Apenas 1 dia de atividade no fermentador.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rMachado

Member
Joined
Feb 22, 2014
Messages
16
Reaction score
2
Eai galera.

Fiz ontem minha primeira brassagem num equipamento de 5 litros.

Foi uma IPA com a seguinte receita.

1 kg malte Pilsen moído
0,2 kg de malte carahell moído
0,2 kg de malte melanoidina moído
5 g de lúpulo de amargor magnum
10 g de lúpulo de aroma fuggle
7 litros de agua mineral


A principio correu tudo bem, só tive uma dificuldade na hora de filtrar pro fermentador. Acabou saindo com muito resíduo da panela, entupindo o filtro.

Aqui vem algo estranho. Usei 5 g de fermento da Mangrove Jack Workhorse, que hidratei antes de colocar no fermentador. Terminei esse processo por volta das 2h da manhã de ontem. Umas 10 horas depois vi uma atividade constante no airlock e fiquei bem animado. Estava tudo correndo bem. Até que no inicio da noite o airlock estava sem nenhuma atividade. Achei que poderia ser normal. Depois acompanhei por alguns minutos e ainda sem nenhuma atividade. No final da noite, resolvi tirar uns 10ml de amostra do fermentador para ver se tinha algo errado.

Aroma legal, sabor legal, bastante alcool, nenhum açúcar residual. Uma IPA consideravelmente gostosa.

Em menos de 24h de fermentação.

Alguma ideia?
 
Cara, eh mto pouco tempo, a fermentação ainda não deve ter terminado.
É normal a atividade parar e depois voltar... as vezes vc nem ve borbulhando se nao estiver bem vedado o fermentador.
Deixa mais uns 5 dias no fermentador pra ter certeza que acabou e depois segue pras próximas etapas.
abs e boa sorte!
 
Olá rMachado,

Ausência de atividade no airlock não significa término da fermentação.

A mesma densidade medida 3 dias sucessivos também não, mas é um indicador bem mais confiável.

De qualquer forma, com 5L você não quer perder metade de sua leva na proveta, certo? Eu mesmo sou pão duro em levas de 20L.

O que eu faço, e imagino que muitos por aqui, é simplesmente fazer primária e secundária no mesmo recipiente. Duas semanas e não tem erro.

Depois matura a frio mais um tempinho. Se quiser transferir faz um cold crash antes, mas nem precisa. De 10-20 dias resolve 90% das vezes, vai depender do estilo (e quantidade de subprodutos produzidos) mas isso você pega facinho com o tempo.

Lembre que seu processo é artesanal e você não precisa ganhar tempo como na indústria.

Por fim: "Relax. Don't worry. Have a homebrew."!
 
A que temperatura você adicionou o fermento? Está fermentando com temperatura controlada?

Temperatura alta acelera a fermentação, mas o resultado normalmente não é muito agradável...
 
Resfriei o mosto por volta de 27C antes de adicionar o fermento. E esta fermentando a termperatura ambiente, ainda não tenho como controlar isso. Mas, grosseiramente a temperatura do ambiente que deixei, esta estavel em 25C.

Hoje continuou sem nenhuma atividade no airlock.

Tirei outra amostra de uns 10ml e continua a mesma coisa, aroma legal, sabor legal (sempre o medo de contaminação mas parece estar ok ) e alcool presente.

No geral, foi um processo interessante, já fiz algumas notas para alterar na proxima brassagem.

Vlw a todos pelas respostas, vou atualizando aqui caso aconteça algo.
 
Acho que este fermento que você usou é aquele que é "pau pra toda obra", como disseram em outro tópico rsrsrsr... depois fala pra gente q q deu, pois parece que a faixa de trabalho dele é até 30ºC neh... vamos torcer pra que fique boa mesmo sem controlar a temperatura! abs!
 
Não conheço esse fermento, mas essas temperaturas altas provavelmente são a resposta para o seu questionamento.
 
Como vocês conseguem detectar que o fermentador está vazando ou com o "lacramento" irregular ?
 
Como vocês conseguem detectar que o fermentador está vazando ou com o "lacramento" irregular ?
Se ele tem air-lock, simples. Pressione o fermentador devagar, e o air-lock tem que borbulhar. Se não borbulhar, isso quer dizer que os gases estão saindo por outro lugar.

Abraço,
 
Tua leva de 5 deu quantos litros no final? Se sobrou muito headspace no fermentador por estar ajudando a não ter esse movimento todo no airlock. Não acredito que vc tenha ficado parado 2 horas esperando a proxima bolha então pode estar saindo em intervalos menores.

Mas a dica do Guenther é boa pra ver se ta vazando por outro lugar ou não.

abs!
 
Eu usei o Workhorse semana passada e ele teve o mesmo comportamento, fermenta bem por 24 horas e depois morre heuehuheu

Mas ele conseguiu fermentar bem a cerveja, o único porém foi a péssima sedimentação.
 

Latest posts

Back
Top