Alta temperatura e cheiro estranho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 27, 2016
Messages
18
Reaction score
2
Pessoal, estou fermentando Uma american IPA. Tudo ia bem, atenuacao ja no fim apos 8 dias, aroma estava otimo, ate Que fui mudar o fermentador de local e com 1 Dia o cheiro mudou, ficou desagradavel...acredito Que nessa mudanca a temperatura elevou acima dos 30 graus. Na fermentacao estava a 20 graus.
Alguem sabe Que cheiro pode Ser? Pode Ter contaminado? Ou ha Como diminuir?
Voltei para o antigo local a 20 graus para ver se fermentando Por mais dias diminui o cheiro.
Agradeco se puderem ajudar.
 
Cheiro estranho e desagradável não diz muita coisa...
O que te lembra esse cheiro? Ovos podres e enxofre? Maçã verde? Vegetais cozidos? Fermento de pão?
Experimentou a cerveja para ver como está o sabor?
 
Pois é, nao consigo identificar o cheiro (sou iniciante) essa é mnha segunda leva. O cheiro é ruim , nada parecido com o que vc citou.
Sim, provei . Sinto no sabor ao fundo algo relacionado ao cheiro.
Fiz o seguinte, voltei o fermentador para o antigo local a 20 graus pretendo deixar o tempo necessário até sumir ou reduzir o cheiro. Em seguida maturação a 0 grau e dry hop de 4 dias.
O que vc acha?
 
Bem... é difícil saber como melhor proceder sem identificar o cheiro. As vezes, mesmo identificando é díficil.
Acho que voltar pro antigo local a 20 graus é uma boa... e vai experimentando... Mas saiba que pode demorar muito tempo para melhorar, dependendo do que for
Caso não melhore depois de bastante tempo.... desista da maturação e dry hop, mas não jogue fora a leva. Engarrafe e deixe guardada. Muitas vezes uma cerveja com off flavor melhora com o tempo na garrafa
 
Qto tempo vc demorou pra fazer essa transferência?? Pra alterar a temperatura demora MTO TEMPO (horas).
Acho pouco provável ser por conta da alteração de temperatura.
A fermentação realmente gera vários odores e sabores na cerveja que depois de maturada e carbonatada mudam completamente.
 
Obrigado pela atenção!
Seguinte, domingo de manhã medi a densidade e o aroma estava muito bom. Logo em seguida, coloquei o fermentador em outro local onde creio que ficou exposto aessa alta temperatura O dia inteiro. Fez muito sol por aqui e como ainda não tenho controle de temperatura na fermentação....
Dia seguinte de manhã cedo tirei outra amostra e deu nisso...hj tive a sensação de que o cheiro lembra vinagre de maçã
Estou em dúvida se deixo fermentando mais tempo ou se parto pra maturação prolongada
 
Obrigado pela atenção!
Seguinte, domingo de manhã medi a densidade e o aroma estava muito bom. Logo em seguida, coloquei o fermentador em outro local onde creio que ficou exposto aessa alta temperatura O dia inteiro. Fez muito sol por aqui e como ainda não tenho controle de temperatura na fermentação....
Dia seguinte de manhã cedo tirei outra amostra e deu nisso...hj tive a sensação de que o cheiro lembra vinagre de maçã
Estou em dúvida se deixo fermentando mais tempo ou se parto pra maturação prolongada

Se está com cheiro que lembra maçã, ou mais especificamente "maçã verde", pode ser acetaldeído. Deixe mais uns dias nessa temperatura para ver se a levedura reabsorve.
 
Vinagre de maçã pode ser um péssimo sinal
O avinagrado pode vir do ácido acético, o que significaria uma contaminação
E a maçã do acetaldeído que surgiu devido a uma mudança brusca de temperatura estressando a levedura

Tem formação de película!?
 
Vinagre de maçã pode ser um péssimo sinal
O avinagrado pode vir do ácido acético, o que significaria uma contaminação
E a maçã do acetaldeído que surgiu devido a uma mudança brusca de temperatura estressando a levedura

Tem formação de película!?

Não Alan, não formou película.
O cheiro ruim não é maior do que o da cerveja, só de fundo.
 
Não Alan, não formou película.
O cheiro ruim não é maior do que o da cerveja, só de fundo.

Entendi... Se não formou pelicula então talvez não seja contaminação...
Acho que o melhor é esperar, Leonardo. E ir provando pra ver como evolui.
 

Latest posts

Back
Top