APA com Cascade - Pouco Aroma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Joined
May 17, 2016
Messages
1,824
Reaction score
737
Brassei na semana passada uma APA com maltes pilsen (86%), melano 80 (8%) e viena (6%) para uns 20l (o final deu um pouco menos). Usei uma temperatura baixa para obter pouco corpo.

usei 10g de Nugget em FWH para dar o IBU desejado e mais duas adições de Cascade de 15g aos 15 e 5 min.

Passados 7 dias de fermentação (US05) o aroma e sabor do Cascade não estão aparentes, quase imperceptíveis.

Alguém já passou por isso ou é normal do lúpulo (é minha primeira experiência com ele)?
 
Brassei na semana passada uma APA com maltes pilsen (86%), melano 80 (8%) e viena (6%) para uns 20l (o final deu um pouco menos). Usei uma temperatura baixa para obter pouco corpo.

usei 10g de Nugget em FWH para dar o IBU desejado e mais duas adições de Cascade de 15g aos 15 e 5 min.

Passados 7 dias de fermentação (US05) o aroma e sabor do Cascade não estão aparentes, quase imperceptíveis.

Alguém já passou por isso ou é normal do lúpulo (é minha primeira experiência com ele)?
Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Essa recomendação praticamente mudou a minha vida no que diz respeito a adições no final da fervura... antes disso eu fazia adições em quantidades chutadas, meio no feeling, e isso aí me deu um norte perfeito do quanto preciso adicionar pra atingir meus objetivos.

Ou seja, vc fez 20 litros, e em termos de aroma mesmo, só vai pegar algo da adição dos 5 minutos, onde você adicionou só 15 gramas, o que fica abaixo do 1g por litro, o que é algo entre fraco e imperceptível.

Resumindo, está tudo fazendo sentido pra mim. Na próxima, quer aroma de lúpulo? Comece a pensar em uma adição a 5min ou 0min com pelo menos 60g de lúpulo pra 20 litros.

Abraço,
 
Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Essa recomendação praticamente mudou a minha vida no que diz respeito a adições no final da fervura... antes disso eu fazia adições em quantidades chutadas, meio no feeling, e isso aí me deu um norte perfeito do quanto preciso adicionar pra atingir meus objetivos.

Ou seja, vc fez 20 litros, e em termos de aroma mesmo, só vai pegar algo da adição dos 5 minutos, onde você adicionou só 15 gramas, o que fica abaixo do 1g por litro, o que é algo entre fraco e imperceptível.

Resumindo, está tudo fazendo sentido pra mim. Na próxima, quer aroma de lúpulo? Comece a pensar em uma adição a 5min ou 0min com pelo menos 60g de lúpulo pra 20 litros.

Abraço,

Obrigado @Guenther.

Usei como base adições semelhantes com o Amarillo que já havia feito anteriormente, onde 15g aos 15min deixou a APA saborosa e aromática.

Como nunca trabalhei com o Cascade queria saber seu perfil.
:rockin:
 
Eu encontrei essa imagem tempos atrás, e usei ela para determinar os tempos de adição dos lúpulos na APA que fiz. Ela faz a relação entre o tempo de adição e o percentual de aproveitamento dele para aroma, sabor e amargor. Eu só não concordo com o gráfico de aroma, pois em "tempo 0" deveria ter 100% de aproveitamento, e não 0.
00-lupulo-y-utilizacion.jpg
 
Eu encontrei essa imagem tempos atrás, e usei ela para determinar os tempos de adição dos lúpulos na APA que fiz. Ela faz a relação entre o tempo de adição e o percentual de aproveitamento dele para aroma, sabor e amargor. Eu só não concordo com o gráfico de aroma, pois em "tempo 0" deveria ter 100% de aproveitamento, e não 0.
00-lupulo-y-utilizacion.jpg
Cara... de qual site tirou essa imagem?

Pergunto porque, de acordo com o meu conhecimento.... ela tá meio longe da realidade em algumas coisas.
 
Cara... de qual site tirou essa imagem?

Pergunto porque, de acordo com o meu conhecimento.... ela tá meio longe da realidade em algumas coisas.



Foi postado no Concerveja se não me engano


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Realmente é estranho, pois já vai diretamente contra a ideia do dry hopping.
 
