APA - Dry hopping combina com gelatina?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pereirense_NI

New Member
Joined
Jul 30, 2020
Messages
3
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Rapaziada, para uma APA, a parte fria está correta?
1) Fermentação primária: 18/20 graus, ate atenuar .
2) Término da fermentação Primária: Dry Hopping + Fermentação secundária: subir 1,5 grau/dia até chegar aos 24 (3/4dias em média)
3) Maturação/clarificação: 1°C por 4 dias - colocar gelatina no penultimo dia e deixar por 48h
 
Olá Pereireinse,
Um pouco tardia a resposta, mas aqui vai...
Eu costumo partir para a fermentação secundária quando atenuou uns 80%. Isso pois eu aproveito a atividade da levedura para o descanso diácetil e o Dry Hopping. (O Dry Hopping libera oxigenio, e se a levedura não estiver ativa para consumir isso, a chance de oxidar a cerveja é maior).
Desta forma, uns 2 ou 3 dias de descanso diácetil (secundária) + DH. A maturação por 4 dias que você citou, a 1ºC, acho que pode ser removida. Parte direto para o cold com a gelatina e, depois de encvasada, ela matura. (Se for primming na garrafa, uns 10 a 15 dias. Se for carbonatação forçada, uns 2 dias é o suficiente... fiz uma APA que senti muita diferença depois de 2 dias carbonatada de forma forçada).
 
Olá Pereireinse,
Um pouco tardia a resposta, mas aqui vai...
Eu costumo partir para a fermentação secundária quando atenuou uns 80%. Isso pois eu aproveito a atividade da levedura para o descanso diácetil e o Dry Hopping. (O Dry Hopping libera oxigenio, e se a levedura não estiver ativa para consumir isso, a chance de oxidar a cerveja é maior).
Desta forma, uns 2 ou 3 dias de descanso diácetil (secundária) + DH. A maturação por 4 dias que você citou, a 1ºC, acho que pode ser removida. Parte direto para o cold com a gelatina e, depois de encvasada, ela matura. (Se for primming na garrafa, uns 10 a 15 dias. Se for carbonatação forçada, uns 2 dias é o suficiente... fiz uma APA que senti muita diferença depois de 2 dias carbonatada de forma forçada).
Obrigado!!!
 
Olá Pereireinse,
Um pouco tardia a resposta, mas aqui vai...
Eu costumo partir para a fermentação secundária quando atenuou uns 80%. Isso pois eu aproveito a atividade da levedura para o descanso diácetil e o Dry Hopping. (O Dry Hopping libera oxigenio, e se a levedura não estiver ativa para consumir isso, a chance de oxidar a cerveja é maior).
Desta forma, uns 2 ou 3 dias de descanso diácetil (secundária) + DH. A maturação por 4 dias que você citou, a 1ºC, acho que pode ser removida. Parte direto para o cold com a gelatina e, depois de encvasada, ela matura. (Se for primming na garrafa, uns 10 a 15 dias. Se for carbonatação forçada, uns 2 dias é o suficiente... fiz uma APA que senti muita diferença depois de 2 dias carbonatada de forma forçada).
Me permita ver se compreendi.

1 - Tu atenua 80% e entra com o Cold. certo?
2 - 2 ou 3 dias de descanso de diacetil? tu faz a quantos graus? (sem DH ainda certo? ou tu faz o descanso junto com o DH?)
3 - Cold com gelatina seria, jogar pra 0 graus e deixar mais 2 ou 3 dias e envasar ja, correto?
4 - se eu fiz Cold Crash de 7 dias, preciso remover o hopbag pra não deixar o DH muito estendido? (mais de 5 ou 6 dias, pelo que li não é recomendado, enfim)

obrigado.
 
Me permita ver se compreendi.

1 - Tu atenua 80% e entra com o Cold. certo?
2 - 2 ou 3 dias de descanso de diacetil? tu faz a quantos graus? (sem DH ainda certo? ou tu faz o descanso junto com o DH?)
3 - Cold com gelatina seria, jogar pra 0 graus e deixar mais 2 ou 3 dias e envasar ja, correto?
4 - se eu fiz Cold Crash de 7 dias, preciso remover o hopbag pra não deixar o DH muito estendido? (mais de 5 ou 6 dias, pelo que li não é recomendado, enfim)

obrigado.
Olá!
Desculpe a demora. La vai!
1 - Não, após atenuar 80% eu ja parto para o DH ou diacetil (se não houver DH).
2- 2 ou 3 dias de descanso diacetil. Faço em uns 4 graus acima da temperatura de fermentação. (Se houver DH, faço o DH antes do descanso diacetil pois, se eu fizer ao mesmo tempo, vou liberar mais gramineo do que oleos essenciais mesmo do DH.)
3- Baixa para o cold (0 ou 2 graus), coloca a gelatina e deixa uns 3 dias. Ai ja pode envasar
4- QUando voce for para o cold, va sem o hop bag. pois se vc não usar o hop bag o sedmento vai cair e ok, mas com hop bag ele fica suspenso e pode dar gramineo.
 
Back
Top