Após embarrilamento posso mudar a temperatura do barril?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Freejah

Active Member
Joined
Jun 1, 2014
Messages
26
Reaction score
6
Boa noite!!
Acredito ser uma dúvida bem básica, mas não encontrei nenhum tópico referente a minha pergunta..
Seguinte.. Embarrilei pela primeira vez minha cerveja, uma weiss.. O barril está a -1.5 graus, conferido com o termômetro analógico pra não ter dúvida.. Ajustei o manômetro pra 0.75 seguindo a tabela de carbonatação e pretendo deixar 3 dias assim.. Porém minha dúvida é com o pós.. Posso deixar o barril fora da geladeira e a carbonatação vai se manter, ou tenho que ajustar a pressão de acordo com a temperatura do barril, mesmo depois de carbonatado e usando chopeiras elétrica com o barril em temperatura ambiente.??? Posso transportar o barril e tudo se manterá igual?
Desde já agradeço!!!
 
Se o barril estiver fechadinho e o gas nao tiver para onde sair ela continuara com a mesma quantidade de co2 dentro, a pressao se alterara de acordo com a temperatura, porem quando colocar de volta para os -1,5 ela voltara a marcar 0,75kgf/cm^2. Entao sim, podes transportar ele a vontade se o mesmo for aberto nada se alterara significamente na questao carbonatacao
 
E se eu carbonatar a -1.5 e depois conectar na chopeiras com temperatura ambiente, ele vai ficar super-carbonatado?
 
E se eu carbonatar a -1.5 e depois conectar na chopeiras com temperatura ambiente, ele vai ficar super-carbonatado?

A quantidade de CO2 que vc pôs lá dentro não tem como mudar, se o barril tá fechado...

A pressão muda sim, mas a carbonatação não. É a mesma coisa que vc abrir uma coca-cola quente e uma gelada. A quantidade de gás é diferente? não...

Cuidado pra não congelar tua cerveja com essa temperatura aí... parece meio no limite.

Abraço
 
Obrigado pelas dicas!!
Vou abusar um pouco mais.. Existe alguma tabela de pressão a seguir para a extração da cerveja do barril, ou é padrão 1.8 independente da pressão de carbonatação e temperatura do barril?
 
Obrigado pelas dicas!!
Vou abusar um pouco mais.. Existe alguma tabela de pressão a seguir para a extração da cerveja do barril, ou é padrão 1.8 independente da pressão de carbonatação e temperatura do barril?

Tabela de pressão de serviço que eu saiba não.... O que as vezes pode acontecer é de a vazão de saída na torneira da chopeira ser alto demais e ter que reduzir um pouco a pressão no barril. Mas se a linha é adequada e a cerveja não está super-carbonatada, tende a não acontecer.
 
Valeu pela ajuda.. Juro que agora vai ser a última.. Kkkkk
Fiquei "preocupado".. Você falou que a temperatura está próxima ao limite de congelamento, até então não achei que houvesse essa possibilidade pois uso aqueles freezer cervejeiro, e com as garrafas sempre marcava em torno de -4.0 e nunca congelou, achava que a temperatura estava sempre "errada".. Hoje tirei a prova com o termômetro nalógico e estava marcando -2.0... No barril é mais fácil congelamento?
 
Desculpa, cliquei em enviar sem querer... Mas continuando... Uso freezer cervejeiro, e com as garrafas sempre marca em torno de -4.0 e nunca congelou, achava que a temperatura está sempre "errada".. Hoje tirei a prova com o termômetro analógico e estava marcando -2.0... No barril é mais fácil congelamento?
 
Valeu pela ajuda.. Juro que agora vai ser a última.. Kkkkk
Fiquei "preocupado".. Você falou que a temperatura está próxima ao limite de congelamento, até então não achei que houvesse essa possibilidade pois uso aqueles freezer cervejeiro, e com as garrafas sempre marcava em torno de -4.0 e nunca congelou, achava que a temperatura estava sempre "errada".. Hoje tirei a prova com o termômetro nalógico e estava marcando -2.0... No barril é mais fácil congelamento?

Não... fica tranquilo...

Achei que vc estava usando essas temperaturas pela primeira vez, e imaginei que talvez seu controlador pudesse levar mais pra baixo sem vc querer e acontecer de congelar, por isso o aviso de "cuidado"... se vc tá acostumado com essa temperatura e com a geladeira, etc etc não vai acontecer nada. É a mesma coisa pra barril e pra garrafa.

Abraço
 
Pode ser um problema no equilíbrio do teu sistema aí se vc seguiu aquelas tabelas de carbonatação por estilo. Se carbonatar Weiss como se faz em garrafa (em torno de 4 Vol CO2), é muito difícil servir o barril quente sem formar copos cheios de espuma. Exceto se vc tiver um sistema de extração com restrição de fluxo (mangueiras finas e torneira com controle de fluxo, como as italianas).
 