Fiz uma IPA e uma APA com dry hopping de Cascade e o aroma ficou espetacular! Usei 30g para uma brassagem de 20 lt.

Sou um iniciante mas fiquei bem feliz com o resultado. Meu espanto e alegria com minha primeira brassagem (uma IPA) diz tudo!
 

Attachments

  • Cerveja pronta - IPA 06_2016.jpg
    Cerveja pronta - IPA 06_2016.jpg
    121.1 KB · Views: 209
É, o gráfico do aroma é estranho mesmo. Deveria ser algo mais próximo desse?
amarg_sabor_aroma.jpg
 
É, o gráfico do aroma é estranho mesmo. Deveria ser algo mais próximo desse?
amarg_sabor_aroma.jpg
Não...

Primeiro que ali tá em segundos, umidade....

Ja o gosto/sabor não diminui quanto mais próximo do fim da fervura.

E a curva de extração de amargor tá bem errada... ela é muito mais intensa que isso.

Abraço,
 
Fiz uma IPA e uma APA com dry hopping de Cascade e o aroma ficou espetacular! Usei 30g para uma brassagem de 20 lt.

Sou um iniciante mas fiquei bem feliz com o resultado. Meu espanto e alegria com minha primeira brassagem (uma IPA) diz tudo!



São por momentos como esse que vale a pena fazer cerveja!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Essa recomendação praticamente mudou a minha vida no que diz respeito a adições no final da fervura... antes disso eu fazia adições em quantidades chutadas, meio no feeling, e isso aí me deu um norte perfeito do quanto preciso adicionar pra atingir meus objetivos.

Ou seja, vc fez 20 litros, e em termos de aroma mesmo, só vai pegar algo da adição dos 5 minutos, onde você adicionou só 15 gramas, o que fica abaixo do 1g por litro, o que é algo entre fraco e imperceptível.

Resumindo, está tudo fazendo sentido pra mim. Na próxima, quer aroma de lúpulo? Comece a pensar em uma adição a 5min ou 0min com pelo menos 60g de lúpulo pra 20 litros.

Abraço,

Li uma vez, não me lembro onde, que com o uso de alguns fermentos que possuem alta floculação, ao flocularem eles acabam levando algumas das substancias que dão aroma e flavor para o fundo (praticamente como a gelatina faz para clarificar a cerveja). Poderia também, ser um dos fatores para o problema do colega? É uma dúvida minha também, quanto a veracidade dessa infromação. Valeu!
 
- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Sensacional essa informação. Até hoje tbm sempre fui via feeling. Valeu.
 
Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Essa recomendação praticamente mudou a minha vida no que diz respeito a adições no final da fervura... antes disso eu fazia adições em quantidades chutadas, meio no feeling, e isso aí me deu um norte perfeito do quanto preciso adicionar pra atingir meus objetivos.

Ou seja, vc fez 20 litros, e em termos de aroma mesmo, só vai pegar algo da adição dos 5 minutos, onde você adicionou só 15 gramas, o que fica abaixo do 1g por litro, o que é algo entre fraco e imperceptível.

Resumindo, está tudo fazendo sentido pra mim. Na próxima, quer aroma de lúpulo? Comece a pensar em uma adição a 5min ou 0min com pelo menos 60g de lúpulo pra 20 litros.

Abraço,

Guenther,

sabe me dizer qual edição do livro que você obteve essa relação sobre a intensidade do lúpulo e o peso de sua adição?

Lembro que você também já citou esta mesma informação em um tópico de IPA e por acaso vim olhar este tópico e também a vi aqui.
Na época estranhei, mas não fui conferir na fonte. Na edição Kindle está assim:

Para um lote de 19 litros
very light 7 g ou 0,36/l
noticiable 14 g ou 0,73 g/l
strong 28 g ou 1,4 g/l
muito forte 57 g ou 2,85 g/l

Já vi edições de livros terem informações diferentes e isso me deixa um pouco preocupado.
 
Guenther,

sabe me dizer qual edição do livro que você obteve essa relação sobre a intensidade do lúpulo e o peso de sua adição?

