Aroma/sabor de azeitona

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

General

Well-Known Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
94
Reaction score
11
Alguem ai ja teve esse off flavor? Quando engarrafada a cerveja estava boa mas conforme passou o tempo ficou com um cheiro leve de algo azedo e o gosto lembra azeitona. No primeiro mes a cerveja estava muito gostosa e agora 3 meses depois esta com esse sabor ruim.

A aparencia dela esta otima e a espuma tambem.
Eh uma American Pale Ale
 
Alguem ai ja teve esse off flavor? Quando engarrafada a cerveja estava boa mas conforme passou o tempo ficou com um cheiro leve de algo azedo e o gosto lembra azeitona. No primeiro mes a cerveja estava muito gostosa e agora 3 meses depois esta com esse sabor ruim.

A aparencia dela esta otima e a espuma tambem.
Eh uma American Pale Ale

Já vi um pessoal sentir aroma de azeitonas pretas em Stouts. Você utilizou malte torrado na receita?

Nunca vi relatos desse cheiro. Pode ser que seja uma contaminação :(

Por acaso utilizou azeite de oliva? Alguns utilizam azeite (uma gotícula) para não precisar oxigenar o mosto antes da fermentação.
 
É um relato que ja surgiu antes... Eu suspeito ser a percepção de algum off-flavor, que não tem "azeitona" como descritor comum, o que faz a gente não saber muito bem o que poderia ser.

Acho que o jeito é vc mandar a cerveja pra algum cervejeiro mais experiente, ou que conheça os off-flavors, pra te ajudar a descrever o que é, encontrando a solução correta.

Abraço
 
É contaminação. Azedo/ ácido, lembra azeitona, realmente. Certamente algum microorganismo (que já estava presente na garrafa) se desenvolveu com o passar do tempo. Bebi uma APA com esse off-flavor que vc descreveu, de uma cervejaria cigana aqui do RJ.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Acho muito complicado dizer que "certamente" vem disso, ou daquilo, ainda mais num caso relatado, onde a cerveja em si nem foi bebida por nós. Contaminação é sempre uma possibilidade que pode ser levantada quando não se sabe o que é, mas não necessariamente a primeira alternativa, muito menos a única.
 
Ja havia acontecido uma vez, mas eu não tinha controle de temperatura bom, era bem mal feito... Hoje já tenho um controle bom. Geralmente quando engarrafo a cerveja ela esta boa.
Da primeira vez que aconteceu achei que era coisa da minha cabeça e envazei igual, o cheiro e o sabor continuaram estranhos. Com o passar do tempo pensei que ia diminuir mas soh aumentou.

Resumindo, nem sempre acontece, mas já eh a segunda vez que ocorre.
obs: Quando vou fazer o primming coloco toda cerveja em uma panela sanitizada, porem eu jogo a cerveja de uma panela pra outra por falta de uma bomba de trasfega. Oxigenação da cerveja na hora do envaze poderia ocasionar esse off flavor?
 
Back
Top