Pode ser um problema no equilíbrio do teu sistema aí se vc seguiu aquelas tabelas de carbonatação por estilo. Se carbonatar Weiss como se faz em garrafa (em torno de 4 Vol CO2), é muito difícil servir o barril quente sem formar copos cheios de espuma. Exceto se vc tiver um sistema de extração com restrição de fluxo (mangueiras finas e torneira com controle de fluxo, como as italianas).


Valeu Kurt.. Usei essa tabela mesmo, na realidade o barril está a -2 e passei a pressão para 1.1.. Ficando entre entre a carbonatação para weiss e levando em conta 0.4 de vol CO2 residual...
Quanto ao usar o barril em temperatura ambiente, pela sua resposta acredito que não terei problemas, pois vou usar em
Uma chopeiras elétrica, e as mangueiras são bem finas e a torneira é do tipo italiana!!
Obrigado pelas respostas, qualquer dúvida eu volto!! Kkk
Salutem
 
Valeu Kurt.. Usei essa tabela mesmo, na realidade o barril está a -2 e passei a pressão para 1.1.. Ficando entre entre a carbonatação para weiss e levando em conta 0.4 de vol CO2 residual...
Quanto ao usar o barril em temperatura ambiente, pela sua resposta acredito que não terei problemas, pois vou usar em
Uma chopeiras elétrica, e as mangueiras são bem finas e a torneira é do tipo italiana!!
Obrigado pelas respostas, qualquer dúvida eu volto!! Kkk
Salutem
 
Pessoal, estou de volta com mais dúvidas.. Seguinte..
Usei pela primeira vez o barril na chopeiras elétrica com torneira italiana, porém não consegui servir sem excesso de espuma.. Este barril fiz primming e deixei em temperatura ambiente.. Tentei servir com pressão mais baixa, mais alta e nada de pouca espuma.. Usei 6.5g/l de primming no barril, pode ter ocorrido uma supercarbonatacao e por isso não consegui ajustar a extração na chopeiras?
 
Outra pergunta..
Se quero servir o barril em temperatura ambiente.. É melhor carbonatar em temperatura ambiente levando em consideração a tabela de carbonatação, ou é indiferente carbonatar gelada ou quente seguindo a tabela..?
 
Outra pergunta..
Se quero servir o barril em temperatura ambiente.. É melhor carbonatar em temperatura ambiente levando em consideração a tabela de carbonatação, ou é indiferente carbonatar gelada ou quente seguindo a tabela..?
É indiferente, a tabela inclusive lhe diz a pressão necessária de acordo com a temperatura para que se produza o mesmo resultado.
 
Mas o fato de carbonatar gelada e servir pela chopeiras com o barril quente, não tende a espumar muito devido a pressão dentro do barril estar maior com o aumento da temperatura?
 
Não vc está confundido. A cerveja carbonatada tem a mesma qtde de co2 independente da temperatura. Na chopeira vc utiliza o co2 apenas pra empurrar a cerveja pra fora. Cerveja quente gera mais espuma mas o papel da chopeira é justamente gelar. A pressão interna do barril é maior sim mas isso no headspace.
 
Então qual o motivo para minha cerveja ter espumado tanto ao servir? Supercarbonatacao?
 
Então qual o motivo para minha cerveja ter espumado tanto ao servir? Supercarbonatacao?
Tente diminuir a pressão de saída do cilindro de CO2. Eu tenho uma chopeira a gelo que estreei recentemente, no começo tive dificuldades pra chegar na regulagem ideal da torneira italiana mas ficou mais fácil e estável quando a serpentina começou a gelar bem. Minha chopeira tem uma serpentina de 30 metros, eu coloco uma pressão de 2,5 Kgf/cm2 no máximo.
 
Por isso eu prefiro carbonatar em barril sempre entre 2 e 2.5 Vol de CO2. Fica carbonatado, forma um creme legal e não é difícil de servir.
 
Por isso eu prefiro carbonatar em barril sempre entre 2 e 2.5 Vol de CO2. Fica carbonatado, forma um creme legal e não é difícil de servir.

Isso em temperaturas perto dos 20C, correto?
 
Isso em temperaturas perto dos 20C, correto?

Isso é independente da temperatura. Se meu barril estiver a 20°C tenho que colocar mais pressão para forçar o CO2 para dentro líquido, se estiver a 0°C, tenho que colocar menos. Mas o alvo é sempre na faixa de 2 a 2.5 Vol de CO2.
 
Isso é independente da temperatura. Se meu barril estiver a 20°C tenho que colocar mais pressão para forçar o CO2 para dentro líquido, se estiver a 0°C, tenho que colocar menos. Mas o alvo é sempre na faixa de 2 a 2.5 Vol de CO2.

Claro, você tem razão. Eu que confundi volumes de CO2 (carbonatação do líquido) com kgf/cm² (pressão setada no manômetro) :cross:
 
Back
Top