Lembro que você também já citou esta mesma informação em um tópico de IPA e por acaso vim olhar este tópico e também a vi aqui.
Na época estranhei, mas não fui conferir na fonte. Na edição Kindle está assim:

Para um lote de 19 litros
very light 7 g ou 0,36/l
noticiable 14 g ou 0,73 g/l
strong 28 g ou 1,4 g/l
muito forte 57 g ou 2,85 g/l

Já vi edições de livros terem informações diferentes e isso me deixa um pouco preocupado.
Cara, lembre-se.... isso é mera recomendação do gosto pessoal do Gordon Strong, e eles usam unidades diferentes das nossas, então é natural adaptar um pouco.

Textualmente, no livro em papel que tenho, ele diz, para uma leva de 19 litros:

- I might use a quarter (7 grams) of hops for something background
- An ounce to a half-ounce (14-28 grams) will give something fairly noticeable
- ...while an ounce to 2 ounces (28-57 grams) will give a strong character
- More than 2 ounces (57 grams) gets into the aggressive range

Então, como eu sempre digo.... livros dizem coisas (e coisas diferentes entre eles) então cabe a nós também desenvolver um processo interpretativo. Como lá eles usam lúpulos muito mais frescos que aqui, eu tendo a arredondar as coisas pra cima. Particularmente, eu nem fiz cálculos precisos.... fui arredondando as coisas.

- 7g para 19 litros é quase imperceptível...... arredondei pra algo em torno de 0,5g por litro
- 14 a 28 gramas relativamente perceptível........ note, aqui ele recomenda uma faixa que fica entre um pouco abaixo e um pouco acima de 1 grama por litro................................ arredondei para 1g pra litro! :)
- 28 a 57 gramas...... arredondei para 2 gramas por litro como moderado (por volta dos 38 gramas) mas nome que vai até 57...
- 57g como tá no limite no do moderado, eu interpretei como forte........ então arredondei para 3g por litro
- Acima disso, e subindo um pouco, por volta dos 4 gramas por litro, eu interpretei como muito forte ou agressivo.

É isso..... eu peguei as recomendações meio misturadas dele... e transformei em algo mais fácil de compreender para a nossa realidade. Nada de preocupante... :)
 
Cara, lembre-se.... isso é mera recomendação do gosto pessoal do Gordon Strong, e eles usam unidades diferentes das nossas, então é natural adaptar um pouco.

Textualmente, no livro em papel que tenho, ele diz, para uma leva de 19 litros:

- I might use a quarter (7 grams) of hops for something background
- An ounce to a half-ounce (14-28 grams) will give something fairly noticeable
- ...while an ounce to 2 ounces (28-57 grams) will give a strong character
- More than 2 ounces (57 grams) gets into the aggressive range

Então, como eu sempre digo.... livros dizem coisas (e coisas diferentes entre eles) então cabe a nós também desenvolver um processo interpretativo. Como lá eles usam lúpulos muito mais frescos que aqui, eu tendo a arredondar as coisas pra cima. Particularmente, eu nem fiz cálculos precisos.... fui arredondando as coisas.

- 7g para 19 litros é quase imperceptível...... arredondei pra algo em torno de 0,5g por litro
- 14 a 28 gramas relativamente perceptível........ note, aqui ele recomenda uma faixa que fica entre um pouco abaixo e um pouco acima de 1 grama por litro................................ arredondei para 1g pra litro! :)
- 28 a 57 gramas...... arredondei para 2 gramas por litro como moderado (por volta dos 38 gramas) mas nome que vai até 57...
- 57g como tá no limite no do moderado, eu interpretei como forte........ então arredondei para 3g por litro
- Acima disso, e subindo um pouco, por volta dos 4 gramas por litro, eu interpretei como muito forte ou agressivo.

É isso..... eu peguei as recomendações meio misturadas dele... e transformei em algo mais fácil de compreender para a nossa realidade. Nada de preocupante... :)

Ah sim... pensei que era uma outra edição com outra informação. :)

Também não aplico aquilo ao pé da letra e sempre arredondei pra cima. Como você disse eles tem lúpulos mais frescos e também entendi que ele se refere ao volume da leva enquanto eu considero o volume depois de fervido (sem tirar as perdas de trub). Além disso, o que é "forte" ou "moderado" ao olfato é bem pessoal também né.

vlw
 
- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Bem interessante mesmo!!! Agora, se eu quiser um aroma forte, vai ser mais efetivo usar no final da fervura ou Dry Hopping? Há vantagens entre os métodos?
 
