA e Stout(quero fazer uma Raunch TB). Não costumo fazer dry hop em nenhuma, o meu processo é all grain, panela de 50litros, faço as rampas bem certo, a espuma das cervejas que faço são sempre muito duradouras, os lúpulos que utilizou são: magnum, galaxy, hallertau, tettnag e tradition. Normalmente nas receitas ponho no início aos 60' os de amargor e ao final a 15' ou 10' os de aroma.

Valeu a ajuda....e vão desculpando a pergunta meio assim...

Aí já é um começo, mas pra saber tem que falar o que tu não ta gostando do aroma. O aroma de weiss pra aroma de IPA é completamente diferente, uma é totalmente dependente da levedura e fermentação e a outra é completamente dependente do lúpulo. Então tem que saber se tu não gosta do aroma de uma deles específica e porque, cada uma tem meios totalmente diferentes de trabalhar o aroma.
Exemplo (weiss não tem aroma de banana, IPA não tem aroma de lúpulo, blond ta azeda, sei lá) Cada caso é um caso totalmente diferente de outro.
 
Mario, os aromas de uma weiss ou uma blond devem ser originados principalmente na fermentação. Então pra isso deve-se atentar pra usar o fermento adequado, com pitch rate adequado, em temperatura adequada e controlada. Dependendo do estilo da cerveja você vai querer uma fermentação neutra ou mais esterificada.

Já se você quer aroma de lúpulo para uma IPA ou APA, existem várias técnicas que podem auxiliar nisso; dry/late/burst/wtf hopping. Mas lembre que não adianta usar essas técnicas e querer economizar na quantidade (usar 15g nos 5min não vai gerar o aroma de um dry hopping 5g/l), variedade ou preço do lúpulo (comprar safra 2011 porque é mais barato).

Existe muito material por ai sobre técnicas de lupulagem, boas práticas na fermentação, maltes aromáticos, etc.

Abraço
 
Back
Top