Só dando um retorno final.

Fiz um dry hopping com o que tinha a mão, no caso 40g de Perle que estavam na geladeira.

Ficou saborosa, mas nada assim excepcional a primeira impressão, tanto que resolvi a chama-la de Comum.

após 3 semanas carbonatada e paradinhas a temperatura ambiente, o sabor melhorou muito, aí a rebatizei de ~Comum.
 

Attachments

  • IMG_20161028_230150.jpg
    IMG_20161028_230150.jpg
    168.7 KB · Views: 123
  • IMG_20161030_223123.jpg
    IMG_20161030_223123.jpg
    200 KB · Views: 111
Bem interessante mesmo!!! Agora, se eu quiser um aroma forte, vai ser mais efetivo usar no final da fervura ou Dry Hopping? Há vantagens entre os métodos?
No geral não se faz um... ou outro.... se faz os dois!

As duas técnicas adicionam óleos (fonte de aroma) de formas diferentes, e com resultados relativamente diferentes, então sempre quando se quer aroma a ponto de se pensar em dry-hopping, certamente é porque vc já esgotou as possibilidades de adição de aroma na fervura.

Infelizmente, no Brasil (na minha visão), vejo que o pessoal exagera absurdamente na utilização de Dry Hopping.... tem gente fazendo Dry Hopping em tudo que é estilo (vários que nem tem tanto foco em aroma) e além disso, fazendo dry hopping fazendo adições de aroma ao final de fervura bem fracas. Acho que a galera acha bonito fazer Dry Hopping. :)

Por fim, o aroma das adições ao final da fervura tende a ser bem mais duradouro que o aroma do dry-hopping, assim como o aroma do dry-hopping passivo (só colocar o lúpulo e deixar) tende a ser mais duradouro (mas com menos aproveitamento) que dry-hopping ativo (recirculação em hop-torpedos, etc).

Abraço,
 
Gordon Strong, no livro Brewing Better Beer, recomenda as seguintes quantidades para adições ao final da fervura para gosto e aroma:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

Essa recomendação praticamente mudou a minha vida no que diz respeito a adições no final da fervura... antes disso eu fazia adições em quantidades chutadas, meio no feeling, e isso aí me deu um norte perfeito do quanto preciso adicionar pra atingir meus objetivos.

Ou seja, vc fez 20 litros, e em termos de aroma mesmo, só vai pegar algo da adição dos 5 minutos, onde você adicionou só 15 gramas, o que fica abaixo do 1g por litro, o que é algo entre fraco e imperceptível.

Resumindo, está tudo fazendo sentido pra mim. Na próxima, quer aroma de lúpulo? Comece a pensar em uma adição a 5min ou 0min com pelo menos 60g de lúpulo pra 20 litros.

Abraço,
Olá, Guenther.

Isso vale para qualquer estilo ou é uma recomendação específica para APAs e IPAs?

Abraço!
 
Olá, Guenther.

Isso vale para qualquer estilo ou é uma recomendação específica para APAs e IPAs?

Abraço!
É uma recomendação geral do Gordon Strong no livro Brewing Better Beer para se conseguir aroma de forma geral.

Abraço,
 
Depois que li esse tópico, fiz uma IPA com essa relação passada pelo @guenther, minha intenção era não precisar fazer DH.
Como já mencionado, antes ia no feeling...

No total, utilizei 135g de lúpulos dos 10 aos 0min, sendo que nos 0min foram 65g.
A proporção ficou em 4,8g/litro...
Vamos à minha percepção:
No início da fermentação (primeiros 4 dias), eu abria o freezer a subia um cheiro maravilhoso de lúpulos, parecia q eu havia feito DH, fiquei extremamente animado. No final da primária provei um pouco e estava sensacional, aroma e sabor.
No final da secundária tirei um pouco pra provar, e pra minha desilusão, o aroma havia sumido e o sabor estava BEM menor q anteriormente.
Ontem resolvi separar 10 Litros e fazer um DH com proporção de 4g/litro para ver no que vai dar.

Depois atualizo com minhas percepções.
 
Depois que li esse tópico, fiz uma IPA com essa relação passada pelo @guenther, minha intenção era não precisar fazer DH.
Como já mencionado, antes ia no feeling...

No total, utilizei 135g de lúpulos dos 10 aos 0min, sendo que nos 0min foram 65g.
A proporção ficou em 4,8g/litro...
Vamos à minha percepção:
No início da fermentação (primeiros 4 dias), eu abria o freezer a subia um cheiro maravilhoso de lúpulos, parecia q eu havia feito DH, fiquei extremamente animado. No final da primária provei um pouco e estava sensacional, aroma e sabor.
No final da secundária tirei um pouco pra provar, e pra minha desilusão, o aroma havia sumido e o sabor estava BEM menor q anteriormente.
Ontem resolvi separar 10 Litros e fazer um DH com proporção de 4g/litro para ver no que vai dar.

Depois atualizo com minhas percepções.

Só lembre do seguinte, que eu sempre repito aqui..... só dá pra tirar conclusões mesmo depois da cerveja pronta e carbonatada.

Abraço,
 
Ontem tirei 300ml do balde q estava sem DH e carbonatei pra provar. Está saborosa a cerveja, bem frutada, gostei. Mas não está aromática.
Então resolvi já fazer o DH nela, pus 4g/litro de Centennial e TNT.

Resumindo:
1 balde com 10 litros com Nugget e Chinnok de DH (no Hop bag) e
1 balde com 17 litros com Centennial e TNT (direto na cerva).

Vou atualizando.
 
Venho acompanhando este tópico desde o início, baseado nas informações já citadas estou maturando uma APA single hop CITRA.
20 litros com as seguintes adições de citra.
10g - FWH
80g - 5min
80g - 0min
80g - DH

A intenção é um aroma extremamente intenso.
Vamos ver o resultado!

Aproveito para agradecer o fórum. O pouco que sei a maioria do aprendizado foi lendo o fórum e testando.
Sds


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, Cold crash ou gelatina diminui o aroma que se consegue num bom dry hoping?

Em tese não. Muita gente diz notar diferença no aroma, mas em teste triangular o pessoal não passa. Eu já fiz cervejas com aromas delicados que não sumiram ou foram alterados fazendo cold crash e clarificando com gelatina, então se me der vontade eu clarifico sem medo.
 
Bom dia, sou um iniciante nesta arte. Então, vou apenas compartilhar a minha experiência sem referências.

Uma das coisas que me fez ter vontade de fazer cerveja, foi ter conhecido as APAS E IPAS. Gosto muito delas. Afinal, quem não gosta né ?

Comecei a fazer essas belezuras. Eu socava de lúpulo no 5 min, 1min, 0min, flame out e colocava no máximo 4 gr por litro no dry hop por dois dias.

Resultado ? Cadê o aroma do monte de lúpulo que eu coloquei ?

Resolvi seguir o conselho de um amigo meu. Ele falou o seguinte: Quando for fazer dry hop (após a fermentação primaria), transfira para outro balde para eliminar os residiu-os de fermento e coloca 5g/l e deixa em temperatura ambiente ( 25C) por 5 dias.

Sim, eu me assustei e o meu maior medo era o tal gosto de grama. Mesmo assim, cansado de não conseguir o tão sonhado aroma, resolvi testar.

Resultado:


20 l cerveja
50gr de columbus durante a fervura (amargor, sabor e aroma)
100gr de columbus dry hop por 5 dias a temperatura ambiente.

Foi a melhor APA que eu já fiz.
 
Fiz uma IPA e uma APA com dry hopping de Cascade e o aroma ficou espetacular! Usei 30g para uma brassagem de 20 lt.

Sou um iniciante mas fiquei bem feliz com o resultado. Meu espanto e alegria com minha primeira brassagem (uma IPA) diz tudo!
Bela cerveja!!!!
 
Bom dia, sou um iniciante nesta arte. Então, vou apenas compartilhar a minha experiência sem referências.

Uma das coisas que me fez ter vontade de fazer cerveja, foi ter conhecido as APAS E IPAS. Gosto muito delas. Afinal, quem não gosta né ?

Comecei a fazer essas belezuras. Eu socava de lúpulo no 5 min, 1min, 0min, flame out e colocava no máximo 4 gr por litro no dry hop por dois dias.

Resultado ? Cadê o aroma do monte de lúpulo que eu coloquei ?

Resolvi seguir o conselho de um amigo meu. Ele falou o seguinte: Quando for fazer dry hop (após a fermentação primaria), transfira para outro balde para eliminar os residiu-os de fermento e coloca 5g/l e deixa em temperatura ambiente ( 25C) por 5 dias.

Sim, eu me assustei e o meu maior medo era o tal gosto de grama. Mesmo assim, cansado de não conseguir o tão sonhado aroma, resolvi testar.

Resultado:


20 l cerveja
50gr de columbus durante a fervura (amargor, sabor e aroma)
100gr de columbus dry hop por 5 dias a temperatura ambiente.

Foi a melhor APA que eu já fiz.

@valdecir

Acredito que o resultado foi mais pelos 5 dias de DH a 25ºC do que pelo resto da técnica.

DH precisa solubilizar um pouco os óleos essenciais dos lúpulos ou pelo menos "lavá-los" dos pellets/folhas. Ai é uma questão de química, quanto mais quente mais fácil fica por conta de reduzir a densidade dos óleos.

Quando ao sabor de grama, ele é muito mais por uma clarificação mal feita do que pelo tempo. Já fiz DH de 14 dias em uma NEIPA (uns 6g/l) e não acabei "pastando grama". :D

Hoje uso muito em APAs somente a adição a 0min, com razões de 4~5g/l e sempre tempo muito aroma e sabor de lúpulo.
 
Aproveitando essa desenterrada, na tabela que o Guenther mandou:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

eu considero esses valores para o total de lúpulos da receita? Ex.: 10l de uma ipa "Forte: 3 g/l" usarei 30g total de lúpulo? ou considero 30g para cada adição tardia? ex.: 15min 30g - 10min 30g - 0min 30g?
 
Bom dia, sou um iniciante nesta arte. Então, vou apenas compartilhar a minha experiência sem referências.

Uma das coisas que me fez ter vontade de fazer cerveja, foi ter conhecido as APAS E IPAS. Gosto muito delas. Afinal, quem não gosta né ?

Comecei a fazer essas belezuras. Eu socava de lúpulo no 5 min, 1min, 0min, flame out e colocava no máximo 4 gr por litro no dry hop por dois dias.

Resultado ? Cadê o aroma do monte de lúpulo que eu coloquei ?

Resolvi seguir o conselho de um amigo meu. Ele falou o seguinte: Quando for fazer dry hop (após a fermentação primaria), transfira para outro balde para eliminar os residiu-os de fermento e coloca 5g/l e deixa em temperatura ambiente ( 25C) por 5 dias.

Sim, eu me assustei e o meu maior medo era o tal gosto de grama. Mesmo assim, cansado de não conseguir o tão sonhado aroma, resolvi testar.

Resultado:


20 l cerveja
50gr de columbus durante a fervura (amargor, sabor e aroma)
100gr de columbus dry hop por 5 dias a temperatura ambiente.

Foi a melhor APA que eu já fiz.

Tranquilo Valdecir?

A primeira coisa que eu te sugeriria é não considerar 5g/L um valor canônico. Pois o dry hop deve ser calculado, já que a quantidade de óleos essenciais varia bastante de lúpulo para lúpulo. Você deve buscar uma média entre 0,025 até 0,035 mg de óleos totais por litro. Usando Cascade, 5g/L está ali batendo um pouco mais que 0,035mg, mas 4g/L também funcionaria muito bem. Segunda coisa é que seu problema foi provavelmente a temperatura de Dry Hop. O lúpulo se comporta muito bem até 25ºC, você não vai extrair nada de "gramíneo" nessa faixa, mas vai fazer uma ótima extração dos óleos essenciais. Por esse motivo sempre faço DH junto com descanso do diacetil. Em algum tópico eu upei uma calculadora na qual eu acrescentei cálculo de DH, vou achar e te mando.
 
Aproveitando essa desenterrada, na tabela que o Guenther mandou:

- Quase Imperceptível (background): 0,5 g/l
- Fraco/Light: 1 g/l
- Moderado: 2 g/l
- Forte: 3 g/l
- Muito Forte: >= 4 g/l

eu considero esses valores para o total de lúpulos da receita? Ex.: 10l de uma ipa "Forte: 3 g/l" usarei 30g total de lúpulo? ou considero 30g para cada adição tardia? ex.: 15min 30g - 10min 30g - 0min 30g?

Olha, desculpe a sinceridade, mas isso tá parecendo uma "tabela senso comum" para Dry Hop, logo você deve "considerar" para fazer apenas o dry hop, ou seja, segundo ela você deveria usar 2g/L para um DH moderado, 3 g/L para um forte e etc. Mas já aviso que isso não funciona assim não.

Um detalhe extra que taxar um dryhop de "forte" é estranho. Primeiro pelo fato de que saturação do olfato não é linear, então o forte pra você é diferente do forte para mim. Segundo que DH não pode ser sua única ferramenta de aroma, pois o DH não é a melhor de forma de fazer. Você deve buscar adições de aroma na fervura, o DH é para não deixar você perder parte desses aromas e para realçar algumas características. Se você não cuidar da suas adições tardias, um DH com 5g/L não será muito forte pra praticamente nenhum tipo de lúpulo, a menos que você seja muito sensível.
 
Last edited:
Já foi dito anteriormente, mas vale lembrar que a forma de contato também influencia.

Ex: lúpulos em hop bag, apertado (sem espaço para a dilatação do pellet quando absorver líquido) e sem peso (boiando na superfície) fará com que a zona de contato seja limitada, logo, menor extração.
 
Olha, desculpe a sinceridade, mas isso tá parecendo uma "tabela senso comum" para Dry Hop, logo você deve "considerar" para fazer apenas o dry hop, ou seja, segundo ela você deveria usar 2g/L para um DH moderado, 3 g/L para um forte e etc. Mas já aviso que isso não funciona assim não.

Entendi, to querendo fazer umas SMaSH de Pale Ale e Summit, e como não manjo muito, estou procurando algo nesse sentido de "senso comum".

Poderia dar algumas dicas de como proceder com a lupulagem seguindo nessa de senso comum? Tipo use tanto de lupulo para fwh, tanto para sabor tanto para aroma, tanto pra dry hop?

E onde pesquiso sobre isso de calcular quantidades de acordo com óleos essenciais, para lupular corretamente? etc...
 
Last edited:
Entendi, to querendo fazer umas SMaSH de Pale Ale e Summit, e como não manjo muito, estou procurando algo nesse sentido de "senso comum".

Poderia dar algumas dicas de como proceder com a lupulagem seguindo nessa de senso comum? Tipo use tanto de lupulo para fwh, tanto para sabor tanto para aroma, tanto pra dry hop?

Cara, não faça FWH para "amargor redondo", isso é uma antiga lenda que era suportada por evidência anedótica e que hoje não procede mais, você deve usar lúpulos com baixo cohumulona.

Você pode fazer adição de lúpulo da forma que você quiser, não existe uma regra muito clara, mas o que você precisa pensar é que quanto mais tempo o lúpulo passar acima de 85ºC mais ele isomeriza o A.A. Nesse caso você deve pensar o seguinte: Vou criar uma base de amargor com lúpulos de 60 min, e depois faço adições tardias de sabor e aroma. Quando busco por IPAs muito aromáticas e com sabor bem pronunciado de lúpulo, eu faço uma adição pequena no começo de um lúpulo no começo da fervura que é para fazer a base do amargo e faço adições massivas durante os 25 minutos finais e no flameout, depois faço um DH para aparar as arestas. Só lembre-se que lúpulo de flameout contribuem para o amargor, já que sua cerveja continua acima de 85ºC por algum tempo. Não vou te falar em valores porque isso é muito relativo de cerveja para cerveja e de paladar para paladar.

Sobre valores tabelados: Eu sei que isso é muito cômodo, mas tente sair de dessa zona de conforto, digo isso porque cada variedade de lúpulo possui uma quantidade diferente de AA, de óleos totais e etc. Logo 5g de um Cascade no DH é completamente diferente de um EK Goldings, por exemplo. Então é muito importante você aprender a buscar o que você quer e não se prender a regras fáceis.

Sobre calcular corretamente, ali em cima eu postei o link para uma calculadora que acabei de fazer.
 
Last edited:
Back
Top